RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 43 users online ::
0 Registered,
43 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Cronicas do Iniciante
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
Syn

United Kingdom UK City of London
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Mon 09-04-2007, 11:29   Post subject:  Cronicas do Iniciante Back to top 

Sou novo por esta andanças, mas achei que devia expor as problemas e vantagens que encontrei para chegar até aqui. O vicio começou quando passei por mira e parei no local de voo dos "Asas de Mira". Fiquei admirado e lembrei-me que precisava dum hobby "outdoor" para me entreter em alguns sabados e domingos.

Para começar, comprei o meu primeiro avião RC há talvez 1 ano. Um 2ch planador com motor. Fui para um descampado e no voo inaugural, parti as duas asas e o helice, recuperei-a e ficou encostado no escritório por um ano. Fiquei traumatizado.

Entretanto, todos os dias olhava para o raio do aviao e lembrava-me do vicio. Então, começei a investigar a net. Encontrei este site (RCM) muito bom e EXTREMAMENTE ÚTIL, li vários dos vossos artigos e posts sobre voo rc, e fiquei mais entendido no assunto. As vossas palavras ajudaram bastante e agradou-me a comunidade amiga e prestável.
Depois passei duas ou trés vezes pelos "Asas de Mira" só pra falar com a malta e observar (pessoal cinco estrelas). Tenho que dizer que só encontrei 2 sites dignos portugueses, RCportugal e RCMporto, acho que existe falta de bons sites para os iniciantes aprenderem algo. Tambem achei estranho não existir um revista portuguesa da modalidade, nem uma...!!!! Penso que esta modalidade já tem praticantes suficientes neste país para merecer e compensar uma revista nacional de aero/auto modelismo.

Contudo, há umas semanas, fui ao parque central, voltei a lançar o avião e fiquei supreendido com o resultado. É espantoso a diferença que fazem umas dicas e informações. Voo lindamente, até gastei aos dois packs de Ni-Mh (+- 30min). Já devo ter mais de 5 hrs de voo e nem mais um arranhão. Já consigo quase caçar o avião na aterragem manualmente.

Bem, agora tenho que investir ($$$$$) algo nisto e comprar um trainar 4ch para explorar melhor este novo hobby. Aconselharam-me uma casa em aveiro que parece ser boa. Devo iniciar num nitroso, porque fartei-me um bocado das baterias e dos tempos de carga, e gostava de aprender um pouco sobre motors de combustão... mas ainda vou ter que pensar....

Depois de alguma pesquisa estou tentado para o seguinte:

Trainer 1,60m de asa, (copacabana ou Canary) Penso que são todos bons.
motor - Thunder tiger GP42 ou 46 - provavelmente 46...
radio futaba 6exa ou hitec 6 optic
acessórios - q.b.

Penso que este kit será o ideal para iniciar.

Agradeço qualquer dica que acharem importante...

Bons voos

sYn

Download Post   
cavendish55

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 10-04-2007, 0:40   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

Boas sYn
Compres o trainer que comprares, aparece em Mira, o pessoal espera por ti. Mais um membro mais um amigo Smile

Vôos rasos Wink

_________________
Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
Download Post   
TRI

Portugal US Alabama
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 10-04-2007, 0:54   Post subject:   Back to top 

Boa noite,

Bem vindo à modalidade.

Em http://www.geocities.com/aeromodelismoemportugal/ também tem várias informações sobre o aeromodelismo.

Aconselho de facto a iniciar-se com um trainer, que deixo-lhe o desafio proposto pela Federação Aeronáutica Internacional: porque não iniciar-se com um trainer eléctrico? Julgo que é o futuro.
Se puder ir assistir à prova que se vai realizar no próximo fim de semana em Tancos, a Taça de Portugal F3A (www.aerocalminhas.pt.vu), poderá constatar a elevada quantidade de aviões eléctricos em competição. Certo que, a maioria dos modelos em prova são bem diferentes dos modelos de iniciação.

Pessoalmente e no clube de que faço parte, temo-nos dado muito bem com os motores de combustão da OS.

Quanto ao modelo, desde que tenha asa alta com 1,50m ou mais de envergadura, será uma boa opção para iniciação. No entanto atenção aos ARF (almost ready to fly), pois por vezes é necessário reforçar a asa ao centro!

Quanto a rádios, aconselho a procurar um modelo compatível com o de quem o possa ensinar a voar em duplo comando.

Bons voos e apareça na Taça F3A

TRI

Download Post   
rookie

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Tue 10-04-2007, 9:02   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

Syn

O conjunto que falas é muito bom!!!!
No fim de semana passado comecei a dar instrução a um novo aeromodelista com igual conjunto; o avião voa maravilhosamente!!!
Se precisar de ajuda, apareça nos Asas de Mira.

Rui Paulo Lebre
Asas de Mira


Last edited by rookie on Tue 10-04-2007, 9:04; edited 1 time in total

Download Post   
rookie

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Tue 10-04-2007, 9:03   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

rookie wrote (View Post): › Syn

O conjunto que falas é muito bom!!!!
No fim de semana passado comecei a dar instrução a um novo aeromodelista com igual conjunto; o avião voa maravilhosamente!!!
Se precisar de ajuda, apareça nos Asas de Mira.

Rui Paulo Lebre
Asas de Mira

Download Post   
rookie

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Tue 10-04-2007, 9:04   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

Ups, não sei o que aconteceu Embarassed

Download Post   
rookie

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Tue 10-04-2007, 9:12   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

E sem querer levantar qualquer polémica, apesar de as motorizações eléctricas estarem finalmente ao nível das a combustão, continuam a ter uma desvantagem grande: O preço.
Para se ter boa tarde de "voo" ( fazer entre 4 a 5 voos) são sempre necessários, pelo menos 3 packs de baterias, um bom carregador e uma boa bateria para alimentar o dito. Fazendo contas, por defeito, podem-se gastar mais de 300 euros.
É tudo uma questão de escolha: eléctrico - mais limpo e simples, combustão - muito óleo Very Happy

Download Post   
Syn

United Kingdom UK City of London
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Thu 12-04-2007, 2:05   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

Bem... obrigado pela recepção calorosa.. Laughing

Não vou conseguir passar por tancos este fds, tenho de passar por viseu ter uma reunião de familia, mas na ida vou passar pelo funfly do CAC ver os modelos elctricos e de glow. Estou ainda um pouco indeciso... no fim o que interessa é que voa e não cai.....muito.....
De qualquer forma, para já estou inclinado para o glow, depois se me apetecer arranjo outro aviao e/ou motor electrico e fico com o melhor dos dois mundos. Penso que o radio, etc serve para ambos os sistemas....

Falando em radios, já ouvi muita gente dizer que o ideal seria um radio de 7ch.... Mas... *^ª*`^ª*^ são muito mais caros. Será que justifica... O que se pode fazer xtra por ter mais 1 canal??? Um avião normal já só usa 4ch, ainda sobram 2 para qualquer outra coisa. Não percebi Confused

sYn

Download Post   
Syn

United Kingdom UK City of London
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Thu 12-04-2007, 2:09   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

Já agora, só mais uma coisa. Um bom hobby obriga boa leitura. Quais são as revistas / magazines que costumam ler / ver?

Download Post   
rookie

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Thu 12-04-2007, 14:22   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

RCM&E
MHW

Download Post   
Syn

United Kingdom UK City of London
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Thu 12-04-2007, 20:43   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

rookie wrote (View Post): › RCM&E
MHW


Pois........ Para nós cá na terra, isso quer dizer o qué? Smile
É espanhol, ingles.....

Download Post   
cavendish55

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 12-04-2007, 22:56   Post subject:   Back to top 

TRI wrote (View Post): › Boa noite,

Bem vindo à modalidade.

Em http://www.geocities.com/aeromodelismoemportugal/ também tem várias informações sobre o aeromodelismo.

Aconselho de facto a iniciar-se com um trainer, que deixo-lhe o desafio proposto pela Federação Aeronáutica Internacional: porque não iniciar-se com um trainer eléctrico? Julgo que é o futuro.
Se puder ir assistir à prova que se vai realizar no próximo fim de semana em Tancos, a Taça de Portugal F3A (www.aerocalminhas.pt.vu), poderá constatar a elevada quantidade de aviões eléctricos em competição. Certo que, a maioria dos modelos em prova são bem diferentes dos modelos de iniciação.

Pessoalmente e no clube de que faço parte, temo-nos dado muito bem com os motores de combustão da OS.

Quanto ao modelo, desde que tenha asa alta com 1,50m ou mais de envergadura, será uma boa opção para iniciação. No entanto atenção aos ARF (almost ready to fly), pois por vezes é necessário reforçar a asa ao centro!

Quanto a rádios, aconselho a procurar um modelo compatível com o de quem o possa ensinar a voar em duplo comando.

Bons voos e apareça na Taça F3A

TRI


Boas
Asa alta tem muitos, e nem todos dão para iniciação. O melhor é escolher um "Trainer" com asa alta Razz
Por exemplo: a Piper Cub é uma asa alta mas não dá para um iniciante.

Sem querer desvalorizar a opinião do amigo TRI, por quem tenho respeito. Assim a informação é mais clara e não induz em erro.

Vôos rasos Wink

_________________
Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
Download Post   
rookie

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Thu 12-04-2007, 23:22   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

Tem toda a razão Confused

RCM&E - radio control models and electronics

MHW - model helicopters world

São inglesas

Das publicações espanholas nunca gostei muito mas para um principiante podem ser bastante úteis, tal como todas as outras.

Download Post   
_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Thu 12-04-2007, 23:25   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

Syn wrote (View Post): › Falando em radios, já ouvi muita gente dizer que o ideal seria um radio de 7ch.... Mas... *^ª*`^ª*^ são muito mais caros. Será que justifica... O que se pode fazer xtra por ter mais 1 canal??? Um avião normal já só usa 4ch, ainda sobram 2 para qualquer outra coisa. Não percebi Confused

sYn


Sobre os rádios vou-te falar da minha experiência. Tinha um futaba 6EXA (6 canais) e troquei agora á muito pouco tempo por um futaba T7cp (7 canais) que comprei em segunda mão aqui a um membro do forum.

Para mim se o hobby consistir sempre em voar aviões simples pipers e mesmo alguns aviões acrobáticos, ou resumidamente, coisas que puxem pouco pela programação, um rádio de 6 canais com memórias para vários aviões chega perfeitamente.
A partir do momento em que compliques um pouco mais a programação, o futaba 6EXA por exemplo não te deixa fazer nada de jeito... tem 6 canais e para ele todos os canais estão pré destinados a terem uma função especifica (canal 5 é gear e limita imenso misturas com ele e canal 6 é flaps e idem idem).
O hitec de 6 canais já trás temporizador e mais um pouco de liberdade de programação por seu lado...

O comando de 7 canais, mais do que oferecer mais um canal, ofereceu sim um leque bem maior no que diz respeito a programação, assim como tambem trás uma "mariquice" que me dá muito jeito... o temporizador.
Consigo agora ter dual rates para cada canal separado (o futaba 6EXA altera logo os rates juntamente da profundidade e dos ailerons e não é possivel ter dual rates na deriva).
Outra coisa que posso fazer agora com este comando:
Tinha um avião que tinha a cauda em V, ou seja, a profundidade é misturada com a deriva. O futaba 6EXA tem esta mistura pré feita, até aqui tudo bem. O problema surge porque tambem tenho uma roda direccional á frente... e quando puxo a profundidade para o avião subir, como esta está misturada com a deriva, a roda da frente vira ao mesmo tempo... nada bom.
Solução seria pegar num canal não utilizado e misturar com a deriva, de modo a que um servo (direcção) só mexe-se quando eu mexe-se o stick da deriva e não tivesse misturas com a profundidade. O futaba 6EXA não dá para fazer isto... porque para ele o canal 5 sendo gear, ou está numa ponta do curso ou na outra (trem de aterragem para cima ou para baixo) e com os flaps tambem não dá muito jeito, pois mal tocas no stick deles, desalinhas a direcção... (Foi confuso??? é normal Laughing )
Com o rádio de 7 canais que tenho actualmente tal situação teria sido fácil de se resolver...
Outra coisa é com este rádio de 7 canais até se pode cair no exagero como eu tenho de ter um avião que só usa à partida 2 canais (uma asa voadora/planador), a usar 4 canais ao todo do comando e uma boa parte dos botões que o comando tem Laughing nem me vou por a enunciar o que para lá fiz... sei é que me dá bastante jeito o que fiz e que só com este rádio ou superior o poderia fazer e com o de 6 canais que tinha não dáva para o mesmo. Wink

Agora voltando ao inicio da questão, vale mais o de 6 canais ou de 7?
eu pessoalmente teria feito o mesmo que fiz... o investimento inicial é pesado, e esse degrau de um rádio de 6 canais para 7 é algo pesado e não se justifica para os primeiros tempos de aprendizagem e primeiros aviões relativamente simples.
Mais tarde, caso surja a oportunidade, como eu tive, de comprar um acima (7 canais ou mesmo 9 em que se fica mesmo mesmo bem servido) e vender ao mesmo tempo o de 6 canais, o degrau foi bem pequeno (pouco me pesou na carteira a troca Wink ), agora se tivesse um rádio de 4 canais e me quisesse ver livre dele... humm acho que aí não me via livre do comando para ter dinheiro para abater na compra do novo Wink

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
Download Post   
major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Sat 14-04-2007, 15:41   Post subject:   Back to top 

Eu tenho um conselho prático a dar e que ocupa poucos caracteres.
DIRIJA-SE A UMA PISTA OU CLUBE E FALE COM PESSOAS E VEJA OS MODELOS
Aqui atravéz do "teleaéropaleio" consegue-se aprender muita coisa obetem-se bons conselhos mas no caso de um iniciante (já passei por isso) convém ir "apalpar a fruta" e só depois tomar decisões.
Um abraço e bem vindo a este maravilhoso Hobye

Download Post   
_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Sun 15-04-2007, 0:10   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

Major, mas podes sempre dizer no teu caso qual a opção que tomaste? (eu tambem me iniciei segundo os concelhos que obtive na pista que frequento e foram todos bons concelhos Very Happy , é mesmo do melhor que se pode fazer. Aliás uma das coisas que mais me aliciou neste hobby é o espirito de entreajuda que existe, ao contrário do que encontrei nos carros, que era um ambiente bem mais frio/egoista/competitivo...)

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
Download Post   
major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Sun 15-04-2007, 21:51   Post subject:   Back to top 

A minha apoção foi a mais comum, trainer NOVA de asa alta com diedro e motor glow .40 (há que opte por trainer electricos) um rádio de 6 canais com trims digitais.

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Sun 15-04-2007, 21:58   Post subject:   Back to top 

Malucos de certeza.... para além de gastar muito mais dinheiro acabam por ficar com uma porcaria de esferovite que não aguenta nem uma brisa... iniciar mesmo é assim, trainer com motor a combustão... não é major?

_________________
Bons Vôos
Download Post   
major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Sun 15-04-2007, 22:09   Post subject:   Back to top 

Ora bem

Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Sun 15-04-2007, 22:37   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

Lá vêm eles com o Glow. Shocked Laughing

E se o senhor quiser um Magister em Elapor, não é esferovite no sentido popular do termo pois dá-se bem com ciano e cola de contacto normais, não pode?

Um Magister é do mesmo tamanho de um qualquer trainer .40 a glow mas não tem o problema do motor se ir abaixo na descolagem.
E como já disse antes, pode ficar mais cara na compra mas amortiza por não preciar dos galões de combustível nem velas e outros acessórios dos fumarentos.

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Sun 15-04-2007, 22:54   Post subject:   Back to top 

Vocês tem uma pancada traumatica com a história do motor ir abaixo á descolagem. desde quando é que um motor vai abaixo á descolagem? antes de ir para o ar existem procedimentos que se devem ter em conta, um motor vai abaixo á descolagem apenas em situações não previstas, o aeromodelista já lançado e devidamente instruido sabe como afinar um motor e cuida para que situações de paragem de motores não aconteçam

Download Post   
cavendish55

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Sun 15-04-2007, 23:07   Post subject:   Back to top 

Moraes wrote (View Post): › Malucos de certeza.... para além de gastar muito mais dinheiro acabam por ficar com uma porcaria de esferovite que não aguenta nem uma brisa... iniciar mesmo é assim, trainer com motor a combustão... não é major?


Porra Moraes, você como moderador devia dar o exemplo Shocked "Malucos" "Porcaria" Shocked Shocked Shocked

O esferovite como lhe chama, é EPP de alta densidade e mais resistente que a balsa/madeira, disso não duvide porque sei do que estou a falar.
Quanto ao vento, pode crer também que não é real o que diz.
Dou-lhe 3 exemplos:
Magister e Acromaster - Voam com ventos superiores a 35kms/Hora e Funjet, este nem é preciso falar de vento, porque simplesmente não o afecta. Cool

Vôos rasos Wink

_________________
Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
Download Post   
cavendish55

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Sun 15-04-2007, 23:11   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

Ah esquecia, não tenho nada contra os modelos a Glow, bem pelo contrário.

Vôos rasos Wink

_________________
Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Sun 15-04-2007, 23:15   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

Boas.

Que engraçado, eu já vi aeromodelistas com as mais variadas experiências, desde alguns que voam há mais tempo do que a minha idade a outros a quem "isso não acontece comigo" a acontecer-lhes precisamente isso.
Mesmo a alguns que voam muito melhor do que eu.
Giro de ver mas não nas nossas mãos.

Deve ser do local onde voo, de manhã e ao fim da tarde dá-lhe para ser húmido, será disso?
Simplesmente acontece e como não tenho motores desses dá-me que pensar ao fim de tantos anos de aeromodelismo ser uma das coisas que acontecem sem razão aparente(?) e que passam pela cabeça de um aeromodelista, especialmente no voo de estreia de um aeromodelo novo.

E o mais traumático nem é o motor ir-se abaixo mas o resultado por vezes ser uma reparação no aeromodelo "que até estava bem giro".

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Sun 15-04-2007, 23:25   Post subject:  Re: Cronicas do Iniciante Back to top 

Por acaso era para não dizer nada neste tread, pois já existem imensos treads iguais a este aqui no fórum, e a conversa é sempre a mesma....
Eh pá quem se quiser iniciar nisto, que compre o que quiser, dasse, que depois há cola para ser vendida.

Ó Moraes só podes estar a brincar com essa do vento, o Cavendish tem toda a razão... aposto contigo que ponho o meu caganito de Magister e os meus triângulos a voar em ventos, onde tu, com a tua lenha, não te atreverás podes apostar Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Já agora, não dá para bloquear este tipo de treads, e fazer-se uma só? É que assim, obriga-se o newbie a ler o tread todo, ficando logo com uma ideia pré-formada.


Abraço e fiquem bem que isto é um vício do caraças

E sim já vi uma data de modelos a calarem-se após a descolagem Very Happy Very Happy

Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.4184s (PHP: 56% | SQL: 44%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]