Sou novo por esta andanças, mas achei que devia expor as problemas e vantagens que encontrei para chegar até aqui. O vicio começou quando passei por mira e parei no local de voo dos "Asas de Mira". Fiquei admirado e lembrei-me que precisava dum hobby "outdoor" para me entreter em alguns sabados e domingos.
Para começar, comprei o meu primeiro avião RC há talvez 1 ano. Um 2ch planador com motor. Fui para um descampado e no voo inaugural, parti as duas asas e o helice, recuperei-a e ficou encostado no escritório por um ano. Fiquei traumatizado.
Entretanto, todos os dias olhava para o raio do aviao e lembrava-me do vicio. Então, começei a investigar a net. Encontrei este site (RCM) muito bom e EXTREMAMENTE ÚTIL, li vários dos vossos artigos e posts sobre voo rc, e fiquei mais entendido no assunto. As vossas palavras ajudaram bastante e agradou-me a comunidade amiga e prestável.
Depois passei duas ou trés vezes pelos "Asas de Mira" só pra falar com a malta e observar (pessoal cinco estrelas). Tenho que dizer que só encontrei 2 sites dignos portugueses, RCportugal e RCMporto, acho que existe falta de bons sites para os iniciantes aprenderem algo. Tambem achei estranho não existir um revista portuguesa da modalidade, nem uma...!!!! Penso que esta modalidade já tem praticantes suficientes neste país para merecer e compensar uma revista nacional de aero/auto modelismo.
Contudo, há umas semanas, fui ao parque central, voltei a lançar o avião e fiquei supreendido com o resultado. É espantoso a diferença que fazem umas dicas e informações. Voo lindamente, até gastei aos dois packs de Ni-Mh (+- 30min). Já devo ter mais de 5 hrs de voo e nem mais um arranhão. Já consigo quase caçar o avião na aterragem manualmente.
Bem, agora tenho que investir ($$$$$) algo nisto e comprar um trainar 4ch para explorar melhor este novo hobby. Aconselharam-me uma casa em aveiro que parece ser boa. Devo iniciar num nitroso, porque fartei-me um bocado das baterias e dos tempos de carga, e gostava de aprender um pouco sobre motors de combustão... mas ainda vou ter que pensar....
Depois de alguma pesquisa estou tentado para o seguinte:
Trainer 1,60m de asa, (copacabana ou Canary) Penso que são todos bons.
motor - Thunder tiger GP42 ou 46 - provavelmente 46...
radio futaba 6exa ou hitec 6 optic
acessórios - q.b.
Penso que este kit será o ideal para iniciar.
Agradeço qualquer dica que acharem importante...
Bons voos
sYn
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Subject: Cronicas do Iniciante
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Boas sYn
Compres o trainer que comprares, aparece em Mira, o pessoal espera por ti. Mais um membro mais um amigo :) Vôos rasos :wink:
Subject:
Boa noite,
Bem vindo à modalidade. Em http://www.geocities.com/aeromodelismoemportugal/ também tem várias informações sobre o aeromodelismo. Aconselho de facto a iniciar-se com um trainer, que deixo-lhe o desafio proposto pela Federação Aeronáutica Internacional: porque não iniciar-se com um trainer eléctrico? Julgo que é o futuro. Se puder ir assistir à prova que se vai realizar no próximo fim de semana em Tancos, a Taça de Portugal F3A (www.aerocalminhas.pt.vu), poderá constatar a elevada quantidade de aviões eléctricos em competição. Certo que, a maioria dos modelos em prova são bem diferentes dos modelos de iniciação. Pessoalmente e no clube de que faço parte, temo-nos dado muito bem com os motores de combustão da OS. Quanto ao modelo, desde que tenha asa alta com 1,50m ou mais de envergadura, será uma boa opção para iniciação. No entanto atenção aos ARF (almost ready to fly), pois por vezes é necessário reforçar a asa ao centro! Quanto a rádios, aconselho a procurar um modelo compatível com o de quem o possa ensinar a voar em duplo comando. Bons voos e apareça na Taça F3A TRI
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Syn
O conjunto que falas é muito bom!!!! No fim de semana passado comecei a dar instrução a um novo aeromodelista com igual conjunto; o avião voa maravilhosamente!!! Se precisar de ajuda, apareça nos Asas de Mira. Rui Paulo Lebre Asas de Mira Last edited by rookie on Tue 10-04-2007, 9:04; edited 1 time in total
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Ups, não sei o que aconteceu :oops:
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
E sem querer levantar qualquer polémica, apesar de as motorizações eléctricas estarem finalmente ao nível das a combustão, continuam a ter uma desvantagem grande: O preço.
Para se ter boa tarde de "voo" ( fazer entre 4 a 5 voos) são sempre necessários, pelo menos 3 packs de baterias, um bom carregador e uma boa bateria para alimentar o dito. Fazendo contas, por defeito, podem-se gastar mais de 300 euros. É tudo uma questão de escolha: eléctrico - mais limpo e simples, combustão - muito óleo :D
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Bem... obrigado pela recepção calorosa.. :lol:
Não vou conseguir passar por tancos este fds, tenho de passar por viseu ter uma reunião de familia, mas na ida vou passar pelo funfly do CAC ver os modelos elctricos e de glow. Estou ainda um pouco indeciso... no fim o que interessa é que voa e não cai.....muito..... De qualquer forma, para já estou inclinado para o glow, depois se me apetecer arranjo outro aviao e/ou motor electrico e fico com o melhor dos dois mundos. Penso que o radio, etc serve para ambos os sistemas.... Falando em radios, já ouvi muita gente dizer que o ideal seria um radio de 7ch.... Mas... *^ª*`^ª*^ são muito mais caros. Será que justifica... O que se pode fazer xtra por ter mais 1 canal??? Um avião normal já só usa 4ch, ainda sobram 2 para qualquer outra coisa. Não percebi :? sYn
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Já agora, só mais uma coisa. Um bom hobby obriga boa leitura. Quais são as revistas / magazines que costumam ler / ver?
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
RCM&E
MHW
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Pois........ Para nós cá na terra, isso quer dizer o qué? :) É espanhol, ingles.....
Subject:
Boas Asa alta tem muitos, e nem todos dão para iniciação. O melhor é escolher um "Trainer" com asa alta :P Por exemplo: a Piper Cub é uma asa alta mas não dá para um iniciante. Sem querer desvalorizar a opinião do amigo TRI, por quem tenho respeito. Assim a informação é mais clara e não induz em erro. Vôos rasos :wink:
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Tem toda a razão :?
RCM&E - radio control models and electronics MHW - model helicopters world São inglesas Das publicações espanholas nunca gostei muito mas para um principiante podem ser bastante úteis, tal como todas as outras.
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Sobre os rádios vou-te falar da minha experiência. Tinha um futaba 6EXA (6 canais) e troquei agora á muito pouco tempo por um futaba T7cp (7 canais) que comprei em segunda mão aqui a um membro do forum. Para mim se o hobby consistir sempre em voar aviões simples pipers e mesmo alguns aviões acrobáticos, ou resumidamente, coisas que puxem pouco pela programação, um rádio de 6 canais com memórias para vários aviões chega perfeitamente. A partir do momento em que compliques um pouco mais a programação, o futaba 6EXA por exemplo não te deixa fazer nada de jeito... tem 6 canais e para ele todos os canais estão pré destinados a terem uma função especifica (canal 5 é gear e limita imenso misturas com ele e canal 6 é flaps e idem idem). O hitec de 6 canais já trás temporizador e mais um pouco de liberdade de programação por seu lado... O comando de 7 canais, mais do que oferecer mais um canal, ofereceu sim um leque bem maior no que diz respeito a programação, assim como tambem trás uma "mariquice" que me dá muito jeito... o temporizador. Consigo agora ter dual rates para cada canal separado (o futaba 6EXA altera logo os rates juntamente da profundidade e dos ailerons e não é possivel ter dual rates na deriva). Outra coisa que posso fazer agora com este comando: Tinha um avião que tinha a cauda em V, ou seja, a profundidade é misturada com a deriva. O futaba 6EXA tem esta mistura pré feita, até aqui tudo bem. O problema surge porque tambem tenho uma roda direccional á frente... e quando puxo a profundidade para o avião subir, como esta está misturada com a deriva, a roda da frente vira ao mesmo tempo... nada bom. Solução seria pegar num canal não utilizado e misturar com a deriva, de modo a que um servo (direcção) só mexe-se quando eu mexe-se o stick da deriva e não tivesse misturas com a profundidade. O futaba 6EXA não dá para fazer isto... porque para ele o canal 5 sendo gear, ou está numa ponta do curso ou na outra (trem de aterragem para cima ou para baixo) e com os flaps tambem não dá muito jeito, pois mal tocas no stick deles, desalinhas a direcção... (Foi confuso??? é normal :lol: ) Com o rádio de 7 canais que tenho actualmente tal situação teria sido fácil de se resolver... Outra coisa é com este rádio de 7 canais até se pode cair no exagero como eu tenho de ter um avião que só usa à partida 2 canais (uma asa voadora/planador), a usar 4 canais ao todo do comando e uma boa parte dos botões que o comando tem :lol: nem me vou por a enunciar o que para lá fiz... sei é que me dá bastante jeito o que fiz e que só com este rádio ou superior o poderia fazer e com o de 6 canais que tinha não dáva para o mesmo. :wink: Agora voltando ao inicio da questão, vale mais o de 6 canais ou de 7? eu pessoalmente teria feito o mesmo que fiz... o investimento inicial é pesado, e esse degrau de um rádio de 6 canais para 7 é algo pesado e não se justifica para os primeiros tempos de aprendizagem e primeiros aviões relativamente simples. Mais tarde, caso surja a oportunidade, como eu tive, de comprar um acima (7 canais ou mesmo 9 em que se fica mesmo mesmo bem servido) e vender ao mesmo tempo o de 6 canais, o degrau foi bem pequeno (pouco me pesou na carteira a troca :wink: ), agora se tivesse um rádio de 4 canais e me quisesse ver livre dele... humm acho que aí não me via livre do comando para ter dinheiro para abater na compra do novo :wink:
Subject:
Eu tenho um conselho prático a dar e que ocupa poucos caracteres.
DIRIJA-SE A UMA PISTA OU CLUBE E FALE COM PESSOAS E VEJA OS MODELOS Aqui atravéz do "teleaéropaleio" consegue-se aprender muita coisa obetem-se bons conselhos mas no caso de um iniciante (já passei por isso) convém ir "apalpar a fruta" e só depois tomar decisões. Um abraço e bem vindo a este maravilhoso Hobye
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Major, mas podes sempre dizer no teu caso qual a opção que tomaste? (eu tambem me iniciei segundo os concelhos que obtive na pista que frequento e foram todos bons concelhos :D , é mesmo do melhor que se pode fazer. Aliás uma das coisas que mais me aliciou neste hobby é o espirito de entreajuda que existe, ao contrário do que encontrei nos carros, que era um ambiente bem mais frio/egoista/competitivo...)
Subject:
A minha apoção foi a mais comum, trainer NOVA de asa alta com diedro e motor glow .40 (há que opte por trainer electricos) um rádio de 6 canais com trims digitais.
Subject:
Malucos de certeza.... para além de gastar muito mais dinheiro acabam por ficar com uma porcaria de esferovite que não aguenta nem uma brisa... iniciar mesmo é assim, trainer com motor a combustão... não é major?
Subject:
Ora bem
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Lá vêm eles com o Glow. :shock: :lol:
E se o senhor quiser um Magister em Elapor, não é esferovite no sentido popular do termo pois dá-se bem com ciano e cola de contacto normais, não pode? Um Magister é do mesmo tamanho de um qualquer trainer .40 a glow mas não tem o problema do motor se ir abaixo na descolagem. E como já disse antes, pode ficar mais cara na compra mas amortiza por não preciar dos galões de combustível nem velas e outros acessórios dos fumarentos.
Subject:
Vocês tem uma pancada traumatica com a história do motor ir abaixo á descolagem. desde quando é que um motor vai abaixo á descolagem? antes de ir para o ar existem procedimentos que se devem ter em conta, um motor vai abaixo á descolagem apenas em situações não previstas, o aeromodelista já lançado e devidamente instruido sabe como afinar um motor e cuida para que situações de paragem de motores não aconteçam
Subject:
Porra Moraes, você como moderador devia dar o exemplo :shock: "Malucos" "Porcaria" :shock: :shock: :shock: O esferovite como lhe chama, é EPP de alta densidade e mais resistente que a balsa/madeira, disso não duvide porque sei do que estou a falar. Quanto ao vento, pode crer também que não é real o que diz. Dou-lhe 3 exemplos: Magister e Acromaster - Voam com ventos superiores a 35kms/Hora e Funjet, este nem é preciso falar de vento, porque simplesmente não o afecta. 8) Vôos rasos :wink:
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Ah esquecia, não tenho nada contra os modelos a Glow, bem pelo contrário.
Vôos rasos :wink:
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Boas.
Que engraçado, eu já vi aeromodelistas com as mais variadas experiências, desde alguns que voam há mais tempo do que a minha idade a outros a quem "isso não acontece comigo" a acontecer-lhes precisamente isso. Mesmo a alguns que voam muito melhor do que eu. Giro de ver mas não nas nossas mãos. Deve ser do local onde voo, de manhã e ao fim da tarde dá-lhe para ser húmido, será disso? Simplesmente acontece e como não tenho motores desses dá-me que pensar ao fim de tantos anos de aeromodelismo ser uma das coisas que acontecem sem razão aparente(?) e que passam pela cabeça de um aeromodelista, especialmente no voo de estreia de um aeromodelo novo. E o mais traumático nem é o motor ir-se abaixo mas o resultado por vezes ser uma reparação no aeromodelo "que até estava bem giro".
Subject: Re: Cronicas do Iniciante
Por acaso era para não dizer nada neste tread, pois já existem imensos treads iguais a este aqui no fórum, e a conversa é sempre a mesma....
Eh pá quem se quiser iniciar nisto, que compre o que quiser, dasse, que depois há cola para ser vendida. Ó Moraes só podes estar a brincar com essa do vento, o Cavendish tem toda a razão... aposto contigo que ponho o meu caganito de Magister e os meus triângulos a voar em ventos, onde tu, com a tua lenha, não te atreverás podes apostar :evil: :evil: Já agora, não dá para bloquear este tipo de treads, e fazer-se uma só? É que assim, obriga-se o newbie a ler o tread todo, ficando logo com uma ideia pré-formada. Abraço e fiquem bem que isto é um vício do caraças E sim já vi uma data de modelos a calarem-se após a descolagem :D :D Page 1 of 4
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