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Author |
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Caros Colegas,
Criei esse tópico para tentar decifrar o que esta por detrás das vossas opções, criar uma discussão aberta sobre o tema e tentarmos encontrar algumas respostas as vários opções existentes.
Não é minha intenção encontrar um melhor ou um pior, pois sei que ambos tem o seu espaço no mercado do aeromodelismo, mas de facto gostava de saber algumas questões que podem no futuro ajudar a escolher melhor.
É mais barato um avião com motor a combustão ou eléctrico ? Em relação a manutenção, o motor a combustão é mais caro ? A durabilidade e fiabilidade de ambos são iguais ? O motor a combustão da mais realismo ao desporto ? O motor a combustão é realmente assim tão poluente ?
Enfim, essas são apenas algumas questões que acho que podem ajudar imenso aos participantes do forum conhecerem melhor as opções poderem tomar uma decisão.
Obrigado a todos,
Um abraço
J. Morais
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major alvega
MAJOR GENERAL
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Penso que é um bom tópico já que os pilhas estão por ai em todo o lado a mostrar as unhas
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Duarte
SENIOR AIRMAN
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Boas...
Eu tenho os dois tipos de motorização, e como utilizador dos dois penso que os motores a combustão ainda levam vantagem sobre os electricos.
Os motores a combustão, têm um investimento inicial menor que os electricos, mas ao longo do tempo a difernça de gastos num electrico e num a combustão vai ficando menor chegando mesmo a um ponto onde o electrico sai mais barato.
Outro ponto de vista, é o motor electrico ser mais pratico que o a combustão pois não suja, não faz tanto barulho e não nessecita de afinações. Mas quando toca a parte de carregar baterias o electrico perde para o a combustão pois no motor a combustão limitamo-nos a meter mais "gasoleo" .
Quanto ao aspecto da"realidade" de um aviao com motor electrico ou combustão para min é um bocado indeferente visto que nem um nem outro produz o som real de um avião, excepto as turbinas....
Poluente, sim sem duvida. Mas pouco em relação a outros motores, se virmos por exemplo uma "famel zundapp" polui o triplo!
Contudo os aviões electricos tambem são poluentes mas de uma forma indirecta...Como por exemplo o carregar das baterias, a energia fornecida ao nosso pack tem de vir de algum lado, as centrais electricas poluem, ou ainda o exemplo das baterias que se desgastam e nós atiramolas para o...LIXO, isto tambem polui..
Portanto em suma, desde o inicio do uso de motores brushless e baterias lipo's os electricos deram um salto ficando lado a lado com os motores a combustão, penso que cada um tem vantagens e desvantagems sendo portanto da opinião de cada um a opção entre eles.
Os electricos claramente tornaram possivel variadissimas coisas como o voo indoor, nano avioes, heli's indoor, etc...Na minha opinião penso que os electricos proporcionaram tb a aprendizagem inicial sem "instrutor" baixando assim os custos inicias da modalidade, tornando o aeromodelismo mais apetecível. Como exemplo temos o baby boom causado pelo easystar. "Easystar boom".
Glow ou Electrões? Depend do dia!
Cumpts
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Se nos lembrarmos que o Christophe Paysant Le-Roux(CPLR) é o Campeão do Mundo de F3A mas que perdeu em Portugal em 2004 para um eléctrico que não lhe ficava atrás e que ao nível a que eles voam o dinheiro não conta muito (são quase todos patrocinados, pelo menos os 10 primeiros) eis o material que eles usam sem contar com alguns acessórios.
O motor a combustão que o CPLR usou em 2004 em Portugal:
http://www.yamada.co.at/index_uk.htm YS 160DZ
O Material usado pelo Sebastiano Silvestri nos CM 06:
http://www.hacker-motor.com/deutsch/
http://www.hacker-motor.com/deutsch/aktuelles/bericht02.html
Hacker C50-13XL-Acro-Comp MASTER 90-O-ACro-Comp APC 20x13 2xTP5300-5S4p
Preços:
Combustão
Gasolina
http://www.coolpower.info/E_frame.html?http://www.coolpower.info/E_home.htmlN_art_28.html -Cool Power Pro-Pattern 20 % gallon (4 takt) 33.50 euro
50 galões / 1 galão para 8 voos por semana?
33.50 euro x 50 = euro 1423.7 Euros com desconto
Motor
http://www.znline.com/produits.php?langue=english&cle_menus=1037011234
549.00 Euros
Muffler no mesmo site 210.00 Euros
Total - 2,182 Euros
Eléctrico
Baterias
THUNDER POWER PROLITE 5S4P 5300 - 370.00 x 2 = 740 Euros
4 baterias = 2960 Euros
Variador 90-0 ACRO
299.00 €
Motor HACKER C50 COMPETITION 530.00
Total – 3,789 Euros
Por aqui se vê que o material de eléctrico se torna mais barato com o uso mas que na compra sai mais caro.
Não inclui nestes preços um bom carregador/balanceador pois apesar de acrescentar perto de 200 Euros à soma do eléctrico se bem tratado pode durar mais que 5 anos, tenho alguns com mais, e porque o seu preço será equivalente a alguns acessórios do motor a combustão: cachimbo de vela, bomba de combustível, starter, servo do motor… etc.
Apenas a minha opinião, eu que só tenho eléctricos mas que não me importo se me oferecerem um O.S. Syrius.
Fiquem bem.
Chispas
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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DeltaDirac
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Já vi que as opiniões divergem mto. Como ja tenho todo o material para combustao mantenho-me por este lado durante uns meses/anos... Qq dia talvez me aventure por um electrico... Mas até lá tenho de aprender mto mm!!
cumpz.
DD
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afonsos
MAJOR
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Ia jurar que essa malta usava 2 packs 5s2p ligados em serie.
Isto dos electricos ou combustão é tudo uma questão de preferencia.
É claro que a maioria dos electricos nas versões artf perdem para a maioria dos combustão.
Mas um electrico depois de alterado e bem vitaminado da uma pica descomunal.
As alterações e 1001 combinações que se podem fazer nos faiscas é que nos leva á paixão pelos electricos.
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Chispas
MAJOR GENERAL
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Eu tambem tenho electricos e a combustão.
Combustão gosto mais em aviões acrobáticos grandes, motores a 4T, aviões tipo escala, warbirds, etc...
Simplesmente gosto de afinar motores, do barulho deles, do cheiro...
Electricos... ora bem.
Nada como ter uma micro asa e se me apetecer voar um bocado, basta pegar nela e atirar á porta de casa para ter uns 10min de diversão
Electricos para mim abrem um leque enorme de alternativas low cost e muito divertidas (indoor, parkflyers, quer estes sejam acrobáticos, pequenos warbird, pipers...)
Para alem disso prefiro electricos para aplicações High Performance (aviões tipo pilon Hotliners e asas voadoras rápidas)... são aviões MUITO mais eficientes neste campo, podendo com pequenas potencias atingir performances muito interessantes.
Bobinar e rebobinar motores tambem acho porreiro assim como toda a imensidão de combinações de motores, baterias, helices, redutoras
Quando se compara um electrico a um a combustão dentro do mesmo campo... as contas estão acima feitas pelo chispas, embora para aviões de dimensões .40 as diferenças de preços se calhar não fiquem assim tão grandes, bastando 3 ou 4 bidões de combustivel para o a combustão sair mais caro... Mera questão de gosto neste caso.
Tenho os dois, gosto dos dois e vou permanecer com os dois tipos
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Mestre KingPin,
Acho que tens toda razão, o melhor mesmo não é escolher entre os motores a combustão ou electricos, mas sim ter os 2
Um abraço
J. Morais
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vsantos
SECOND LIEUTENANT
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ola
Ora muito bem
A solução passa por ter os dois ...
Tal como o King Pin disse
Quote: › vi
Eu tambem tenho electricos e a combustão.
Combustão gosto mais em aviões acrobáticos grandes, motores a 4T, aviões tipo escala, warbirds, etc...
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e nos electricos
Quote: › vi
Electricos para mim abrem um leque enorme de alternativas low cost e muito divertidas (indoor, parkflyers, quer estes sejam acrobáticos, pequenos warbird, pipers...)
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apenas acrescento o meu Minimag
Bons voos
cumprimentos
vsantos
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Eu faço parte do "EasyStar boom". Mas do original, do início de 2004...
Viciei-me nos planadores, mas não deixo de ter um Trainer tradicional, eléctrico, claro...
Comecei nos eléctricos e não tenho a mínima vontade de mudar. Não suporto o barulho dos "dois tempos" e a ideia de lavar o modelo no fim, só quando aterro no lamaçal que às vezes aparece por Sta. Iria... E só preciso de água e uma mangueira.
Quanto às contas do Chispas, só digo que os preços estão a mudar à velocidade da luz... Aqueles 3000 euros já estão pelos 2000, se se souber comprar.
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Olá jcosta,
Até hoje ao fim da tarde, tb fazia parte dos "EasyStar lovers", mas o meu "amor" foi dado como desaparacido hoje às 18hs
Bad day
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DeltaDirac
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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tão pah?? o que se passou jmorais? conta la...
DD
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas noites.
Então que passou com o Eazy?
Ao JCosta:
Quando há muitos anos comecei nisto dos pilhas tinha que comprar cada peça em su sítio pois as lojas ainda nem sabiam o que é isso de "avião a pilhas".
O mesmo se passou no campo de voo onde me diziam que "avião a pilhas não voa".
Hoje em dia em que qualquer loja de aeromodelismo tem tanto de material eléctrico como para combustão interna essas questões já se pôem de outra forma: será que as fichas de balanceamento das Lipos deles dão com o meu balanceador ou têm cabos adaptadores?
As minhas contas nada têm de errado a não ser que me tenha enganado nos números, (idade às vezes tem destas, até nas teclas).
Fui apenas a uma das melhores marcas de F3A e escolhi o material referido no próprio site do fabricante utilizado, se há mais barato, de certeza que há.
Eu sei que se mandar vir o material de HK ou similar os numeros não vão ser iguais mas isso não seria justo para a comparação que se estava a fazer.
Já agora porque não motor do fabricante local?
Se nos lembrarmos que um motor da Yamada daquela cilindrada não se comprava por muito menos de 1000 euros até há algum tempo atrás também estaremos a falar melhor. E que se for da O.S. até pode conseguir mais um desconto...
Ninguém juntou peças especiais que qualquer aeromodelista eléctrico deve ter, 2 ferros de soldar de 2 tamanhos, solda, sortidos de fichas, alicates pequenos e grandes, manga termo-retráctil, amperímetro, multímetro e por aí fora.
O que é preciso é que se goste do que se faz e ajudar os outros a fazer o mesmo.
Bom Ano 2007
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Olá amigos,
Sabe aqueles dias que a malta não deve sair de casa. Hoje parece que foi um deles.
Fui aproveitar o bom tempo hoje a tarde para fazer uma horinhas de voo com o Easy, apesar de estar com um pouco de vento.
Depois de 5 minutos, o Easy já estava a varias e varios metros do chão, pareceu-me que o easy, deixou de responder aos comandos e com o vento foi para longe numa area descampada.
Ainda fui de carro lá, passei a área a pente fino por quase 2 horas, mas as 18hs dei as buscas como encerrada
Alguém vai ter uma prenda de natal atrasada !
Bad day
J. Morais
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Obrigado pelo apoio Oliveira,
Quem sabe amanha, quando for retomar as buscar, algo parecido acontece
Um abraço e bom ano,
J. Morais
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Olá Oliveira,
Era só para dizer que não tive a mesma sorte que tu tiveste, hoje recomeçei as buscar e a pouco terminei sem sucesso.
Creio que posso dar mesmo como desaparecido !
Um abraço e bom ano,
J. Morais
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Olá Oliveira,
É realmente uma pena e já estou a preparar o segundo !!
Dessa vez vou ter mais cuidado.
Um abraço
J. Morais
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Chispas
Neste momento até sem ir aos chineses consegues fazer um F3A mais barato.
Sei de quem está a montar um F3A com o AXI 5330/F3A, que custa 150-160 euros.
Comprei um pack de Lipos 3S 5000mAh por 90 euros. Da Flightpower que tem neste momento as Lipos mais avançadas do mercado. 3 packs desses dão para um pack 12S 5000mAh que chega e sobra para o tal AXI, porque o tempo dos Hacker já lá vai... (Eu pessoalmente prefiro os Lehner, custam 120 euros e são muito superiores aos Hacker, até porque tem a mesma potência com intensidades de corrente muito mais baixas.)
Quanto a ferros de soldar, nunca tive menos que 3 desde 1985. Multímetros, amperímetros, manga termo retráctil, sempre tive. Bananas de 4mm também. Só as MG6 e as PK3.5 é que são novas...
Carregadores até se fazem em casa, o UltraOhm faz uns óptimos.
Conclusão: neste momento não se faz nada com um motor a combustão interna que não se faça com um eléctrico por um preço semelhante ou mais baixo, excepto ter que lavar a "nhanhada" toda depois de voar.
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major alvega
MAJOR GENERAL
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ainda não me conveço, as minhas contas dão outra coisa
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DeltaDirac
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Isto é como as discussões do melhor clube de futebol! Todos falam e todos têm razão, mas o que é facto é que o BENFICA é o melhor de todos
Eu ando nisto há 3 meses, mas os motores a combustao cativam-me muito mais... um dia posso mudar, quem sabe...
DD
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major alvega
MAJOR GENERAL
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é pá futebol não, pelo amor da santa
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
O Tópico chama-se Eléctrico Vs Combustão e nesse espírito eu postei o material que o Campeão do Mundo de 2006 usava em 2004 e o material que o 3º classificado usou.
Se um indíviduo que comprou um Combo Trainer 40 com motor e rádio por 300 euros me disser que é mais barato fazer 8 voos por fim-de-semana com um combustão do que com um eléctrico não há volta a dar-lhe: é mesmo mais barato.
Agora se falarmos que o material eléctrico, um brushless de qualidade mediana e mais umas baterias porreiras, está como novo após 1 ano e que se as baterias forem bem tratadas, e se tiver sorte, podem dar para 2 ou mais anos e que nesse entretanto o material do combustão, com o combustível gasto, já está pelo mesmo preço isso já é outra coisa.
Por isso mantenho o que disse e ponham-me os números á frente:
Inicialmente o eléctrico é mais caro, avião por avião, Grupo Propulsor, baterias incluídas, contra o Combustão e seu material.
Comparar laranjas com maçãs é que não.
O meu "boguinhas" é mais barato e gasta menos que um Porsche, logo é melhor....
E já agora onde se podem comprar essa Lipos Flightpower a esse preço?
Não deve ser muito perto pois esse é o preço pedido por baterias bem mais pequenas em lojas europeias:
EVO 2500mAh 3S1P Ref: EVO25003S1P
Price: £59.98 (Including: VAT at 17.5%)
EVO 4900mAh 3S1P Ref: EVO49003S1P
Price: £122.99 (Including: VAT at 17.5%)
Em http://www.flightpower.co.uk/acatalog/EVO20_Packs_4350-5000mAh.html
Ou tem de vir lá da Malásia directamente da "nossa fábrica com fabrico exclusivo"?
Posta aí o link, obrigado.
Fiquem bem.
Chispas
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
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