Caros Colegas,
Criei esse tópico para tentar decifrar o que esta por detrás das vossas opções, criar uma discussão aberta sobre o tema e tentarmos encontrar algumas respostas as vários opções existentes.
Não é minha intenção encontrar um melhor ou um pior, pois sei que ambos tem o seu espaço no mercado do aeromodelismo, mas de facto gostava de saber algumas questões que podem no futuro ajudar a escolher melhor.
É mais barato um avião com motor a combustão ou eléctrico ? Em relação a manutenção, o motor a combustão é mais caro ? A durabilidade e fiabilidade de ambos são iguais ? O motor a combustão da mais realismo ao desporto ? O motor a combustão é realmente assim tão poluente ?
Enfim, essas são apenas algumas questões que acho que podem ajudar imenso aos participantes do forum conhecerem melhor as opções poderem tomar uma decisão.
Obrigado a todos,
Um abraço
J. Morais
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Subject: Electrico Vs Combustão
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Penso que é um bom tópico já que os pilhas estão por ai em todo o lado a mostrar as unhas :D :D
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Boas...
Eu tenho os dois tipos de motorização, e como utilizador dos dois penso que os motores a combustão ainda levam vantagem sobre os electricos. Os motores a combustão, têm um investimento inicial menor que os electricos, mas ao longo do tempo a difernça de gastos num electrico e num a combustão vai ficando menor chegando mesmo a um ponto onde o electrico sai mais barato. Outro ponto de vista, é o motor electrico ser mais pratico que o a combustão pois não suja, não faz tanto barulho e não nessecita de afinações. Mas quando toca a parte de carregar baterias o electrico perde para o a combustão pois no motor a combustão limitamo-nos a meter mais "gasoleo" :lol: . Quanto ao aspecto da"realidade" de um aviao com motor electrico ou combustão para min é um bocado indeferente visto que nem um nem outro produz o som real de um avião, excepto as turbinas.... Poluente, sim sem duvida. Mas pouco em relação a outros motores, se virmos por exemplo uma "famel zundapp" polui o triplo! Contudo os aviões electricos tambem são poluentes mas de uma forma indirecta...Como por exemplo o carregar das baterias, a energia fornecida ao nosso pack tem de vir de algum lado, as centrais electricas poluem, ou ainda o exemplo das baterias que se desgastam e nós atiramolas para o...LIXO, isto tambem polui.. Portanto em suma, desde o inicio do uso de motores brushless e baterias lipo's os electricos deram um salto ficando lado a lado com os motores a combustão, penso que cada um tem vantagens e desvantagems sendo portanto da opinião de cada um a opção entre eles. Os electricos claramente tornaram possivel variadissimas coisas como o voo indoor, nano avioes, heli's indoor, etc...Na minha opinião penso que os electricos proporcionaram tb a aprendizagem inicial sem "instrutor" baixando assim os custos inicias da modalidade, tornando o aeromodelismo mais apetecível. Como exemplo temos o baby boom causado pelo easystar. "Easystar boom". :P :P Glow ou Electrões? Depend do dia! :lol: 8) Cumpts
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Boas.
Se nos lembrarmos que o Christophe Paysant Le-Roux(CPLR) é o Campeão do Mundo de F3A mas que perdeu em Portugal em 2004 para um eléctrico que não lhe ficava atrás e que ao nível a que eles voam o dinheiro não conta muito (são quase todos patrocinados, pelo menos os 10 primeiros) eis o material que eles usam sem contar com alguns acessórios. O motor a combustão que o CPLR usou em 2004 em Portugal: http://www.yamada.co.at/index_uk.htm YS 160DZ O Material usado pelo Sebastiano Silvestri nos CM 06: http://www.hacker-motor.com/deutsch/ http://www.hacker-motor.com/deutsch/aktuelles/bericht02.html Hacker C50-13XL-Acro-Comp MASTER 90-O-ACro-Comp APC 20x13 2xTP5300-5S4p Preços: Combustão Gasolina http://www.coolpower.info/E_frame.html?http://www.coolpower.info/E_home.htmlN_art_28.html -Cool Power Pro-Pattern 20 % gallon (4 takt) 33.50 euro 50 galões / 1 galão para 8 voos por semana? 33.50 euro x 50 = euro 1423.7 Euros com desconto Motor http://www.znline.com/produits.php?langue=english&cle_menus=1037011234 549.00 Euros Muffler no mesmo site 210.00 Euros Total - 2,182 Euros Eléctrico Baterias THUNDER POWER PROLITE 5S4P 5300 - 370.00 x 2 = 740 Euros 4 baterias = 2960 Euros Variador 90-0 ACRO 299.00 € Motor HACKER C50 COMPETITION 530.00 Total – 3,789 Euros Por aqui se vê que o material de eléctrico se torna mais barato com o uso mas que na compra sai mais caro. Não inclui nestes preços um bom carregador/balanceador pois apesar de acrescentar perto de 200 Euros à soma do eléctrico se bem tratado pode durar mais que 5 anos, tenho alguns com mais, e porque o seu preço será equivalente a alguns acessórios do motor a combustão: cachimbo de vela, bomba de combustível, starter, servo do motor… etc. Apenas a minha opinião, eu que só tenho eléctricos mas que não me importo se me oferecerem um O.S. Syrius. 8) Fiquem bem. Chispas
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Já vi que as opiniões divergem mto. Como ja tenho todo o material para combustao mantenho-me por este lado durante uns meses/anos... Qq dia talvez me aventure por um electrico... Mas até lá tenho de aprender mto mm!!
cumpz. DD
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Ia jurar que essa malta usava 2 packs 5s2p ligados em serie. :lol:
Isto dos electricos ou combustão é tudo uma questão de preferencia. É claro que a maioria dos electricos nas versões artf perdem para a maioria dos combustão. Mas um electrico depois de alterado e bem vitaminado da uma pica descomunal. As alterações e 1001 combinações que se podem fazer nos faiscas é que nos leva á paixão pelos electricos.
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Boas.
Ou então fazes como eu: Compras a versão a combustão ou sem motor e associados e depois divertes-te a procurar e a testar alternativas ao fumarento. 8) E ainda tens uma vantagem: mudas as motorizações de uns aviões para outros e desde que não faças asneira tens material sempre pronto a bombar. :D Fica bem. Chispas
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Eu tambem tenho electricos e a combustão.
Combustão gosto mais em aviões acrobáticos grandes, motores a 4T, aviões tipo escala, warbirds, etc... Simplesmente gosto de afinar motores, do barulho deles, do cheiro... Electricos... ora bem. Nada como ter uma micro asa e se me apetecer voar um bocado, basta pegar nela e atirar á porta de casa para ter uns 10min de diversão :wink: Electricos para mim abrem um leque enorme de alternativas low cost e muito divertidas (indoor, parkflyers, quer estes sejam acrobáticos, pequenos warbird, pipers...) Para alem disso prefiro electricos para aplicações High Performance (aviões tipo pilon Hotliners e asas voadoras rápidas)... são aviões MUITO mais eficientes neste campo, podendo com pequenas potencias atingir performances muito interessantes. Bobinar e rebobinar motores tambem acho porreiro assim como toda a imensidão de combinações de motores, baterias, helices, redutoras :wink: Quando se compara um electrico a um a combustão dentro do mesmo campo... as contas estão acima feitas pelo chispas, embora para aviões de dimensões .40 as diferenças de preços se calhar não fiquem assim tão grandes, bastando 3 ou 4 bidões de combustivel para o a combustão sair mais caro... Mera questão de gosto neste caso. Tenho os dois, gosto dos dois e vou permanecer com os dois tipos :wink:
Subject:
Mestre KingPin,
Acho que tens toda razão, o melhor mesmo não é escolher entre os motores a combustão ou electricos, mas sim ter os 2 :) Um abraço J. Morais
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
ola
Ora muito bem :palmas: A solução passa por ter os dois ... :D :D Tal como o King Pin disse
e nos electricos
apenas acrescento o meu Minimag :oops: Bons voos cumprimentos vsantos
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Eu faço parte do "EasyStar boom". Mas do original, do início de 2004...
Viciei-me nos planadores, mas não deixo de ter um Trainer tradicional, eléctrico, claro... Comecei nos eléctricos e não tenho a mínima vontade de mudar. Não suporto o barulho dos "dois tempos" e a ideia de lavar o modelo no fim, só quando aterro no lamaçal que às vezes aparece por Sta. Iria... E só preciso de água e uma mangueira. Quanto às contas do Chispas, só digo que os preços estão a mudar à velocidade da luz... Aqueles 3000 euros já estão pelos 2000, se se souber comprar.
Subject:
Olá jcosta,
Até hoje ao fim da tarde, tb fazia parte dos "EasyStar lovers", mas o meu "amor" foi dado como desaparacido hoje às 18hs :( Bad day
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
tão pah?? o que se passou jmorais? conta la...
DD
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Boas noites.
Então que passou com o Eazy? Ao JCosta: Quando há muitos anos comecei nisto dos pilhas tinha que comprar cada peça em su sítio pois as lojas ainda nem sabiam o que é isso de "avião a pilhas". O mesmo se passou no campo de voo onde me diziam que "avião a pilhas não voa". Hoje em dia em que qualquer loja de aeromodelismo tem tanto de material eléctrico como para combustão interna essas questões já se pôem de outra forma: será que as fichas de balanceamento das Lipos deles dão com o meu balanceador ou têm cabos adaptadores? As minhas contas nada têm de errado a não ser que me tenha enganado nos números, (idade às vezes tem destas, até nas teclas). Fui apenas a uma das melhores marcas de F3A e escolhi o material referido no próprio site do fabricante utilizado, se há mais barato, de certeza que há. Eu sei que se mandar vir o material de HK ou similar os numeros não vão ser iguais mas isso não seria justo para a comparação que se estava a fazer. Já agora porque não motor do fabricante local? :lol: Se nos lembrarmos que um motor da Yamada daquela cilindrada não se comprava por muito menos de 1000 euros até há algum tempo atrás também estaremos a falar melhor. E que se for da O.S. até pode conseguir mais um desconto... Ninguém juntou peças especiais que qualquer aeromodelista eléctrico deve ter, 2 ferros de soldar de 2 tamanhos, solda, sortidos de fichas, alicates pequenos e grandes, manga termo-retráctil, amperímetro, multímetro e por aí fora. O que é preciso é que se goste do que se faz e ajudar os outros a fazer o mesmo. Bom Ano 2007
Subject:
Olá amigos,
Sabe aqueles dias que a malta não deve sair de casa. Hoje parece que foi um deles. Fui aproveitar o bom tempo hoje a tarde para fazer uma horinhas de voo com o Easy, apesar de estar com um pouco de vento. Depois de 5 minutos, o Easy já estava a varias e varios metros do chão, pareceu-me que o easy, deixou de responder aos comandos e com o vento foi para longe numa area descampada. Ainda fui de carro lá, passei a área a pente fino por quase 2 horas, mas as 18hs dei as buscas como encerrada :( Alguém vai ter uma prenda de natal atrasada ! Bad day J. Morais
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
POis é assim a vida de um aeromodelista!!!
Eu uma vez perdi a minha cessena de 1.60m, passei umas horas á procura e nada. No dia seguinte alguem já a tinha em casa e me entragou direitinha!! Pode ser que te aconteça o mesmo (ou parecido)!! Boa sorte
Subject:
Obrigado pelo apoio Oliveira,
Quem sabe amanha, quando for retomar as buscar, algo parecido acontece Um abraço e bom ano, J. Morais
Subject:
Olá Oliveira,
Era só para dizer que não tive a mesma sorte que tu tiveste, hoje recomeçei as buscar e a pouco terminei sem sucesso. Creio que posso dar mesmo como desaparecido ! :( Um abraço e bom ano, J. Morais
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Ola J. Morais
Pena :cry: :cry: :cry: O melhor mesmo é esquecer!! :( Partir para outra, que essa fica para mais tarde recordar. :wink:
Subject:
Olá Oliveira,
É realmente uma pena e já estou a preparar o segundo !! Dessa vez vou ter mais cuidado. Um abraço J. Morais
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Chispas
Neste momento até sem ir aos chineses consegues fazer um F3A mais barato. Sei de quem está a montar um F3A com o AXI 5330/F3A, que custa 150-160 euros. Comprei um pack de Lipos 3S 5000mAh por 90 euros. Da Flightpower que tem neste momento as Lipos mais avançadas do mercado. 3 packs desses dão para um pack 12S 5000mAh que chega e sobra para o tal AXI, porque o tempo dos Hacker já lá vai... (Eu pessoalmente prefiro os Lehner, custam 120 euros e são muito superiores aos Hacker, até porque tem a mesma potência com intensidades de corrente muito mais baixas.) Quanto a ferros de soldar, nunca tive menos que 3 desde 1985. Multímetros, amperímetros, manga termo retráctil, sempre tive. Bananas de 4mm também. Só as MG6 e as PK3.5 é que são novas... Carregadores até se fazem em casa, o UltraOhm faz uns óptimos. Conclusão: neste momento não se faz nada com um motor a combustão interna que não se faça com um eléctrico por um preço semelhante ou mais baixo, excepto ter que lavar a "nhanhada" toda depois de voar.
Subject:
ainda não me conveço, as minhas contas dão outra coisa
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Isto é como as discussões do melhor clube de futebol! Todos falam e todos têm razão, mas o que é facto é que o BENFICA é o melhor de todos :D:D
Eu ando nisto há 3 meses, mas os motores a combustao cativam-me muito mais... um dia posso mudar, quem sabe... :) DD
Subject:
é pá futebol não, pelo amor da santa
Subject: Re: Electrico Vs Combustão
Boas.
O Tópico chama-se Eléctrico Vs Combustão e nesse espírito eu postei o material que o Campeão do Mundo de 2006 usava em 2004 e o material que o 3º classificado usou. Se um indíviduo que comprou um Combo Trainer 40 com motor e rádio por 300 euros me disser que é mais barato fazer 8 voos por fim-de-semana com um combustão do que com um eléctrico não há volta a dar-lhe: é mesmo mais barato. :shock: Agora se falarmos que o material eléctrico, um brushless de qualidade mediana e mais umas baterias porreiras, está como novo após 1 ano e que se as baterias forem bem tratadas, e se tiver sorte, podem dar para 2 ou mais anos e que nesse entretanto o material do combustão, com o combustível gasto, já está pelo mesmo preço isso já é outra coisa. :wink: Por isso mantenho o que disse e ponham-me os números á frente: Inicialmente o eléctrico é mais caro, avião por avião, Grupo Propulsor, baterias incluídas, contra o Combustão e seu material. Comparar laranjas com maçãs é que não. :wink: O meu "boguinhas" é mais barato e gasta menos que um Porsche, logo é melhor.... :lol: :lol: E já agora onde se podem comprar essa Lipos Flightpower a esse preço? Não deve ser muito perto pois esse é o preço pedido por baterias bem mais pequenas em lojas europeias: EVO 2500mAh 3S1P Ref: EVO25003S1P Price: £59.98 (Including: VAT at 17.5%) :shock: EVO 4900mAh 3S1P Ref: EVO49003S1P Price: £122.99 (Including: VAT at 17.5%) Em http://www.flightpower.co.uk/acatalog/EVO20_Packs_4350-5000mAh.html Ou tem de vir lá da Malásia directamente da "nossa fábrica com fabrico exclusivo"? :lol: Posta aí o link, obrigado. 8) Fiquem bem. Chispas Page 1 of 13
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