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joma
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Boas,
Gostava que me indicassem quais os passos que se devem dar para balancear uma hélice, bem como, que tipo de balanceador é que usam (se é que usam algum).
Obrigado.
Jorge Mota
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joma
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Nando
Administrador
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Brazao
MASTER SERGEANT
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ora aqui está um belo tema para discussao...
Balanceamento de hélices... sim ou nao?
Certamente que em casos de toques e helices ratadas que se queiram reaproveitar o balanceamento é imprescindivel.
Agora será assim tao imprescindivel balancear hélices novas?
por exemplo, eu utilizo entre outras as g-sonic da graupner e as Xoar de madeira. As primeiras sao feitas em molde. Será que se justifica balancear estas hélices? E as Xoar de madeira envernizadas? e as mejzlik? também é necessario equilibra las?
a partir de que tamanhos e para que fins sera mais necessario o balanceamento?
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
A maioria dos hélices de marcas generalistas precisam de ser balanceados. Se nos lembrarmos do descentramento dos furos dos hélices APC e APCe/Multiplex faz todo o sentido. Já os hélices dos fabricantes com melhor controle de qualidade, e preços mais altos, parecem prescindir um pouco desse trabalho mas uma vez por outra encontam-se hélices descalibrados entre eles.
Se é imprescindível? Quem use motores mais rotativos ou eléctricos outrunner com pouco suporte poderá observar que uma pequena diferença de peso numa pá do hélice provocam vibrações indesejadas que se propagam à estrutura do aeromodelo e respectiva electrónica, o que a longo prazo pode vir a provocar danos indesejados e que se podem revelar quando menos se espera.
Se eu calibro os meus hélices? Sempre.
Assim tenho a certeza que a haver vibrações elas provém de outro componente e quando surgem são sintoma de que algo não está bem, como um rolamento danificado ou similar.
Edit: P.S.: Equilibrar os hélices é como calibrar uma roda de um automóvel, não é obrigatório mas todos o fazemos. Porque será?
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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Nando
Administrador
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Eu comecei a calibrar por causa dos quadricoptero, pois e necessario remover ao maximo toda e qualwuer vibracao.
E tendo 4 motores a rodar e muito facil de se ter estas vibracoes.
Assim como para o FPV e AP, onde convem ter o minimo de vibracao no modelo.
Anteriormente nunca o fazia em relacao as helices, e as veze bem radatas elas estavam. Mas depois de ter o equilibrador nao vejo porque nao o fazer a todas, o processo e rapido e sem duvida vai ajudar a prolongar a vida dos motores.
Isto tudo com helices baratas.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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mustang-pt
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boas, eu tb acho importante pois tenho por vezes de as trocar pois aquilo a trabalhar parece um tractor nota estou a falar de um modelo electrico, e penso que seja da helice pois quando coloco uma nova a vibraçao desaparece. mas ja agora alguem consegue explicar como balancear uma helice de forma simples e se usa um aparelho especifico ou nao??? como no exemplo do chispas equilibrar a roda de um carro tem uma maquina mas por vezes é necessario uma "maroscas" para ficar correcto devido ao empeno excessivo da jante ou pneu ou ate mesmo das turbinas dos turbocompressores que eu este que é a minha profissao sei agora helices nao faço ideia, ja andei a ver umas maquinas nas lojas mas nao sei bem o que comprar e qual ou se vale a pena.
obrigado e abraços.
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_________________ http://www.youtube.com/user/mustangfz?feature=fupldc
http://www.youtube.com/watch?v=kKo3h7n4lD8
http://www.youtube.com/watch?v=nK9Xtgg8hG8
http://www.youtube.com/watch?v=WPCssejtcAM
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Eu uso um balanceador já antigo e velho na minha mão. Fiquei admirado de agora lhe chamarem Hig Tech
http://www2.ripmax.net/item.asp?itemid=E-SL093&Category=120-20
Aqui também: www.mugi.co.uk/shop_product.php?id=498
Para hélices não muito grandes ou leves, APCe até às 15" serve perfeitamente. Para hélices mais pesados ou maiores existem balanceadores melhores.
O meu método de balanceamento é similar ao do Nando e ao usado nos hélis. Do lado da pá que sobe, mais leve, ponho uma tira de fita-cola perto da ponta e numa zona mais direita até que as pás fiquem niveladas. Repito várias vezes para ter a certeza.
Atenção, hélices com "bocas" por vezes estão rachados. Os danos nem sempre são visíveis a olho nu e podem provocar acidentes.
Na dúvida colocar num recipiente com água bem quente e verificar se aparecem "veios" no hélice, sinal de que a água entrou numa zona danificada. Esses hélices servem... para recordação.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
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Nando
Administrador
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Ahaha... e nunca colar helices.
No inicio com o meu SlowStick axei por bem colar as helices, aquilo nao era caro mas que raio com um pouco de CA e depois epoxy ficava solido... pensava eu.
Vou ver se encontro o video do resultado pois vale a pena ver.
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mustang-pt
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Tommy
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Boas,
Aproveito este tópico para questionar o seguinte: nas hélices dos quads que método se pode utilizar? O simples da fita-cola?
Há dias dei com este tutorial, mas não sei se não será excessivo..
http://www.youtube.com/watch?v=N02NHYrpA0g
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Nando
Administrador
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Isso e para tem qutem tempo e paciencia.
De qualquer forma funciona melhor nessas APC que tem um material que da para desbastar.
Eu nas GAUI meto fita cola e funciona bem, ate porque duvido que consiga ter uma precisao tao boa que faca diferenca.
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Marko
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Cardoso
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