RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e QuestõesBalancear Hélice

#1:  Balancear Hélice Author: joma Post Posted in this forum: Sat 09-10-2010, 23:56

Boas,

Gostava que me indicassem quais os passos que se devem dar para balancear uma hélice, bem como, que tipo de balanceador é que usam (se é que usam algum).

Obrigado.

Jorge Mota

#2:  Re: Balancear Hélice Author: joma Post Posted in this forum: Sun 10-10-2010, 11:27

Boas,

Descobri estas dicas na net que podem dar umas boas luzes:

http://www.dinizesteves.com.br/index.php?arquivo=dicas.php&acao=2&codigo=27

De qualquer forma, gostaria de saber o que fazem normalmente, bem como tipo de balanceador utilizam.

Até mais,

Jorge Mota

#3:   Author: Nando Post Posted in this forum: Sun 10-10-2010, 11:52

Boas,

Eu tenho este:
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7702

E meter a helice ou as pas do heli e equilibrar, a mais leve mete-se fita cola ate estar equilibrado.

#4:   Author: Brazao Post Posted in this forum: Mon 11-10-2010, 4:07

ora aqui está um belo tema para discussao...

Balanceamento de hélices... sim ou nao?
Certamente que em casos de toques e helices ratadas que se queiram reaproveitar o balanceamento é imprescindivel.
Agora será assim tao imprescindivel balancear hélices novas?
por exemplo, eu utilizo entre outras as g-sonic da graupner e as Xoar de madeira. As primeiras sao feitas em molde. Será que se justifica balancear estas hélices? E as Xoar de madeira envernizadas? e as mejzlik? também é necessario equilibra las?
a partir de que tamanhos e para que fins sera mais necessario o balanceamento?

#5:  Re: Balancear Hélice Author: Chispas Post Posted in this forum: Mon 11-10-2010, 8:46

Boas.

A maioria dos hélices de marcas generalistas precisam de ser balanceados. Se nos lembrarmos do descentramento dos furos dos hélices APC e APCe/Multiplex faz todo o sentido. Já os hélices dos fabricantes com melhor controle de qualidade, e preços mais altos, parecem prescindir um pouco desse trabalho mas uma vez por outra encontam-se hélices descalibrados entre eles.

Se é imprescindível? Quem use motores mais rotativos ou eléctricos outrunner com pouco suporte poderá observar que uma pequena diferença de peso numa pá do hélice provocam vibrações indesejadas que se propagam à estrutura do aeromodelo e respectiva electrónica, o que a longo prazo pode vir a provocar danos indesejados e que se podem revelar quando menos se espera.

Se eu calibro os meus hélices? Sempre.
Assim tenho a certeza que a haver vibrações elas provém de outro componente e quando surgem são sintoma de que algo não está bem, como um rolamento danificado ou similar.

Edit: P.S.: Equilibrar os hélices é como calibrar uma roda de um automóvel, não é obrigatório mas todos o fazemos. Porque será?

#6:   Author: Nando Post Posted in this forum: Mon 11-10-2010, 10:45

Eu comecei a calibrar por causa dos quadricoptero, pois e necessario remover ao maximo toda e qualwuer vibracao.
E tendo 4 motores a rodar e muito facil de se ter estas vibracoes.
Assim como para o FPV e AP, onde convem ter o minimo de vibracao no modelo.

Anteriormente nunca o fazia em relacao as helices, e as veze bem radatas elas estavam. Mas depois de ter o equilibrador nao vejo porque nao o fazer a todas, o processo e rapido e sem duvida vai ajudar a prolongar a vida dos motores.

Isto tudo com helices baratas.

#7:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Tue 12-10-2010, 0:47

boas, eu tb acho importante pois tenho por vezes de as trocar pois aquilo a trabalhar parece um tractor nota estou a falar de um modelo electrico, e penso que seja da helice pois quando coloco uma nova a vibraçao desaparece. mas ja agora alguem consegue explicar como balancear uma helice de forma simples e se usa um aparelho especifico ou nao??? como no exemplo do chispas equilibrar a roda de um carro tem uma maquina mas por vezes é necessario uma "maroscas" para ficar correcto devido ao empeno excessivo da jante ou pneu ou ate mesmo das turbinas dos turbocompressores que eu este que é a minha profissao sei agora helices nao faço ideia, ja andei a ver umas maquinas nas lojas mas nao sei bem o que comprar e qual ou se vale a pena.

obrigado e abraços.

#8:  Re: Balancear Hélice Author: Chispas Post Posted in this forum: Tue 12-10-2010, 9:08

Boas.

Eu uso um balanceador já antigo e velho na minha mão. Fiquei admirado de agora lhe chamarem Hig Tech Mr. Green Laughing Laughing Laughing

http://www2.ripmax.net/item.asp?itemid=E-SL093&Category=120-20
Aqui também: www.mugi.co.uk/shop_product.php?id=498

Para hélices não muito grandes ou leves, APCe até às 15" serve perfeitamente. Para hélices mais pesados ou maiores existem balanceadores melhores.
O meu método de balanceamento é similar ao do Nando e ao usado nos hélis. Do lado da pá que sobe, mais leve, ponho uma tira de fita-cola perto da ponta e numa zona mais direita até que as pás fiquem niveladas. Repito várias vezes para ter a certeza.

Atenção, hélices com "bocas" por vezes estão rachados. Os danos nem sempre são visíveis a olho nu e podem provocar acidentes.
Na dúvida colocar num recipiente com água bem quente e verificar se aparecem "veios" no hélice, sinal de que a água entrou numa zona danificada. Esses hélices servem... para recordação.

#9:   Author: Nando Post Posted in this forum: Tue 12-10-2010, 10:59

Ahaha... e nunca colar helices. Smile
No inicio com o meu SlowStick axei por bem colar as helices, aquilo nao era caro mas que raio com um pouco de CA e depois epoxy ficava solido... pensava eu. Smile

Vou ver se encontro o video do resultado pois vale a pena ver. Smile

#10:   Author: mustang-pt Post Posted in this forum: Tue 12-10-2010, 20:36

boas, ok obridadissimo pela a ajuda no meu caso que so tenho avioes electricos "parkflyer" esse aparelho em causa serve perfeitamente, enquanto a usar fita tb acho perfeito pois se me ponho a tirar material a helice ainda acabo sem ela e tb ja basta as "caroladas" que as desgraçadas por vezes dao. mais uma vez obrigada e abraços.

ha ja me esquecia o nado manda la esse video.

#11:  Re: Balancear Hélice Author: Tommy Post Posted in this forum: Thu 03-05-2012, 17:11

Boas,

Aproveito este tópico para questionar o seguinte: nas hélices dos quads que método se pode utilizar? O simples da fita-cola?

Há dias dei com este tutorial, mas não sei se não será excessivo..

http://www.youtube.com/watch?v=N02NHYrpA0g

#12:   Author: Nando Post Posted in this forum: Thu 03-05-2012, 19:23

Isso e para tem qutem tempo e paciencia. Smile

De qualquer forma funciona melhor nessas APC que tem um material que da para desbastar.
Eu nas GAUI meto fita cola e funciona bem, ate porque duvido que consiga ter uma precisao tao boa que faca diferenca.

#13:  Re: Balancear Hélice Author: Marko Post Posted in this forum: Thu 03-05-2012, 23:25

eu tenho este
http://www.flima.com.pt/product_info.php?cPath=208&products_id=1724

O video
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2fo_0b22QWc

#14:  Re: Balancear Hélice Author: Cardoso Post Posted in this forum: Wed 16-05-2012, 18:17

Mais uma ajuda:

http://sadofly.wordpress.com/2010/10/17/balanceamento-de-helices/
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e QuestõesBalancear Hélice


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1599s (PHP: 58% | SQL: 42%) | SQL queries: 101 | GZIP enabled | Debug off]