Vitor: Ele consegue voar muito lentamente, permitindo aterragens (relativamente) suaves.
Não está fora de questão flutuadores e água, mas tenho que impremeabilizar bem primeiro.
É chegado o momento que já se aguardava.
A divulgação do vídeo do voo de estreia do meu Canadair CL-415.
É para mim, sem dúvida, o culminar de uma série de meses de pesquisa, estudo, trabalho de construção, experimentação, modificação, decoração, e por aí fora...
A filmagem não é das melhores porque a câmara principal que estava com o meu compaheiro de voatanas e cameraman, o Sérgio (Bassman), teve um problema no controlo da luminusidade e a filmagem ficou uma b0$7a.
Com aquio que consegui filmar com uma minicam DV do Ebay montada nos óculos, e depois no interior, deu para fazer umas montagens e editar este vídeo.
Não fica por aqui, este tópico. Ainda quero fazer um post dedicado ao material utilizado, valores dispendidos e locais de aquisição, para o pessoal que como eu, se quiser aventurar.
E depois, mais filmagens e fotos dos próximos voos se seguirão.
O modelo também ainda não está totalmente acabado, portanto...
_________________ A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
mustang-pt
FIRST LIEUTENANT
boas, que maravilha a voar e sem duvida 100% na decoraçao, obrigado pela partilha de tecnicas de construçao e mais. (nao uses esse para apagar incendios ok lol, é que voa perfeito).
mustang-pt e borges:
Obrigado pelo vosso feedback!
Como já tinha referido antes, o Canadair ainda não está acabado. É nesse contexto que vos deixo mais uma mensagem.
Decidi fazer os flutuadores, e quem sabe, impermebilizar melhor o casco para fazer umas amaragens (serão mais umas alagoagens) Não tenciono colocá-lo em água salgada.
Como o plano original que utilizei não tinha flutuadores, foi à procura de um que os tivesse, desenhei por cima do que me interessava e preparei um bloco de esferovite duro com uns pedaços que andavam por aqui.
Depois cortei a as formas (vista laterar e vista superior) e colei-as no bloco de esferovite com uma camada ligeira de 3M-77.
Fixei o meu arco de corte a quente na bancada com grampos, muito direitinho e a 90º, e arranjei uma mesa de corte improvisada com auxílio de uma tábua de prateleira. Nesta fase, lembrei-me de uma coisa que li num fórum de marcenaria, e concordo: "you can never have too many clamps" - "Nunca teremos grampos a mais."
Depois foi só cortar pelo risco.
Devo confessar que não estou a gostar muito do resultado, embora ainda falte lixar para arredondar.
Acho que o desenho que usei não é muito fiel aos flutuadores reais e o corte também não foi muito bem conseguido.
A popa ficou curta e desproporcionada.
Vamos ver o que vai dar...
_________________ A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
Nelio
AIRMAN
Este homem é um "SINHOURE" carago!!
E como diriam os homens da luta, "dá-lhe falancio!!"
nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações flutuantes!!
Obrigado Nélio, mas continuo a achar que não está bom o suficiente.
Por enquanto desconheço as proporções e o local de colocação exatos dos flutuadores.
Por aquilo que estive a observar numas fotografias parece-me que os flutuadores têm 86% da corda da asa e o seu centro é alinhado debaixo do CG, sensivelmente a 1/3 da corda.
Ora vejam:
Os que tenho em desenho são estes dois, mas acho-os pouco fidedignos.
Mas gostava de saber mais um pouco acerca disto.
Não me convinha nada ficar com um "submarinadair"
Obrigado.
Nuno Lopes
_________________ A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações partidas!!
Não, não parti o Canadair. Ou pelo menos parti só um bocadinho.
Aconteceu durante um voo, um ruido estranho.
Cortei motores e parou. Liguei motores e voltou.
Estava um pouco longe e não dava para ver o que se passava.
Motores off, flaps on, nariz para baixo e aterragem de "emergência" nas ervas. Tranquilo...
Quando cheguei junto dele, tinha um apoio de motor partido e hélice partida. Seguramente não foi na aterragem, que foi suave.
Foi no ar que se deu a avaria e não percebi o que aconteceu primeiro. Se foi a hélice partida que causou o apoio partido ou vice-versa...
O que interessa é que foi só isso e nada de grave.
Com as necelles fechadas e o motor lá dentro, foi necessário fazer uma espécie de cirurgia. Cortar, mexer e reparar o interior e "suturar" tudo.
Aqui fica mais uma reportagem, desta vez de reparação.
O estrago:
As marcações para o corte:
A iniciar o corte, com um bisturi muito afiado:
O corte quase completo:
O aspecto da "tampa"
exterior:
O Interior:
O estrago:
Este apoio estava mesmso um bocado frágil.
Agora, em vez de balsa, usei bambú que é mais resistente. Pauzinhos do restaurante chinês que têm a espessura perfeita , tanto na secção quadrada como na redonda.
Apoio fixo no sítio. Motor recolocado e...
Sutura tipo cirurgia plástica. Mal se nota.
Este tipo de construção e cobertura está a revelar-se muito bom, até pela facilidade e versatilidade nas reparações.
_________________ A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
Vitor Pereira
AIRMAN FIRST CLASS
Boas reparações (pelo que vejo )
Como me revejo nas minhas experiências anteriores (criar, voar, reparar :S ... faz parte )
Em relação aos flutuadores também não gosto particularmente dos desse plano.
Já viste os dos planos do Bernard Dumas? Têm pouca informação mas têm pelo menos uma vista superior e lateral que à partida parecem mais fidedígnas.
Agora, aqui vai a minha primeira dica de upgrade (a seguir aos flutuadores claro ):
Que tal umas luzes?
Tenho um cessna com luzes de navegação e de aterragem. Se por um lado as luzes de navegação mal se vêem ao longe, a luz de aterragem fica um espectáculo quando o avião vem em aproximação.
Aqui tens um link para um circuito simples que simula o piscar dos strobes. Se quiseres/precisares de ajuda na electrónica é só dizeres.
http://www.dudley.nu/blinky/
Cumprimentos,
Vitor
mustang-pt
FIRST LIEUTENANT
boas, sem duvida és um perfecionista, agora a prova de uma reparaçao limpinha 5 estrelas bom trabalho e obrigado pela partilha.
Adoro o Canadair CL-415 e tambem estou a pensar construir um. Achei a decoração que utilizast muito bonita.
Agora é começar a fazer amaragens. Tens aí máquina para isso!
Já agora... Quais as dimenções do teu Canadair?
Cumprimentos e bons voos.
André Moreira
nunol
SENIOR AIRMAN
Saudações inacabadas!
Pessoal, o tempo tem sido pouco e não chega para tudo...
O Canadair tem estado parado.
Por agora fica mais um videozinho que fiz por brincadeira, há algum tempo, para experimentar o MacBook Pro da minha esposa:
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum