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kariloy
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Olá a todos,
Após cerca de uma semana em modo intensivo a ler sobre helimodelismo e derivados, decidi finalmente pronunciar-me visto esta possivelmente o focus sobre o que realmente deveria começar por saber.
Como disse li diverso material tanto, neste forum como em outros foruns, blogs, reviews, etc. no entanto ainda não tenho a certeza se me devo iniciar na modalidade pois,
1º tenho algum receio que a minha dextreza de dedos/reflexos (ou falta de tais) leve a que tal desafio seja herculeo e frustrante.
2º fazer um investimento razoavel de tempo e dinheiro, para depois em 2 tempos (ou até 1 tempo) ter um heli encaixotado num canto, e/ou uma amalga de peças destruídas.
3º a patroa dar-me fortemente na cabeça devido ao ponto 2.
Assim sendo, o que eu pretendo saber é qual é o melhor caminho para aferir se realmente consigo tomar-lhe o gosto de helicopteros (e possivelmente também não ficar a gostar demais).
Condicionantes:
- Orçamento; lamentavelmente não padeço de 'dinheiris abundantis'
- Tempo; já tenho parte do meu tempo livre ocupado
- Espaço; moro num apartamento e não tenho muito espaço para servir de hangar/oficina de montagem.
Segundo que li aqui o conselho tipico é recomendar o kit do HK450, e em caso de a fluidez monetária ser um problema, comprar aos poucos, transmissor, kit, "entranhas diversas"... entretanto... SIMULADOR à força toda. No entanto para mim, esse procedimento só estaria disposto a seguir, se realmente conseguisse determinar que seria capaz de me amanhar relativamente bem no futuro.
Possivelmente procuro um pouco de gratificação imediata, mas a minha ideia seria, inicialmente começar com um qualquer modelo económico, daqueles que andam no limiar do pseudo-descartavel.
O SYMA 107 parece ser bastante popular, no entanto, também aparenta ser algo apenas para relax domestico e o tipo de experiencia de voo segundo o que leio não é equiparavel aos modelos superiores, e nem sequer existe translação de experiência.
Então estaria a considerar um qualquer modelo de 4 canais, segundo o que leio os mini/micro coaxiais indoor de 4 canais são bastante faceis de pilotar, no entanto o que realmente se aprende ao pilotar estes modelos que possa ser usado em modelos 6ch+ ? Eu fiquei com a noção que ficamos apenas com uma ideia sobre orientação, mas fora isso, a pilotagem de modelos superiores (e não co-axiais) mais uma vez são totalmente diferentes em termos de pilotar.
Portanto, com vista a uso indoor doméstico existe alguma vantagem (em termos de aquisição de skills) em pilotar um modelo de 4 canais em vez de um de 3 canais? (e já agora o que são os "meios canais"? já vi modelos a dizerem que são 3.5 e 4.5 canais...)
Dentro dos que vi frequentemente a serem recomendados para iniciados vi:
- Blade Scout CX
http://www.apexmodels.com/gbu0-prodshow/BLH2700i.html
- Nine Eagles Free Spirit/Solo Spirit
http://www.apexmodels.com/gbu0-prodshow/NERC210A.html
e uns quantos outros modelos/clones que aparentam ser similares as estes dois acima.
No entanto o Nine Eagles Solo Pro frequentemente aparece categorizado nas lojas na secção de 'beginners' porém já não é co-axial. Será sensato começar do nada com um destes, tendo em vista os meus propositos de aferição das minhas capacidades? Ao iniciar com este é aconselhado também passar pelo simulador primeiro?
Espero ter sido claro nas minhas dúvidas, mas peço desculpa pelo 'post' algo longo pois tenho uma semana de informação a fervilhar na minha cabeça, estou a dever umas quantas horas de sono à cama e tenho muitas dúvidas ainda...
Obrigado antecipadamente,
~KM
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SPJM
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Boas kariloy. Bem vindo ao forum.
Ora bem, a forma de perceber se é o hobby certo reduzindo ao máximo a despesa é o simulador. Não é como voar um heli no campo mas já dá para se ter uma noção. Pode também procurar os helimodelistas da zona e ver ao vivo as máquinas a voar, aprende sempre alguma coisa.
Esses tais modelos de 4 canais, epah o que se pode aproveitar desses helis para os de 6 canais são mesmo só algumas noções sobre as orientações. Atenção, isto acontece nos helis de 4 canais. Os de 3 canais costumam ter uma disposição dos controlos no rádio diferentes. No fundo não passam de brinquedos, mas lá está, para se obter gratificação imediata são bons, mas em pouco tempo vão se esgotar as capacidades do heli. Essa história de conseguir ou não é tudo uma questão de treino. Com tempo e dedicação qualquer pessoa consegue aprender a voar.
O concelho é muito simulador. Eventualmente pode experimentar um heli de 4 canais, quanto mais não seja para ter a experiência de voar e ficar entusiasmado (ou não) para evoluir. O passo seguinte é ir para um hk450. Consegue-se por um heli destes a voar com relativamente pouco dinheiro. E as quedas também ficam baratas.
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rgon
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Olá kariloy, bem-vindo ao forum.
Ainda não tenho nenhum heli mas há um ano que voo multi-rotores e antes disso fiz cerca de 10h de simulador em heli.
Pode ser uma ideia descabida mas será um multi-rotor um bom modelo para um iniciante entrar no mundo dos helis? Talvez alguém com experiência em ambas as áreas consiga responder.
Digo isto porque penso que hoje não teria qualquer problema em pilotar um heli.
Cumprimentos
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Nando
Administrador
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Concordo.
Comecei com helis e mesmo depois de ja voar avioes a muito a evolucao foi lenta.
Mas com os multicopteros foi bem mais rapida.
No ultimo FDS peguei no meu 500 que ja nao voava a meses e que so tinha voado 2 vezes e nao tive problemas nenhums.
Apesar de ser mais faceis de controlar estamos sempre a treinar orientacao e a habituar a um tipo de reacao que e semelhante aos helicopteros.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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SPJM
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Aí está uma coisa que eu ainda não experimentei, multi-rotores
Apesar de serem máquinas diferentes, as características de voo fundamentais são essencialmente as mesmas. A transição deve ser bastante fácil.
@kariloy
Mas se a ideia for mesmo começar com um heli de 4 canais dá uma vista de olhos neste:
É mais barato do que os que indicaste e sempre dá para aprenderes mais algumas coisas.
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kariloy
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Primeiro de tudo muito obrigado a todos pelas respostas
Eu apenas considerei brevemente os multi-copteros, li que eram bastante estaveis o que levava a uma relativa facilidade de controlo. Não pesquisei muito sobre eles vistos as primeiras informações que obtive apontarem que os quadcopter em particular ainda eram algo dispendiosos. Mas ainda ontem estive a ver 2-3 posts sobre o assunto aqui no forum. Havia a montagem de um tricopetro creio, alguem a voar um quad e também informação sobre o multiwiicopter, achei tudo muito interessante, lamentavelmente não creio que reuno _ainda_ as condições para me aventurar por esses caminhos.
@SPJM
Bem, a tua sugestão alternativa tem um preço deveras agradavel (se bem que nao cheguei a ver quanto ficam os portes; mtas das simulaçoes que fiz até agora por diversos sites os portes ficam quase tao caros como os helis)
Mas no caso de eu adquirir esse modelo, se calhar é melhor comprar algumas peças sobressalentes extra? para além das que já são incluídas? (não consigo desfazer a ideia que estou destinado a espetar o heli contra uma peça de mobilia). Se sim, o que é mais relevante/fragil e propenso a ir desta para melhor?
E uma lipo extra, vale apena?
Relativamente ao simulador, será o FMS suficiente? e transmissor que vem com o heli que recomendaste, fazes ideia se dá para ser usado com o simulador? ou será melhor comprar algo do género:
http://www.rcking.eu/en/universal-accessories/2635-Simulator-Esky-FMS.html
Tendo em conta que eu ainda pretendo por-me a mim próprio à experiência, a opção de eu comprar o dito "transmissor-para-a-vida" ainda não será uma opção.
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SPJM
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Pois, a encomenda em questão fica ainda algo pesada, os portes devem ficar a pouco menos de 20$.
Quando comprares um heli, seja ele qual for, convém teres sempre uma "colecção" de lipos Assim não precisas de carregar para voar outra vez. As lipos que o heli utiliza ficam por 1$ cada uma.
Este tipo de helis costuma ser bastante resistente, mas mesmo assim, ter umas pás extra não faz mal nenhum. Dá uma vista de olhos nas reviews do heli, pode ser que alguém fale das partes mais frágeis.
Quanto ao simulador, não conheço o rádio que o heli traz mas aposto que não dá. É melhor arranjares um desse género. Se bem que com mais algum dinheiro já compras o Turnigy 9X que dá para voar qualquer modelo e ainda dá para o simulador. O rádio em si custa mais 2€ do que esse para o simulador, depois ainda tem é de se adicionar os portes.
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kariloy
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Olá de novo,
Após ler as review no proprio site da HK decidi em encomendar o HK-190 que me sugeriste. Levei inclusivamente à letra a recomendação "convém teres sempre uma 'colecção' de lipos"... e encomendei 5 adicionais já que são economicas e ainda tinha direito a mais umas gramas no envio sem ter que pagar mais por isso (os portes ficaram ~$1 e também porque segundo entendo a taxa de este tipo de baterias chegar morta, morrer, engordar, explodir ou ficar de outra forma inutilizada é algo grande... Comprei também o fio adaptador que pelo que eu percebi serve para carregar 6 lipos ao mesmo tempo... mas agora fiquei a pensar... onde é suposto eu ligar esse fio? provavelmente a um carregador especifico de lipos ou assim?
Mas sim, eu sei que convém arrefecer os helis/baterias entre voos, segundo o que li (pelo menos para outros modelos) o pessoal no máximo faz 2 voos consecutivos antes de por a arrefecer.
Já experimentei o FMS (via teclado) e confere, sou um "crasher" nato, como seria de esperar
Quanto ao rádio transmissor, creio que é este que sugeres:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8992__Turnigy_9X_9Ch_Transmitter_w_Module_8ch_Receiver_Mode_2_v2_Firmware_.html
certo? Realmente não é caro (sem contabilizar portes ou possivel alfandega), para quem não percebe nada, parece bom e já li algumas reviews e há pessoal que confere se bem que outro diz que é uma questão de sorte, e que algumas fornadas não saem lá muito bem, ou seja pode funcionar muito bem, ou sair um *flop* Mas tenho que ler mais sobre o assunto/recolher mais opiniões antes de me decidir, seja como for o artigo encontra-se em backorder por isso não vou conseguir por as unhas num assim tão cedo (i.e. antes de receber o heli). Portanto se calhar seria melhor ir pela alternativa, pois não sei se vou ter a disciplina para não desfazer logo o heli no dia que chegar a tentar voar com ele
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lipus
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os meus 5 tostões ...
o simulador é bem mais difícil do que 'esvoaçar' um modelo (pelo menos eu)
eu com o hk450 já vou conseguindo (ok, de vez em quando) recuperar de fugas (ok, foi culpa minha) mais ao menos suavemente (eu disse mais ou menos .....!) e devagar trazer o modelo para a minha beira, no simulador .... por acaso ....(o que vale é que fica barato)
em relação a esse HK 190, eu pessoalmente tenho um nine eagles solo pro v2 (idêntico) e garantidamente, dá muito muito gozo 'brincar' com ele, relativamente estável, hover fácil (após trimagem) e extremamente resistente, por vezes há peças que saltam nas quedas/crashes, mas é só voltar a engatá-las no sitio e tá a voar. (adquiri uma pipa de peças suplentes conforme reviews na altura da compra e ainda estão todas empacotadas...).
baterias, também adquiri 5 mas convém sempre deixar o motor do modelo arrefecer entre baterias, 2 consecutivas acho muito arriscado, nada como verificar a temperatura do motor após uma bateria, se estiver mais do que morno, deixar arrefecer, se estiver morno .... eu deixava arrefecer.
esse Turnigy 9x é dos baratos o 'mais melhor bom' que por aqui anda, e se não gostares, não deves ter dificuldade em vende-lo
quads ou tricopteros ....., também ando a pensar seriamente nisso!
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kariloy
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Depois de ter lido aqui mais 2-3 threads aqui neste forum mais umas quantas outras em foruns internacionais acerca do Turnigy 9x acho que o vou encomendar na HobbyKing, contudo como está em Backorder... possivelmente só chegará cá para o ano
Entretanto se calhar lá vou usando o simulador só com o teclado, que já deve ser melhor que nada.
O que mencionava que comprei de extra impulso foi isto:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10621
Mas agora não faço a minima ideia onde é que é suposto ligar isto, possivelmente a algum transformador/carregador, mas mais que isso... Se alguma alma caridosa que me quiser elucidar, agradeço
Multicopteros, talvez... quando for grande... caso os astros se alinhem...
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SPJM
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@kariloy
Pois, isso para carregares as 6 ao mesmo tempo só mesmo com um carregador. O heli traz um cabo para carregar através do usb mas não é compatível.
Já agora, deixo-te aqui um exemplo de um carregador para isso:
Sim o rádio é exactamente esse. Não se consegue arranjar nenhum outro com a relação preço/performance melhor.
Quanto ao simulador com o teclado. Epah isso é o mesmo que conduzir um carro (1/1) com um comando Mas à falta de melhor...
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kariloy
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Vou assumir que esse balanceador/carregador não é apenas um exemplo ao acaso, mas uma recomendação, certo?
Ou seja, posso ligar aqui aquele cabo "hexa-forcado" que encomendei para carregar efectivamente 6 LiPos simultaneamente, certo?
No entanto ainda preciso de fazer chegar corrente até ao adaptador, pelas especificações tecnicas:
Input Voltage: 11~17v
Ou seja preciso de adaptador de corrente AC -> DC (c/ o intervalo de corrente acima descrito)
Algo do genero:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11758__HobbyKing_Power_Supply_100_240v_5A.html
Fiz uma pequena procura pela casa, e reparei (possivelmente pela primeira vez) que os adaptadores de tlm que para aqui tenho fazem output de voltagem na ordem dos 4-6 V e os adaptadores dos portateis fazem output de 19V.
Assumo que este tipo de item seja facil de obter em qualquer loja de electronica ou até mesmo em algumas lojas dos chineses, certo?
Existe alguma coisa em particular que me preciso de preocupar para além de verificar que o output do adaptador se encontra entre 11 a 17V ?
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SPJM
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Sim, é uma recomendação. É o que eu uso há já 2 anos e nunca tive qualquer problema.
Por outro lado, as fontes de alimentação que utilizei sempre foram muito más. Alguns meses e estão mortas. Eu usava desse género de 12V 5A mas qualquer uma que esteja dentro desses parâmetros vai funcionar. De qualquer maneira se o carregador não gostar do que recebe ele avisa e recusa-se a trabalhar
O que muita gente faz é adaptar uma fonte de alimentação de um computador (desktop). Basta fazer umas pequenas alterações e ficamos com um output de 12V com muitos amperes, dependendo claro da fonte em questão.
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kariloy
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Ok, então mais uma coisa que vai para a lista de coisas a comprar. Adicionalmente é mais um item que está em backorder (tal como o TX) apesar do balanceador ser fornecido via armazens na Alemanha.
Pequenas alterações à PSU do desktop? hmm apesar de ter sido eu a montar o meu proprio desktop, não sei que arrisco alterações para alem de encaixar placas em slots e apertar uns parafusos. (Acho que já li histórias de "terror" em demasia sobre LiPos explosivas e electronicos queimados para me aventurar).
Lembrei-me entretanto que tenho um carregador de portatil... orfão de portatil, no entanto o output deve ser os mesmos (assumo que tipicos) 19V. Portanto também não me serve de muito, e seja como for está armazenado a mais de 200 km de distancia de mim
Seja como for reparei que o heli que encomendei se encontra no armazem secundario portanto vai demorar 3-5 dias uteis adicionais até ser enviado
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SPJM
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Atenção que a fonte passa a ser usada só pelo carregador. Não é para utilizar no computador também.
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kariloy
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Ah bom, obrigado pelo aviso mas fica descansado pois estava a tentar reforçar a ideia de que eu não tinha qualquer intenção de "profanar" a fonte (ou qualquer outra parte) do meu desktop.
Seja como for, segundo o que me acabas de dizer parece-me um desperdicio de PSU fazer tal coisa
Entretanto já vi que posso comprar por aqui uns transformadores AC 220V -> DC 12V por cerca de €10.
Para já re-baptizei o FMS para "crash from above simulator", ja evolui um bocadinho de nada, mas realmente para mim o teclado como controlador não rende mas no entanto que belo bode espiatorio para todos aqueles acidentes que ele é
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SPJM
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Este método é bom para quem tem fontes paradas a mais
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kariloy
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Segundo o tracking number já se encontra o meu material na alfandega de Hong Kong...
...entretanto, de vez em quando vou lendo isto e aquilo sobre carregar LiPo e cada vez fico mais
É preciso fazer contas de diferenças de potenciais, intensidades de corrente caso se queira carregar x celulas e sempre ter cuidado para não explodir tudo E ao que parece tenho de ter em atenção ao output do transformador que queira adquirir, segundo li se não estiver dentro dos intervalos de voltagem/amperagem certos não dão para carregar todos os tipos (classe/capacidade?) de LiPo. No entanto, não achei muita concordância e/ou não percebi o que se passava... e tendo em conta que já não lido com calculos/conceitos de corrente praí à 10 anos ou mais... por acaso não sabes(m) para aí algum material de referência fiável para re-lembrar os conceitos chave aqui para este caso pelo menos?
(também segundo vi SPJM o accucel 6 que recomendaste é também muito mencionado em foruns por todo lado, lamentavelmente ainda se encontra em backorder, mas tendo em conta que eu ainda nao tive 'hands-on experience' com nenhum heli, se calhar é melhor aguardar por ver se realmente me ajeito, e entretanto vou carregando as LiPos uma-a-uma).
Relativamente a TX/RX, realmente o Turnigy 9x parece ser a solução economica de momento, mas mais uma vez está em backorder também, e pelo que li em outro post parece que a procura é grande, portanto não sei se arrisco/vale apena a por-me na fila de espera do backorder à confiança. Relativamente nesse outro post aqui no forum (que entretanto já nao sei qual era porque o vi enquanto estava no trabalho) parece que mencionaram que conseguiam ver quantas pessoas/encomendas tinham à frente no backorder. Isto é possivel? Como?
Ainda durante a minha simulação de compra deu-me ~€48 (já com portes e a rezar que siga sem parar na alfandega) e ainda com 210 gr possivelmente para mandar vir umas LiPo para alimentar a TX? mas pronto, acho que estou a desenvolver uma condição paradoxal de desejo/cagufa em relação às LiPos
Entretando vi na secção de vendas que o hassane está a vender um radio simulador usb por €14... e se calhar aproveitava, teoricamente era uma aquisição rapida, nao tinha ansiedades de alfandegas e afins e já dava para ir treinando de uma forma mais realista com o FMS (se bem que nao sei o quao realistas sao os radios para simuladores em relação aos reais)
Muito agradecido por quaisquer palavras sábias e apaziguadoras que me possam dar
over & out
k
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Nalmeida
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As lipos não são brinquedos, mas tendo algum cuidado também não são nenhum bicho de sete cabeças. Por norma são carregadas a 1C ou seja no caso de uma bateria de 1000mah 1c equivale a 1A, no caso de uma 2200mah 2.2A. A fonte de alimentação, eu pessoalmente adquiri uma fonte comutada de 12V 10A numa loja de electrónica, o meu irmão comprou uma fonte da HK, custa-me um pouco recomendar é muito barulhenta, trabalha mas possa, embora um potenciometrozito e alguma atenção é capaz de resolver, outa solução que estudei foi usar uma fonte de 24V muito comum a nível industrial, mas complica muito mais já que requer muita alteração para debitar a voltagem correcta mantendo amperes suficientes.
Já agora o meu carregador é o que já foi indicado, também não tenho qualquer problema em recomendar, experimente http://www.youtube.com/user/RCModelReviews#p/u/5/KNmR621TevY para mais informação.
O 9X, é outra compra que com a pouca experiência que tenho, também recomendo, é barato, e completo o suficiente para permitir crescer, aconselho é a pensar em mandar vir junto uma bateria life o suporte para pilhas original é fraco, a mim aconteceu-me algumas vezes perder o controlo devido ao mau contacto deste, e sei que não sou o único, aproveitas e pede também o cabo para simulador, há outras maneiras de o fazer mas acho que não vale a pena complicar, mesmo nas lojas nacionais este cabo também não é caro.
Já agora não piloto helicópteros, aliás ainda não a minha encomenda do 450 com muitas suplentes e rodinhas de aprendizagem está feita e não tenho largado o simulador... embora não esteja fácil lol.
É verdade se encomendares baterias eles mandam por outro correio, por norma pelo menos comigo costuma demorar mais.
Bem, boa sorte e bons voos.
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SPJM
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Não tenhas problemas com a utilização das lipos. Elas só se zangam se forem mal tratadas
A fonte, no caso do accucel 6, deve ter um output entre 11V e 17V. Uma vez que este carregador tem um output máximo de 50W e imaginando que tu tens uma fonte de 12V, 50W / 12V ≈ 4.2A. Portanto com uma fonte de 12V 5A consegues tirar o máximo partido do carregador e ainda ficas com uma ligeira margem de manobra na fonte.
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Tommy
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SPJM wrote ( View Post): ›
Portanto com uma fonte de 12V 5A consegues tirar o máximo partido do carregador e ainda ficas com uma ligeira margem de manobra na fonte.
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Atenção que, como o carregador é de 50W, por muito boa que a fonte seja, só permite os seguintes resultados:
Output máximo com 1S 5A; 2S 5A; 3S é de 4.5A; 4S é de 3.3A; 5S a 2.7A e por fim 6S a 2.2A.
Cumps
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kariloy
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Obrigado pelas respostas, o video já foi um pouco mais apaziguador quanto à minhas preocupações em relação às LiPo. Quanto a adquirir o TX/RX e mesmo o carregador creio que vou esperar até ter o meu HK190 nas mãos (já vai a caminho de Zurich, ou até já lá chegou mesmo ). Isto porque entretanto adquiri o controlador USB para treinar com simuladores... e continuo uma desgraça medonha Se/quando conseguir mudar isto revisitarei estes temas
O FMS já não consigo fazer nada dele, conflitos com a minha NVIDIA e com o windows 7 ou com o XP correr em maquina virtual, já nem dá para o usar...
Experimentei o HeliSimRC e foi configuração quase imediata [excepto que nao estava à espera que o stick esquerdo para baixo fosse igual a throtle up (levantar voo?)], e estava a ser um festim de crashar o heli virtual.. praí durante 30 minutos.. depois o programa deixou de responder aos sticks (recebia o input dos sticks no programa, mas o modelo nao se mexia, nem apos re-instalar, reboots ou etc.. )
EDIT: Usando como bode espiatório a gripe e eu estar aqui a olhar para o ar, entretanto lá encomendei o Accucel 6
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kariloy
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Bem, ontem foi dia de experimentar o ClearView RC sim...era levantar e crashar logo nos segundos imediatos enquanto ainda estava a tentar fazer trimming.. :s após n-tentativas pus-o de parte e fui descansar...
Hj decidi experimentar outro livre (demo) o Heli-X e tive algum "sucesso", isto é não crashava logo nos segundos imediatos, aliás consegui vários "voos" muito repentinhos ao chão e mto devagarinho isto tudo a tentar o trimming para ficar a pairar (hovering), estado o qual não consegui atingir plenamente durante os 31 crashes em que ensaiei no heli-x
- o rudder trimming: é relativamente fácil (não que o tenha dominado)
- o throttle trimming: não consegui ver se tinha alguma utilidade, pareceu-me que não.
- o elevator trimming: 1 mm para cima... e o heli pairava para a frente... 1 mm para baixo e pairaxa em marcha atrás... o equivalente me aconteceu com o "aileron/roll" trimming
Bem rezo aos deuses para que as leis da fisica nao estejam assim tão bem implementadas nos simuladores que experimentei, senão ai ai
over & out
P.S. - a minha encomenda supostamente saiu hj ao fim da tarde da suíca, não sei se deva estar contente ou triste
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SPJM
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Agora fiquei confuso. Quando dizes trimming referes-te a quê? Quando estás no simulador não deves mexer em trims nenhuns. Deves é calibrar o rádio no simulador, a partir daí fica tudo certinho.
Outra coisa, o heli nunca vai ficar parado no ar sem lhe dares inputs no rádio. Basicamente tens que estar sempre a corrigir. Quanto mais treinares mais isto se torna automático e acaba por acontecer sem pensares que o tens que fazer. No inicio é normal que seja o heli a "controlar" o piloto
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kart3r
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SPJM wrote ( View Post): ›
Agora fiquei confuso. Quando dizes trimming referes-te a quê? Quando estás no simulador não deves mexer em trims nenhuns. Deves é calibrar o rádio no simulador, a partir daí fica tudo certinho.
Outra coisa, o heli nunca vai ficar parado no ar sem lhe dares inputs no rádio. Basicamente tens que estar sempre a corrigir. Quanto mais treinares mais isto se torna automático e acaba por acontecer sem pensares que o tens que fazer. No inicio é normal que seja o heli a "controlar" o piloto
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Caro SPJM,
Permite-me discordar =P eu uso o Aerofly e o G5 e depois de calibrar o comando tenho sempre de dar um toque nos trims, nada de especial mas para ficar perfeito tenho de os ajustar. Até porque o comando traz os trims para alguma coisa hehe
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_________________ Hangar:
WOT4 MK2 ; Black Horse Home Run
O que me faz sentir vivo é o cheiro do glow pela manhã!
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