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Message |
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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O escape esta terminado.
Usei para ligação entre o colector e a panela, tubo em aço de canalização, é bastante flexivel e solda bem a prata, com este comprimento suporta bem as vibrações do motor.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Aplicação da ignição.
Usei CP rijo de 3mm apoiado em borrachas a servir de cinoblocos e foi preso à bancada do motor.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Apos algum tempo de ausencia, forçada, la arranjei maneira de começar a parte de baixo do avião, mais precisamente o postiço por debaixo das asas que vai esconder a panela de escape.
Os templates foram copiados pela fuselagem para ficar tudo em concordancia,
nos extremos estão em balsa de 1.5mm chapeados a CP de 0.8mm as restantes cavernas são a balsa de 3mm, o tubo que vai isolar a panela está em fibra de vidro pre-moldado num tubo e é de 2 mantas de 80 gr, toda a cobertura está em ripas de balsa de 2mm.
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AVIRODRI
SENIOR AIRMAN
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Olá Paulo
Realmente esse bicho está a ficar fabuloso, deixe-me fazer-lhe só uma pergunta, não sei se estou certo ou se faz isso por alguma razão mas cá vai.
Em relação a essa cobertura em ripas de balsa, porque faz isso em ripas pequenas e não tudo completo?
Sei que poderá haver dificuldade na aplicação devido aos diferentes planos contudo será que essa cobertura de 2mm em chapa de balsa completa, não ficaria aplicada sem qualquer dificuldade se fosse humedecida?
Só digo isto porque já forrei planos muito mais torcidos e tudo correu bem, no entanto poderá haver alguma razão que o leve a fazer esses pauzinhos todos.
Paulo um grande abraço e boas construções.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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É um habito
Ao principio fazia ou tentava com uma chapa inteira mas ou se partia devido ás diversas nuaçes ou era plas medidas que não batiam certas assim comecei por adoptar este metodo, é mais moroso, talvez um pouco mais pesado mas fica bem logo á primeira e consigo o que quero pois neste caso até que não foi necessario molhar a madeira mas ha outros em que mesmo sendo em ripas é preciso molhar tal é a quantidade de torções que a madeira leva, foi p caso do lateral do cockpit.
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AVIRODRI
SENIOR AIRMAN
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Ok Paulo
Já cá não está quem falou.
Abraço
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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O papo do avião está praticamente terminado, só falta betumar para acertar com o resto do avião.
O escape ficou escondido pela totalidade excepto na união junto à fuselagem (parte frontal) para se poder desmontar.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Estou a começar a construção do capo.
Este vai ser encostado á fus. e não sobreposto, para evitar parafusos á vista.
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major alvega
MAJOR GENERAL
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Paulo mete ai em pormenor como resolves para que não se vejam parafusos a segurar o capôt (penso que te referes ao cowll) tenho um problema semelhante e odeio ver os parafuso.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Se não consegues imaginar assim como está, então só depois de feito, neste momento já esta a esferovite a colar ao CP.
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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major alvega wrote ( View Post): ›
Paulo mete ai em pormenor como resolves para que não se vejam parafusos a segurar o capôt (penso que te referes ao cowll) tenho um problema semelhante e odeio ver os parafuso.
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Pá, então não tás a ver como é que vai ficar?
Tens é de ter uma chave comprida para lá chegar.
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_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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major alvega
MAJOR GENERAL
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é isto mesmo que eu preciso, ja tenho uma armadura em contraplacado para adicional ao cowll. Viver e aprender, obrigado Paulo e a ti tambem Oliveira...sou mesmo dahaaaa
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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2ª fase de construção, a parte inferior, desta vez com os templates visiveis.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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3ª fase de construção, corte.
Agora é só dar umas afinadelas e por fim betumar e arredondar dentro da medida do possivel.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Depois de betumado e pronto para fibrar.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Depois de fibrado mas ainda com a esferovite.
Tem 4 camadas de manta pelo geral excepto junto ao CP que vai fixar a fuselagem, nessa zona e por ordem crescente em cerca de 6cm tem mais 3 camadas.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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O capô está praticamente terminado, fica a faltar a abertura para o carb., no colector de escape, uma abertura na parte superior para entrada de ar e duas laterais de saida para arrefecimento do bloco e carter.
Entretanto conferi o side-trust e respectiva centragem do motor(zona do volante) para acertos do capô.
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Last edited by PAULO on Thu 05-11-2009, 11:16; edited 1 time in total |
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jattamasso
CAPTAIN
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Paulo, que esferovite usas-te no cowl do motor?
Como o cortas-te?
Depois de betumado, como retiras-te o esferovite?
Abraço sem palavras.
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_________________ FVK Kamelot já .....R.I.P.
Eu consegui meter-te uma assinatura
Obrigado Pá!!!!
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Boas Jatta.
A esferovite é da branca, a mais usual.
Para cortar usei dois métodos, nos cortes a direito foi com a maquina de corte, nas partes redondas usei um varão de 2.5mm ligeiramente curvo e foi tambem a quente.
Para retirar o esferovite usei diluente celuloso.
Espero ter esclarecido
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borges
FIRST SERGEANT
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Olá Paulo,
Esse cowling com o spinner tá mesmo "brutal"
Utilizaste algum produto para retirar o esferovite, ou foi mesmo à mão?
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_________________ http://www.hangar13.pt
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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borges wrote ( View Post): ›
Utilizaste algum produto para retirar o esferovite, ou foi mesmo à mão?
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Bastou um copo de rolo de fotografia de diluente celuloso para tirar toda a esferovite do capô.
Para quem não sabe o diluente celuloso derrete a esferovite, seja da branca como da azul.
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j.c.
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PAULO wrote ( View Post): ›
borges wrote ( View Post): ›
Utilizaste algum produto para retirar o esferovite, ou foi mesmo à mão?
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Bastou um copo de rolo de fotografia de diluente celuloso para tirar toda a esferovite do capô.
Para quem não sabe o diluente celuloso derrete a esferovite, seja da branca como da azul.
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Para quem não sabe a acetona faz o mesmo... Transforma a esferovite em uma papa...
Pode sempre dar jeito.
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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j.c. wrote ( View Post): ›
PAULO wrote ( View Post): ›
borges wrote ( View Post): ›
Utilizaste algum produto para retirar o esferovite, ou foi mesmo à mão?
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Bastou um copo de rolo de fotografia de diluente celuloso para tirar toda a esferovite do capô.
Para quem não sabe o diluente celuloso derrete a esferovite, seja da branca como da azul.
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Para quem não sabe a acetona faz o mesmo... Transforma a esferovite em uma papa...
Pode sempre dar jeito.
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Pois, mas a acetona é um pouco mais carota que o diluente, não é? plo menos tenho essa ideia.
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