O escape esta terminado.
Usei para ligação entre o colector e a panela, tubo em aço de canalização, é bastante flexivel e solda bem a prata, com este comprimento suporta bem as vibrações do motor.
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Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Aplicação da ignição.
Usei CP rijo de 3mm apoiado em borrachas a servir de cinoblocos e foi preso à bancada do motor.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Apos algum tempo de ausencia, forçada, la arranjei maneira de começar a parte de baixo do avião, mais precisamente o postiço por debaixo das asas que vai esconder a panela de escape.
Os templates foram copiados pela fuselagem para ficar tudo em concordancia, nos extremos estão em balsa de 1.5mm chapeados a CP de 0.8mm as restantes cavernas são a balsa de 3mm, o tubo que vai isolar a panela está em fibra de vidro pre-moldado num tubo e é de 2 mantas de 80 gr, toda a cobertura está em ripas de balsa de 2mm.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Olá Paulo
Realmente esse bicho está a ficar fabuloso, deixe-me fazer-lhe só uma pergunta, não sei se estou certo ou se faz isso por alguma razão mas cá vai. Em relação a essa cobertura em ripas de balsa, porque faz isso em ripas pequenas e não tudo completo? Sei que poderá haver dificuldade na aplicação devido aos diferentes planos contudo será que essa cobertura de 2mm em chapa de balsa completa, não ficaria aplicada sem qualquer dificuldade se fosse humedecida? Só digo isto porque já forrei planos muito mais torcidos e tudo correu bem, no entanto poderá haver alguma razão que o leve a fazer esses pauzinhos todos. Paulo um grande abraço e boas construções.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
É um habito :lol:
Ao principio fazia ou tentava com uma chapa inteira mas ou se partia devido ás diversas nuaçes ou era plas medidas que não batiam certas assim comecei por adoptar este metodo, é mais moroso, talvez um pouco mais pesado mas fica bem logo á primeira e consigo o que quero pois neste caso até que não foi necessario molhar a madeira mas ha outros em que mesmo sendo em ripas é preciso molhar tal é a quantidade de torções que a madeira leva, foi p caso do lateral do cockpit.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Ok Paulo
Já cá não está quem falou. Abraço
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
O papo do avião está praticamente terminado, só falta betumar para acertar com o resto do avião.
O escape ficou escondido pela totalidade excepto na união junto à fuselagem (parte frontal) para se poder desmontar.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Estou a começar a construção do capo.
Este vai ser encostado á fus. e não sobreposto, para evitar parafusos á vista.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Paulo mete ai em pormenor como resolves para que não se vejam parafusos a segurar o capôt (penso que te referes ao cowll) tenho um problema semelhante e odeio ver os parafuso.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Se não consegues imaginar assim como está, então só depois de feito, neste momento já esta a esferovite a colar ao CP.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Pá, então não tás a ver como é que vai ficar? Tens é de ter uma chave comprida para lá chegar.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
O nosso Major é daqueles que só acredita depois de ver e confirmar se funciona :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Vai ficar como este, vê lá se vez parafuzos? Chegamos lá pela abertura frontal (entrada de ar), temos é de fabricar (esticar) uma chave sextavada praí de 15/20cm para chegar á caverna do motor. http://forum.rcmpt.com/album_showpage.php?pic_id=458&user_id=1006
Subject:
é isto mesmo que eu preciso, ja tenho uma armadura em contraplacado para adicional ao cowll. Viver e aprender, obrigado Paulo e a ti tambem Oliveira...sou mesmo dahaaaa :D:D
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
2ª fase de construção, a parte inferior, desta vez com os templates visiveis.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
3ª fase de construção, corte.
Agora é só dar umas afinadelas e por fim betumar e arredondar dentro da medida do possivel.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Depois de betumado e pronto para fibrar.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Depois de fibrado mas ainda com a esferovite.
Tem 4 camadas de manta pelo geral excepto junto ao CP que vai fixar a fuselagem, nessa zona e por ordem crescente em cerca de 6cm tem mais 3 camadas.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
O capô está praticamente terminado, fica a faltar a abertura para o carb., no colector de escape, uma abertura na parte superior para entrada de ar e duas laterais de saida para arrefecimento do bloco e carter.
Entretanto conferi o side-trust e respectiva centragem do motor(zona do volante) para acertos do capô. Last edited by PAULO on Thu 05-11-2009, 11:16; edited 1 time in total
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Paulo, que esferovite usas-te no cowl do motor?
Como o cortas-te? Depois de betumado, como retiras-te o esferovite? Abraço sem palavras. :shock:
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Boas Jatta.
A esferovite é da branca, a mais usual. Para cortar usei dois métodos, nos cortes a direito foi com a maquina de corte, nas partes redondas usei um varão de 2.5mm ligeiramente curvo e foi tambem a quente. Para retirar o esferovite usei diluente celuloso. Espero ter esclarecido :lol:
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Olá Paulo,
Esse cowling com o spinner tá mesmo "brutal" :shock: Utilizaste algum produto para retirar o esferovite, ou foi mesmo à mão?
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Bastou um copo de rolo de fotografia de diluente celuloso para tirar toda a esferovite do capô. Para quem não sabe o diluente celuloso derrete a esferovite, seja da branca como da azul.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Para quem não sabe a acetona faz o mesmo... Transforma a esferovite em uma papa... Pode sempre dar jeito.
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Para o capô ficar bem unido à fuselagem besuntei a parte com CP que encosta à fus. com microesferas e assentei o capô num plano(vidro), depois de seco ja encosta quase na totalidade da mesma mas mesmo assim vou ter de fazer a mesma operação na fuselagem pois a bancada depois de fibrada e forrada a manta apresenta umas imperfeições nesta junta, entretanto retirei o excesso de microesferas do capô e nota-se que ainda não está perfeito na concordancia com a fuselagem coisas de decimos de mm mas que com a pintura se vai notar dai mais um retoque com betume.
PS: para os mais dahaaa :lol: :lol: :lol: fica o ex: de como se monta este tipo de coisas :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Subject: Re: Construção do Turbo Raven
Pois, mas a acetona é um pouco mais carota que o diluente, não é? plo menos tenho essa ideia. Page 7 of 9
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