RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
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_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
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PostPosted in this forum: Tue 21-10-2008, 21:24   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

Rolling Eyes


Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 15:59; edited 1 time in total

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No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
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Shark

Portugal
FIRST SERGEANT
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PostPosted in this forum: Tue 21-10-2008, 21:28   Post subject:   Back to top 

Desculpa mas trilerons?

Pah isso é daquelas coisas que é preciso ter dinheiro que não me vejo a ter em breve e que mesmo que fosse para fazer esse modelo o preço dum radio de 9 canais não seria o que mais me incomodava '^^.

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_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Tue 21-10-2008, 21:34   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

Rolling Eyes


Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 15:59; edited 1 time in total

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No entender?shrug
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Shark

Portugal
FIRST SERGEANT
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PostPosted in this forum: Tue 21-10-2008, 21:40   Post subject:   Back to top 

Sim eu sei mas é para confirmar a minha logica que mais vale gastar mais 100€ e comprar logo o pro 9, que gastar mais 379€ no futuro para comprar um pro 9 porque o pro 7 não chegou. Assim já sei que o pro 7 me vai chegar para muitos e largos anos e que não vale a pena gastar os 100€ extra agora, porque não vou gastar os 379€ num futuro proximo.

Assim já fico mais descansado.

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Scolpit

Portugal
STAFF SERGEANT
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PostPosted in this forum: Tue 21-10-2008, 22:09   Post subject:   Back to top 

Crazybomb wrote (View Post): › 50€ = 10Contos, para mim 50 € dá para eu almoçar (eu almoço todos os dias fora, n trabalho perto de casa) ora bem 50Euros a dividir por 5 dias por semana dá 10 refeições, 10 refeições correspondem a 2 semanas, epá, dá para ver que 50€ faz muito jeito para outras coisas do que para comprar um rádio de 7 canais que não o irei utilizar nos próximos tempos...

É este o meu ponto de vista.

Abraços!


Como eu te compreendo, eheh! Ja agora, digo que tenho um Futaba 6XAs e nunca precisei de mais. Para alem das cenas básicas (ATV, subtrims, expos etc, dual rates, etc), só uso o botao AirBrake para levantar os ailerons e fazer a devida compensação com o leme de profundidade.. de resto nao uso mais nada e apesar de estar a ponderar comprar um royal evo 9, nunca me arrependi de ter comprado este radio. A única coisa que não gosto é nao ter timer... Cumps.


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jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Tue 21-10-2008, 22:11   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

Porra, ainda bem que quando comecei - à 3 anos - só havia o Optic 6 e o 6 EXA na loja...Foi fácil escolher... Rolling Eyes

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Crazybomb

Portugal European Union
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Tue 21-10-2008, 22:21   Post subject:   Back to top 

Scolpit wrote (View Post): ›
Crazybomb wrote (View Post): › 50€ = 10Contos, para mim 50 € dá para eu almoçar (eu almoço todos os dias fora, n trabalho perto de casa) ora bem 50Euros a dividir por 5 dias por semana dá 10 refeições, 10 refeições correspondem a 2 semanas, epá, dá para ver que 50€ faz muito jeito para outras coisas do que para comprar um rádio de 7 canais que não o irei utilizar nos próximos tempos...

É este o meu ponto de vista.

Abraços!


Como eu te compreendo, eheh! Ja agora, digo que tenho um Futaba 6XAs e nunca precisei de mais. Para alem das cenas básicas (ATV, subtrims, expos etc, dual rates, etc), só uso o botao AirBrake para levantar os ailerons e fazer a devida compensação com o leme de profundidade.. de resto nao uso mais nada e apesar de estar a ponderar comprar um royal evo 9, nunca me arrependi de ter comprado este radio. A única coisa que não gosto é nao ter timer... Cumps.



Pois exactamente isso que fica a perder o 6ex, tem que levar um alarme Wink Heeh ou temos que andar com o relógio da cozinha como dizia o outro para o pessoal se esgalhar a rir Razz

Abraços!!!

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Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Tue 21-10-2008, 22:31   Post subject:   Back to top 

Querem exemplos?

O meu Easystar com FPV precisa de 9 canais...

Os meus helis usam 7 canais,

Os meus planadores usam 7 (excepto o Easy glider),

Alguns vários aviões que eu tenho usam 7 canais...

E acham que é porque sou esquisito? não, é porque preciso, por exemplo num avião que não seja um simples trainer: 1 Aileron, 2 Prof esq, 3 Gas, 4 Deriva, 5 Prof dir, 6 Aileron, 7 corta motor gasolina..., se tiver flaps, logo preciso do canal 8 e 9..., por vezes também tenho giros nos aviões (e quem me conhece sabe que isso não é tanga tenho mesmo isso tudo a funcionar nos meus modelos), Se eu usar giro, pronto, já é preciso mais um canal para o ganho do giro, já vamos em 10 canais....

É que há muito mundo pra além dos modelos a 4 canais...

Ai alguém comprou recentemente um mustang, esse alguém se calhar ainda não deu pela falta de rádio, mas mais dia menos dias vai dar... , esta tal mustang tem 5 servos na asa (2 ailerons, 2 Flaps e um retractil), mais 3 na fuselagem... (Gas, Rudder e Elevator) pra funcionar como deve ser ele precisa de um rádio de 8 canais... há quem aldrabe com y's aqui e acolí, mas se um gajo quiser meter as coisas a funcionar como devem ser e como foram projectadas, lá está, tem falta de rádio...

E só lembrei deste exemplo porque é um exemplo flagrante de alguém que nem deu ainda pela falta de um rádio, alguém que é iniciante, que pensava que tinha rádio e que nem tão cedo teria falta de rádio, mas já está...

E isso é comum, as pessoas começam a voar qq coisita, basta quererem inventar mais um bocadinho sentem falta de um rádio que lhes dê possibilidades, basta um camera, um paraquedista, um reboque, um retractil, flap ou montes de coisinhas que a gente quer ter nos nossos modelos.

Mas pronto, já tou farto desta conversa, eu mesmo tou cansado de mim Smile Que se lixem, gastem o dinheiro mau gasto pá, depois logo se arrependem e gastam de novo se ficarem no aeromodelismo, é verdade, existe a possibilidade de verem que afinal nem gostam assim disso, e acabar por desistir, pra esses se calhar gastou-se menos dinheiro (mas também já não recuperam na venda do rádio usado).

Mas pronto, fico feliz de alertar, depois é o livre arbítrio, ao menos não se podem queixar que não havia nenhum chato na época que vos tentasse convencer a tratarem-se de vocês próprios um bocadinho melhor Smile

Abcs,

JM

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Bons Vôos
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ztxnew

Portugal European Union
TECHNICAL SERGEANT
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PostPosted in this forum: Tue 21-10-2008, 22:47   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

O Moraes tem razão.
Mas não deixa de ser verdade, que um iniciado tem que penar um bom bocado até ter coragem de meter flaps para aterrar com um P51 e ao mesmo tempo descer o trem e pensar que tem que entrar com misturas de compensação e etc, etc, etc...
Não digo que não cheguem lá todos, mas até lá tem tempo de gastar um rádio de 6 ou 7 canais, porque em condições normais vai demorar um bocado até que tudo isso possa ser coordenado por alguém com pouca experiência.
Para além deste factor há ainda o objectivo de cada um. Há quem não queira evoluir muito porque sabe que isso obriga a muita dedicação e tempo que por vezes não se tem. Prefere então um modelo na mala do carro para qualquer oportunidade e em qualquer altura sem grande stress.

Eu sou dos que tem os 6 ou 7 canais, e põe os dois servos da profundidade em paralelo se for preciso!!! Os dos ailerons já não Cool
Até nem sou infeliz por isso Razz

Abraços,

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Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Tue 21-10-2008, 23:12   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

ztxnew wrote (View Post): › Até nem sou infeliz por isso Razz

Abraços,
Crying or Very sad Rolling Eyes Coitado Crying or Very sad

Laughing Laughing Laughing

ZTXNEW, o Exemplo do p51 é de alguém que anda por aqui neste tópico, e se calhar nem deu ainda pela falta de rádio... E outro exemplo que me lembrei derrepente foi o do Maverick que construiu um planadorzito muito giro, até airbrakes tem, o primeiro modelo do rapaz... e outro exemplo é o Jateamanso, que cansou de voar bandejas de churrascada e agora com um modelo com butterfly, notou que não tem rádio...

Isso são uns atrás dos outros pá... é que a uns anos atrás, mesmo quando eu começei, eram trainerzecos e sff... era tudo caro como o raio e a nossa evolução era de certa forma condicionada com as possibilidades financeiras, mas hoje, com os chineses a vender electrónica a dois tustos, com um gajo tendo a informação toda ao alcance de um click, a evolução de pessoal novo é outra onde, é muito mais rápido...

E acho que vai acelerar ainda mais... a um ano atrás não se tinha acesso ao que se tem hoje, isto está a acelerar...

Abcs,

JM

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Bons Vôos
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oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
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PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 1:22   Post subject:   Back to top 

Depois de terem o 7 canais vão sentir que afinal já não chega e vão gastar mais uns tostões, assim como assim, mais vale comprar logo um 14 canais porque amanha vai ser preciso.
Olhem o caso do Jcosta, 7 canais só durou 3 meses!! Laughing

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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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mavericklx70

Portugal European Union
STAFF SERGEANT
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PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 1:44   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

Boas noites pessoal,

Espero não exceder os 7 canais do meu Futaba 7C !!!!!

Mas tambem como ainda iniciado que sou, não sei se chegarei tão depresa a esgota-los. Seja o que Deus quizer.

E o planador já faltou mais para o derradeiro teste.

Um abraço a todos e bons voos

_________________
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oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 1:53   Post subject:   Back to top 

Moraes
Falta de rádio para o Mustang?!
Pá, aquilo só tem flaps e tren retractil o que dá perfeitamente para o 6 exa
Qual é o problema de ter um Y nos ailerons e outro na perfundidade?
Eu no meu Edge tambem os tenho e nunca tive problemas com isso.
Para quem goste de ter um canal para cada servo e se não tiver não consegue dormir direito, isso pode ser um problema grave, mas para quem possa resolver o problema com um Y e durma descando, não vejo porque razão não possa usar um rádio com menos canais.

Cada um com os seus! Laughing
Tu como és um gajo que gostas de ter tudo e de tudo, é complicado ver alguém com Y por não ter mais canais, mas nem todos somos como tu.
Uns gostam de mulheres outros gostam de homens, mas não é por isso que deixam de ser felizes!

Eu por acaso gosto de mulheres!! irrrraaaa Laughing

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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
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Abraço, Oliveira
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trib

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 9:42   Post subject:   Back to top 

Só quero dizer que os cabos Y não são solução.

Para começar pelos ailerons, eliminam logo a hipotese de se centrar individualmente os servos. Não permitem a configuração do diferencial (isto é, que o aileron suba mais do que desca), que é necessario para que o aviao faça o roll sobre o seu eixo sem barrilar. Para não falar de flaprons.( Que muito jeito me dá no meu aviao apesar de não ter flaps)

Outro aspecto é os avioes bimotores electricos. Já vi problemas quando os variadores estavam ligados por um cabo Y e passarem a funcionar bem assim que foi ligado um em cada canal.

Eu diria que nunca se deve usar cabos Y, mas cada um faça o que quizer

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Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 9:47   Post subject:   Back to top 

Olibas,


Só fazes comparações parvas pá... Um gajo rápidamente sente falta do 7 canal, queiras ou não queiras, é assim, não me ouviste falar em 14 canais...

E depois, se dormes ou não dormes, se gostas de homens ou mulheres.. porra que já chateia pá... não têm argumentos e andam a refilar com um gajo... Já que agora também está em causa: Eu gosto de gajas, de modelos e de rádios que permitam programação e tenham canais suficientes. Também era feliz quando tinha um rádio que não dava pra quase nada, mas talvez seja mais feliz em relação ao rádio agora, e não tenho pudores de dizer isso... se puder ter algo melhor porque teria pior?????

Há muita gente que não dá pela diferença de uns ailerons e flaps ligados em canais individuais e acha perfeito com y's, tú és um destes, mas se calhar é porque nunca tiveste a oportunidade de saber o que podes fazer com os mesmos servos (digo eu, senão não estava com esta argumetnação), mas com um rádio que tenha os canais todos, e permita fazer misturas para os 4 servos funcionarem como flap, como aileron, como spoiler, como travão, e ter fases de vôo... e ter mais canais para os retráteis, a prof, a deriva, e ter misturas que compensam a prof quando se accionam os flaps, e quando se tem o motor a fundo, etc...

Irra pá mas que teimosia do caraças, é que se eu tivesse a dizer que não consegue de todo funcionar com 6 canais, ok, mas o que eu estou a dizer é que precisa de 8 para funcionar como deve ser... há muita gente que não distingue o "como deve ser" do desenrasca...

Mas vá, deixa-me tentar encaminhar as pessoas por uma melhor opção? ou fazes mesmo questão que eles pensem que devem começar pelo que é pior, mesmo que tenham possibilidades de optar por melhor?

Ou vais dizer que um rádio de 6 canais, curto de programação, é melhor que um outro superior????

Abcs,

JM

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Bons Vôos
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jonhiebigodes

Portugal European Union
FIRST SERGEANT
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PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 9:50   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

Deixa tar que o Moraes por ora tá com uma depressão, a gente chama o Major para lhe dar cabo da mona e ele fica logo todo contente.
Mas no caso do mustang, eu acho que o oliveira tem razão para que fazer misturas de canais, se fosse um modelo que tivesse a mesma abertura de ailerons para um lado como para o outro ( coisa que no Gee Bee é obrigatória) ainda compreendia, mas neste caso não.

_________________
Todos não somos demais para por ao mundo este hobbie que gostamos
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_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 10:05   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

Rolling Eyes


Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 15:59; edited 1 time in total

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No entender?shrug
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Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 10:07   Post subject:   Back to top 

Porque é que tinhas o Mustang ligado "como deve ser" invés de dois Y's ó Johhnie?, estranho pa????

Eu já não digo mais nada...

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Bons Vôos
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TIFFOSI

Portugal
SENIOR AIRMAN
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PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 10:15   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

Apesar das vossas picardias amigáveis.. ou não, but who cares Razz está a dar para aprender alguma coisa.

Mas escolher um rádio para aeromodelismo não é nada facil: ou temos um orçamento rígido que nos limita a escolha €€€ e acabou-se opu então é cá uma dor de cabeça... Rolling Eyes

Percebo as razões das várias partes envolvidas, todos têm o seu quê de razão, agora é encontrar uma solução racional com um pouco de todas.

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ztxnew

Portugal European Union
TECHNICAL SERGEANT
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PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 10:18   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

Pois... essa dos ailerons só com um canal é que já não concordo!!!

Há muitas afinações relativas aos ailerons onde dois canais fazem toda a diferença, como os diferenciais, o uso de flaperons, exponenciais e o próprio posicionamento e trimagem de cada um é importante.

Nos flaps e elevator já se "vive melhor" com um só canal.

Abraços,

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Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 10:24   Post subject:   Back to top 

Há aqui gato escondido com o rabo de fora...

Abcs,

JM

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major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 10:34   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

Estas escolhas de rádio fazem-me lembrar a escolha de um carros pelos chavalos que acabam de tirar a carta e mesmo com um financiamento "empresta-o-pápá" limitado querem um pópó com "tudo" mesmo que não saibam muito bem para o que irá servir e se servirá. Very HappyVery HappyVery HappyVery Happy

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jonhiebigodes

Portugal European Union
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 12:02   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

Parece-me que estás enganado, Moraes o teu mustang tinha 3 y salvo erro, um para ailerons e um para profundidade e um para flaps, no caso do do Crazybomb tinha 2 y, um para profundidade, um para ailerons, no flaps tinha mistura de canais pela simples razão de conseguir o efeito de espelho nos servos, coisa que foi-lhe explicada, portanto deixa de ser má lingua.
Por outra, essa história dos diferenciais , nem todos os aviões precisam disso, aliás, aviões são poucos, nos planadores é que aumenta a necessidade dessa ajuda. Portanto essa peleja que estás a levar a cabo não to a perceber-te, do que estamos a falar aqui, é:
Será que justifica a compra de um rádio com mais de 6 canais pela diferença de preço, a minha ideia é neste campo como em quase toda a minha vida:
Prefiro um rádio usado com mais programações, com mais canais, melhor.
Mas a pessoa em questão pretende um rádio novo, e aqui não estamos a falar de 50 euros, estamos a falar de mais 50 euros, porque o que custa não é dar esses 50 euros, é dá-los em cima de 200 que já tão em cima da mesa. No caso do 6EXA que eu tive esse rádio durou-me quase 2 anos.
Porque para nós com um orçamento próprio, vida independente, mais 50, menos 50, faz diferença mas essa diferença não é radical, no caso se um jovem entre os 18, 23 que não seja "paitrocinado" ou mesmo sendo é mais complicado. Daí eu dizer um 6 EX por ora vale 150 mais coisa menos coisa ( sou contra o optic6 pois já vi pelo menos dois darem barraca ) ao fim de um ano ano e meio vende-se esse rádio com a intenção de evoluir e compra-se um melhor, desconta-se cerca de 80 a 100 que deve ser o valor da retoma do 6 EXA usado a outra pessoa, e evolui-se.
Há outras contas a fazer, preço do rádio, 150 euros, preço do modelo 120 euros, preço do motor ( ex. 46 AX 115 euros), tudo junto dá cerca de 385 euros para um iniciante e aqui 50 euros não fazem mossa???
Ai não, que não fazem. Não concodo com o Aker que diz "tenho um 2.4 e a unica coisa que importa é que funciona", mas as coisas não são tão simples assim. porém não sou tão radical ao ponto de dizer que contra tudo e contra todos se deve comprar um rádio melhor, sob o risco de depois se desistir por falta de melhor rádio, cada coisa a seu tempo. Se a pessoa em questão quizer evoluir, tem uma boa base se não quizer, o orçamento foi o mais baixo possivel, e desnrasca-se na mesma, pois tem rádios que são facilmente vendáveis.


Last edited by jonhiebigodes on Wed 22-10-2008, 12:05; edited 1 time in total

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oliveira

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PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 12:05   Post subject:   Back to top 

Moraes wrote (View Post): › Olibas,
Só fazes comparações parvas pá... Um gajo rápidamente sente falta do 7 canal, queiras ou não queiras, é assim, não me ouviste falar em 14 canais...
JM


Moraes

Exemplos parvos estás a dar tu quando dizes que alguém comprou um Mustang e que não vai ter rádio para ele. (e sem falar no resto)

Depois eu quando falo nos 14, falo por aquilo que se escreve aqui e não só por aquilo que escreves tu. A verdade é essa, toda a malta sente falta de um 14, mais tarde ou mais cedo ou não? (tu proprio já vais num 12 ou parecido, mas não o compraste logo à primeira, começaste como é normal, (por baixo).
Eu se podesse tambem tinha um 14 ou similar, mas só por uma mistura ou outra que poderia fazer mesmo não precisando dela, ou então para chegar à pista e mostrar o rádio o lindo rádio, pois de resto até hoje (e já lá vão uns anos) o 7 sempre me sobrou canais.

Mas pronto como a malta já te conhece.... Laughing Laughing Laughing

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PostPosted in this forum: Wed 22-10-2008, 12:49   Post subject:  Re: Escolha do 1º Rádio Back to top 

O meu conselho para quem começa é sem dúvida um 6 ou 7 canais com software para heli, a menos que o orçamento não seja problema, isto porque:

1 - A experiência não lhe permite modelos muito elaborados e vai ter que esperar algum tempo para atingir capacidades que lho permitam, mesmo que, como disse o Moraes, as coisas agora andem mais depressa que antes. Mas há sempre um tempo para tudo!
2 - O iniciante tem muito material para comprar. O orçamento inicial é sempre pesado e um TX de 6 ou 7ch é mais que suficiente para os primeiros anos. É fácil de programar e não menos fácil de encontrar no mercado de usados por preços bem mais convidativos que os novos 10 ou 12 Ch.
3 - O iniciante na maioria das vezes não sabe muito bem o que quer, e que modelos vai usar. Por isso estes TX ao permitirem Heli, e com programação para vários tipos de modelos já abrem muitas possibilidades de experiência e escolha. Quero com isto dizer que não inibem usar caudas em V, asas voadoras, helis com Gyro de ganho programável e outras configurações diferentes do mais habitual.
4 - No inicio cometem-se muitos erros. Mesmo com amigos conhecedores por perto há sempre erros, e com um rádio mais caro o prejuízo pode ser maior em caso de dano.
5 - Já por muitas vezes assisti a iniciantes que desistem dos modelos aero e passam para os barcos e outro tipo de modelismo. Um 6 ou 7 Ch serve para quase tudo enquanto que um 10 ou 12 Ch já é disparatadamente desproporcionado.
6 – Depois há os fervorosos que perdem a “tusa” ao fim de uns meses e que apenas querem ficar com um modelo simples na mala do carro, para quando tem um bocado de disponibilidade e/ou saudades dos amigos. Aparecem, montam o modelo rapidamente, fazem dois ou três voos e voltam a desaparecer por mais uns meses. Isto para não falar dos que nunca mais aparecem!!!

A percentagem dos aeromodelistas iniciados que chegam a parâmetros elevados na modalidade e/ou a voar modelos muito elaborados, é infelizmente pouca, se comparar-mos com o numero de “aeromodelistas” que se deslocam a uma loja e compram material para se iniciar.

Como em tudo na vida, há que aprender a andar para depois poder correr!!! Quem aprende primeiro a correr, cai mais... digo eu...
Abraços,

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