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plisboa
AIRMAN BASIC
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Boas,
este é o meu primeiro tópico neste espaço.
Peço desculpa se este não for o local adequado.
Venho pedir a vossa ajuda porque comprei no início do ano um SILVERLIT R/C X-Twin PRO AIR ACROBAT como este que podem ver aqui: http://cgi.ebay.co.uk/Silverlit-X-Twin-Jet-R-C-Remote-Control-Plane_W0QQitemZ140246381704QQcmdZViewItem?_trksid=p3286.m20.l1116.
Quando o recebi tentei colocá-lo a voar.
Ele insistia em virar para um dos lados (um pouco aleatoriamente, diga-se) e eu pensei que fosse nabice minha ou que se devesse a uma má afinação do controlo remoto.
Passados alguns meses, e muitas quedas, falei com um amigo que costuma frequentar o encontro de RCs que há no Cacém.
Levou-me lá e disse-me qualquer coisa como: Se aquele senhor não conseguir voar o teu avião, mais ninguém consegue.
A verdade é que o senhor tentou e não conseguiu.
Uma outra pessoa simpaticamente tentou ajudar e foi buscar um aparelho que media as RPM's de cada motor.
A leitura do aparelho indicaca que, quando se 'dizia' ao avião para virar, a diferença de RPM's entre os dois motores era insuficiente para virar para o lado contrário, o que levava a que o avião ficasse a voar em circulos e/ou deixasse de responder acabando por cair.
Escusado será dizer que a resposta do vendedor (não era português) no ebay foi que tinha sete dias para reclamar. Como já tinham passado vários meses...
Depois de toda esta história vinha perguntar-vos se acham que há alguma solução para o meu problema?
Talvez comprar dois motores novos? Ou outra solução qualquer... não sei.
O que sei é que gastei cerca de 40 euros e tenho um avião que não voa. :s
Ainda por cima, quando fui lá ao pavilhão no Cacém, voei o Cessna Minium do meu amigo e gostei imenso (um nadinha lento comparado com o meu mas como eu também não percebo muito disto achei-o 5 estrelas!)
Ou seja, tenho uma enorme vontade de "voar" mas estou com os "pés prezos ao chão".
Obrigado pela vossa atenção!
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Depois de tudo isso só resta mesmo a alternativa de comprar 2 motores novos e tentar de novo.
Ando a brincar com a ideia de colocar um actuador electromagnético num leme vertical a ser actuado pela diferença de voltagens dos 2 motores mas ainda não tive tempo para a experimentar. De qualquer dos modos a época de indoor no Cacém acaba no próximo fim-de-semana de modos que só em Setembro poderei ver da viabilidade da mesma.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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plisboa
AIRMAN BASIC
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Tendo em conta o seu avatar... eu diria que foi o senhor quem tentou voar o meu pseudo-avião
Foi há umas semanas atrás e, se bem me recordo, a dada altura, o senhor até mandou um 'raspanete' no meu amigo Carlos Santos pois ele aproximou muito o Cessna dele deste avião que mostra no seu avatar.
Recordo-me dele pois numa altura em que estava a voar com o Cessna do meu amigo, vi que o senhor tinha levantado com este seu avião e decidi logo pousar o Cessna e passar o comando para as mãos do meu amigo. Pk isto quem não sabe é como quem não vê...
De qualquer forma, e voltando ao meu avião, perguntava-lhe se tem ideia de quanto poderão custar os dois motores para este avião (aproximadamente...).
E já agora... não poderá ser problema do comando?
É que se houver grande probabilidade de o avião ficar bom com novos motores, estou disposto a avançar para essa compra, tal é a frustração de não o poder usar
Obrigado pela atenção dispensada!
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Chispas
MAJOR GENERAL
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plisboa
AIRMAN BASIC
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Ob pelas dicas!
Em termos de percentuais... qual será a probabilidade de o problema ficar resolvido com a aquisição de novos motores?
É complicada a sua substituição?
Quanto à intervenção no comando, confesso que não tenho 'pedalada' para perceber do que se trata.
O que se pretende corrigir com aquelas alterações?
Ob pela disponibilidade e paciência!!!
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Sem ver o que se passa com as voltagens nos motores não consigo saber se o problema é oriundo deles, do receptor/variador ou do comando.
A substituição é rápida mas... não o faria antes de verificar o resto.
Para isso teremos de comparar com um que esteja a funcionar devidamente, o meu quando eu tiver tempo para o medir.
Daí a percentagens... só depois de me debruçar sobre o assunto
Os esquemas propostos são alterações ao comando para conseguir que o X-Twin vire com mais eficácia, pretende-se mesmo que um dos motores pare e assim reduzir o raio de viragem em voo.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
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plisboa
AIRMAN BASIC
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Compreendido!
Percebo a lógica...
alguma sugestão de local onde possa verificar as voltagens dos motores?
mesmo que seja a pagar....
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Chispas
MAJOR GENERAL
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plisboa
AIRMAN BASIC
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Realmente as comunidades de malta que partilha o mesmo hobby são fantásticas!
Tenho uma pancada por aquários e, quando comecei, também houve quem se disponibilizasse para ajudar sem querer nada em troca!
Desde já o meu, mais uma vez, OBRIGADO!
Ficarei então a aguardar a sua PM.
Se der, fantástico. Se não der, tudo bem na mesma!
Cpts!
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Em vez de arrumar a bancada decidi empurrar as coisas para o lado para poder experimentar o X-Twin
Os motores são similares ao da Cessna mas de 7mm, mais informação só no RCGroups: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=575546
Os motores aceleram por passos, no RCGroups falam em 7 mas só detectei 4 com muito boa vontade
Quando se vira um deles desacelera e o outro acelera. A diferença de rotação chega aos 75%.
Decididamente temos de ver esse modelo em estático, se não for dos motores poderá ser do ângulo anti-binário.
Os motores têm de estar ligeiramente virados para a direita vistos de trás e o da direita mais do que o da esquerda. Senão fazem aquilo que se viu no ginásio, uma vez iniciada uma volta para a esquerda o modelo já não consegue sair dela.
A ver se combinamos um dia para ver isso embora seja difícil eu poder ir ao ginásio no domingo.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
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Preacher
STAFF SERGEANT
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Chispas wrote ( View Post): ›
A ver se combinamos um dia para ver isso embora seja difícil eu poder ir ao ginásio no domingo.
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Ginásio? Andas a perder barriga?oopsssss ganhar tonificaçao?
abraço
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_________________ #782
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Chispas
MAJOR GENERAL
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plisboa
AIRMAN BASIC
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Chispas wrote ( View Post): ›
A ver se combinamos um dia para ver isso embora seja difícil eu poder ir ao ginásio no domingo.
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Tudo bem!
Quando tiver disponibilidade diga-me.
E, mais uma vez, obrigado!
Cpts!
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