Pguim, Oliveira e pessoal que gosta de planadores!
Regulamento de Competições de Planadores Eléctricos na Fórmula 200W/kg
1. Objectivo
Proporcionar uma competição equilibrada entre planadores com motor auxiliar eléctrico em que a potência utilizada é proporcional ao peso do modelo. Não é permitida uma potência superior a 400W.
2. Características dos modelos
a) Máxima área alar total – 150dm2
b) Máximo peso em ordem de voo – 5kg
c)
Carga alar máxima - 75g/dm2
d)
Carga alar mínima - 12g/dm2
e) Fonte de energia – Baterias recarregáveis de qualquer tipo
f) Pode ser utilizado qualquer tipo de motor eléctrico
3. Carregamento das baterias
As baterias podem ser carregadas em qualquer altura durante a competição
4. Processamento dos Modelos
Antes do início da competição o Organização fará a verificação das características dos modelos e tomará as medidas necessárias ao cumprimento da fórmula, nomeadamente:
a) Pesagem do modelo em ordem de voo ( cada concorrente pode participar com um máximo de 2 modelos)
b) Definição da máxima potência permitida para cada modelo, ou seja 200 vezes o peso em kg. ( A potência máxima permitida para modelos com mais de 2kg é de 400W)
c) Verificação da potência intercalando um wattímetro entre as baterias e o controlador de velocidade. Simultaneamente é medida a máxima velocidade de rotação do hélice.
d) Durante a verificação da alínea c) a organização deverá certificar-se que o comando de aceleração está no máximo e que não será possível, por programação do emissor, obter mais potência.
e) Os valores de peso, potência e velocidade devem ser registados. Se for entendido necessário deverão ser afixadas etiquetas no modelo e ou nas pás da hélice.
f) Alguma modificação efectuada no sistema moto propulsor deverá ser sujeita a nova verificação.
5. Processamento dos modelos durante a competição
A organização poderá estabelecer um sistema aleatório de verificação dos modelos após cada voo. Essa verificação consistirá na confirmação do valor da velocidade de rotação do hélice anteriormente medida e registada. Cada concorrente deverá ser sujeito a esta verificação pelo menos uma vez durante a prova.
6. Organização da competição
a) Deve haver uma inscrição atempada dos participantes de modo a permitir a formação de grupos de concorrentes para voarem em simultâneo. Para isso a organização deverá ser informada da(s) frequência(s) rádio de cada concorrente.
b) A organização procurará fazer o maior número de mangas que o tempo e as condições meteorológicas permitam.
c) A composição dos grupos nas várias mangas será elaborada de modo a possibilitar que cada concorrente tenha oportunidade de voar em simultâneo com cada um dos outros concorrentes em prova, tal como se faz em F3B e F3J.
d) Cada concorrente tem 5 minutos de tempo de preparação desde o instante em que é chamado para a zona de lançamento.
e) Após os 5 minutos de preparação a organização dará, por sinal acústico, o início do tempo de trabalho.
f) Os concorrentes têm 15 segundos para iniciar o voo do modelo.
g) O voo deverá terminar no fim do tempo de trabalho que é de 10 minutos. Haverá penalização para quem voar para além do fim daquele tempo.
h) Será atribuída pontuação extra para a precisão da aterragem.
i) Não são permitidos voos de repetição (ao contrário de F3B e F3J).
j) O voo com o motor a trabalhar, que não pode ultrapassar 30 segundos, é seguido do voo em planeio.
k) O tempo total de voo (motor mais planeio) termina quando o modelo tocar o solo ou qualquer objecto em contacto com o solo. O cronometrista deverá conduzir o piloto até à zona de aterragem e deverá informar do tempo que vai faltando para o fim do tempo de trabalho.
l) Se o modelo continuar a voar depois do sinal de fim do tempo de trabalho o tempo de voo não poderá ultrapassar 30 segundos.
m) O fim do tempo de trabalho é anunciado por um sinal acústico.
7. Aterragem
a) O ponto de aterragem será sinalizado.
b) Cada concorrente de um grupo tem um ponto de aterragem próprio.
c) Dentro do possível os pontos de aterragem estarão localizados numa linha perpendicular ao vento dominante com uma distância entre si não inferior a 10 metros.
d) Os pilotos e cronometristas deverão estar sempre a sotavento da linha formada pelos pontos.
e) O concorrente só pode retirar o modelo depois de ser medida a distância do nariz do modelo e o ponto de aterragem.
8. Pontuação
a) Um ponto por cada segundo de voo (máximo possível de 600 pontos).
b) Dedução de um ponto por cada segundo voado para além do fim do tempo de trabalho.
c) Pontuação total nula nas seguintes circunstâncias:
O tempo de voo ultrapassa em 30 segundos o fim do tempo de trabalho.
O tempo de motor excede 30 segundos.
O motor volta a trabalhar depois dos primeiros 30 segundos.
O concorrente não inicia o voo dentro de 15 segundos a contar do início do tempo de trabalho.
O modelo imobiliza-se na aterragem a mais de 75 metros do seu ponto de aterragem.
d) A bonificação por aproximação ao ponto de aterragem é atribuída nos termos seguintes, desde que o modelo não entre em contacto com o concorrente ou um seu eventual ajudante :
50 pontos se a distância for menor ou igual a 1 metro.
Por cada metro a mais a bonificação desconta 5 pontos ao valor de 50 de modo que
a uma distância superior a 10 metros a bonificação é nula.
e) No fim dos voos de um grupo a pontuação é reformulada do seguinte modo: ao concorrente melhor classificado no grupo são atribuídos 1000 pontos. Aos restantes concorrentes é atribuída uma pontuação proporcional calculada através do produto do numero de pontos obtidos pela relação entre 1000 e os pontos obtidos pelo concorrente melhor classificado nesse grupo.
9 Classificação final
a) Cada concorrente descarta uma das classificações obtidas desde que tenham sido realizadas mais do que 3 mangas.
b) A Classificação final de cada concorrente é obtida através do somatório das classificações corrigidas obtidas.
Dezembro de 2007
Aceitam-se observações e sugestões