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Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:26; edited 1 time in total
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
Modalidade diferente mas a qualidade ... :D
King_Pin, está EXCELENTE :D Que em 2008 continues assim :D
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
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Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
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Subject:
Para esse tipo de trabalhos, tirar moldes a matrizes eu só uso alcool polivinilico, não tem prazo de validade e aquando da desmoldagem é só meter tudo dentro de agua durante umas horas que as peças se separam por simpatia.
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
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Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
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Subject:
Plasticina, é o melhor e é reaproveitada
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:26; edited 1 time in total
Subject:
Se em tua casa há q.b. (pois deve ter, é terra do barro :lol: ) porque não usar??
Usas e botas fora!!
Subject:
Já agora, com que material vais fazer esse molde, com epoxi ou poliester?
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:26; edited 1 time in total
Subject:
Opa olha que com resina de poliester fica muito mais rijo e muuuuuuuuuuiiiiiiiiiiitttttttttttttooooooooo mais barato.
Tens é de dar mais camadas com diferentes tipos de tecido que é muito mais barato que as mantas. Se ficar bem feito desse molde tiras umas dezenas de fuselagens.
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
Boas.
King_Pin, se vais fazer moldes faz logo de tudo, pode ser que ainda apareçam uns interessados num F5B nacional :D Ainda acabas por conseguir não ter despesas :D
Subject:
Olá,
Seria uma ideia interessante. Um campeonato nacional de F5B ou F5J, ou até mesmo umas provas não oficiais para começar a reunir massa critica bastante. Um abraço, Pguim
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
:D Tenho que dizer que os posts deste tópico são extremamente úteis em relação à construção de modelos com técnicas modernas (actuais). Num mundo aeromodelista de modelos (há quem chame aviões) Almost Ready to Fly em que o dito aeromodelista é um radiopilotista fico muito contente por ver que há quem construa e bem. E fartei-me de relembrar e aprender técnicas que, ou já conhecia ou vêm preencher lacunas de conhecimento.
Em relação à necessidade de provas assinalada pelo Pguim quero salientar, devido ao meu longo (50 anos) conhecimento do aeromodelismo nacional, o seguinte: São os Clubes que devem organizar provas ou encontros, dentro ou fora do Calendário Nacional. Não pode haver um Campeonato Nacional porque não existe regulamento nacional de F5B nem de qualquer variante de planadores eléctricos. Nem existe Comissão Técnica de planadores eléctricos na fpam porque esta entidade que se diz reguladora e dinamizadore está apenas interessado em voo circular e F3A. É devido às pessoas que pertencem à fpam. E os Clubes, nomeadamente o seu Clube também não fazem nada para a promoção, através de provas e encontros, e pressão na fpam para haver uma CT e um regulamento nacional em prol dos planadores eléctricos. Aproveito para referir que se vão realizar 4 provas/encontros de 200W/kg à qual poderão concorrer modelos da fórmula F5B e F5J. Uma delas vai ser no Norte, organizada pela LIPA. Espero ainda ver esse formidável modelo a trepar pelo céu acima e fazer excelentes planeios!! Abraço, C. Bastos
Subject:
Olá,
Aind não tinha visto o calendário da FPAM. A modalidade com a variante 200W/KG parece-me interessante, muito embora ainda não tenha lido muito sobre o assunto. Se for possivel C.Bastos coloque aqui alguns links sobre o assunto. Afinal o meu clube até vai organizar uma prova no Norte. :) Pguim
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
:D Sobre a fórmula 200W/kg, inventada pelos ingleses e em vias de ser adoptada como modalidade standard naquele país, tem um sítio muito completo em "www.esoaring.net".
Gostava de anexar um documento explicativo, em português, e o regulamento que, em princípio, vai ser adoptado nas nossas provas/encontros. Acontece que os textos estão em word e eu não sou capaz de os anexar ao post. Se me dessem uma ajudinha..... Um abraço, C. Bastos
Subject:
Carlos
É só abrir o file, selecionar o texto (ou parte) fazer copiar e depois fazer colar aqui (onde escrevemos).
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
:D Planadores Eléctricos
Fórmula 200W/kg Breve sumário do regulamento e algumas sugestões para participar em eventos nesta modalidade Modelo: qualquer planador eléctrico com limitação da potência a 200Watt por cada kilograma de peso em ordem de voo. Voo: Máximo de 10 minutos de tempo de voo em que o motor só pode trabalhar 30 segundos. Aterragem: existe bonificação se a aterragem for feita num raio de 10 metros. Trata-se de uma competição ou, se quiserem, um encontro em que, para além do natural convívio e troca de ideias sobre planadores e motorização eléctrica, também se desafiam os participantes a afinarem a sua técnica de pilotagem e a tirar partido das correntes ascendentes da atmosfera. Que tipo de modelos podem participar? A fórmula foi desenvolvida para permitir a participação de, praticamente, todos os modelos de planadores eléctricos, mantendo os custos num valor relativamente baixo. Tanto podem competir grandes modelos cheios de “gadgets” como pequenos planadores com apenas direcção e profundidade. Podem competir todos com iguais possibilidades de sucesso? Sim, independentemente do tamanho do modelo. A chave do sucesso reside na aproximação ao limite de 200W/kg. Com esta potência/peso qualquer modelo pode atingir uma altitude acima dos 200 metros em 30 segundos de motor, o que permite explorar plenamente a atmosfera. No entanto, como o desafio envolve a caça às térmicas e estas existem desde o nível do solo, mesmo os modelos aquém dos 200W/kg, que atingem uma altitude inferior, têm perfeitas perspectivas de boa prestação. Como é possível testar o conjunto moto propulsor do modelo para o aproximar do valor máximo permitido? Várias maneiras: por “hardware” usando um wattímetro apropriado ( são baratos e servem para afinar todos os modelos eléctricos, que são o futuro!) ou medindo a intensidade da corrente debitada pelas baterias e, como se sabe a voltagem destas, fazendo simplesmente a multiplicação. Como é caro usar um amperímetro de grande intensidade pode-se usar um “shunt” de fio de cobre e medir, indirectamente, com um voltímetro barato (chinês). A “net” tem esta solução no “site” RCgroups. Por “software”: existem vários programas de cálculo de componentes para motorização eléctrica que são muito precisos e extremamente úteis na escolha do motor, hélice, baterias, etc. e nos dão a corrente, a potência as velocidades, etc. Refere-se os seguintes: motocalc, ElectriCalc, DriveCalc, D-Calc, P Calc, Calpfon, CALMELEC, Astrobob e há mais! Como aumentar ou reduzir a potência? 1. Trocar a hélice. Mais diâmetro ou mais passo aumenta a potência. Nalguns modelos de hélice é possível torcer a peça central onde ligam as pás aumentando ou diminuindo o passo. Cortar as pontas das pás também reduz a potência. 2. Mexer nas baterias aumentando ou diminuindo a voltagem. 3. Alterar a redução da caixa redutora. Maior relação significa menos potência. 4. Adicionar lastro ao modelo de modo a satisfazer a relação potência peso. 5. Inserir um simples circuito electrónico entre o receptor e o variador de modo a limitar a duração do impulso de canal 3, reduzindo assim a corrente fornecida pelo variador que pode assim ser ajustada ao limiar dos 200W/kg. Para os electrónicos é muito simples: pode ser um 555 mais um 74XX e um potenciómetro. Quais as restrições à bateria? Nenhumas. Utiliza-se qualquer bateria e pode ser carregada quando se quiser. Haverá algum problema que exija especial atenção? Sim! Quando fizer ajustes da potência tenha em atenção que os três componentes eléctricos, motor, bateria e variador têm os seus limites próprios, quer de voltagem quer de intensidade de corrente que, se ultrapassados, irão danificar o componente. Já agora, as hélices também têm um limite de rotações. Ultrapassar esse limite conduz à fractura das pás com a respectiva projecção. Durante os ensaio e medições em modo real não permita a presença de qualquer pessoa (ou animal) no plano de rotação da hélice e à frente desse plano. Bons voos e goze o êxtase de um planador! Traduzido e adaptado de “www.esoaring.net” Incluido graças à ajuda do Oliveira! Obrigado C. Bastos
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
:D Pguim, Oliveira e pessoal que gosta de planadores!
:roll: Regulamento de Competições de Planadores Eléctricos na Fórmula 200W/kg 1. Objectivo Proporcionar uma competição equilibrada entre planadores com motor auxiliar eléctrico em que a potência utilizada é proporcional ao peso do modelo. Não é permitida uma potência superior a 400W. 2. Características dos modelos a) Máxima área alar total – 150dm2 b) Máximo peso em ordem de voo – 5kg c) Carga alar máxima - 75g/dm2 d) Carga alar mínima - 12g/dm2 e) Fonte de energia – Baterias recarregáveis de qualquer tipo f) Pode ser utilizado qualquer tipo de motor eléctrico 3. Carregamento das baterias As baterias podem ser carregadas em qualquer altura durante a competição 4. Processamento dos Modelos Antes do início da competição o Organização fará a verificação das características dos modelos e tomará as medidas necessárias ao cumprimento da fórmula, nomeadamente: a) Pesagem do modelo em ordem de voo ( cada concorrente pode participar com um máximo de 2 modelos) b) Definição da máxima potência permitida para cada modelo, ou seja 200 vezes o peso em kg. ( A potência máxima permitida para modelos com mais de 2kg é de 400W) c) Verificação da potência intercalando um wattímetro entre as baterias e o controlador de velocidade. Simultaneamente é medida a máxima velocidade de rotação do hélice. d) Durante a verificação da alínea c) a organização deverá certificar-se que o comando de aceleração está no máximo e que não será possível, por programação do emissor, obter mais potência. e) Os valores de peso, potência e velocidade devem ser registados. Se for entendido necessário deverão ser afixadas etiquetas no modelo e ou nas pás da hélice. f) Alguma modificação efectuada no sistema moto propulsor deverá ser sujeita a nova verificação. 5. Processamento dos modelos durante a competição A organização poderá estabelecer um sistema aleatório de verificação dos modelos após cada voo. Essa verificação consistirá na confirmação do valor da velocidade de rotação do hélice anteriormente medida e registada. Cada concorrente deverá ser sujeito a esta verificação pelo menos uma vez durante a prova. 6. Organização da competição a) Deve haver uma inscrição atempada dos participantes de modo a permitir a formação de grupos de concorrentes para voarem em simultâneo. Para isso a organização deverá ser informada da(s) frequência(s) rádio de cada concorrente. b) A organização procurará fazer o maior número de mangas que o tempo e as condições meteorológicas permitam. c) A composição dos grupos nas várias mangas será elaborada de modo a possibilitar que cada concorrente tenha oportunidade de voar em simultâneo com cada um dos outros concorrentes em prova, tal como se faz em F3B e F3J. d) Cada concorrente tem 5 minutos de tempo de preparação desde o instante em que é chamado para a zona de lançamento. e) Após os 5 minutos de preparação a organização dará, por sinal acústico, o início do tempo de trabalho. f) Os concorrentes têm 15 segundos para iniciar o voo do modelo. g) O voo deverá terminar no fim do tempo de trabalho que é de 10 minutos. Haverá penalização para quem voar para além do fim daquele tempo. h) Será atribuída pontuação extra para a precisão da aterragem. i) Não são permitidos voos de repetição (ao contrário de F3B e F3J). j) O voo com o motor a trabalhar, que não pode ultrapassar 30 segundos, é seguido do voo em planeio. k) O tempo total de voo (motor mais planeio) termina quando o modelo tocar o solo ou qualquer objecto em contacto com o solo. O cronometrista deverá conduzir o piloto até à zona de aterragem e deverá informar do tempo que vai faltando para o fim do tempo de trabalho. l) Se o modelo continuar a voar depois do sinal de fim do tempo de trabalho o tempo de voo não poderá ultrapassar 30 segundos. m) O fim do tempo de trabalho é anunciado por um sinal acústico. 7. Aterragem a) O ponto de aterragem será sinalizado. b) Cada concorrente de um grupo tem um ponto de aterragem próprio. c) Dentro do possível os pontos de aterragem estarão localizados numa linha perpendicular ao vento dominante com uma distância entre si não inferior a 10 metros. d) Os pilotos e cronometristas deverão estar sempre a sotavento da linha formada pelos pontos. e) O concorrente só pode retirar o modelo depois de ser medida a distância do nariz do modelo e o ponto de aterragem. 8. Pontuação a) Um ponto por cada segundo de voo (máximo possível de 600 pontos). b) Dedução de um ponto por cada segundo voado para além do fim do tempo de trabalho. c) Pontuação total nula nas seguintes circunstâncias: O tempo de voo ultrapassa em 30 segundos o fim do tempo de trabalho. O tempo de motor excede 30 segundos. O motor volta a trabalhar depois dos primeiros 30 segundos. O concorrente não inicia o voo dentro de 15 segundos a contar do início do tempo de trabalho. O modelo imobiliza-se na aterragem a mais de 75 metros do seu ponto de aterragem. d) A bonificação por aproximação ao ponto de aterragem é atribuída nos termos seguintes, desde que o modelo não entre em contacto com o concorrente ou um seu eventual ajudante : 50 pontos se a distância for menor ou igual a 1 metro. Por cada metro a mais a bonificação desconta 5 pontos ao valor de 50 de modo que a uma distância superior a 10 metros a bonificação é nula. e) No fim dos voos de um grupo a pontuação é reformulada do seguinte modo: ao concorrente melhor classificado no grupo são atribuídos 1000 pontos. Aos restantes concorrentes é atribuída uma pontuação proporcional calculada através do produto do numero de pontos obtidos pela relação entre 1000 e os pontos obtidos pelo concorrente melhor classificado nesse grupo. 9 Classificação final a) Cada concorrente descarta uma das classificações obtidas desde que tenham sido realizadas mais do que 3 mangas. b) A Classificação final de cada concorrente é obtida através do somatório das classificações corrigidas obtidas. Dezembro de 2007 :roll: Aceitam-se observações e sugestões :roll:
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:29; edited 1 time in total
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
Olá _King_Pin_
Não te esqueças de incluir um CD entre 1 a 1,5 para a fuselagem (se não for ainda superior)! Vais ver que essa velocidade vai ser bastante diferente! :D Que programa é esse o XFLR5? Podes dar mais detalhes? Isso é freeware?
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:28; edited 1 time in total
Subject: Re: Contrução de um F5B 7cell
:D Viva aeromodelistas que gostam de aerodinâmica como o _King_Pin_ e o Borges.
Tenho o Xflr5 carregado mas faltam-me instruções que permitam tirar partido desse "software" que parece ser muito poderoso. No entanto, sugiro que carregem outro "soft" chamado PredimRc (atenção às maíusculas) que se destina a cálculos de modelos com motorização eléctrica. Este último "soft" faz apelo ao Xflr5 e tem comandos que nos permitem utilizar e ver algumas potencialidades do Xflr5. Como não consegui carregar perfis, substitui as coordenadas de perfis originalmente existentes pelas coordenadas dos que me interessavam, por exemplo o Eppler 205, e funcionou. Bom trabalho. "Postem" notícias. C. Bastos Page 3 of 5
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