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Author |
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Syn wrote ( View Post): ›
Quanto ao afinar motores espero aprender com a malta de Asas de Mira.... (espero que o Seabra e o Rookie ensinem-me bem).
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Uiiiii estás muito bem servido e no bom caminho, és um gajo cheio de sorte!!!
Abcs
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_________________ Bons Vôos
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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_________________ Voar....Voar....Voar....
Epá!!
Olha desapareceu!!
Um abraço
Oliveira
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Syn
AIRMAN
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_King_Pin_ wrote ( View Post): ›
Syn wrote ( View Post): ›
Falando em radios, já ouvi muita gente dizer que o ideal seria um radio de 7ch.... Mas... *^ª*`^ª*^ são muito mais caros. Será que justifica... O que se pode fazer xtra por ter mais 1 canal??? Um avião normal já só usa 4ch, ainda sobram 2 para qualquer outra coisa. Não percebi
sYn
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Agora voltando ao inicio da questão, vale mais o de 6 canais ou de 7?
eu pessoalmente teria feito o mesmo que fiz... o investimento inicial é pesado, e esse degrau de um rádio de 6 canais para 7 é algo pesado e não se justifica para os primeiros tempos de aprendizagem e primeiros aviões relativamente simples.
Mais tarde, caso surja a oportunidade, como eu tive, de comprar um acima (7 canais ou mesmo 9 em que se fica mesmo mesmo bem servido) e vender ao mesmo tempo o de 6 canais, o degrau foi bem pequeno (pouco me pesou na carteira a troca ), agora se tivesse um rádio de 4 canais e me quisesse ver livre dele... humm acho que aí não me via livre do comando para ter dinheiro para abater na compra do novo
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Desculpa mas não percebi a ideia final...
Então mais vale comprar um 4ch e depois comprar um 7ch mais tarde porque há sempre lugar para um 4ch no equipamento de um aeromodelista, ou
mais vale comprar um 6ch que um 4ch porque ninguem quer um 4ch e o 6ch pode ser vendido (abatido) para comprar um 7ch no futuro....
É que um 7ch é mais 120€ aprox... ouch....
Entretanto acham que o optic HITEC melhor que o Futaba?
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major alvega
MAJOR GENERAL
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compra um 6 chega e sobra
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jattamasso
CAPTAIN
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Quote: › vi
Só não entra na minha cabeça de velhote (e ainda não tenho mais de 40, uso glow, mas ainda vou nos 34) é funfly com easyglider...
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Eh pá ó Moraes, quem não tem cão caça com gato
34? que cota!!...hummmm... bem... eu vou fazer 31.... ..dasse....
Quote: › vi
Epá, por amor de deus não leia como ofensa, senão temos que parar de argumentar e calar
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Ai agora tratas-me por voçê? Sinceramente.......
Quote: › vi
Entretanto acham que o optic HITEC melhor que o Futaba?
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Tens já montes de respostas noutros treads a essa pergunta.
Por acaso acho que foi esse Seabra que ganhou o Funfly... com um xanato a combustão... e o Easyglyder ficou a morder-lhe os calcanhares, o desgraçado do eléctrico..... Humm..... começo a olhar para o Easyglider com outros olhos... Afinar o Mega 16/25/04 ainda vai parar a um planador.......
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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jattamasso wrote ( View Post): ›
Ai agora tratas-me por voçê? Sinceramente.......
Por acaso acho que foi esse Seabra que ganhou o Funfly... com um xanato a combustão... e o Easyglyder ficou a morder-lhe os calcanhares, o desgraçado do eléctrico..... Humm..... começo a olhar para o Easyglider com outros olhos... Afinar o Mega 16/25/04 ainda vai parar a um planador.......
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O você foi por acaso, não reparaste que sou Brasileiro? é que misturo mesmo tudo, tanto sai tu como você.
O Seabra é uma máquina a voar, devem ter tido um grande espetáculo...
O Easy é muito bacana, ontem curti montes com ele, mas de todas a vezes que voei aquilo, nunca nada chegou sequer perto de voar aquilo na encosta, o Easy definitivamente é um cabrito montês.
Abcs,
JM
Ps. Syn, acho que o melhor é comprar já um rádio que dê algum futuro, se comprares uma coisa mixuruca (FF4 / FF6) depois nunca mais te livras dele, acho que o optic 6 e o FF7 são bons, eu talvez fosse para o FF7, mas é uma questão de ver melhor pois até pode ser que o optic 6 esteja a dar mais (relação preço Vs. benefício / necessidades)
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_________________ Bons Vôos
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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jattamasso
CAPTAIN
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Eu tenho um Optic 6 e estou muito satisfeito, pois dá para tudo a que quero. E tem dois cronómetros,não um. Só é pena que tenha apenas 6 canais, mas é de longe o melhor 6 canais. Deixa o da futaba a milhas.
Se alguma vez mudar de rádio será para um EVO
Há tb o Cocpit da multiplex, 7 canais, e nada caro. Um conselho: não poupes no rádio que depois arrependes-te.
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Podes crer, estava a esqueçer do novo da multiplex, é uma bomba!!!
Mas se não for este, acho que o FF7 é melhor que o optic6.
Abcs,
JM
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_________________ Bons Vôos
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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jattamasso wrote ( View Post): ›
Um conselho: não poupes no rádio que depois arrependes-te.
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Pois, é isso!!
Grande parte da malta que compra um rádio só para iniciação acaba por gastar mais €€€€ noutro!
Caso desista da modalidade, também será mais fácil vender um bom rádio (penso eu), mesmo que perca uns €€€ há sempre malta que quer um rádio melhor.
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_________________ Voar....Voar....Voar....
Epá!!
Olha desapareceu!!
Um abraço
Oliveira
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Syn
AIRMAN
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Isto dos radios está me dar uma dor de cabeça... Nem vou perguntar sobre os cristais, oscilador, etc senão fico pior.... Para já prefiro viver na ignorância
Estam a falar do COCKPIT SX. Este mdelo é de 7ch, não é? Encontrei este modelo a um bom preço, pouco mais que o optic6 ou ff6exa.... Mas sempre pensei que os melhores eram os HITEC e FUTABA. Será que é facil de usar, não vejo muita gente a usar e isso faz me disconfiar....
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Syn
AIRMAN
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Já agora esse modelo é um pouco feio..... tanto plastico para qué? Mas o que interessa deve ser o que está por baixo....
Este modelo tem problemas de compatibilidade.... e para usar um cabo buddy... será que há problemas...
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Syn wrote ( View Post): ›
Já agora esse modelo é um pouco feio..... tanto plastico para qué? Mas o que interessa deve ser o que está por baixo....
Este modelo tem problemas de compatibilidade.... e para usar um cabo buddy... será que há problemas...
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Feio, comparado com um Futaba ou Hitec? Gostos não se discutem...
Para mim os rádios estéticamente mais agradáveis são os "tabuleiros" alemães: Multiplex Profi 4000, Graupner MC-22/24, Futaba FC-28.
Poucos cromados (de plástico) e funcionalidade.
De qualquer forma para ter um Futaba ou Hitec com as especificações do Cockpit SX pagas o dobro do preço.
Compatibilidade: a pior que vi foi entre dois Futaba, um com a ficha clássica e outro com a ficha quadrada. O cabo para ligar os dois custava na altura mais que um Cockpit SX!!!
É possível ligar um Futaba ou um Hitec a um Multiplex. É preciso ter o esquema do cabo, e esse está aqui:
http://users.belgacom.net/TX2TX
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chaleta
SENIOR AIRMAN
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Syn wrote ( View Post): ›
e para usar um cabo buddy... será que há problemas...
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Viva,
Penso que essa é tb uma questão a ter em conta. Convém que o radio seja compatível com o de quem vai ensinar.
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Mais uma vez todos temos razão.
Sim, eu que vinha toda a vida com rádios asiáticos (futabas e hitecs) também aderi ao alemão a algum pouco tempo e estou muito satisfeito, é infinitamente superior aos xinos em termos de software.
Mas realmente encontra-se muitos mais pessoas no campo com futabas, e se no passado um cabo destes como refere o Jcosta, custava muito caro, hoje a situação é exactamente a inversa. Um cabo de treino, seja com ficha redonda ou quadrada, custa 35€ cá em Lisboa e se encontra muito, muito facilmente. O mesmo não posso dizer de um cabo para multiplex, é quase impossível de encontrar aqui pelas lojas (mas sempre se pode encomendar e chega rápido) e custa uma pequena fortuna, mais do que o dobro ou o tríplo do preço do futaba.
Mas se arranjares uma ficha da multiplex (os antigos futaba redondos não simples DIM que se compram em lojas de electrónica, não sei se os multiplex também serão algo que se arranje assim fácil, até tenho interesse se for fácil de arranjar) vale a pena comprar um cabo de treino futaba, e trocar uma das pontas para multiplex usando o esquema que deixou o Jcosta.
Em relação ao rádio em sí, o Cockpit é muito fixe, já traz emissor e receptor sintetizados, e é de uma nova geração, tanto a máquina como software são excelentes.
Mas acho que se fosse eu, ia ou para o cockpit ou para o FF7, já não me metia com o optic que é claramente de um escalão inferior (é bom, mas é inferior) e muito menos para o 6EXA, que é mesmo jurássico.
Abcs
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_________________ Bons Vôos
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jattamasso
CAPTAIN
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Quote: › vi
Mas acho que se fosse eu, ia ou para o cockpit ou para o FF7, já não me metia com o optic que é claramente de um escalão inferior (é bom, mas é inferior) e muito menos para o 6EXA, que é mesmo jurássico.
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X2
Eu tenho um Optic 6, tenho-o desde que me iniciei nisto, há 2 anos. Na altura não havia o Cocpit SX, senão, era esse que comprava, sem dúvida alguma. Foge do 6EXA a sete pés.
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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jattamasso
CAPTAIN
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Um flame no tread Acho que o 6EXA devia de ser proibido. Sei que é uma parvoíce gratuita, mas não posso com esse rádio maldito.
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Syn
AIRMAN
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Eis um grande dilema.... Quando finalmente parece que o radio está decidido, aparece mais uma barreira.
Quer dizer, o cockpit sx é o ideal para um iniciante, mas como pouco gente tem já não dá para aprendizagem (sem gastar centenas em cabos especiais)... Isto é um ciclo vicioso!!!
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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jattamasso wrote ( View Post): ›
Um flame no tread Acho que o 6EXA devia de ser proibido. Sei que é uma parvoíce gratuita, mas não posso com esse rádio maldito.
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Hehhe eu já tive um e não é assim tão mau Jata... Pior pior são os FF4 e os lazer 6 e 4 da hitec que nem memórias têm... e os trins são manuais...
Syn, em relação aos cabos, já estava dada a dica antes pelo Jcosta complementada por mim, compra um cabo barato futaba (vê primeiro quem vai te ensinar, se tem futaba quadrado ou redondo) e arranja uma ficha multiplex, usa o esquema para fazer um cabo mixto e voilá... Ou então esqueçe o SX e compra um FF7 que não ficas nada mal servido.
Abcs
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_________________ Bons Vôos
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Moraes wrote ( View Post): ›
Mas realmente encontra-se muitos mais pessoas no campo com futabas, e se no passado um cabo destes como refere o Jcosta, custava muito caro, hoje a situação é exactamente a inversa. Um cabo de treino, seja com ficha redonda ou quadrada, custa 35€ cá em Lisboa e se encontra muito, muito facilmente. O mesmo não posso dizer de um cabo para multiplex, é quase impossível de encontrar aqui pelas lojas (mas sempre se pode encomendar e chega rápido) e custa uma pequena fortuna, mais do que o dobro ou o tríplo do preço do futaba.
Mas se arranjares uma ficha da multiplex (os antigos futaba redondos não simples DIM que se compram em lojas de electrónica, não sei se os multiplex também serão algo que se arranje assim fácil, até tenho interesse se for fácil de arranjar) vale a pena comprar um cabo de treino futaba, e trocar uma das pontas para multiplex usando o esquema que deixou o Jcosta.
Abcs
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Tanto as fichas Futaba clássicas como as Multiplex são fichas DIN normalíssimas. A diferença é o número de pinos e se tem ou não pino central. Mas qualquer casa de electrónica, até a Mauser, tem fichas DIN de vários formatos. Só é preciso além disso cabo de 2 ou 3 condutores e malha. Total menos de 5 euros.
Já agora, o cabo mais caro da Multiplex, o cabo de ligação PC-TX, custa 37.5 Euros na origem. E o cabo da Futaba na altura (2 anos) custava mais de 100 euros, o que prácticamente dá para comprar um Cockpit SX.
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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jcosta wrote ( View Post): ›
Já agora, o cabo mais caro da Multiplex, o cabo de ligação PC-TX, custa 37.5 Euros na origem.
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Isto é que era bom... só encontrei cabo de treino multiplex em dois sítios em Portugal, no Júlio Isidro e na Mastermodel. Na 1ª o preço era a doer, mas a doer assim mesmo à séria, não lembro quanto mas posso dizer que se não ultrapassa, chega perto dos 100 (é porque não lembro mesmo, mas era um abuso). Na Mastermodel o Marco também tinha um mas já estava reservado, mas quando perguntei se era caro, ele me confirmou que aquele cabo era caro, não sei porque razão, muito mesmo muito mais caro que os similares de outras marcas.
Mas se podemos comprar DIM'S acabou-se, já não há hipóteses, nunca na vida pago o preço que eles querem por cabos de marca.
Mas Jcosta, tens certeza da compatibilidade? É que agora me pus a pensar, o meu multiplex tem o modo trainer totalmente programável, onde podemos dar ao aluno só os canais que quizermos, e nos Futaba/Hitec isso não existe... daí pensei, será que é mesmo compatível??
Abcs,
JM
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_________________ Bons Vôos
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jattamasso
CAPTAIN
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Quote: › vi
Quer dizer, o cockpit sx é o ideal para um iniciante, mas como pouco gente tem já não dá para aprendizagem (sem gastar centenas em cabos especiais)... Isto é um ciclo vicioso!!!
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Ó carago, qualquer EVO dá para ligar como o Cocpit... No CAC existem uma data deles e pelo menos 2 dão instruçao, pelo que não é necessário comprares o cabo. De certeza que há sempre quem tenha 2 rádios e uma cabo. E para aprenderes a voar, não é imperativo que seja no teu comando....dasse, ou então faz como eu e aprende sózinho com um avião de esferovite, e uma data de bisnagas de araldite....
Estas treads já enjoam.... puáh...
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Moraes wrote ( View Post): ›
... meu multiplex tem o modo trainer totalmente programável, onde podemos dar ao aluno só os canais que quizermos, e nos Futaba/Hitec isso não existe...
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Moraes, pegue num FF8, sim desses com 10 anos, ou num FF9 e verá se pode ou não fazer isso.
Eu tenho Futaba e Multiplex e fazem o mesmo, embora de maneiras diferentes.
A questão da compatibilidade é que terá de fazer um cabo como o JCosta mencionou.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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Syn
AIRMAN
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You´ve lost that loving feeling... oh oh... that loving feeling... you´ve lost that loving feeling now its gone... gone... gone.... ooh.. woooh..ohhh....
O jatta tem razão (mas acho que ficou lixado por não ter seguido os faíscas). Tenho que dizer obrigado a todos pela grande ajuda, pois senão teria comprado um radio 4ch, motor 40 da treta e um avião que provavelmente não conseguiria voar e acabado por aí. Obrigadão
Já decidi o setup que vou comprar, agora é começar a parte interessante...
Reativamente a este thread, dou a mesma por encerrada pois já serviu o seu porposito que foi ajudar-me escolher um setup actual e bom.
Cumprimentos ventosos
sYn
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