A prestação deste modelo é formidável. E leva-me a alguns considerandos sobre a sua
afinação. Em primeiro lugar, não existem superfícies móveis (leme de direcção ou de
profundidade) controladas por temporizadores de relojoaria ou electrónicos, como está
generalizado nos modelos "outdoor". Desprezando aspectos de aeroelasticidade da estrutura
que julgo não serem utilizados, o modelo faz aquelo voo perfeito sem haver qualquer
actuação aerodinâmica em tempo real.
No planeio, o modelo roda à direita. Assim a asa de estibordo tem menos "washout" do que a
de bb. Para rodar à direita, contrariando a tendência de "subida" da asa de eb, é
necessário um forte momento de guinagem ("yaw") para a direita. Mas não há leme de
direcção! Então esse momento é conseguido com a inclinação ("tilt")do estabilizador para a
esquerda, no sentido anti horário de quem está a ver o modelo pela cauda. O estabilizador é
em V mas funciona como se fosse plano. Nos modelos de VL o
CG é usado muito recuado (50%
até 70%). Então o estabilizador produz sustentação, ao contrário da generalidade dos
modelos de RC, incluindo os planadores. Ao inclinar o estabilizador criamos uma pequena
componente horizontal da sustentação por este gerada, que, com o braço de alavanca
trazeiro, funciona de momento para a guinagem.
Com estas tendências intrínsecas à construção, a trajectória de subida do modelo, que nós
não conseguimos ver no vídeo, deverá ser de pranchamento ("roll") para a esquerda, devido
ao menor "washout" da asa de eb, e viragem à direita devido ao momento de guinagem. Isto
num lapso de tempo curtíssimo resultando rápidamente num "endireitar" e entrada no voo
horizontal de planeio. Mas com o modelo é muito fino em termos de aerodinâmica, ou melhor,
tem uma baixa resistência ao avanço, a sua dv/dt, em módulo, é muito pequena e quando se "endireita" a
velocidade ainda é muito superior à velocidade própria de planeio. Então ganha altitude, o
que responde, em princípio, às observações postas pelo Nando e pelo LuísX.
De qualquer modo é um voo prodigioso. É nisto que está, em parte, a beleza do VL.
Quando o Aeromodelista larga o modelo, e este deixa de ter a influência de forças
exteriores, fica só, em voo livre, com 3 velocidades lineares, 3 velocidades angulares e 3
posicionamentos angulares. A solução deste voo é deveras complexa. Mas, há dias, vi um post
do Idomingos, ou do Iplácido ? desculpem, não me lembro quem foi. Era referido o XFLR5 e o
Matlab. E o Matlab tem uma ferramenta chamada Simulink apropriada para o estudo de sistemas dinâmicos, como o voo dos nossos modelos.
E que tal uma simulação
CB