|
Necessita de ajuda? |
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação?
Contacte-nos pelo email:
|
Quem está Online |
In total there are 41 users online :: 0 Registered, 41 Guests
Registered Users: None
[ View complete list ]
|
|
Aero Topicos |
|
|
Heli Topicos |
|
|
Compra & Venda |
|
|
| |
Author |
Message |
neno
TECHNICAL SERGEANT
|
|
|
Nando
Administrador
|
Ora ai esta mais uma boa utilização para os motores a escovas 400.
E talvez ate para os packs de nimh que por aqui tenho.
|
|
_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
|
|
|
_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
|
eu conheço muito bem isso. Se vires na thread aqui no forum do meu avião, tenho lá o link desse mesmo slipso.
Se imprimires os planos na impressora verifica se ela não faz uma ligeira redução do tamanho... a minha fez a redução faz com que a asa fique para o pequena para aguentar como deve ser com o peso... pega no equipamento que tens para meter e pesa-o + alguma balsa e mais alguns pós... e verificas se o pesso está dentro do maximo aconcelhado se não tiver, fazes a asa com um pouco mais de envergadura... não custa muito fazer. E de facto isso sai muito barato e a asa é bem robusta... a minha bateu num poste na Nazaré a semana passada... ficou um pouco deformada, mas bastou umas pancadas para voltar a ter o formato inicial. Voou ainda á pouco aqui na praia de Salir
ah... já me esquecia... compra o spinner antes de fazeres a fuselagem... para encaixar tudo na perfeição... o meu abranda muito depressa devido a isso... a fuselagem é um pouco maior que o spinner
|
|
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
|
|
|
neno
TECHNICAL SERGEANT
|
Mas isso anda bem ou não!! Vale a pena perder tempo.
Manda ai uma foto do teu para ver!
Secalhar não vale a pena meter-me nisto!!
|
|
_________________ Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
|
|
|
_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
|
nesta secção do forum tens o topico com as fotografias da construção do meu e todos os pormenores é só ires lá ver e responder.
Eu gosto do meu. É facil de fabricar, é robusto... nunca será tão eficaz como um stinger ou um voodoo por não ter um perfil puro mas anda bem depressa. Não sei a velocidade maxima dele... com o motor tal e qual tenho e o helice que tenho só faço subidas... inicialmente tinha o motor bobinado com uma performance igual a um mega 16-15-4 e com uma 6/4 inicialmente o que não é propriamente rápido para mim...
Se tu construires um ou comprares o stinger, pode ser que eu faça uma nova fuselagem para o primeiro que construí e arranje um motor e servos para ele... assim daria para fazer umas corridas na brinca na Nazaré.
Ando é preocupado que todos os meus electricos sempre fazem algumas interferencias... ando mais desconfiado já do comando que nos receptores Este futaba 6exa na tem nada de ppm's nem variantes que eu saiba... para alem disso a ponta da minha antena salta fora e tá colada com fita cola... não sei se será disso (o alcance parece não afectar e as interferencias costumam sempre ser com o avião perto de mim...) com o motor desligado não tenho interferencias....
|
|
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
|
|
|
Chispas
MAJOR GENERAL
|
Boas.
King_Pin, apenas a minha opinião acerca das interferências.
Antena "colada com fita-cola"?
Eu costumo trocar as antenas de 4 em 4 anos mas se voasse junto ao mar e ela tivesse um elemento solto já a tinha trocado.
Tens hipótese de fazeres um teste de alcance com essa antena e outra nova ou quase?
À velocidade que os pylons, e agora o mini-hotliner, voam não é de confiar numa antena nessas condições.
Just my 2 cents.
|
|
_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
|
|
|
_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
|
yup, colada com fita cola... a peça que faz com que a ponta não salte, saltou! Fiz teste de alcance com este receptor e estava tudo correcto conforme o manual (multiplex pico 3/4), para alem disso afastei o receptor do variador/motor/bateria e tenho a antena toda fora da fuselagem... é engraçado que ao longe nunca tenho interferencias... têm sido todas ao perto... Mas a ver se troco a antena o mais cedo possivel... mesmo que não resolva... esta tem menos de 2anos mas esta humidade... casa a 200m do mar... hoje já estava "perra" outra vez... começo a notar oxidação nas zonas que raspam...
Com os nitrosos nunca tive este problema mesmo com a antena assim!
|
|
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
|
|
|
Chispas
MAJOR GENERAL
|
Boas.
Com o que custa uma antena nova, o meu Pal comprou hoje uma nova pois a dele já era, vale bem o descanso de saber que dali não volta a ter problemas.
Quanto às interferências.
Nos eléctricos o andar de oscilação para a aplicacão de potêncioa trabalha a alta frequência, alguns bem acima de 8KHz, e isto provoca um "halo rádio-eléctrico-magnético" à volta do motor , fios de potência, variador e ás vezes até da bateria.
A zona onde este halo é maior e mais potente é o motor, devido á presença dos ímanes e fica entre ti e o receptor quando o avião está de frente pra ti.
Esse halo pode distorcer ou impedir mesmo a passagem das ondas rádio-eléctricas vindas do emissor.
Isso poderia explicar o facto de teres interferência perto e não longe.
Hope this helps a confundir a questão
|
|
_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
|
|
|
_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
|
Explica em parte sim. Quando o avião está alto nunca tem interferencias (nem este nem a asa voadora) e as interferencias no caso do mini hotliner costumam acontecer apenas em passagens com motor ligado a uns 4 a 6 metros do chão com o avião de lado mas enquanto vem na minha direcção... ou seja, com o motor ainda com o sinal entre mim e o receptor... notei mais isto enquanto andava com o ele em versão pilon e não é muito agradavel nestes aviões tão sensiveis na profundidade... agr em versão hotliner como o motor passa a vida desligado não tenho tido praticamente problemas.
Obrigado
|
|
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
|
|
|
jattamasso
CAPTAIN
|
Já comprei o UBEC. E acho que já sei o que causava as intrerferências com o BEC antigo: os cabos que saem para o receptor, estao descarnados, com filamentos de cobre a tocarem-se uns nos outros. Às tantas andava com um curto circuito na alimentação ao receptor.... Amanhã vou experimentar este UBEC. A ver se é desta. Desejem-me sorte para amanhã ,....
|
|
|
|
|
_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
|
|
|
jattamasso
CAPTAIN
|
Só uma amostra do que os américas estão à nossa frente
Quote: › vi
Well it's been a while but I'm back.
Latest is the trusty Mega 16/25/4 on 5S. 7x10 prop. Gutted everything I could. Shaved down the thickness of the wing and recarved it to a more symetrical shape. Cut 1" off the back of the wing, and used a C channel CF reinforcement on the TE. One coat of poly and one of 777 and slipped on some covering. Did come up with a new means of reinforcing the motor mount area. Instead of glassing or adding reinforcements to the outside, I slit the rear of the fuselage and inserted a 5 1/2 x 5 inch piece of plastic in the slot. Should be a lot stronger back there now and it's invisible.
|
Quote: › vi
I am running my 16/25/4 on 6s pack with 6x5.5 prop. Lots of noise but I could use a little more thrust. Plan to try 7x5 prop but calc shows 32+ amps, probably a bit much for my 2100 prolites.
|
Quote: › vi
I'd be very interested to see if the 16/25/4 can survive 40+ amps. If it does I've got more figgerin to do...
|
enfim....também quero
|
|
|
|
|
Chispas
MAJOR GENERAL
|
|
|
Chispas
MAJOR GENERAL
|
Boas.
Isso não é estar à nossa frente.
(Acerca do Post do Jattamasso acerca dos américas)
É andar tão depressa que passam por nós que até parece que estamos parados
E quem é que cá quer ir pôr 5S nas asas?
Eu ainda não me atrevi a pôr 4S
Quando se tem papel assim como eles têm até dá pra pôr 6S
E se aquilo se desintegrar tudo ficam com pena de não terem filmado e começam de novo.
E tudo numa nice and easy, man
|
|
_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
|
|
|
_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
|
Por acaso é mesmo á moda dos americas, se não anda depressa a bem, anda depressa a mal! Trocar de avião? naaa... eu gosto deste e vou continuar com este... se não anda depressa o suficiente, mete-se mais potencia! É preciso o quadrado da potencia para o dobro da velocidade? Seja! More Powa! rebenta no ar por já não aguentar com tanto abuso? reforça-se! É um calhau voador? seja! assim é que é bom!
No fundo, o que interessa é que se divertem e descarregam energias...
Voos felizes!
|
|
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
|
|
|
Chispas
MAJOR GENERAL
|
|
|
jattamasso
CAPTAIN
|
Enfim, lá foi mais uma tentativa de 4S!!:...
Antes de mais, quuero dizer que os glitches já foram resolvidos. Já não tenho os elevons a marar, como tinha anteriormente. O problema é que passados uns minutos de vôo, não consigo cortar totalmente a alimentação ao motor, pelo que com o stick totalmente em baixo, aquilo não para nem pelo amor da santa.... lá tive de aterrar uma vez mais invertido, ando a ficar mestre nestas aterragens.
Eh pá , por favor ajudem-me ( UltraOhm, Chispas, King Pin, Neno, e todos os demais que possam das uma opinião acerca do que está a acontecer....). Com 3S não tenho este problema, apesar de, desde sempre, ao cortar motor, a hélice demora imenso a parar de girar. Eu inclino-me para estas hipóteses:
O freio do variador estar totalmente desligado???;
Haver uma passagem de corrente residual para o motor, com as 4S???;
Aquecimento de qq coisa??
Não faço a mais pálida idéia; Vou programar o variador para o hard brake.......
Eis o Equipamento:
Hitec Optic 6 ( não experimentei o botão throttle cut )
Receiver HFS 05 MS
Castle Creations Phoenix 45
UBEC
4S1P 2200mAh ( a ficha alimenta o variador e um shunt alimenta o UBEC)
SOCORRO!!!!
|
|
|
|
|
_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
|
Não sei bem os pormenores desses variadores...
Tens de dizer o ponto maximo e minimo de acelerador antes de cada voo ou está memorizado no variador? se estiver memorizado verifica e reprograma... talvez resulte...
Quanto ao travão... não te aconcelho a usar o maximo travão... já vi a imagem de uma firewall de um hotliner partida por hard brake embora fosse de uma versão mais antiga de um CC... Mas de qualquer modo acho que tens a opção de hard brake mas gradual... essa será a melhor... podes testar isso em casa. o brake nota-se logo (eu uso no meu avião e tenho pena é de ser demasiado fraco no meu caso...)
Queres trocar de variador??? o meu tem BEC até 6S e o teu tem um bom travão e tem programação de timings que me ajudariam no arranque mais eficaz do meu motor (outrunner).
PS: Chispas, foste o primeiro a falar do meu novo avatar a cara de felicidade com que o boneco acende o isqueiro ainda hoje me faz rir já usava este avatar em foruns de informatica à uns anos e não resisti a tambem o voltar a usar neste forum.
|
|
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
|
|
|
UltraOhm
MASTER SERGEANT
|
Experimenta o aeromodelo no chao e quando o motor deixar de responder desliga o fio que liga o receptor ao variador e ve se o motor para..
Se assim acontecer livra-te do UBEC e compra um variador como o do King Pin, se eventualmente usares so 2 servos micro o CC 45 talvez aguente o BEC com 4S embora seja algo arriscado; no entanto a melhor opçao esta em usares um pack AAA de 4 pilhas para usares como BEC.
O receptor por algum motivo (interferencia do UBEC talvez) continua a dar ordem ao variador para funcionar.
|
|
_________________ UltraOhm @2007
BlogPage: http://ultraohm.blogs.sapo.pt/
Locais de Voo visto pelo Google Earth: http://www.rcmporto.rchomepage.com/forum/download.php?id=4146
|
|
|
_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
|
a falares nisso ultraohm, fez-me lembrar de os donos de alguns hotliners.
Por usarem sistemas com correntes elevadas usam o pack separado. Normalmente com pilhas pequenas com 300 a 600mah. Quando por vezes param de voar usam um interruptor que desliga a alimentação ao receptor. No entanto continua a haver alimentação do variador... ao que parece alguns CC's têm a mania de quando se faz isso ligarem o motor ao máximo. Num hotliner que debita 1.5kW num helice 16/16 ou maior.... não é das melhores coisas...
(de qualquer modo não acho muito correcta tal prática por não quererem desaparafusar a asa para desligar tudo...)
|
|
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
|
|
|
Chispas
MAJOR GENERAL
|
Boas.
Jatamasso, consegues fazer um teste de alcance com ajuda de um colega?
Se conseguires experimenta usar um pack 4S já descarregado e verifica com UBEC e com um pack de Rx.
Poderás assim descartar assim uma hipótese bem provável.
Não acredito muito que esse comportamento anómalo venha do receptor, HFS, mas podes sempre experimentar isso na mesma altura desligando o emissor e verificando se o Rx desliga o motor ou se ficas com ele a 1/4.
Poderá ser outra coisa que detectei há uns anos: uma interferência do Rx que não tinha uma massa bem feita, culpa neste caso do UBEC, e o sinal para os servos não tinha a voltagem correcta (mais de 5volts).
Tudo ia bem quando o pack de propulsão estava carregado mas quando se chegava perto do fim do pack os variadores baralhavam-se todos com o sinal que vinha do Rx (abaixo de 4 volts).
Se estivesses aqui perto podíamos ver tudo isso no Osciloscópio...
Espero ter ajudado.
|
|
_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
|
|
|
jattamasso
CAPTAIN
|
hum.... vou eprntarcom ovariador de 35 A... é que estou inlinado para que seja do variador....mau mau....
|
|
|
|
|
|
Topicos Relacionados:
Forum |
Topics |
Replies |
Author |
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
|
| |
| |