Depois de uma grande desilusão na construção do Old Speedster da FliteTest (
Ver no Youtube
), virei-me para a Versa Wing, e acabei de construi-la esta tarde e quero ver se faço o primeiro voo brevemente.
Vitor93
AIRMAN BASIC
boas
bela versa que tens ai... eu tambem costumo seguir o flite test.
sou um iniciante pelo que toda a gente ja percebeu, nao quero estar a armar-me em pro nem nada mas, sendo um maiden axo que nao devias usar logo a camera mas sim algo com a mesma dimensao e peso se possivel, em principio essas fotos eram so para demonstrar a asa pronta com camera, pk acho que ninguem arrisca assim uma camera.
muito boa a asa companheiro peter97silva, isso pareceu-me ma configuração do radio certo? arranja isso e volta a tentar a regra basica para ter sucesso no aeromodelismo é nunca desistir força
peter97silva
AIRMAN BASIC
Obrigado aos dois
Vou experimentar essa técnica de endireitar os pushrods brevemente.
A câmara foi só mesmo pra foto, afinei uma chumbada de pesca e voilá!
O maiden flight não correu lá muito bem como podem ver no video mas o problema que podem ver no video penso que seja um servo queimado, já troquei e agora já ficam certos os elevons
parabens pela coragem acima de tudo e é preciso nao desistir...
depois de ver o video varias vezes, fico com a sensação que o centro de gravidade também nao esta correcto, mas e apenas o que me parece, visto o video ser muito curto nao da para ter a certeza.
abraços
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
voo_cessna
TECHNICAL SERGEANT
boas, peter97silva, acho que o amigo khalu tem razão, o cg é capaz de estar muito avançado, podes recuar um pouco na minha opinião, de qualquer forma, melhor assim pra começar do que atrasado, outra coisa que me lembrei é que deves configurar os elevons para estarem um pouco subidos, é normal nas asas, não os deixes completamente direitos.
peter97silva
AIRMAN BASIC
Depois de recuar 5mm o cg, fui para o terreno experimentar. Estava a ficar bastante satisfeito nos primeiros segundos de voo, mesmo com rajadas de 10km/h, até que a hélice e o spinner se soltam do motor e tive de aterrar apenas planando, onde tambem me surpreendi pela facilidade e capacidade de planar da asa.
Já tenho uma encomenda de hélices e spinners a caminho, devem estar a chegar.Assim que chegarem lá vou eu voar outra vez
Desculpem pela qualidade do video, mas à distância é complicado....
muito bom amigo peter97silva, gosto sempre de ver o sucesso de um colega, ainda pra mais um iniciante, o segredo para o sucesso é insistir, e tu insististe e chegaste lá. os meus parabéns.
afonsos
MAJOR
Que raio de tecnica de lançamento
Uma corridinha e lançamento tipo linha lateral no futebol (por cima da cabeça) acho mais eficiente.
o CG parece bem melhor do que no 1ºvideo
mustang-pt
FIRST LIEUTENANT
afonsos wrote (View Post): ›
Que raio de tecnica de lançamento
Uma corridinha e lançamento tipo linha lateral no futebol (por cima da cabeça) acho mais eficiente.
o CG parece bem melhor do que no 1ºvideo
X2,
mas achei estranho foi os ailerons, eu não tenho espriencia em asas "tipo zaggy" mas o que tenho visto e o que me dizeram os ailerons que tenho na minha e tenho visto são o contrário dos teus ou seja a parte mais larga do aileron fica para o lado de fora da asa e o mais estreito para o interior, já agora alguem que perceba mais deste tipo de asas chegue-se a frente com a explicação
pela logica seria assim mustang-pt pois o enflechamento da asa empurra o ar para a ponta da mesma, portanto faz mais sentido o aleron estar onde ha mais passagem de ar, mas a asa ta a voar fixe, so nao precisa é daquele sistema de ejecção de motor em pleno voo :p
ja agora peter97silva, equilibra bem a helice pois a vibração que faz uma helice descalibrada pode provocar exactamente isso.
peter97silva
AIRMAN BASIC
Muito obrigado a todos pelas opiniões, e pela força que teem dado!
A nivel da forma dos elevons apenas segui os planos
A helice desiquilibrada tambem vou tentar tratar disso. Estou só à espera de mais helices Nunca mais chegam fogo -.-
Abraço
mustang-pt
FIRST LIEUTENANT
peter97silva wrote (View Post): ›
Muito obrigado a todos pelas opiniões, e pela força que teem dado!
A nivel da forma dos elevons apenas segui os planos
A helice desiquilibrada tambem vou tentar tratar disso. Estou só à espera de mais helices Nunca mais chegam fogo -.-
Abraço
boas, mas da para equilibrar a helice não necessitas comprar outra, assim por alto arranjas um veio onde a helice entre para o lado que ela pesar mais ela vai descair e tu lixas o lado mais pesado ou acresentas fita cola no lado mais leve ate ela ficar parada na posiçao que tu colocares, se alguem conseguir expelicar melhor que de uma ajudinha
peter97silva wrote (View Post): ›
Muito obrigado a todos pelas opiniões, e pela força que teem dado!
A nivel da forma dos elevons apenas segui os planos
A helice desiquilibrada tambem vou tentar tratar disso. Estou só à espera de mais helices Nunca mais chegam fogo -.-
Abraço
boas, mas da para equilibrar a helice não necessitas comprar outra, assim por alto arranjas um veio onde a helice entre para o lado que ela pesar mais ela vai descair e tu lixas o lado mais pesado ou acresentas fita cola no lado mais leve ate ela ficar parada na posiçao que tu colocares, se alguem conseguir expelicar melhor que de uma ajudinha
Eu nao tinha helices, chegavam mais hoje
Agora o spinner é k me lixou...Mandei vir um 3mm e agora é que reparei que o motor é 3.17....Grande erro...
Alguem tem algum spinner para venda tipo este? ???Spinner HK
mustang-pt
FIRST LIEUTENANT
boas, mas que tipo de spinner é esse?? este não dá??
peter97silva wrote (View Post): ›
Eu nao tinha helices, chegavam mais hoje
Agora o spinner é k me lixou...Mandei vir um 3mm e agora é que reparei que o motor é 3.17....Grande erro...
Alguem tem algum spinner para venda tipo este? ???Spinner HK
Eu tenho 4 do meu antigo quadcopter.
Medidas do veio do motor: 3.17mm
Medidas do veio para a hélice: 5mm
Last edited by NunoFlyer on Fri 02-05-2014, 23:59; edited 1 time in total
_________________ I Go To Where Wings take Me
NunoFlyer
MASTER SERGEANT
[quote="mustang-pt";p="107605"]
afonsos wrote (View Post): ›
mas achei estranho foi os ailerons, eu não tenho espriencia em asas "tipo zaggy" mas o que tenho visto e o que me dizeram os ailerons que tenho na minha e tenho visto são o contrário dos teus ou seja a parte mais larga do aileron fica para o lado de fora da asa e o mais estreito para o interior, já agora alguem que perceba mais deste tipo de asas chegue-se a frente com a explicação
Sim, a aba mais larga do aileron sempre para fora.
peter97silva wrote (View Post): ›
Eu nao tinha helices, chegavam mais hoje
Agora o spinner é k me lixou...Mandei vir um 3mm e agora é que reparei que o motor é 3.17....Grande erro...
Alguem tem algum spinner para venda tipo este? ???Spinner HK
Eu tenho 4 do meu antigo quadcopter.
Medidas do veio do motor: 3.17mm
Medidas do veio para a hélice: 5mm
Tens pm
peter97silva
AIRMAN BASIC
Ontem, mesmo com o vento que estava, não resisti a ir voar. Falhei os dois primeiros lançamentos, até descolei o suporte do motor da asa. Fui a casa colar e no 3º lançamento levantou e pronto, pela primeira vez segurou-se lá em cima e estava a voar bem, mesmo com o vento que estava.
Aos 3 minutos de voo tentei aterrá-la para tirar apontamento da voltagem: SUCESSO!!!
Depois de voltar a levantar vinha na minha direção a descer rapidamente, dei um toque errado no stick e ......PUMMM. Uma pancada seca no chão, ficou logo dividida ao meio
Resultado: Foam para o lixo, bateria deformada e hélice partida.
Será que me podiam aconselhar se posso carregar a bateria ou mando fora?
Porque eu medi a voltagem depois do acidente e manteve-se, todas as células equilibradas e tudo
Vitor93
AIRMAN BASIC
que azar xiça!
quanto a bateria na minha opiniao, se for para jogar pelo seguro, e po lixo.
se for para fazer jus a alma portuguesa e aproveitar tudo recomendo, medidas de extra segurança, sempre atento a essa lipo e so voar isso em modelos "dispensaveis" coisas para partir, obliterar, encinerar, explodir etc....
se ate as lipos parentemente normais explodem, essas estao mais para la do que para ca, antes 15 ou 20€ po lixo que uma casa a arder ou uma divisao...
fica bem!
voo_cessna
TECHNICAL SERGEANT
boas colega, o importante é nao desanimar, ao fim de contas o modelo sempre serviu para aprender mais um pouco. agora toca a fazer outro .
em relação a bateria, epa nao aconcelho a que a utilizes, pode ser perigoso, eu ja tenho voado com baterias um pouco amolgadas mas aquilo pode ser uma bomba relogio. por isso tem muito cuidado se quiseres reutilizar essa..
cumprimentos e bota pa frente, o proximo será melhor
peter97silva
AIRMAN BASIC
E pronto, mais uma asa construida e um voo com sucesso. Apesar de ter de corrigir os dual rates, que a asa estava complicada de levantar mesmo com o stick o máximo para baixo nem correu mal. Fiz apenas 2 minutos de voo porque o vento estava a levantar e não queria arriscar.
No video mostra a contrução e também o 1º voo.
Só uma questão sobres as baterias sempre que ficam assim já ninguem as quer?? epa eu tenho baterias que ate troceram e trabalham a 100%, epa se não as quisserem eu receboas eheh
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