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cmg
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Boa
Após voos em ladeira, tentei voar com o motor original em plano. Disse '' tentei '' porque o motor é nitidamente insuficiente , não tendo conseguido pôr o avião no ar. Assim, estou a pensar em alterar a motorização pelo que conto com os conselhos e opiniões de quem o já tenha feito (ou não...).
A única coisa que não queria alterar/modificar era a configuração da zona do motor.
Desde já os meus agradecimentos pela ajuda,
Cumps
cmg
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Chispas
MAJOR GENERAL
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cmg
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Boas Chispas
Para já o meu obrigado pelas sugestões mas, se não for demasiado gostaria de mais alguns esclarecimentos
Como o motor original vem com caixa desmultiplicadora, o sugerido tem que ser utilizado com a dita ou pode ser utilizado sem ela?
Que "speed controller" utilizar (40amps)?
E, como sou um utilizador das velhas NiCd, nada percebo das Lipo. Que Lipo utilizar neste caso?
Mas uma vez o meu obrigado
Cumps
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
cmg, o motor original é de escovas, um 400 6V se não estou enganado.
Tem redutora para poder usar hélices maiores, logo mais eficientes à velocidade normal do planador e às rotações mais eficientes do motor, em vez de usar um hélice pequeno para não esforçar o motor em directo, que teria pouca força além de ser pouco eficiente a baixas velocidades.
Claro que um sistema desses é barato, ou era antes de aparecer a HobbyKing, mas pouco eficiente.
O motor brushless que indiquei não precisa de redutora mas tem medidas semelhantes e é mais eficiente que o original, logo produz muito mais força com consumos pouco maiores. É para usar com baterias Lipo 3S, de 1000mAh de capacidade para cima embora não precise de mais que 2200mAh que são as mais comuns.
O hélice pode ser desde um 9X6, indicam um consumo de 17,6A, embora também possas usar um 11X6, com consumo indicado de 36A, o máximo do motor.
Podes usar o variador de 40 Ampéres, sempre tens mais folga e mesmo com pouca refrigeração aquece menos que um de 30A que seria o mínimo que indicaria.
Quanto às Lipos, tens muitos artigos informativos na Net sobre o assunto.
O principal a reter é que precisam de carregadores próprios e que a tensão máxima e mínima de cada elemento é para respeitar escrupulosamente sob pena de danos nas baterias e possíveis acidentes com as mesmas.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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cmg
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Chispas wrote ( View Post): ›
Boas.
cmg, o motor original é de escovas, um 400 6V se não estou enganado.
Tem redutora para poder usar hélices maiores, logo mais eficientes à velocidade normal do planador e às rotações mais eficientes do motor, em vez de usar um hélice pequeno para não esforçar o motor em directo, que teria pouca força além de ser pouco eficiente a baixas velocidades.
Claro que um sistema desses é barato, ou era antes de aparecer a HobbyKing, mas pouco eficiente.
O motor brushless que indiquei não precisa de redutora mas tem medidas semelhantes e é mais eficiente que o original, logo produz muito mais força com consumos pouco maiores. É para usar com baterias Lipo 3S, de 1000mAh de capacidade para cima embora não precise de mais que 2200mAh que são as mais comuns.
O hélice pode ser desde um 9X6, indicam um consumo de 17,6A, embora também possas usar um 11X6, com consumo indicado de 36A, o máximo do motor.
Podes usar o variador de 40 Ampéres, sempre tens mais folga e mesmo com pouca refrigeração aquece menos que um de 30A que seria o mínimo que indicaria.
Quanto às Lipos, tens muitos artigos informativos na Net sobre o assunto.
O principal a reter é que precisam de carregadores próprios e que a tensão máxima e mínima de cada elemento é para respeitar escrupulosamente sob pena de danos nas baterias e possíveis acidentes com as mesmas.
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Caro Chispas, obrigado, mais uma, vez pela sua ajuda,
Aproveito para desejar boas festas.
Cumps
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