Decidi abrir pela primeira vez um tópico sobre a construção de um modelo de raiz.
Após já ter construido alguns modelos anteriormente ,
nunca abri tópico porque nunca cheguei a documentar a construção passo a passo.
Umas vezes por preguiça outras porque me entusiasmei tanto com a construção que só me lembrei no fim...
Desta vez será diferente...
Bem , em relação ao modelo posso dizer que tudo começou por uma placa de XPS de 50mm
Daqui vou tentar criar uma plantaforma estável para FPV.
Posso adiantar que vai envolver cortes a fio quente (ou Xacto , se não conseguir construir o cortador... )
E perfil de asa , em principio será um MH45.
Boa!!! assim dá gosto ver, afinal sempre há construtores
vou seguir atentamente pois eu sou um dos que adora
inventar com esferovite, caixas de fruta, etc etc pra criar
coisas voadoras...
já reservei bilhete
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
voo_cessna
TECHNICAL SERGEANT
gosto de ver as construções da malta, força nisso amigo msviper, já agora é construção a olhómetro ou através de plano?
msviper
STAFF SERGEANT
Depende , se conseguir fazer o kit de fio quente...
Se for a Xacto vai ser mais dificil...
De qualquer modo , não estou a seguir planos , nem a criar de raiz , é uma mistura...
O modelo vai seguir umas guidelines do modelo escolhido (angulos , medidas , etc).
O perfil escolhido foi através de uma estensa pesquisa em fóruns estrangeiros para
escolher o perfil mais adequado ao modelo em causa e com a melhor eficiência...
o fio quente não é dificil, se precisares de ajuda diz
khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
msviper wrote (View Post): ›
Depende , se conseguir fazer o kit de fio quente...
Se for a Xacto vai ser mais dificil...
De qualquer modo , não estou a seguir planos , nem a criar de raiz , é uma mistura...
O modelo vai seguir umas guidelines do modelo escolhido (angulos , medidas , etc).
O perfil escolhido foi através de uma estensa pesquisa em fóruns estrangeiros para
escolher o perfil mais adequado ao modelo em causa e com a melhor eficiência...
já que fala em perfil, o que eu considero
de extrema importancia numa aeronave, depois partilhe
aqui qual foi o escolhido e as razões, sempre ajuda a malta com projetos semelhantes
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
ALz
SENIOR MASTER SGT
Boas tardes!
Um arco de corte recomendo! Um perfil foi com lixa fica sempre muito irregular. Na altura construí um arco (para cortar as asas do "Falcon Jet") em madeira e fio de Crómio-Níquel. Por vezes é complicado de encontrar o fio mas dispensaram-me 1,5m numa empresa que trabalha com fibra de vidro e usam moldes em esferovite.
não é preciso tanto para fazer o fio quente, para asas a não ser que a asa tenha uma espessura de corda constante o arco não faz falta. fio de aço e um transformador é o básico necessário para cortar esferovite, se quiser ser um pouco mais profissional pode colocar um dimmer antes do transformador para regular a temperatura do fio. e dps é só cortar
lvale
FIRST SERGEANT
Oh Miguel,
Já descobri o teu objectivo da construção com este material. Será isto:
3.133,95 EUR x 4 = 12.535.80€ (nem vendendo o carro dá... )
Não , agora a sério...
Por acaso até acertas-te , se repararem nas "mochilas" , são exactamente o que eu vou fazer...
Só o sistema de porpulsão será mais convencional e o piloto ficará com os pés bem assentes no chão.
3.133,95 EUR x 4 = 12.535.80€ (nem vendendo o carro dá... )
Não , agora a sério...
Por acaso até acertas-te , se repararem nas "mochilas" , são exactamente o que eu vou fazer...
Só o sistema de porpulsão será mais convencional e o piloto ficará com os pés bem assentes no chão.
acho esta coisinha assim pro fraquinho pro meu bixler, por isso vou manter
a motorização que lá está mal por mal fico com o original
preços apetitosos hein...só com o preço de uma turbina construo um
acrobatico com 4metros de envergadura, pronto a voar
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
Pedro Albuquerque
TECHNICAL SERGEANT
Boa Viper,
é desta que quem se senta na cadeira a ver sou eu.
Já tenho o cortador de arame feito e estava a pensar usar um perfil naca4412, mas assim vejo o teu primeiro
com que material estás a pensar fazer os perfis,que definem o corte ?
eu já fiz uns testes com cartão do leite do pingo doce .... e até nem se portaram mal
msviper
STAFF SERGEANT
Vou experimentar com balsa mais dura que tenho aqui.
Agora o meu cortador é que ainda está atrasado...
Em conformidade com o post anterior , houve finalmente uma evolução significativa na construção do modelo.
Quero desde já agradecer ao meu grande amigo Pedro Albuquerque
pela opurtunidade de poder visitar o seu cantinho e termos ganho experiência em cortes a fio quente.
Muito bom! um bocado de lixa e uniformiza a coisa asa já tem força com o resto
msviper
STAFF SERGEANT
Após um rescaldo dos voos de ontem que resultaram numa asa impraticável para continuar a voar (FT versa).
É que depois de ter tido um servo a descolar-se , uma falha no video por mau contacto , o vento que se fazia sentir...
Seria prenúncio suficiênte para arrumar tudo no carro e ir para casa , teimoso , fui fazer mais um voo...
Resultado: Encontro imediato com uma cerca de arame , para piorar assim que tocou no chão partiu a camera de fpv...
Voltando a este tópico , o acidente anterior acabou por precipitar a conclusão desta asa.
Após uma boa sessão de lixa à tarde , passei pelo resto da noite a acabar esta (foi até às 4h)
Depois das fotos da praxe (desta vez lembrei-me) , foi altura de a soltar no seu elemento.
Tenho que confessar que não estava de facto o melhor dia para estreias com o (muito) vento que estava...
Os voo não foram dos melhores , não cheguei a saber se era devido ao vento ou ao CG possivelmente mal colocado.
OS voos (3) foram de pôr os pelos em pé...(em 2 deles , aterrou mais invuntáriamente do que eu quis ).
A decoração é ainda provisória...
Falta ainda cortar as baías para a camera de gravação e colocar o sistema de Fpv.
Fotos do modelo antes do voo.
Especificações da asa: (plano desenhado +ou- a partir das dimensões da Ritewing Zephir II )
Material:--------------------------------------------------- XPS
Env:------------------------------------------------------- 1370mm
Corda de raiz:-------------------------------------------- 350mm
Corda de ponta:------------------------------------------ 250mm
Enflechamento:------------------------------------------- 300mm
Perfil:------------------------------------------------------ MH45 (3º de washout)
Reforço:-------------------------------------------------- Tubo Carbono 8mm
Motor:-------------------------- Hextronic DT1000 1000kv
Esc:----------------------------- Hobbyking RedBrick 30A
Hélice:-------------------------- 10x6(teste de hoje)--(Talvez 13x6...)
Lipo:---------------------------- 1x 3S 3500mAh ou 2x 3S 2200mAh
Servos:------------------------- Hitec HS55 (9g)
Peso:--------------------------- Em voo de teste com 1x3S 3500mAh = 1423g
Cobertura: -------------------- Oracover preto
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