RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosNovo modelo para FPV

#1:  Novo modelo para FPV Author: msviper Post Posted in this forum: Wed 06-05-2015, 19:42

Boas companheiros.

Decidi abrir pela primeira vez um tópico sobre a construção de um modelo de raiz.

Após já ter construido alguns modelos anteriormente ,
nunca abri tópico porque nunca cheguei a documentar a construção passo a passo.
Umas vezes por preguiça outras porque me entusiasmei tanto com a construção que só me lembrei no fim... Embarassed

Desta vez será diferente... Cool


Bem , em relação ao modelo posso dizer que tudo começou por uma placa de XPS de 50mm





Daqui vou tentar criar uma plantaforma estável para FPV.

Posso adiantar que vai envolver cortes a fio quente (ou Xacto , se não conseguir construir o cortador... Embarassed )
E perfil de asa , em principio será um MH45.

Não percam o próximo episódio... Laughing Laughing Laughing

#2:   Author: khalu Post Posted in this forum: Wed 06-05-2015, 20:57

Boa!!! assim dá gosto ver, afinal sempre há construtores

Aplausos Aplausos Aplausos hail hail hail

vou seguir atentamente pois eu sou um dos que adora
inventar com esferovite, caixas de fruta, etc etc pra criar
coisas voadoras...

já reservei bilhete

#3:  Re: Novo modelo para FPV Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Wed 06-05-2015, 21:38

gosto de ver as construções da malta, força nisso amigo msviper, já agora é construção a olhómetro ou através de plano?

#4:  Re: Novo modelo para FPV Author: msviper Post Posted in this forum: Wed 06-05-2015, 22:39

Depende , se conseguir fazer o kit de fio quente...
Se for a Xacto vai ser mais dificil...

De qualquer modo , não estou a seguir planos , nem a criar de raiz , é uma mistura...
O modelo vai seguir umas guidelines do modelo escolhido (angulos , medidas , etc).
O perfil escolhido foi através de uma estensa pesquisa em fóruns estrangeiros para
escolher o perfil mais adequado ao modelo em causa e com a melhor eficiência...

#5:  Re: Novo modelo para FPV Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Wed 06-05-2015, 22:54

o fio quente não é dificil, se precisares de ajuda diz Wink

#6:   Author: khalu Post Posted in this forum: Thu 07-05-2015, 10:55

msviper wrote (View Post): ›
Depende , se conseguir fazer o kit de fio quente...
Se for a Xacto vai ser mais dificil...

De qualquer modo , não estou a seguir planos , nem a criar de raiz , é uma mistura...
O modelo vai seguir umas guidelines do modelo escolhido (angulos , medidas , etc).
O perfil escolhido foi através de uma estensa pesquisa em fóruns estrangeiros para
escolher o perfil mais adequado ao modelo em causa e com a melhor eficiência...
já que fala em perfil, o que eu considero
de extrema importancia numa aeronave, depois partilhe
aqui qual foi o escolhido e as razões, sempre ajuda a malta com projetos semelhantes

#7:  Re: Novo modelo para FPV Author: ALz Post Posted in this forum: Thu 07-05-2015, 15:25

Boas tardes!

Um arco de corte recomendo! Um perfil foi com lixa fica sempre muito irregular. Na altura construí um arco (para cortar as asas do "Falcon Jet") em madeira e fio de Crómio-Níquel. Por vezes é complicado de encontrar o fio mas dispensaram-me 1,5m numa empresa que trabalha com fibra de vidro e usam moldes em esferovite.

Vou acompanhar a construção Wink

#8:  Re: Novo modelo para FPV Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Thu 07-05-2015, 22:07

não é preciso tanto para fazer o fio quente, para asas a não ser que a asa tenha uma espessura de corda constante o arco não faz falta. fio de aço e um transformador é o básico necessário para cortar esferovite, se quiser ser um pouco mais profissional pode colocar um dimmer antes do transformador para regular a temperatura do fio. e dps é só cortar Wink

#9:  Re: Novo modelo para FPV Author: lvale Post Posted in this forum: Tue 12-05-2015, 15:05

Oh Miguel,

Já descobri o teu objectivo da construção com este material. Será isto:


Ver no Youtube

#10:  Re: Novo modelo para FPV Author: msviper Post Posted in this forum: Tue 12-05-2015, 22:44

Eeeeuuuuhhhhhh......

Pois... Quebraste todo o mistério, pah...
Ainda agora ia para encomendar as 4 turbinas.

http://www.hobbydirekt.de/Turbine-JetCat-P80-incl-Anlei-Graupner-6800::41797.html?language=en


3.133,95 EUR x 4 = 12.535.80€ (nem vendendo o carro dá... Laughing Laughing Laughing )


Não , agora a sério...
Por acaso até acertas-te , se repararem nas "mochilas" , são exactamente o que eu vou fazer...
Só o sistema de porpulsão será mais convencional e o piloto ficará com os pés bem assentes no chão.

#11:   Author: khalu Post Posted in this forum: Wed 13-05-2015, 10:32

msviper wrote (View Post): ›
Eeeeuuuuhhhhhh......

Pois... Quebraste todo o mistério, pah...
Ainda agora ia para encomendar as 4 turbinas.

http://www.hobbydirekt.de/Turbine-JetCat-P80-incl-Anlei-Graupner-6800::41797.html?language=en


3.133,95 EUR x 4 = 12.535.80€ (nem vendendo o carro dá... Laughing Laughing Laughing )


Não , agora a sério...
Por acaso até acertas-te , se repararem nas "mochilas" , são exactamente o que eu vou fazer...
Só o sistema de porpulsão será mais convencional e o piloto ficará com os pés bem assentes no chão.


acho esta coisinha assim pro fraquinho pro meu bixler, Smile por isso vou manter
a motorização que lá está mal por mal fico com o original Laughing Laughing Laughing

preços apetitosos hein...só com o preço de uma turbina construo um
acrobatico com 4metros de envergadura, pronto a voar

#12:  Re: Novo modelo para FPV Author: Pedro Albuquerque Post Posted in this forum: Wed 20-05-2015, 22:31

Boa Viper,

é desta que quem se senta na cadeira a ver sou eu.
Já tenho o cortador de arame feito e estava a pensar usar um perfil naca4412, mas assim vejo o teu primeiro Smile

com que material estás a pensar fazer os perfis,que definem o corte ?
eu já fiz uns testes com cartão do leite do pingo doce .... e até nem se portaram mal Very Happy Very Happy Very Happy

#13:  Re: Novo modelo para FPV Author: msviper Post Posted in this forum: Thu 21-05-2015, 11:13

Vou experimentar com balsa mais dura que tenho aqui.
Agora o meu cortador é que ainda está atrasado...

#14:  Re: Novo modelo para FPV Author: Pedro Albuquerque Post Posted in this forum: Thu 21-05-2015, 12:31

Prepara tudo como se tivesses a ferramenta de corte e depois vens até aqui a casa e usas a minha até porque são precisos 2 para operar aquilo.

Quiça, faço a minha na mesma altura.

#15:  Re: Novo modelo para FPV Author: msviper Post Posted in this forum: Thu 21-05-2015, 23:07

Sim , Pedro temos de combinar bem isso.
Assim fazemos os cortes todos num dia. Cool

#16:  Re: Novo modelo para FPV Author: msviper Post Posted in this forum: Fri 29-05-2015, 22:46

Em conformidade com o post anterior , houve finalmente uma evolução significativa na construção do modelo.

Quero desde já agradecer ao meu grande amigo Pedro Albuquerque
pela opurtunidade de poder visitar o seu cantinho e termos ganho experiência em cortes a fio quente. Aplausos Aplausos Aplausos

Os resultados foram os seguintes:

Corte em bruto...



1º ensaio , os seguintes sairam melhores...



Resultado para já...




#17:  Re: Novo modelo para FPV Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Sat 30-05-2015, 14:13

Muito bom! um bocado de lixa e uniformiza a coisa Wink asa já tem força com o resto Wink

#18:  Re: Novo modelo para FPV Author: msviper Post Posted in this forum: Sun 31-05-2015, 21:32

Após um rescaldo dos voos de ontem que resultaram numa asa impraticável para continuar a voar (FT versa).
É que depois de ter tido um servo a descolar-se , uma falha no video por mau contacto , o vento que se fazia sentir...
Seria prenúncio suficiênte para arrumar tudo no carro e ir para casa , teimoso , fui fazer mais um voo... Rolling Eyes

Resultado: Encontro imediato com uma cerca de arame , para piorar assim que tocou no chão partiu a camera de fpv... Crying or Very sad


Voltando a este tópico , o acidente anterior acabou por precipitar a conclusão desta asa.
Após uma boa sessão de lixa à tarde , passei pelo resto da noite a acabar esta (foi até às 4h)

Depois das fotos da praxe (desta vez lembrei-me) , foi altura de a soltar no seu elemento.
Tenho que confessar que não estava de facto o melhor dia para estreias com o (muito) vento que estava...

Os voo não foram dos melhores , não cheguei a saber se era devido ao vento ou ao CG possivelmente mal colocado.
OS voos (3) foram de pôr os pelos em pé...(em 2 deles , aterrou mais invuntáriamente do que eu quis Embarassed ).

A decoração é ainda provisória...
Falta ainda cortar as baías para a camera de gravação e colocar o sistema de Fpv.

Fotos do modelo antes do voo. Cool





Especificações da asa: (plano desenhado +ou- a partir das dimensões da Ritewing Zephir II )
Material:--------------------------------------------------- XPS
Env:------------------------------------------------------- 1370mm
Corda de raiz:-------------------------------------------- 350mm
Corda de ponta:------------------------------------------ 250mm
Enflechamento:------------------------------------------- 300mm
Perfil:------------------------------------------------------ MH45 (3º de washout)
Reforço:-------------------------------------------------- Tubo Carbono 8mm
Motor:-------------------------- Hextronic DT1000 1000kv
Esc:----------------------------- Hobbyking RedBrick 30A
Hélice:-------------------------- 10x6(teste de hoje)--(Talvez 13x6...)
Lipo:---------------------------- 1x 3S 3500mAh ou 2x 3S 2200mAh
Servos:------------------------- Hitec HS55 (9g)
Peso:--------------------------- Em voo de teste com 1x3S 3500mAh = 1423g
Cobertura: -------------------- Oracover preto
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosNovo modelo para FPV


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1188s (PHP: 51% | SQL: 49%) | SQL queries: 121 | GZIP enabled | Debug off]