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ruben
STAFF SERGEANT
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Olá Pessoal:
Estive a ver se resolviam os problemas das imagens mas até agora nada...
Vamos lá colocá-las da maneira alternativa...
Para fazer a fuselagem, comecei por cortar as cavernas respectivas e colei-as ao WRS (Wing Retention System) usando epoxy.
Em seguida, testei o encaixe do WRS na fuselagem e comparei com o plano, para confirmar se tudo está em ordem.
Ao comparar com o plano, dá para notar que a pequena janela por trás do cockpit, ainda não foi cortada. Esses ajustamentos serão feitos mais tarde.
Em seguida, tratei de cortar no WRS, os locais onde vão ser colocados os servos da direcção e profundidade (Hitec HS-81). Desta forma, ficarão com fácil acesso pois basta retirar a asa.
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ruben
STAFF SERGEANT
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Continuando com a fuselagem,
finalizei agora a parte que irá suportar o motor.
Como é obvio, esta parte ainda necessita de muitos reforços. Provavelmente, a parte de baixo da fuselagem, na zona do motor, será realizada em roofmate, lixado até ficar com a forma característica da frente do Spitfire.
O WRS foi já colado à fuselagem e infelizmente detectei que a asas têm uma diferença de alinhamento com o estabilizador horizontal. Isto é mau... Muito mau... Pior do que isto só mesmo o Benfica estar a sair da zona de despromoção...
É no que dá as pressas de querer ver como ficava o estabilizador na fuselagem... No próximo avião isso não acontecerá ! (mentiroso)...
Vou tentar resolver o problema.
Esta é a última peça que falta para a fuselagem ficar completa. Utilizei uma placa de balsa para reforçar melhor esta zona, onde ficará alojado o motor.
A estrutura da fuselagem está agora completa. A união da última peça da fuselagem, foi feita com epoxy.
Aquela zona frontal, será ocupada pelo pack de baterias que deverá ser grandito- 8 Nicd ou Nimh...
Nesta altura, o peso está nas 530 gramas. Para o tamanho dele, penso que não está mau e que será possível ficar perto do 1.5Kg depois de acabado, com motor e bateria.
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Smoother
MASTER SERGEANT
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Está cada vez melhor! Parabéns
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_________________ Um abraço
Smoother
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ruben
STAFF SERGEANT
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A fuselagem está agora na fase dos acabamentos.
Já coloquei os suportes de asa com o formato "escala" e passei os tubos plasticos da linkagem da direcção e profundidade.
A parte de trás da fuselagem está totalmente terminada. Esta parte deu muito trabalho !!!!
Cortar tiras de depron, colar, lixar, acertar, cortar, lixar, etc etc...
Da próxima vez, talvez não use este método para forrar uma fuselagem. Contudo, devo dizer que a rigidez com que esta ficou, é impressionante !
É quase impossível torcê-la ou dobrá-la ! A fuselagem, claro...
Resolvi o problema da diferença entre o estabilizador e as asas, cortando a fuselagem na zona traseira e voltando a colar com epoxy, no angulo certo.
Não houve grande problema em cortá-la, porque tenho o tubo de carbono que continuou a ligar as duas partes. Tudo parece estar bem agora !
Suportes de asa à escala, foram colados à fuselagem.
Tubos plásticos que servirão como guias, para a corda de piano do elevador e da direcção, foram colados através das cavernas.
Começa a trabalheira de tapar a restante fuselagem. Todas as colagens foram feitas com UHU Por.
A parte traseira da fuselagem está agora completa, faltando apenas lixar e passar tapa fendas.
Toda a fuselagem foi enrolada em fita cola para que a colagem fique bastante sólida. Até daqui a 24 horas...
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ruben
STAFF SERGEANT
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Obrigado Smoother!
A parte frontal da fuselagem, está agora a começar a ser coberta.
Para isso, usei um método diferente da parte traseira:
Tentei cobrir uma parte da fuselagem, com um único painel de Depron.
Não foi nada difícil e em alguns minutos, tinha um painel novo concluído !
Também fiz uma primeira abordagem ao cockpit, só para ver como ficava...
Colei uma tira de fita cola sobre o Depron, para evitar que se quebre. Em seguida, apliquei calor, passando-o cuidadosamente (repito: CUIDADOSAMENTE !), sobre um bico de gás. Fui dobrando até obter a forma pretendida. Utilizei um copo como modelo, ou seja, aqueci também o copo e tentei dobrar o depron sobre ele.
Verificação se a forma do painel está correcta.
Painel cortado e colado com UHU Por, em apenas alguns minutos !!!! Assim é rápido...
Construí um modelo em Depron, da carlinga, só para ver como ficava.
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ruben
STAFF SERGEANT
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E com o post anterior, chegamos ao estado actual do Spitfire.
Neste momento já tenho todo o material para o concluir, uma vez que fui buscar o motor na semana passada.
Vou instalar o mesmo conjunto que é usado no Multiplex Magister:
Permax 680G + redutora 3.1 + helice 12x8.
Irei usar um pack de 9.6v provavelmente de 3300mHa.
Nos testes ao Magister com esta motorização, o seu peso ronda os 2300g.
Espero que o meu fique nos 1500g o que é uma diferença substancial, mesmo tendo em linha de conta, o facto de ter menos superfície alar, do que o Magister.
A análise feita no Motocalc, também aponta para uma boa performance:
MotOpinion - Spitfire
Sea Level, 29,92inHg, 59°F
Motor: Multiplex Permax 600; 2484rpm/V; 1,8A no-load; 0,087 Ohms.
Battery: Sanyo RC3300HV NiMH; 8 cells; 3300mAh @ 1,2V; 0,005 Ohms/cell.
Speed Control: Generic High Rate ESC; 0,003 Ohms; High rate.
Drive System: APC 12x8 Electric; 12x8 (Pconst=1,08; Tconst=1) geared 3:1 (Eff=95%).
Airframe: Spitfire; 627sq.in; 49,1oz; 11,3oz/sq.ft; Cd=0,057; Cl=0,61; Clopt=0,68; Clmax=1,24.
Stats: 57 W/lb in; 37 W/lb out; 15mph stall; 21mph opt @ 54% (58:04, 80°F); 22mph level @ 56% (54:56, 81°F); 693ft/min @ 22,2°; -167ft/min @ -5,2°.
Power System Notes:
The full-throttle motor current at the best lift-to-drag ratio airspeed (19,5A) falls between the motor's maximum efficiency current (12,2A) and its current at theoretical maximum output (42,2A), thus making effective use of the motor.
Aerodynamic Notes:
The static pitch speed (42mph) is within the range of approximately 2,5 to 3 times the model's stall speed (15mph), which is considered ideal for good performance.
With a wing loading of 11,3oz/sq.ft, a model of this size will have very sedate flying characteristics. It will be suitable for relaxed flying, in calm or very light wind conditions.
The static thrust (30,7oz) to weight (49,1oz) ratio is 0,63:1, which will result in short take-off runs, and no difficulty taking off from grass surfaces (assuming sufficiently large wheels).
At the best lift-to-drag ratio airspeed, the excess-thrust (18,5oz) to weight (49,1oz) ratio is 0,38:1, which will give strong climbs and rapid acceleration. This model will most likely readily loop from level flight, and have sufficient in-flight thrust for many aerobatic maneuvers.
Vamos lá ver o que irá sair daqui.
Gostava muito de fazer o voo inaugural no próximo fim-de-semana.
Espero ter tempo para concluir o Spit !
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Rui Felgueiras
FIRST SERGEANT
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Eu também já estou em fase terminal do meu Tiger mas realmente não tenhjo fotos para postar mas ficou engraçado pode ser que consiga tirar umas no próximo fim semana
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_________________ MANY PLACES TO FLY AND NOW A PLANE TO DO IT......CAVS sempre....
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ruben
STAFF SERGEANT
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Montagem do motor:
Efectuei a montagem do motor, construindo um suporte em contraplacado e dois apoios em pinho. Efectuei todas as colagens com epoxy.
A montagem parece estar bastante sólida.
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ct1awu
MASTER SERGEANT
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Obrigado Ruben pela lição e parabens pelo trabalho.
Tenho inveja de não ter saber para te igualar.
Um abraço
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_________________ José Augusto - CT1AWU - GOIS - IN50WD
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ruben
STAFF SERGEANT
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Obrigado ct1awu !
Quanto à restante fuselagem, para efectuar o típico bojo do Spit, por baixo do motor, decidi utilizar roofmate.
As razões para isso, têm a ver com a facilidade de se esculpir este material para a forma pretendida, o seu baixo peso e a sua grande densidade que ajudou a reforçar (e de que maneira), esta zona da fuselagem.
Todas as colagens do roofmate, foram feitas com UHU Por.
As restantes placas de Depron que acabam os lados da fuselagem, foram coladas às cavernas, com epoxy para que ficassem bem presas.
Falta ainda muito trabalho de acabamentos com massa tapa fendas e lixa...
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Lionheart
AIRMAN BASIC
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olá Ruben, parabéns pela tua construção.
Tenho um eléctrico, trainer - Scout - , a voar com uma configuração semelhante à tua mas com uma redutora 2,8 e uma hélice 10x7 apc para electricos. O peso é semelhante 1400 gr.
Penso que a hélice que vais usar vai-te dar uma velocidade mais baixa que esta e o teu avião é um spitfire, precisa de velocidade. Sem vento o meu avião descola, com esta hélice, em 10-12m e sobe que é uma beleza. Os packs que utilizo são de 8 elementos GMVIS 3000 HV NiMh e duram cerca de 8 a 12 min. Tenho tb um pack de LIpo de 5000 mha 2s , com menos 300 gr sobe tb muito bem, mas tem um pouco menos de velocidade, vou-lhe por outro em paralelo, e dura, dura, dura, ...
Experimenta no motocalc com esta hélice e esta redutora.
É só um palpite...
Um abraço,
Lionheart
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ruben
STAFF SERGEANT
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Olá Lionheart,
Obrigada.
Quanto à tua sugestão, agradeço-a, mas neste momento já é tarde para a implementar, uma vez que já tenho tudo montado.
De qualquer maneira, verifiquei os cálculos no motocalc, com a especificação que deste e obtenho mais velocidade (e thrust), com a redutora 3:1 e APC 12x8.
Já agora, qual a envergadura e superfície alar do Scout ?
E esse pack maravilha de 5000 mHa ? Foi muito caro ?
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ruben
STAFF SERGEANT
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1º voo previsto para Domingo de manhã
Olá pessoal,
Nestes 3 últimos dias, apressei o máximo que pude a construção do Spitfire para poder fazer o 1º voo no Domingo de manhã !
Hoje fui buscar o pack de 3300 mHa 9.6v e Sábado falta-me fazer:
- Acabar de montar a electrónica;
- Colocar 4 vidros da carlinga;
- Colar o trem de aterragem;
- Dar umas lixadelas finais.
Este 1º voo vai ser com o avião em bruto, ou seja, branquinho, ainda com algumas ranhuras por tapar, com uns escapes provisórios, etc.
Se voar bem, terei depois muito trabalho pela frente !
Arranjei uma cabeça de um Ken, para fazer de piloto, mas está demasiado grande. De qualquer maneira, vai ter a honra (ou a desonra), de "pilotar" o Spit pela 1º vez...
Eu sou daqueles que acha q dá azar mandar um avião para o ar, sem piloto...
Um problema:
Para Domingo de manhã, prevê-se vento de 28 Km/h para Aveiro...
Se isto se confirmar, adiarei a estreia...
Ainda faltam várias fotos da construção, mas não resisto a postar o Spitfire antes de voar !
Abraço a todos !
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Lionheart
AIRMAN BASIC
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Vai a
Rc material
Lá encontras a bateria e ainda mais material. eles enviam para Portugal por mais 7 euros.
Esse pack de 5000, carrega 5450 mha e tem uma descarga de 20 a 30 amp. Precisas de uma configuração de 2s2p para voar bem.
Um abraço,
Lionheart
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Car eka
MASTER SERGEANT
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E prontos, hoje é o grande dia...aguardo pelo resultado ruben!
Boa sorte!
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.: O meu vicio :.
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ciberjohn
FIRST SERGEANT
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por acaso também estou curioso e hoje de manhã n esteve vento nenhum. Pelo menos no seixal. O formosa voou que desandou
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Car eka
MASTER SERGEANT
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Arrrrgh ruben...
Tou farto de fazer refresh á pagina e nunca mais...nao me queria deitar sem saber como correu!!!
Espero k tenhas o resultado em video!
Abraços [[]]
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.: O meu vicio :.
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ruben
STAFF SERGEANT
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Olá pessoal !
O 1º voo (?) do Spitfire foi hoje de manhã e... Foi um fracasso !
Pois é ! Tantas horas de trabalho para depois quando se chega ao objectivo final, ele não ser cumprido ! Mas... Que se lixe !!!! Já sabemos que na fase do voo, podemos ter sempres boas ou más surpresas !!!
E a construção deu-me um gozo bestial e serviu para aprender muito para projectos futuros !
Vou passar a descrever o filme do fim-de-semana:
No sábado, estive até às 2 da manhã a finalizar o Spit para voar no Domingo.
Nesta altura, houve um acontecimento que penso ter tido alguma influência no 1º voo: Um dos trens de aterragem descolou e eu decidi descolar também o outro e reforçar tudo.
Ora o encaixe de um dos trens, era meio centímetro mais curto do que o outro mas eu já tinha isso compensado no tamanho do trem. Acontece que ao colar os trens, troquei-os o que fez com que o Spit, ficasse mais alto de um lado do que do outro... Quando é que aqui o tótó reparou nisso ? No Domingo de manhã quando coloquei o Spit no chão, depois de ter passado a noite com a epoxy a secar...
Em que é q isto influencía o voo ?? NADA ! Mas influencia muito o comportamento no chão !
E assim, chegado à pista, pack carregadinho, testes finais e lá vamos nós...
Ao acelerar, a traseira levantou ao fim de uns 3 metros (bom sinal) mas depois o Spit virou violentamente para a esquerda ! E não havia leme que lhe fizesse frente !
Assim, foi extremamente difícil, ganhar velocidade suficiente para que ele descolasse.
Tentei umas 4 vezes mas o comportamento foi sempre o mesmo. Ele virava para o lado da roda mais curta ! Torci a roda da direita de forma a compensar e melhorou qualquer coisa.
Nova tentativa e desta vez consigo mantê-lo mais ou menos direito e ele levanta. Mas assim que sai do chão, vira para a esquerda. Tentei dar aillerons para a direita, mas ele nem reagiu. E... choque quase de frente que arranca o trem de aterragem (lá se foi a descolagem em pista e um problema a menos ...) !
Apesar do peso do Spit, 1750g, decidimos lançá-lo manualmente, com uma corridinha à mistura. Motor no máximo, aplicado trim de aillerons para a direita e... CRASH !!!!
Ao lançar, ele afocinha e desta vez, não há nada a fazer: Helice partida, rachadelas estruturais no Depron na zona do motor e a meio da asa. Fim do voo !
Entretanto, alguém chamou os peritos em acidentes aéreos e depois de debatido o comportamento do Spitfire, a conclusão foi a seguinte:
Motor a menos para o peso do avião e para o tipo de asa !
Claro que no aeromodelismo, cada vez mais, eu chego à conclusão que quem anda nisto hà muitos anos, tem (quase) sempre razão ! E a malta lá da pista deve estar certa ! Segundo eles, o Spitfire é um avião que voa pendurado no motor e não na asa, daí necessitar de muita potência e velocidade.
E viro-me eu e digo: "Ah e tal, mas este motor/redutora/helice/pack, é usado no Multiplex Magister que ainda por cima é mais pesado (2300g) e ele voa que é uma maravilha !"
E eles com infinita paciência, dizem: "Pois é. Mas o Magister tem 1.60m de asa e a asa é de uma configuração completamente distinta da asa de um Spitfire. A asa dos Spitfires, só têm sustentação na zona central."
E eu lá arrumei o Spit no carro e peguei no Easy Star e no F-18 porque o dia estava bom era para voar e não para fazer um funeral ao Spitfire !
E agora ? Qual vai ser o futuro do Spit ?
Pois bem: Vou tentar novamente !!!!!
Vou resolver os problemas no trem, arranjar a fuselagem e a asa, uma hélice nova de maiores dimensões (vou fazer uns cálculos no Motocalc), etc etc.
Eu sei que há uma via relativamente simples que seria a instalação de um brushless + pack Lipo, mas isso seria um grande investimento e mesmo assim, não me daria garantias que voasse direito.
Será que algum dia ele irá voar ? Duvido... Mas não custa nada tentar, certo ?
Deixo aqui algumas fotos do resultado final e irei também colocar um pequeno filme.
Abraço a todos !
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ruben
STAFF SERGEANT
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ruben
STAFF SERGEANT
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O filme:
Lamento mas não está grande coisa... A minha máquina só filma 15s de cada vez
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Nando
Administrador
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Realmente não foi a melhor das estreias.
Mas não convem desanimar e pensar ja em reparar as arranhadelas e pensar numa alternativa para essa falta de potenccia.
Esse avião ainda vai voar e bem.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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Car eka
MASTER SERGEANT
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Não desanimes ruben...pondera a hipotese de um brushless e umas lipos, não será á partida um investimento tão perdido como possas julgar...lembra-te que no aeromodelismo nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma! Se o pessoal entendido diz que o spitfire voa com motor e não com asa, então da-lhe 'de força' (ou será 'com força'?).
E mesmo que não voe depois...partes para outra.
Desde já deixa-me agradecer por este thread, foi uma telenovela e peras, seguida com algum entusiasmo.
Um abraço
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.: O meu vicio :.
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Bruno
SENIOR MASTER SGT
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Pelo filme, parece.me que a inclinação do motor tb n devia estar correcta, mas tu agora e que tens de analisar isso.
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_________________ .:: www.rc-works.com ::.
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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Oi ruben
Não tinhas hipot. com esse mot. esse avião é muito complicado, poderias era tentar lançar o avião envertido se tivesses experim. terias o spit a voar desde que tivesse as incidencias correctas.
Vai tentando bons voos
Oliveira
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ruben
STAFF SERGEANT
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Nando wrote ( View Post): ›
Realmente não foi a melhor das estreias.
Mas não convem desanimar e pensar ja em reparar as arranhadelas e pensar numa alternativa para essa falta de potenccia.
Esse avião ainda vai voar e bem.
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Obrigada Nando !
Vou repará-lo sim, mas agora vou tirar uns tempos de descanso do Spit...
Não sei se acontece com todos os que constroem, mas no meu caso só pensava no dia do voo de estreia. E agora que esse dia já chegou, sinto-me como se me tivessem tirado um "peso" de cima, mesmo tendo corrido mal !
Agora, nas calmas, vou tentar resolver os problemas e um dia destes tentar novamente !
Abraço
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