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Vitor Pereira
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Boas,

Lembrei-me de mais duas diferenças entre o 215 e o 415:

No leme de direção, sensivelmente a meio, o 415 tem uma espécie de "ponta de projéctil" (para que servirá?).

O 415 tem 4 saídas de água.

Boas construções,

Vitor

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações modelistas!! ;) E agora já um pouco menos empoeiradas. :lol: :lol:

Quanto á pintura e decoração, acho que vou fazer uma mistura.
Ainda que não exista nenhum assim na realidade. Visto que os Canadair portugueses são os CL-215, vou encontrar uma pintura que me agrade e colocar letras e decorações como se fosse português.
Vou usar este esquema de cores de fundo amarelo, claro.

Vou deixar o estabilizador e as pequenas derivas em amarelo. Na deriva principal, as listas vermelhas na frente e a Bandeira Portuguesa onde este tem a espanhola .

Depois utilizo estas listas e letras a dizer "Proteção Civil", (já respeitando o acordo hortográfico :roll: :lol: ) ao longo da fuselagem:


No sítio onde estão os círculos da aviação francesa, vai levar a Cruz da Ordem de Cristo da nossa F.A.


E vai levar nas nacelles o símbolo da nossa Proteção Civil.

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mustang-pt
Subject:  
boas, sim boa ideia a meu ver assim é mais nacional, ja agora deixo-te uma ideia a ponderares as riscas que eles tem com a cor da bandeira dos respectivos paises sempre podes fazer com as cores nacionais, bem é so uma ideia, abraços e acompanho.

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações modelistas e novamente empoeiradas!! ;)

Hoje, a actualização ao Canadair foi fazer à mão dois spinners ultra-leves.
São feitos de roofmate e torneados no berbequim.
Para primeira experiência, não estão muito mal. Talvez faça outros mais perfeitinhos.

Cá estão eles:

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações pintadas!! :D ;)

Já há algum tempo, ainda antes de iniciar a montagem, fiz uns testes para escolher a cobertura que ia dar ao Canadair, utilizando umas sobras de depron.


Depron com tinta do lado mais brilhante:



Depron com tinta do lado menos brilhante:



Depron com 3M-77 do lado menos brilhante e depois pintado com 2 demãos:


Depron com 2 demãos de cola de madeira diluida a 50% e pintado:




Depron com papel de jornal aplicado com cola de madeira diluida a 50% e pintado:



Fita-cola transparente pintada:

As faltas de tinta que se notam, fui eu que fiz ao testar a resistência com a unha. O amarelo à esquerda é vinil e á direita a mesma camada de tinta só no depron.:S

Aproveito para dizer que por sugestão de um elemento de outro fórum, vou também incluir este símbolo que podemos encontrar nos nossos Canadair.

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações pintadas !! ;)

Aproveitei um tempo livre e fiz mais umas experiências com cola e tinta no depron.
Cola de madeira (polivinílica) diluída com 50% de água e tinta acrílica em spray.

Passei diversas demãos de cola (deixando sempre secar bem) e duas demãos de tinta com lixa fina pelo meio.
A sequência das aplicações vai junto de cada foto.

I - cola, cola, tinta, tinta:



II - Cola, lixa, cola, lixa, tinta, tinta:



III - Lixa, cola, lixa, cola, lixa, tinta, tinta:



Qualquer uma delas me parece razoável, mas quando fizer testes à resistência e dureza das coberturas, acho que a III vai ser a melhor. Ainda vou pensar em betumes, primários de enchimento, tapa-poros....

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações pintadas, arranhadas, pesadas, dobradas, etc.!!! ;) :lol:

Depois de decidir que o pedaço eleito do teste anterior seria o III, estive a fazer mais testes para as coberturas.
Forrei um pedaço idêntico (com a mesma érea e espessura) com 2 camadas fita-cola fina (de embalagem).
Todos os pedaços testados têm 3mm e 48cm^2 de área.

Os resultados:
Depron simples pesa 0,8gr.
Depron do teste III pesa 1,3gr.
Depron da fita-cola pesa 1,1gr.
Pelas contas que fiz, considerando a superfície total do Canadair acrescentaria cerca de 100gr com a cobertura da amostra III e com a fita-cola acrescentaria ceca de 60gr.

No teste da unha:
Afinquei e arrastei a unha em ambas as amostras.
O depron do teste III sofreu com o arranhão. Ficou com um padrão regular de traços paralelos.
Se tentarmos arranhar a fita-cola com a unha, a unha simlesmente não "entra" nela.

No teste da lixa:
usei um pêndulo forrado com lixa que é elevado, balança e acerta uma única vez no depron, que está na horizontal e em cima de uma siperfície dura (a bancada).
No depron do teste III fez uns arranhões e um buraquinho.
Na fita-cola simplesmente bateu a ressaltou, ficando com uns arranhões ligeiros.

O teste da dobragem:
Muito simplesmente dobrei os dois pedaços de depron com o lado coberto para fora.
O da fita-cola não patiu e endireitou-se quase de imediato, ficando com marcas visíveis.
O depron do teste III só voltou à forma original com ajuda, começou a partir na ponta da dobra e nota-se também o vinco.






O aspecto final dos doi pedaços:






Em termos de resistência (à abrasão, raspagem, dobragem) acho que a fita-cola é superior e é ainda mais leve.
Na questão estética a fita-cola fica a perder, porque não é tão opaca com eu esperava.
Ponderados todos os prós e contras, vou forrar tudo com fita-cola.

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações fita-coladas! ;)

Durante esta tarde lixei o que faltava para formar o bordo de ataque (os espaços entre as nacelles e a fuselagem) e lixei também todo o bordo de fuga.
Comecei ainda a cobertura da asa do Canadair.
Usei a mesma fita-cola que já tinha usado para forrar deriva e estabilizador.
A vermelha é melhor que a amarela, é mais opaca e uma camada é sificiente. Portanto ainda vou poupar uns gramas no peso final.

Ainda falta muito mas cá vão umas fotos:




Uma vista do outro lado:




Durante esta semana já deve voar...

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações fita-coladas, novamente!! ;)

Hoje estive de folga e aproveitei para dar um bom avanço à cobertura das asas.

Durante o processo:




Já ao final da tarde. A asa está praticamente pronta:





Limpo a superfície do depron com álcool e algodão, coloco a fita e depois se ficar enrugada nalgum sítio, aplico-lhe um bocadinho de calor com o secador de cabelo e fica bom.

As nacelles é que vão dar cá um trabalhão... :roll:
Curvas e curvinhas, voltas e voltinhas, vértices, recantos, concavidades...

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mustang-pt
Subject:  
boas, esta a ficar 5 estrelas acompanho,

abraços.

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Vitor Pereira
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Boas Nuno,

Isso vai mesmo de vento em poupa!

Nos posts dos testes de resistência só falatavam aquelas miras e marcações estilo régua dos crash testes :lol: Até parece que estamos num curso de engenharia dos materiais por e-learning :lol:

Nunca imaginaria uma cobertura em fita cola com esse aspecto tão liso. Simplesmente espectacular!
Quanto às nacelles: Pintar não seria uma opção?

Quando o Canadair estiver acabado a ver se passas um dia por aqui por corroios, para um voo na pista.

Boas construções,

Vitor

PS: Também quero folgas para construir o meu Canadair !!! :x :oops:

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações fita-coladas, enroladas e encagateadas! ;)

Vitor:
Vai mesmo. E agora o Adamastor ainda sopra com mais vontade!
Estou de férias e o Canadair vai levar o remate final.
Ainda vou estudar melhor essa opção de pintura para as nacelles. Se as cores não ficarem muito diferentes...

Hoje estive toda a manhã a redimensionar os logos e letras para fazer os autocolantes de decoração. Consegui fazer caber tudo em dias folhas A4...poupadinho, porque as folhas de acetato autocolante são caras como co$#os. :x

Aqui está uma:


Da parte da tarde comecei a forrar a fuselagem. Andei à luta com cobras malvadas de fita-cola com 1 metro de comprimento que têm vida própria e se colam a tudo o que aparece pala frente, por trás, pelos lados... Maldita estática! :? :x
Acabei por forrar apenas com uma camada de fita. Fica um amarelo mais canário pálido e doente. :?
Com calma, lá fui fazendo:




As curvas são manhosas de fazer, mas com ajuda do secador de cabelo consegue-se.




Parte do vermelho do casco:


Aqui dá para ver o preto anti-reflexo de caneta de feltro (marcador).


Já coma alguns detalhes de "pimp my plane":


As riscas são uma vermelha e outra verde com um pouco do amarelo a ver-se no meio cria alusão à Bandeira Portuguesa:


Estas riscas estou a fazer à mão, cortando pedaços de fita com bisturi, mas não estou a gostar muito do resultado. Nunca fui muito bom em desenho a mão livre... :(
O n.º 16 é porque este é o 16º avião no meu "hangar"!! 8-)

Agora vou voltar ao Canadair que ainda há muito que fazer.
Só de pensar nas necelles, até fico com dor de cabeça... :o



Last edited by nunol on Wed 02-03-2011, 0:26; edited 1 time in total
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mustang-pt
Subject:  
boas, muito giro enquanto as ricas que tens na cauda esta exelente ehe é o primeiro 100% tuga, boa continuaçao

abraços.

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jotaluz
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
:shock: :palmas: :palmas: :palmas: Grande trabalho nunol

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações coloridas!! ;)

Obrigado pessoal!!

Bem, mais duas horas de trabalho a colar as letras e a fazer riscas coloridas.
É bastante trabalhoso este processo, mas não é difícil. :)
Colo duas camadas de fita numa tábua plastificada.
Aplico 3M-77 nas costas do "desenho molde" e colo-o na fita.
Corto com um bisturí muito afiado seguindo o traço.




Tira-se o exceso e depois é só levantar a parte que interessa e colar no sítio.




E cá está o resultado:







Ainda só está pronto o lado esquerdo. 8-)
Lá se foi o acordo ortográfico. Não encontrei o símbolo da ANPC já com a correção...
Eu, a maior parte das vezes também me esqueço. :roll: :lol:

Comentários??

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PAF200
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Nunol, não esperes muitos comentários!
Se estiverem todos como eu, de boca aberta... e pasmados com tamanha dedicação e detalhe....

E ainda bem que deste um pontaté no "acordo" pois assim fica ainda mais Português.

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Nando
Subject:  
nunol, onde arranjas-te essa fita?
Eu tenho um planador para forrar e comprei umas fitas nos chineses mas as cores sao tao feias.... :(
Essas tem muito mais brilho e cor.

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mustang-pt
Subject:  
boas, so tenho a dizer impressionante

abraços.

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nunol
Subject:  "Como fazer um spinner ultra-leve em 10 passos?"
Saudações cónicas!! ;)

Obrigado pessoal!

Nando:
A fita foi comprada no Ebay, mas o vendedor envia de Portugal.


Com a construção do Canadair a aproximar-se do final a passos largos, com a pressa, não dei a segunda camada de cola de madeira diluida e ao pintar um dos "home made spinners" a reação com a tinta foi desastrosa:


Como já houve quem me manifestasse interesse em saber como foram fabricados os spinners, passo a explicar:

"Como fazer um spinner ultra-leve em 10 passos?"

I- Marcam-se dois círculos, um maior e outro menor, na chapa de roofmate.


II- Cortam-se os círculos. Aqui utilizei a serra de recortes mas pode ser com fio quente:


III- Cola-se um em cima do outro, o mais centrado possível (usei cola 3M-77 para não fazer "macacos enrolados" quando se lixa):


IV- Marca-se o centro da circumfrência maior. A ferramenta utilizada na imagem é um esquadro de centros:


Cá está o centro:


V- Fura-se bem direito e centrado. Para isto recorro a um engenho de furar com coluna.


VI- Coloca-se o tubo de um aspirador preso na bancada e de modo apanhar a porcaria.


VI- Enfia-se um parafuso no furo e prende-se o conjunto no berbequim, bem encostado à bucha:


VII- Liga-se o aspirador e o berbequim com a peça por cima do tubo do aspirador e passa-se lixa com um taco, suave e lentamente:


VIII- Et voilà:


IX- Coloca-se a hélice que vai ser utilizada no parafuso de centragem, marca-se e corta-se o encaixe para as pás com um bisturí muito afiado:




X- Aplica-se 2 camadas de cola de madeira diluida (e tem que ser mesmo duas, pelo menos) e pinta-se da cor que se quiser:


Pode não ser acoisinha mais centrada e equilibrada que existe mas que faz um vistaço, faz... :D :shock:


Edit:
Estava a faltar aqui uma foto:

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações ante-finalizadas!

Pessoal, já voei o Canadair!!! :D 8-)

Mas antes de irmos a esse assunto, deixem-me finalizar a construção, para o tópico ficar com sequência lógica.

Ontem de manhã coloquei o resto da decoração do lado direito e de tarde andei de volta das nacelles. :? :o Férias... 8-)

Deu uma trabalheira, mas o resultado foi muito satisfatório:
`

Fiz noitada até quase às quatro da matina e deu para adiantar bastante, principalmente os vidros para-brisas que ainda foram mais trabalhosos que forrar a necelles. :o
Era uma das coisas que também me preocupava porque já tinha visto que o desenho original não estava muito correto e eu tinha feito uns cortes que não iam resultar bem.

Olha daqui, mira dali, e acrescentei uns pedaços de depron no "tejadilho" para fazer a forma que eu queria. Acrescentei também depron de 3mm na parte lateral debaixo do vidro, para fazer um tamanho aproximado em todas as janelas.


Depois fui marcando e cortando um papel para criar um molde para os vidros que são em PET film.
E saiu isto:


Os pilares e o rebordo dos vidros são feitos a tiras muito finas de depron amarelo de bandejas da carne. Aqui dá para ver também como ficaram as necelles.


Depois desse trabalho concluido, abri uma escotilha no tejadilho para acesso à bateria e coloquei uns imãs para segurar. Mais uma alteração ao plano.


Já hoje de manhã, deu para cortar, lixar e forrar as pequenas derivas para e para as aplicar no estabilizador.




Com isto dou por (quase)completo "O nascimento de um Canadair CL-415 em depron". Fica a faltar o trem eventualmente, e aquela coisa estranha em forma de "bico" que se projetca para a frente na interseçâo da deriva con o estabilizador. Mas o que será aquilo???

Deixo-vos mais umas fotos (ao sol que fica mais bonito) :D 8-)






Quanto ao voo de inauguração, já foi feito hoje e correu melhor do que esperava. Quase nem foi preciso "trimar" os comandos.... ;)
Aguardem que vou fazer a montagem da reportagem e depois coloco.
Fica um cheirinho... :D



Até já!

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Nelio
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

E já voa!!!!!!!!!! Muitos parabens pelo trabalho fenomenal. Deve dar cá um gozo ver uma máquina feita por nós a voar.....

Falta o vídeo eeheheh

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Vitor Pereira
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Parabéns Nuno!

Este merecia um Sticky para métodos de construção em depron. Administradores, estão aí? ;P
Construção impecável, sim senhor!

Que tal se comporta nas aterragens?
Se forem suaves só tenho um pedido a fazer: Amaragens! Amaragens! :)

Abraço e bons voos,

Vitor

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jotaluz
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
videooo videooo videoooo :D :D :D :D

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tiagojanz
Subject:  
Parabéns!!!!
Construção espetacular!!

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mustang-pt
Subject:  
boas, como ja se vinha a adivinhar estupendo 5estrelas, e a voar parabens pela construçao e o meu obrigado pela partilha de tecnicas de construçao, agora venha o video uiui para poder.mos ver o bicho em acçao.

abraços.

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