Boas,
Lembrei-me de mais duas diferenças entre o 215 e o 415:
No leme de direção, sensivelmente a meio, o 415 tem uma espécie de "ponta de projéctil" (para que servirá?).
O 415 tem 4 saídas de água.
Boas construções,
Vitor
|
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações modelistas!! ;) E agora já um pouco menos empoeiradas. :lol: :lol:
Quanto á pintura e decoração, acho que vou fazer uma mistura. Ainda que não exista nenhum assim na realidade. Visto que os Canadair portugueses são os CL-215, vou encontrar uma pintura que me agrade e colocar letras e decorações como se fosse português. Vou usar este esquema de cores de fundo amarelo, claro. Vou deixar o estabilizador e as pequenas derivas em amarelo. Na deriva principal, as listas vermelhas na frente e a Bandeira Portuguesa onde este tem a espanhola . Depois utilizo estas listas e letras a dizer "Proteção Civil", (já respeitando o acordo hortográfico :roll: :lol: ) ao longo da fuselagem: No sítio onde estão os círculos da aviação francesa, vai levar a Cruz da Ordem de Cristo da nossa F.A. E vai levar nas nacelles o símbolo da nossa Proteção Civil.
Subject:
boas, sim boa ideia a meu ver assim é mais nacional, ja agora deixo-te uma ideia a ponderares as riscas que eles tem com a cor da bandeira dos respectivos paises sempre podes fazer com as cores nacionais, bem é so uma ideia, abraços e acompanho.
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações modelistas e novamente empoeiradas!! ;)
Hoje, a actualização ao Canadair foi fazer à mão dois spinners ultra-leves. São feitos de roofmate e torneados no berbequim. Para primeira experiência, não estão muito mal. Talvez faça outros mais perfeitinhos. Cá estão eles:
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações pintadas!! :D ;)
Já há algum tempo, ainda antes de iniciar a montagem, fiz uns testes para escolher a cobertura que ia dar ao Canadair, utilizando umas sobras de depron. Depron com tinta do lado mais brilhante: Depron com tinta do lado menos brilhante: Depron com 3M-77 do lado menos brilhante e depois pintado com 2 demãos: Depron com 2 demãos de cola de madeira diluida a 50% e pintado: Depron com papel de jornal aplicado com cola de madeira diluida a 50% e pintado: Fita-cola transparente pintada: As faltas de tinta que se notam, fui eu que fiz ao testar a resistência com a unha. O amarelo à esquerda é vinil e á direita a mesma camada de tinta só no depron.:S Aproveito para dizer que por sugestão de um elemento de outro fórum, vou também incluir este símbolo que podemos encontrar nos nossos Canadair.
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações pintadas !! ;)
Aproveitei um tempo livre e fiz mais umas experiências com cola e tinta no depron. Cola de madeira (polivinílica) diluída com 50% de água e tinta acrílica em spray. Passei diversas demãos de cola (deixando sempre secar bem) e duas demãos de tinta com lixa fina pelo meio. A sequência das aplicações vai junto de cada foto. I - cola, cola, tinta, tinta: II - Cola, lixa, cola, lixa, tinta, tinta: III - Lixa, cola, lixa, cola, lixa, tinta, tinta: Qualquer uma delas me parece razoável, mas quando fizer testes à resistência e dureza das coberturas, acho que a III vai ser a melhor. Ainda vou pensar em betumes, primários de enchimento, tapa-poros....
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações pintadas, arranhadas, pesadas, dobradas, etc.!!! ;) :lol:
Depois de decidir que o pedaço eleito do teste anterior seria o III, estive a fazer mais testes para as coberturas. Forrei um pedaço idêntico (com a mesma érea e espessura) com 2 camadas fita-cola fina (de embalagem). Todos os pedaços testados têm 3mm e 48cm^2 de área. Os resultados: Depron simples pesa 0,8gr. Depron do teste III pesa 1,3gr. Depron da fita-cola pesa 1,1gr. Pelas contas que fiz, considerando a superfície total do Canadair acrescentaria cerca de 100gr com a cobertura da amostra III e com a fita-cola acrescentaria ceca de 60gr. No teste da unha: Afinquei e arrastei a unha em ambas as amostras. O depron do teste III sofreu com o arranhão. Ficou com um padrão regular de traços paralelos. Se tentarmos arranhar a fita-cola com a unha, a unha simlesmente não "entra" nela. No teste da lixa: usei um pêndulo forrado com lixa que é elevado, balança e acerta uma única vez no depron, que está na horizontal e em cima de uma siperfície dura (a bancada). No depron do teste III fez uns arranhões e um buraquinho. Na fita-cola simplesmente bateu a ressaltou, ficando com uns arranhões ligeiros. O teste da dobragem: Muito simplesmente dobrei os dois pedaços de depron com o lado coberto para fora. O da fita-cola não patiu e endireitou-se quase de imediato, ficando com marcas visíveis. O depron do teste III só voltou à forma original com ajuda, começou a partir na ponta da dobra e nota-se também o vinco. O aspecto final dos doi pedaços: Em termos de resistência (à abrasão, raspagem, dobragem) acho que a fita-cola é superior e é ainda mais leve. Na questão estética a fita-cola fica a perder, porque não é tão opaca com eu esperava. Ponderados todos os prós e contras, vou forrar tudo com fita-cola.
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações fita-coladas! ;)
Durante esta tarde lixei o que faltava para formar o bordo de ataque (os espaços entre as nacelles e a fuselagem) e lixei também todo o bordo de fuga. Comecei ainda a cobertura da asa do Canadair. Usei a mesma fita-cola que já tinha usado para forrar deriva e estabilizador. A vermelha é melhor que a amarela, é mais opaca e uma camada é sificiente. Portanto ainda vou poupar uns gramas no peso final. Ainda falta muito mas cá vão umas fotos: Uma vista do outro lado: Durante esta semana já deve voar...
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações fita-coladas, novamente!! ;)
Hoje estive de folga e aproveitei para dar um bom avanço à cobertura das asas. Durante o processo: Já ao final da tarde. A asa está praticamente pronta: Limpo a superfície do depron com álcool e algodão, coloco a fita e depois se ficar enrugada nalgum sítio, aplico-lhe um bocadinho de calor com o secador de cabelo e fica bom. As nacelles é que vão dar cá um trabalhão... :roll: Curvas e curvinhas, voltas e voltinhas, vértices, recantos, concavidades...
Subject:
boas, esta a ficar 5 estrelas acompanho,
abraços.
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Boas Nuno,
Isso vai mesmo de vento em poupa! Nos posts dos testes de resistência só falatavam aquelas miras e marcações estilo régua dos crash testes :lol: Até parece que estamos num curso de engenharia dos materiais por e-learning :lol: Nunca imaginaria uma cobertura em fita cola com esse aspecto tão liso. Simplesmente espectacular! Quanto às nacelles: Pintar não seria uma opção? Quando o Canadair estiver acabado a ver se passas um dia por aqui por corroios, para um voo na pista. Boas construções, Vitor PS: Também quero folgas para construir o meu Canadair !!! :x :oops:
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações fita-coladas, enroladas e encagateadas! ;)
Vitor: Vai mesmo. E agora o Adamastor ainda sopra com mais vontade! Estou de férias e o Canadair vai levar o remate final. Ainda vou estudar melhor essa opção de pintura para as nacelles. Se as cores não ficarem muito diferentes... Hoje estive toda a manhã a redimensionar os logos e letras para fazer os autocolantes de decoração. Consegui fazer caber tudo em dias folhas A4...poupadinho, porque as folhas de acetato autocolante são caras como co$#os. :x Aqui está uma: Da parte da tarde comecei a forrar a fuselagem. Andei à luta com cobras malvadas de fita-cola com 1 metro de comprimento que têm vida própria e se colam a tudo o que aparece pala frente, por trás, pelos lados... Maldita estática! :? :x Acabei por forrar apenas com uma camada de fita. Fica um amarelo mais canário pálido e doente. :? Com calma, lá fui fazendo: As curvas são manhosas de fazer, mas com ajuda do secador de cabelo consegue-se. Parte do vermelho do casco: Aqui dá para ver o preto anti-reflexo de caneta de feltro (marcador). Já coma alguns detalhes de "pimp my plane": As riscas são uma vermelha e outra verde com um pouco do amarelo a ver-se no meio cria alusão à Bandeira Portuguesa: Estas riscas estou a fazer à mão, cortando pedaços de fita com bisturi, mas não estou a gostar muito do resultado. Nunca fui muito bom em desenho a mão livre... :( O n.º 16 é porque este é o 16º avião no meu "hangar"!! 8-) Agora vou voltar ao Canadair que ainda há muito que fazer. Só de pensar nas necelles, até fico com dor de cabeça... :o Last edited by nunol on Wed 02-03-2011, 0:26; edited 1 time in total
Subject:
boas, muito giro enquanto as ricas que tens na cauda esta exelente ehe é o primeiro 100% tuga, boa continuaçao
abraços.
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
:shock: :palmas: :palmas: :palmas: Grande trabalho nunol
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações coloridas!! ;)
Obrigado pessoal!! Bem, mais duas horas de trabalho a colar as letras e a fazer riscas coloridas. É bastante trabalhoso este processo, mas não é difícil. :) Colo duas camadas de fita numa tábua plastificada. Aplico 3M-77 nas costas do "desenho molde" e colo-o na fita. Corto com um bisturí muito afiado seguindo o traço. Tira-se o exceso e depois é só levantar a parte que interessa e colar no sítio. E cá está o resultado: Ainda só está pronto o lado esquerdo. 8-) Lá se foi o acordo ortográfico. Não encontrei o símbolo da ANPC já com a correção... Eu, a maior parte das vezes também me esqueço. :roll: :lol: Comentários??
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Nunol, não esperes muitos comentários!
Se estiverem todos como eu, de boca aberta... e pasmados com tamanha dedicação e detalhe.... E ainda bem que deste um pontaté no "acordo" pois assim fica ainda mais Português.
Subject:
nunol, onde arranjas-te essa fita?
Eu tenho um planador para forrar e comprei umas fitas nos chineses mas as cores sao tao feias.... :( Essas tem muito mais brilho e cor.
Subject:
boas, so tenho a dizer impressionante
abraços.
Subject: "Como fazer um spinner ultra-leve em 10 passos?"
Saudações cónicas!! ;)
Obrigado pessoal! Nando: A fita foi comprada no Ebay, mas o vendedor envia de Portugal. Com a construção do Canadair a aproximar-se do final a passos largos, com a pressa, não dei a segunda camada de cola de madeira diluida e ao pintar um dos "home made spinners" a reação com a tinta foi desastrosa: Como já houve quem me manifestasse interesse em saber como foram fabricados os spinners, passo a explicar: "Como fazer um spinner ultra-leve em 10 passos?" I- Marcam-se dois círculos, um maior e outro menor, na chapa de roofmate. II- Cortam-se os círculos. Aqui utilizei a serra de recortes mas pode ser com fio quente: III- Cola-se um em cima do outro, o mais centrado possível (usei cola 3M-77 para não fazer "macacos enrolados" quando se lixa): IV- Marca-se o centro da circumfrência maior. A ferramenta utilizada na imagem é um esquadro de centros: Cá está o centro: V- Fura-se bem direito e centrado. Para isto recorro a um engenho de furar com coluna. VI- Coloca-se o tubo de um aspirador preso na bancada e de modo apanhar a porcaria. VI- Enfia-se um parafuso no furo e prende-se o conjunto no berbequim, bem encostado à bucha: VII- Liga-se o aspirador e o berbequim com a peça por cima do tubo do aspirador e passa-se lixa com um taco, suave e lentamente: VIII- Et voilà: IX- Coloca-se a hélice que vai ser utilizada no parafuso de centragem, marca-se e corta-se o encaixe para as pás com um bisturí muito afiado: X- Aplica-se 2 camadas de cola de madeira diluida (e tem que ser mesmo duas, pelo menos) e pinta-se da cor que se quiser: Pode não ser acoisinha mais centrada e equilibrada que existe mas que faz um vistaço, faz... :D :shock: Edit: Estava a faltar aqui uma foto:
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações ante-finalizadas!
Pessoal, já voei o Canadair!!! :D 8-) Mas antes de irmos a esse assunto, deixem-me finalizar a construção, para o tópico ficar com sequência lógica. Ontem de manhã coloquei o resto da decoração do lado direito e de tarde andei de volta das nacelles. :? :o Férias... 8-) Deu uma trabalheira, mas o resultado foi muito satisfatório: ` Fiz noitada até quase às quatro da matina e deu para adiantar bastante, principalmente os vidros para-brisas que ainda foram mais trabalhosos que forrar a necelles. :o Era uma das coisas que também me preocupava porque já tinha visto que o desenho original não estava muito correto e eu tinha feito uns cortes que não iam resultar bem. Olha daqui, mira dali, e acrescentei uns pedaços de depron no "tejadilho" para fazer a forma que eu queria. Acrescentei também depron de 3mm na parte lateral debaixo do vidro, para fazer um tamanho aproximado em todas as janelas. Depois fui marcando e cortando um papel para criar um molde para os vidros que são em PET film. E saiu isto: Os pilares e o rebordo dos vidros são feitos a tiras muito finas de depron amarelo de bandejas da carne. Aqui dá para ver também como ficaram as necelles. Depois desse trabalho concluido, abri uma escotilha no tejadilho para acesso à bateria e coloquei uns imãs para segurar. Mais uma alteração ao plano. Já hoje de manhã, deu para cortar, lixar e forrar as pequenas derivas para e para as aplicar no estabilizador. Com isto dou por (quase)completo "O nascimento de um Canadair CL-415 em depron". Fica a faltar o trem eventualmente, e aquela coisa estranha em forma de "bico" que se projetca para a frente na interseçâo da deriva con o estabilizador. Mas o que será aquilo??? Deixo-vos mais umas fotos (ao sol que fica mais bonito) :D 8-) Quanto ao voo de inauguração, já foi feito hoje e correu melhor do que esperava. Quase nem foi preciso "trimar" os comandos.... ;) Aguardem que vou fazer a montagem da reportagem e depois coloco. Fica um cheirinho... :D Até já!
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
E já voa!!!!!!!!!! Muitos parabens pelo trabalho fenomenal. Deve dar cá um gozo ver uma máquina feita por nós a voar..... Falta o vídeo eeheheh
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Parabéns Nuno!
Este merecia um Sticky para métodos de construção em depron. Administradores, estão aí? ;P Construção impecável, sim senhor! Que tal se comporta nas aterragens? Se forem suaves só tenho um pedido a fazer: Amaragens! Amaragens! :) Abraço e bons voos, Vitor
Subject: Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
videooo videooo videoooo :D :D :D :D
Subject:
Parabéns!!!!
Construção espetacular!!
Subject:
boas, como ja se vinha a adivinhar estupendo 5estrelas, e a voar parabens pela construçao e o meu obrigado pela partilha de tecnicas de construçao, agora venha o video uiui para poder.mos ver o bicho em acçao.
abraços. Page 3 of 4
You cannot post new topics in this forumYou cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
Full Version
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]