|
Necessita de ajuda? |
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação?
Contacte-nos pelo email:
|
Quem está Online |
In total there are 37 users online :: 0 Registered, 37 Guests
Registered Users: None
[ View complete list ]
|
|
Aero Topicos |
|
|
Heli Topicos |
|
|
Compra & Venda |
|
|
| |
Author |
Message |
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
O sensor de temperatura pode ser entalado entre a cabeça do motor e o seu suporte, as mangas de silicone irão manter o sensor no sítio. O meu esteve lá durante cerca de 100 voos sem problema algum
|
|
|
|
|
carbas
|
|
|
BIRDMEN
SENIOR AIRMAN
|
Ora Viva
Pois isto é o que faz a comunicação escrita….
Por um lado procuramos clarificar os assuntos ao máximo evitando ao mesmo tempo escrever longos testamentos, e depois acabamos por confundir mais que ajudar, bom vamos lá ver se desta consigo.
1º As minhas desculpas confundi as possibilidades de programação deste Align, ou seja o médio neste caso é o valor mínimo admissível pelo que deverá ficar assim.
2º Não tinha reparado que o seu rádio é um excelente DX 8 o que faz toda a diferença, uma vez que as habituais marcas de topo (Multiplex/Futaba/Graupner/Hitec) ainda estão timidamente a começar a divulgar os seus módulos. Curiosamente pequenos outsiders como a Jeti e a Fry Sky possuem desde à muito tempo excelentes produtos repletos de possibilidades e com um preço muito contido. Voltando ao assunto, a telemetria /e o respectivo alarme são bons porque indicam a voltagem do pack em tempo real (ou seja em carga) porém como se torna impossível aquando do voo estar a ver a telemetria na minha opinião eu utilizava ambos, ou seja utilizava a telemetria/alarme como backup, e ao mesmo tempo programava um timer accionado pelo throttle que me iria alertar acusticamente de que devia terminar o voo. .Quanto ao sensor de temperatura num helicóptero eléctrico com tudo bem programado e tão certinho como é o seu, penso que não se justifica mas….
3º Quanto ao UBEC ou BEC como habitualmente é chamado, sugiro a leitura deste artigo da autoria do colega UltraOhm o qual escreveu uma excelente descrição deste gadjet http://ultraohm.blogs.sapo.pt/4118.html ou ainda os artigos constantes neste Link
http://www.4-max.co.uk/ubec.htm
4º Nem sempre é prático/possível desligar as bananas do motor e assim ficamos salvaguardados……
5º O sistema 2,4 Ghz é (felizmente) bastante menos susceptível de sofrer com interferências/ruidos parasitas porém nenhuma fábrica coloca lá um artigo (ferrite) que ali não está a fazer nada, pelo que eu aconselhava a colocação de uma
Espero ter ajudado
Um abraço e bons voos
Birdmen
|
Last edited by BIRDMEN on Thu 27-09-2012, 11:44; edited 1 time in total |
|
|
|
BIRDMEN
SENIOR AIRMAN
|
Boa Noite
Um Governor/governador
Nada mais é que um estabilizador de rotações, ou seja ele irá tentar manter a rotação por nós previamente selecionada sempre constante (OU QUASE) independentemente da carga/passo aplicados ao motor/rotor, ou seja se no decurso do voo estivermos a dar bastante motor e passo e repentinamente diminuirmos o passo ou modificarmos a atitude (de subida forte para uma picada por Ex) o motor vai subir de rotação antes de estabilizar o que por exemplo num combustão pode ser catastrófico.
Nas mecanicas Glow a contagem é feita atravéz de um sensor que conta as voltas dadas por um pequeno iman colocado na ventoinha de refrigeração e os desvios para + ou para - são transmitidos ao servo do acelerador que acelera ou reduz o motor de modo a tentar manter o regime constante.
Nos electricos de uma forma simplista podemos dizer que à um sistema no variador que conta os impulsos que o mesmo está debitar, aumentando ou reduzindo para compensar os desvios
Um Abraço e bons voos
BIRDMEN
|
|
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Duas pequenas "achegas" em relação á telemetria:
Não há necessidade de se olhar para o ecrã para beneficiar da mesma, pois configuram-se no rádio alarmes e assim que ele chegar aos valores definidos ele avisa, por toque, vibração ou ambos.
Quanto ao sensor de temperatura, e já que muitos ESC andam a pegar fogo , pode-se montar o sensor junto ao variador, e assim ser avisado de algum aumento suspeito.
No meu 500, onte tenho a telemetria montada, já não uso timer, só cronómetro para saber quanto voei
|
|
|
|
|
BIRDMEN
SENIOR AIRMAN
|
Bom Dia Luigi
Bem metida, obrigado pelo contributo, não à duvida que nada substitui o conhecimento aprofundado do material
Efectivamente o Spektrum DX 8 possui telemetria em tempo real o que na minha opinião é excelente, tanto mais que de origem vem já com esses sensores o que é algo inédito neste tipo de rádios (Segmento médio/alto), o que me tinha passado ao lado era toda a panóplia de configurações que ele possui (alarme voltagem pré programado/vibração etc etc) ou seja aprender até morrer.
Quanto à questão do sensor , se tivesse de opter pela sua colocação entre o motor e o variador iria sem sombra de dúvida para este ultimo,
Abraço e bons voos
Birdmen
|
Last edited by BIRDMEN on Thu 27-09-2012, 11:42; edited 2 times in total |
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
BIRDMEN wrote ( View Post): ›
Bom Dia Luigi
Bem metida, obrigado pelo contributo, não à duvida que nada substitui o conhecimento aprofundado do material
Efectivamente o Spektrum DX 8 possui telemetria em tempo real o que na minha opinião é excelente, tanto mais que de origem vem já com esses sensores o que é algo inédito neste tipo de rádios (Segmento médio/alto), o que me tinha passado ao lado era toda a panóplia de configurações que ele possui (alarme voltagem pré programado/vibração etc etc) ou seja aprender até morrer.
Quanto à questão do sensor , se tivesse de opter pela sua colocação entre o motor e o variador iria sem sombra de dúvida para este ultimo,
Abraço e bons voos
Birdmen
|
Yep, faz mais sentido montar no variador, que é o componente mais crítico numa máquina elétrica. Já no caso de um combustão, o sensor á volta da cabeça pode valer muitos euros de poupança
Bons Voos !
|
|
|
|
|
Rutraladiv
|
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
BIRDMEN wrote ( View Post): ›
Bom Dia Luigi
Bem metida, obrigado pelo contributo, não à duvida que nada substitui o conhecimento aprofundado do material
Efectivamente o Spektrum DX 8 possui telemetria em tempo real o que na minha opinião é excelente, tanto mais que de origem vem já com esses sensores o que é algo inédito neste tipo de rádios (Segmento médio/alto), o que me tinha passado ao lado era toda a panóplia de configurações que ele possui (alarme voltagem pré programado/vibração etc etc) ou seja aprender até morrer.
Quanto à questão do sensor , se tivesse de opter pela sua colocação entre o motor e o variador iria sem sombra de dúvida para este ultimo,
Abraço e bons voos
Birdmen
|
Yep, faz mais sentido montar no variador, que é o componente mais crítico numa máquina elétrica. Já no caso de um combustão, o sensor á volta da cabeça pode valer muitos euros de poupança
Bons Voos !
|
Desculpa a minha ignorância. Que temperatura seria a ideal para por no alarme?
|
|
_________________ Walkera 50#10
Trex 500E Pro
DX8
|
|
|
BIRDMEN
SENIOR AIRMAN
|
Ora aí está uma boa pergunta
Infelizmente para a mesma não tenho uma boa resposta, dado o grande numero de variaveis que podem influenciar a "Verdadeira Resposta" pelo que preferi transcrever um excerto das transcrições da própria Kontronic acerca de radiadores e a sua influência no rendimento (e/ou consequente aumento de segurança)
"Noticeable is the huge cooling plate. It is perfectly connected with the power parts, provides good heat transfer and enables additional cooling to be realized. It is possible to raise the performance enormously by installing an additional air or water cooler system. The naming 80+ means: minimum 80 A. Extra cooling may double the performance of JIVE ESCs."
Ou seja, eu arriscava dizer que se calhar a partir dos 50 Graus Celcius eu "punha as barbas de molho HI HI HI "
Um abraço e bons voos
|
|
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Isso não te posso responder nenhum valor assim muito fundamentado. No meu tenho 70 graus.
Por exemplo o meu motor, scorpion 3226 1400kv, em voo nunca passou dos 55 graus, e depois de aterrar lá subia para os 65 nos dias mais quentes. Temperaturas mais que normais.
Para o variador, até 60 é sem stress.
|
|
|
|
|
Rutraladiv
|
Trabalho quase acabado?!
Variador instalado por debaixo da bateria. Resolvido com o aumento dos fios.
Receptor
Satélite do receptor
Modulo de telemetria
Terminado (ou quase faltam as afinações depois de tentar levanta-lo)
|
|
_________________ Walkera 50#10
Trex 500E Pro
DX8
|
|
|
Rutraladiv
|
Retirei as pás e fiz o primeiro teste e...
A main gear está empenada?!!!
Já retirei e meti numa superfície plana e esta perfeita!!??
será a main shaft??
Estará demasiado apertada e o plástico "deforma-se"?
Não sei o que será?
Ajuda precisa-se
|
|
_________________ Walkera 50#10
Trex 500E Pro
DX8
|
|
|
afonsos
MAJOR
|
Não te preocupes muito com a main gear,as vezes o redondo não é bem redondo tem é o cuidado de deixar uma pequena folga entre o pinhão e maingear.
|
|
|
|
|
Nalmeida
|
Ao apertar o parafuso que atravessa a main gear e a de autorotation, não convém abusar na força. isso deforma a main gear, mas mesmo com cuidado nunca encontrei nenhuma perfeita, apenas ao ajustar a folga entre pinhão e main gear tenho o cuidado de dar uma rotação completa e procurar o melhor compromisso.
|
|
|
|
|
Rutraladiv
|
Eu quando montei o motor, meti uma folha de plástico entre o pinhão e main gear de forma a deixar um espaço.
Mas de facto, não verifiquei se a distância era a mesma em toda a "roda dentada".
Vou ver isso com atenção e depois digo alguma coisa.
Alguém do Montijo ou cerca que me ajude a por isto no ar?
Obrigado pela ajuda
|
|
_________________ Walkera 50#10
Trex 500E Pro
DX8
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Boas!
Junto ao Montijo há o clube de aeromodelismo da Atalaia, haverá de certeza quem te ajude, a malta do clube é cinco estrelas.
Eu moro em Palmela, se quiseres estou disponível tb para dar uma mãozinha
|
|
|
|
|
Rutraladiv
|
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Boas!
Junto ao Montijo há o clube de aeromodelismo da Atalaia, haverá de certeza quem te ajude, a malta do clube é cinco estrelas.
Eu moro em Palmela, se quiseres estou disponível tb para dar uma mãozinha
|
Já fui à sede do clube e já tenho a proposta para sócio - Hangar 13.
Agradeço desde já a disponibilidade para ajudar e se o tempo melhorar e deixar de chover, contacto por PM e combinamos
Obrigado
|
|
_________________ Walkera 50#10
Trex 500E Pro
DX8
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Upsssss... erro meu
Hangar 13 isso mesmo. Foram anfitriões do encontro de primavera deste ano.
Foi um grande dia em que abundou uma coisa que agora se torna rara: o sol /
Alguma coisa estás á vontade
|
|
|
|
|
LUISX
Administrador
|
O problema da maingear empenada tem a ver com o aperto em demasia que deste nos quatro ou num dos parafusos da peça metalica onde entra o one way bearing, esse aperto funciona como um aro da roda de uma bicicleta se tiveres um raio mais apertado ou demasiado apertado a roda fica empenada entendes, por isso devem ter um perto por igual e não demasiados apertados no entanto como diz o afonso algumas parecem mesmo um 8
|
|
_________________ Enjoy RCMpt
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Boas!
Então e essa máquina já voou?
|
|
|
|
|
|
Topicos Relacionados:
Forum |
Topics |
Replies |
Author |
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
|
| |
| |