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Author |
Message |
Soldado Alvega
AIRMAN BASIC
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Olá, caros amigos aeromodelistas.
Desejo lançar a seguinte questão: já alguém viu voar o avião RC Super Stearman, da Altaya, cuja colecção terminou no mês passado?
Aquilo é mesmo um avião para voar, ou é apenas um bonito "bibelot" para decorar um qualquer espaço e para mostrar aos amigos?
Eu fiz a colecção e estou a preparar a fase final de montagem, mas tenho muitas dúvidas se aquilo é um Super Stearman ou uma ... Super desilusão. Ali ali coisas que... deixam muito a desejar, creio eu.
Conheço quem já despenhou um, duas vezes consecutivas, vá lá saber-se porquê. O facto é que descolou mas caiu de asa na primeira viragem! Seria erro nos ângulos de incidência (isto é fundamental!) que a Altaya nem sequer refere?
A partir de certa altura desconfiei e comecei a "abrir a pestana". Converso muito sobre o assunto com quem sabe de aeromodelismo, na esperança de que o meu SS cruze um dia os céus, para meu deleite, que bem mereço, pela paciência... de mais de um ano a colar pauzinhos.
Gostava de saber a opinião de aeromodelistas, pois, caso curioso, não conheço nenhum que tenha feita a dita colecção.
Cumprimentos,
Manuel
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João
AIRMAN BASIC
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Mais um com as mesmas preguntas....
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arriva
MASTER SERGEANT
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O Soldado
Se queres um conselho de alguém que anda já à algum tempo nisto, arranja um lugar no teu quarto e pendura o avião.
Mais informações em:
http://manueljoao.no.sapo.pt
Arriva
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Soldado Alvega
AIRMAN BASIC
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Graças a Deus! Não estou sozinho!...
Era o que eu suspeitava.
Vamos lá a ver se aparece alguém que tenha visto uma coisa daquelas a voar...
Cumprimentos,
Manuel
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João
AIRMAN BASIC
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Sozinho!!!
Só eu conheço mais 4 nas mesmas condições...
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arriva
MASTER SERGEANT
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Últimas notícias.
Estive a conversar com um amigo aeromodelista de longa data sobre estes aviões.
Esta semana um principiante pediu-lhe para colocar o seu Stearman no ar.
Depois de todas as verificações técnicas o avião foi para a pista, motor a fundo, descolou e pouco depois queda de asa e entrou pelo chão.
Conclusão o avião precisa de muito mais motor para poder voar em segurança.
Aqui deixo um alerta a todos os que queiram por este avião a voar. Vão necessitar de um motor com mais potência.
Arriva
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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esta é uma questão Técnica para colocar à Altaya, já agora que tipo de motorização é que colocaram. Tambem jé me questionei várias vezes a mim mesmo pelo não aparecimento desse modelo nos locais de voo.
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Marechal wot
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arriva
MASTER SERGEANT
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A motorização é a que é fornecida com a colecção.
Penso ser um 3,5 cc para um avião com uns 3kg.
A culpa julgo não ser da Altaya, mas das pessoas que fazem estas colecções e não são capazes de pedir ajuda.
Neste súltimos meses apareceu-me tanta gente a pedir conselhos sobre este assunto.
Muitos deles já voam sózinhos, mas claro com trainers.
Arriva
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vinvertido
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Acerca do Stearman, até agora tem aparecido alguns compradores dos fasciculos que os tem levado para o campo a nivel de literatura e fases de aprendizagem e montagem digo que esta muito bem elaborado, com adaptação do aeromodelista Português Fernando Coelho, mas ainda não tinhamos visto ao vivo nenhum dos modelos construidos e este fim de semana lá apareceu um dos seus "donos" por acaso dois donos, um com e outro sem. Verificamoso modlo, o seu centro de gravidade, correcção de movimentos mas uma coisa me deixou perplexo, o seu peso excessivo, disse por isso ao proprietário para não o tentarmos colocar no ar pois um motor 28 nunca o colocaria. O seu peso rondava os 3kg, nõ sei se era o peso indicadopelo fabricante, isso só consultando o manual. o modelo é muito bonito mas com aquela motorização não aonselho colocarem no ar. O Rafael e vooadias lá colcaram o motor em funcionamento e depois de limpo penso que o seu lugar com aquele motor será estático.
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_________________ Joao Silva
socio Aeromania
socio PCR
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HManso
AIRMAN FIRST CLASS
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Caros Colegas,
Pelo que aqui foi exposto, e principalmente por eu também ser colecionador desta coleção, tomei a iniciativa hoje de contactar a Altaya - Paleta de Agostini, manifestando / contestando a situação no que se refere ao motor. Foi me dito que embora tanto a Altaya, como o tecnico português, que efectuaram experiências de voo sem que tivessem dado conta da existência de qualquer anomalia, no entanto aguardam certificação para comunicação pública posterior. Mais foi dito que registaram a minha comunicação e me darão resposta tão breve como possivel.
Cordiais.
HManso.
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arriva
MASTER SERGEANT
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Olá HManso
Pois fiquemos à espera do que dizem.
Mas o Vivertindo tem razão. Com um motor .28 o "bicho" nunca poderá voar.
Com um .46 mais puchado talvéz.
Em relação ao aeromodelista Fernando Coelho é um ilustre colega do aeromodelismo Com mais de 50 anos dedicados à modalidade, mas julgo só ao voo circular.
Arriva
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Alguem sbe ao certo qual o peso indicado no manual para este modelo, outra coisa que se pode requerer ao fabricante é pedir uma demontração e voo da maqueta inicial pelo técnico português que o testou. Um modelo serve para voar e não ficar em exposição estática.
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Marechal wot
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arriva
MASTER SERGEANT
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Penso que isto é um caso consumado.
Ainda para mais do mesmo kit nunca saem dois aviões iguais.
A Altaya pode alegar que foram mal montados etc. Ainda por cima por "aeromodelistas" com pouca experiencia.
Enfim comprem trainer e procurem ajuda para se iniciarem. O que não falta é clubes de aeromodelismo.
Arriva
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NeCa
SECOND LIEUTENANT
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Sinceramente eu acho que essas colecções são só para vender a quem não entende nado do assunto, pois na realidade até pode ter um voo fácil como dizem nos anúncios da tv.
Eu caio a rir.
Como sabem todos um biplano são muito mais sensível em voo do que os outros.
E mesmo assim um treinador não é pêra madura para quem não saiba o que está a fazer.
Pois eu sei bem as dificuldades que tive nos inícios nos primeiros voos.
Também quero aqui dizer se alguém de alguma editora quiser lançar outro modelo para o "ar" consulte primeiro quem saiba do assunto, e aqui no fórum a muita boa gente que não se incomodava de ajudar.
Eu cá estou
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_________________
http://www.arcnordeste.org/
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Alvela
AIRMAN BASIC
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Meus Caros,
sou um menos do que iniciante aprendiz destas lides e tenho decerto as mesmas dúvidas acerca deste modelo e consequentes montagem e manejo que qualquer um que tenha iniciado esta colecção sem saber nada de aeromodelismo ( e já vi que não sou o único...).
Ponho as considerações acerca da qualidade do projecto Altaya de parte, porque não sei o suficiente para avaliá-lo e aprendo um pouco convosco. Aprendi, do que tenho lido, que o aeromodelista "rodado" e com experiência não acolheu bem esta colecção. Aprendi igualmente que aqueles que embora reticentes, já dedicaram algum tempo ao SS, que o motor Leo.28 bão é decididamente suficiente para por o bichinho no ar com confiança.
Confesso que tenho a colecção inteira em casa pronta para o início de montagem e decidi não encomendar o motor "maravilha" da Altaya que, apesar de tudo, e segundo os colegas espanhóis é fiável (http://www.picayzumba.com/paginas/leo28/leo28.php), embora manifestamente curto para a função no Stearman.
Parece que, a quem interesse, a Altaya em Espanha está a fornecer motores .40 a quem solicita a substituição (http://boards4.melodysoft.com/app?ID=aeromodelismo2000&msg=7166). Falta-me ter esta pequena confirmação para começar a pressionar os meninos da Altaya em Portugal para fazer o mesmo...e depois, quantos mais a fazer o mesmo melhor!
Alguém sabe se isto é mesmo verdade? E será que o .40 mesmo assim é suficiente? Ou mesmo assim seria melhor um maiorzito? E se assim for isto não tem implicações no equilíbrio, CG, e no atravancamento do "pequeno"?
Estou a tentar obter informações acerca desta alteração e as implicações, uma vez que me recuso (ainda...) a, depois de dedicar tanto tempo a montar o avião, ter que o pendurar no tecto do quarto do meu filho...
Abraços
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MeLiKaNo
SENIOR MASTER SGT
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eles na nova colecção do spitfire têm essa opção de trocar o motor, não sei se vão fazer o mesmo pr o SS.
cumprimentos
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_________________ Victor Meles
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arriva
MASTER SERGEANT
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Amigo Alvela
Bem vindo ao Mundo do aeromodelismo.
Como diz os aeromodelistas "experientes" não aderiram a este projecto, pois o avião e o preço não são interessantes.
Em relação ao motor, nem com o .40 o "bicho". Talvez .46 XPTO.
Arriva
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HManso
AIRMAN FIRST CLASS
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Caros Colegas,
E ainda........ e, não querendo pôr mais achas na fogueira..............
Eu antes de ter telefonado, de acordo com o que vos comuniquei, tinha enviado um e-mail, via pagina da Altaya. Hoje recebi resposta desse e-mail, que passo a transcrever:
Exmo. Senhor Henrique Manso,
Agradecemos o seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.
Motor de explosão de 4,57 cc a dois tempos, com rolamentos e carburador com regulador de altas e baixas. Um motor da LEO Engines, concebido especialmente para aviões de radio control, que inclui um escape orientável com tomada de pressão. Estas são as características do motor que poderá adquirir através da Editora Planeta de Agostini.
Junto com o fascículo n.º 1 mencionava a forma de adquirir este complemento. Para o efeito agradecemos que envie o cupão de encomenda junto com as 45 provas de compra para a Marco Postal, Lda, junto com um cheque no valor de ? 50,00.
A informação que dispomos é que este motor é adequado para este avião. Aguardamos inclusivamente uma certidão notarial que nos vais ser remetida pela Altaya, atestando que este motor é adequado a este avião.
Sempre ao seu dispôr.
Conceição Crespo
Serviço de Apoio ao Cliente
06-Abr/12432
--------- Fim da transcrição
Quero ainda acrescentar, que tanto quando comecei, como agora estou de plena consciência que iria fazer uma colecção que embora ficasse dispendiosa, no que se refere ao modelo comparando com o que existe / existia no mercado, mas iria obter uma outra mais valia no que se refere à publicação. Porque em relação a publicações sobre esta actividade / hobby, infelizmente existe muito pouco, principalmente em português, repito, em português. No entanto não deixa de ser desmotivante, direi melhor, de certa forma frustante, quando começamos a ver que as coisas não são bem como foi proposto / publicitado, ou seja, o Marketing ultrapassa a realidade. Embora ainda, e por enquanto para mim a dúvida persiste, quem é que tem razão? Pois até existe um técnico português conceituado (assim foi dito), que afirma que o motor até serve! (Eu ainda não vi isso escrito por ele, e muito menos falado).
Bom caros Colegas, qualquer das maneiras vou continuando a construir o modelo, conforme a minha disponibilidade, porque ao fim e ao cabo, é para me entreter, é o meu escape, enquanto estou de volta dele, não penso nos bit's nem nos bytes, nem em funções, nem ....... resumindo informatissices (julgo que esta palavra não existe, desculpem ). Agora também depois de pronto gostaria que ele voasse pelo menos uma vez.
Bem, por agora fico por aqui, e até uma próxima.
Cordiais a todos que tiveram a pachorrice de ler este meu texto.
HManso.
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NeCa
SECOND LIEUTENANT
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Item No ---------------------728
Model NO -------------------28-EP ABC
Disp. (c.c.) ------------------4.57
Bore (mm) -----------------18.50
Storke (mm) ---------------17.00
Output (Psor HP/r.p.m.) ---0.83/18,000
Practical Range (r.p.m.) ---2,500-17,500
Weight (g) -------------------215
Mais informações do MOTOR
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http://www.arcnordeste.org/
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Esse motor parece razoavel mas não acredito que ele possa levantar os tais três quilos que dizem que o modelo pesa. O que há a fazer. Os compradores do modelo devem solicitar ao representante, a Altaya uma prova que aquele modelo voa com aquele motor, ou então propor a troca desse equipamento, pois parece que nessa coleção não davam a hipotse de uma outra motorização.
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Marechal wot
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Após ter recibi uma PM de um colecionador deste modelo que o terminou a semana passada, e que o aconselharam a não colocar no ar com aquela motorizaçãofiz o seguinte:
Telefonei para a altaya, informando que o modelo tinha muito peso solicitei que um técnico credenciado me coloca-se o modelo no ar, deram-me o nome do seguinte senhor. Sr Abel Coelho telefone 217963606, este senhor colocará o modelo no ar.
informaram-me se alguem pretender reclamar enviar para
margarida.castro_AT_marcopostal-epp.pt
Informo tb que foi de grande simpatia e cordialidade que a Senhora Margarida Castro me atendeu.
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Marechal wot
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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wot wrote ( View Post): ›
Após ter recibi uma PM de um colecionador deste modelo que o terminou a semana passada, e que o aconselharam a não colocar no ar com aquela motorizaçãofiz o seguinte:
Telefonei para a altaya, informando que o modelo tinha muito peso solicitei que um técnico credenciado me coloca-se o modelo no ar, deram-me o nome do seguinte senhor. Sr Abel Coelho telefone 217963606, este senhor colocará o modelo no ar.
informaram-me se alguem pretender reclamar enviar para
margarida.castro_AT_marcopostal-epp.pt
Informo tb que foi de grande simpatia e cordialidade que a Senhora Margarida Castro me atendeu.
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Onde? quero estar lá pra ver, acho que sei quem é o Sr. Abel, é o pai ou o filho? será que estou correcto? queria mesmo ver isso, sinceramente não duvidando do Sr. Abel, que pelo que sei é um Sr. com muitos e muitos anos disso, não acredito minimamente que aquele modelo voe com o motor LEO, acho que mesmo um 46 seria curto para o mesmo, sinceramente não acredito. Mas estou aí para ser contrariado, queria ver essa demonstração. Onde será, e quando?
Um abraço,
Moraes
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_________________ Bons Vôos
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HManso
AIRMAN FIRST CLASS
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Caro Wot,
Tem graça, que quando liguei para Marco Postal (que foi o 1º telefonema que fiz), reencaminharam-me de imediato para a Altaya, para Dª Conceição Crespo, por ser a pessoa indicada para tratar do assunto, porque eles são os distribuidores. Agora o colega diz que lhe deram essa informação. Não deixa de ser estranho, não acham? Já não estou a gostar disto!
Caro colega logo que saiba a onde, e quando será efectuado esse voo / prova, gostaria imenso que informasse, ok?
Entretanto aproveito este espaço, para efectuar um pedido a todos os colegas, tanto os que estejam envolvidos nesta situação, como os não colecionadores da referida coleção, se têm conhecimento de alguém já tenha colocado no ar este modelo sem problemas. Porque, se não existiu, o certificado que dizem que vão apresentar, não faz qualquer sentido, então poderão ter a certeza de uma coisa, a Altaya terá dar uma solução. Felizmente no nosso País, ainda existem meios para tratar destes assuntos em defesa do consumidor, e sei do que estou a falar.
Cordiais, e bons voos, claro!
Henrique Manso
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Alvela
AIRMAN BASIC
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Meus Srs,
tal como HManso, os meus esforços no sentido de obter informações adicionais sobre a aptidão dinâmica do modelo vendido pela Altaya esbarrou na Dª Conceição Crespo.
Pois não há dúvida que a Sra foi cordial, mas não deixa de ser verdade que a cordialidade não resolve a situação. Foi argumentado que em Portugal não iriam fazer qualquer troca de motores (embora reconhecendo a troca efectuada em Espanha) porque "o avião não está preparado para outro motor" e que as transoformações efectuadas em Espanha têm acarretado muitos problemas.(?)
Bom, questionada sobre quais os problemas em concreto, é claro que a resposta foi "...porque o avião não está preparado para outro motor", sem dizer, claro, que a troca de motores em Espanha obrigou a Altaya a repor algumas peças para que o LEO40 desse no nosso aviãozinho... É evidente que o argumento mais do que uma vez repetido pela Sra de que o "avião voa perfeitamente com o motor fornecido" cai pela base quando é dito mais tarde que "...só não dá é para acrobacias, como aliás estava previsto no projecto". E agora pasme-se (e para quem tem dúvidas acerca das políticas comerciais da Altaya): "...para acrobacias temos o Spitfire". Só pergunto: onde é que isso está escrito na promoção?
Bom, temos o descanso de que existe a possibilidade já comprovada de montar um motor 46. E pelos vistos com bons resultados...
Tenhamos fé
Abraços e cumprimentos para todos
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Alvela
AIRMAN BASIC
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