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Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010
 
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pedro matos

Portugal
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Wed 28-07-2010, 17:02   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Belas fotos, e o pessoal parece ter se divertido, quanto aos resultados dá para ver nas fotos que não correu lá muito bem. 2 partidas 2 derrotas Sad Sad

_________________
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Teixeira Lopes

Cuba
SENIOR MASTER SGT
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PostPosted in this forum: Wed 28-07-2010, 17:23   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Ja percebi que no VC é uma coisa muito moderna e intima... Shocked Embarassed naaaaaaa reparem nos agarranços. Há demasiada troca de fluidos, não é muito ao meu gosto Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
É muita modernice cá para o meu lado



Topem só este granel e há piores, o decoro e a boa educação é que não me premitem colocar aqui mais exemplos Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy




Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy agora fora a brincadeira.

FORÇA AI TUGAS

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Teixeira Lopes

Cuba
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Wed 28-07-2010, 19:38   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 




Thierry Ougen FRANÇA, Yuriy Bondarenko UCRANIA, Amilcar Contente PORTUGAL

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pedro matos

Portugal
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Wed 28-07-2010, 21:19   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Laughing Laughing
Que mauzinho Twisted Evil Twisted Evil

Vamos lá pessoal queremos melhores resultados!!!!!!

QUEREMOS O CANECO!!!!

trophy trophy trophy trophy trophy trophy trophy

_________________
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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Wed 28-07-2010, 21:39   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Boas
Teixeira Lopes wrote (View Post): › Ja percebi que no VC é uma coisa muito moderna e intima... Shocked Embarassed naaaaaaa reparem nos agarranços. Há demasiada troca de fluidos, não é muito ao meu gosto Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
É muita modernice cá para o meu lado...
É no que dá o Glow Twisted Evil Laughing Laughing Laughing
Força, Tugas! Tragam um Caneco Very Happy Very Happy Very Happy

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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RJSC

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 29-07-2010, 0:01   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Chispas wrote (View Post): › Boas
Teixeira Lopes wrote (View Post): › Ja percebi que no VC é uma coisa muito moderna e intima... Shocked Embarassed naaaaaaa reparem nos agarranços. Há demasiada troca de fluidos, não é muito ao meu gosto Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
É muita modernice cá para o meu lado...
É no que dá o Glow Twisted Evil Laughing Laughing Laughing


Nem mais!
"Abião à Home" é avião eléctrico!
Eu cá não gosto de pistões besuntados a andar pra cima e pra baixo... Laughing

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Teixeira Lopes

Cuba
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Thu 29-07-2010, 14:33   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Pois hoje em dia um gajo para ser moderno tem até que adaptar o hobye ás tendencias modernas. Antigamente ter voz grossa e pêlo no peito e na perna era a moda, hoje em dia a coisa é mais o perfumadinho, depiladinho, trageitos delicados, levezinho e fofinho, unhita polida e envernizada, a tatuagem modernaça em memória do delicado canideo que se finou engasgado num croquete de tofu.
O modelo electrico é o espelho. Tudo muito hegiénico, sem barulhos brutos que possam ferir os delicados timpanos, sem óleos ou gordurinhas que fazem mal à linha e pior ainda ao Ambiente (excepto o Litium das baterias e o depron e o isopor, o ABS, Poliuretano)~
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy (tenho que me desfazer dos pilhas)
VIVA OS TUGAS DO VOO À LINHA

Ok Chispas é a tua vez Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy isto tem que se brincar um pouco para animar a malta e acalmar a crise

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Teixeira Lopes

Cuba
SENIOR MASTER SGT
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PostPosted in this forum: Thu 29-07-2010, 15:01   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 



Paragem para abastecimento

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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Thu 29-07-2010, 22:39   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Boas
Teixeira Lopes wrote (View Post): › ... Antigamente ter voz grossa e pêlo no peito e na perna era a moda, hoje em dia a coisa é mais o perfumadinho, depiladinho, trageitos delicados, levezinho e fofinho, unhita polida e envernizada, a tatuagem modernaça em memória do delicado canideo que se finou engasgado num croquete de tofu.
O modelo electrico é o espelho. Tudo muito hegiénico, sem barulhos brutos que possam ferir os delicados timpanos, sem óleos ou gordurinhas que fazem mal à linha e pior ainda ao Ambiente (excepto o Litium das baterias e o depron e o isopor, o ABS, Poliuretano)~
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy (tenho que me desfazer dos pilhas)
VIVA OS TUGAS DO VOO À LINHA

Ok Chispas é a tua vez Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy isto tem que se brincar um pouco para animar a malta e acalmar a crise

Mas atão o pessoal do VC não é desses do antigamente?
E tens Pilhas, Teixeira? Shocked Rolling Eyes Embarassed
E é só no rádio e na recepção ou...
Teixeira Lopes wrote (View Post): › ... tenho que me desfazer dos pilhas..

Deus nos valha. tens um desses modelos em Elapor movido a electrões? Shocked Razz
Assim tipo Funjet com pintura custom como as tatuagens? Mr. Green Laughing Laughing Laughing

Pela boa morre o peixe Mr. Green Laughing Laughing Laughing
De restou tou contigo: Cool
VIVA OS TUGAS DO VOO À LINHA

_________________
Fiquem bem.
Chispas
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Teixeira Lopes

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PostPosted in this forum: Mon 02-08-2010, 18:12   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

VIVA OS TUGAS DO VOO À LINHA

por onde andam eles


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_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Mon 02-08-2010, 20:11   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Teixeira Lopes wrote (View Post): › sem barulhos brutos que possam ferir os delicados timpanos


Deve ser por isso que fiquei um dia inteiro com um ouvido a zumbir à conta de um eléctrico que por acaso até está aqui mesmo ao meu lado. Mr. Green Mr. Green

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Mon 02-08-2010, 21:56   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Boas.

E então, os resultados oficiais? Já há?
Eu bem vou ver aquilo mas não percebo pêva do assunto e fico na mesma Laughing

_________________
Fiquem bem.
Chispas
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Teixeira Lopes

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PostPosted in this forum: Tue 03-08-2010, 10:39   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

trophy PARABÉNS trophy

A Dupla António Cardoso e José Goulão subiram ao pódio para receber a medalha de 2º classificados na categoria F2C (Modelos de Corridas de Equipas). Uma espectacular medalha no campeonato do mundo. Um exemplo a seguir por outros praticantes nas varias especialidades do vasto leque de que é composto o Aeromodelismo


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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Tue 03-08-2010, 11:41   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Boas.

Parabéns à Equipa Portuguesa que se deslocou ao Campeonato do Mundo de Voo Circular Very Happy
E trouxeram medalhas! Very Happy Deram o Caneco aos outros, só lá tinham um Mr. Green Laughing

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Chispas
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pedro matos

Portugal
BRIGADIER GENERAL
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PostPosted in this forum: Tue 03-08-2010, 23:24   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Porra pá, foi por um triz, davam um encontram aos tipos durante a prova e ficavam com o caneco Twisted Evil Twisted Evil
MUITOS PARABENS é assim mesmo somos um pais pequeno mas com grandes balls para dar uma tareia aos restantes paises Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

_________________
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Carlos Bastos

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 06-08-2010, 8:47   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Very Happy Mais ainda! O mérito da equipa Cardoso/Goulão ao obter um 2º lugar num campeonato do mundo ( foi a melhor classificação de sempre de portugueses em mundiais de Aeromodelismo) fica potenciado pelo facto de eles apenas terem outra equipa, ao seu nível, para treinarem.
Duas vezes parabéns!
A título informativo, há para aí 40 anos, um Aeromodelista do Norte, Júlio Soares, já falecido, obtevo um 2º lugar numa Taça da Europa em F1C.
CB

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Teixeira Lopes

Cuba
SENIOR MASTER SGT
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PostPosted in this forum: Fri 06-08-2010, 10:55   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Olá Carlos Bastos, "...do Norte.." é algum País? pelo nome o tal aeromodelista que ficou bem classificado à 40 anos parece-me bem Português. Os que agora conseguiram a excelente classificação ninguem diz que são do Sul, são Portugueses. Que raio mais aos bairrismos. Do Norte, do Sul, de Oeste, de Leste o que interessa. são PORTUGUESES

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CARLOSDURAES

Portugal
SENIOR MASTER SGT
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PostPosted in this forum: Fri 06-08-2010, 12:36   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Olá!
Vamos a ver se é agora que o "site" da FPAm se actualiza... sempre é a modalidade do coração!
Certo que este forum é basicamente para Aeromodelismo RC (F3 e F4), mas não fará mal nenhum ser alargado ao F2 e quem sabe se ao F1 (até há pouco parece que não eram mais que os dedos de uma mão) assim apareçam os seus praticantes a disporem-se a expôr os seus problemas e sucessos.
Parabéns para a equipa!
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães

_________________
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
http://modelismoaero.blogspot.com
http://www.youtube.com/account?feature=mhum
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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Fri 06-08-2010, 15:36   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Boas.
Carlos Bastos wrote (View Post): › ... A título informativo, há para aí 40 anos, um Aeromodelista do Norte, Júlio Soares, já falecido, obtevo um 2º lugar numa Taça da Europa em F1C.
CB
Já agora, esse Aeromodelista do Norte, era do Norte... de África,da zona a Norte do Allgarve ou do Mondego? Rolling Eyes

Também a título informativo, F1C é uma categoria de voo-livre Wink
Os tais VL, que eu também considero aeromodelismo e que já tive oportunidade de observar Cool
Eis um exemplo:

http://freeflight.org/phpBB2/viewtopic.php?t=328

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Chispas
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Carlos Bastos

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TECHNICAL SERGEANT
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PostPosted in this forum: Sun 08-08-2010, 9:40   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Embarassed Mas não posso deixar passar outra boa referência ao Aeromodelismo Nacional. Seria uma injustiça!
Em 1963 uma equipa portuguesa participou no campeonato Mundial de Voo Livre em Wiener-Neustad, Austria. Foi a última vez que uma equipa completa de Aeromodelismo participou num campeonato do mundo.
A prestação foi muito fraca. Mas, destoando do resto, António Sereno obteve um brilhante 5º lugar em F1C, motomodelos. Só falhou dois ou três segundos na destermalização do 5º voo e isso retirou-o do "Fly off".
Tanto quanto sei esta será a 2ª melhor classificação obtida por um português num CM, neste caso do Norte.
Como alguém já deve ter reparado António era irmão do falecido Sr. Artur Sereno, o Grande Artur Sereno!
CB

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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Sun 08-08-2010, 14:45   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Boas.

Injustiça ou Off-Topic? Cool
Ainda fico a pensar que anda aqui uma conspiração para só se falar do Norte Mr. Green Laughing

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Chispas
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Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Tue 24-08-2010, 11:00   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Ola a todos.

Foi nos pedido a nos fórum, a possibilidade de publicarmos uma resposta a um comentário aqui deixado por um dos elementos do fórum neste mesmo tópico.
Como o autor identifica-se no mesmo e o texto não contem conteúdos ofensivos, vamos então aceder ao pedido e deixar o conteúdo aqui.

Como referencia o comentário ao qual se refere esta resposta e ao seguinte: http://forum.rcmpt.com/viewtopic.php?p=77927#77927

---
RESPOSTA AO COMUNICADO DE Carlos Bastos
RCMpt EM 27 DE JULHO DE 2010

Pela razão de me ter sido enviado em 4 de Agosto de 2010, pelo presidente
do Control Line Portugal – Clube de Aeromodelismo, Senhor Jorge Espírito Santo
uma página do RCMpt do dia 27 de Julho de 2010, na qual se destacava um longo
comentário sobre a Categoria 2 - Voo Circular, da FAI, emitido por CARLOS BASTOS
– Staff Sergeant, com algumas inexactidões, com falta de objectividade, com omissões
propositadas ou por puro desconhecimento, com petulância e com desfaçatez com
que o autor, com graves responsabilidades no meio aeromodelístico, as apresenta
e em vários pontos, contundentes comigo e com a minha posição de presidente
da FPAm, sou obrigado, e no pleno direito constitucional de resposta, a elaborar o
presente documento, o qual poderá vir ser acompanhado de todas as provas materiais
das afirmações que irei proferir, se tal for necessário.
Peço desculpa de não o fazer pessoalmente no fórum, mas não tenho acesso a
ele e nem quero ter, porque para interpelar alguém, quando é preciso, digo-o na cara
da pessoa e não de forma escondida e, francamente, já tenho o tempo tão ocupado,
que não posso perdê-lo desta maneira.
Falar para quem não tem conhecimentos é uma nobre missão, e eu também
o faço, e o Carlos Bastos poderia aproveitar o seu tempo a fazê-lo, se na realidade o
fizesse com verdade e objectividade, princípios que parece não conhecer.
Começa o seu texto por dizer que o voo circular lhe faz uma grande confusão.
Como aeromodelista, como engenheiro, como dirigente ( meu colega na Comissão
Nacional de Aeromodelismo do Aero Clube de Portugal, que abandonou quando
começou a haver problemas com a direcção do Aero Clube ), devia saber que a
FAI é uma entidade altamente credível, conceituada a nível mundial, onde estão os
grandes cérebros mundiais da aeronáutica em todas as suas manifestações e, que
tem o controlo sobre o aeromodelismo em oito categorias diferentes, sendo uma o Voo
Circular, o que nem sequer pode ter discussão.
Afirma que o Voo Circular é confuso e terá sido por isso que nunca conseguiu
fazer nada nesta categoria, mas esquece-se da categoria 8, modelos espaciais ou
foguetes que de yaw, roll ou pitch ( eruditamente falando ) também estão esquecidos.
Foi, no entanto, um breve praticante de Voo Livre onde o yaw, roll ou pitch também
estão enjaulados numa gaiola e pouco mexem!
Afirma depois que os poucos do Voo Circular vão ter perturbações por causa
do que a seguir dirá, mas esquece-se que estes poucos são ainda perto de cinquenta,
fora os que ainda andam por aí escondidos.
Não sabe muito de Voo Circular porque no seu comentário se esqueceu de uma
das classes, só pôs três, e não conseguiu aprender muito, penso que apenas foi a uma
ou duas provas, com resultados pouco satisfatórios.
Fala de seguida sobre o Voo Livre, mas esquece-se que já só há dois ou três
praticantes, e que mesmo existindo não praticam, mas não fui eu que acabei com eles.
No auge do Voo Circular no país e com Rádio Controlo a funcionar já bem, o
Bastos não sabe que fui eu quem marcou na FAI o primeiro Open Internacional jamais
feito em Portugal e que se chamou Grande Prémio de Portugal - Open Internacional de
Sintra, executado na Base de Sintra, nas classes F1A, F1B e F1C, em 1, 2 e 3 de Julho
de 1994. Voo Livre puro!
Esta prova foi um êxito desportivo, não no número de portugueses, que foram
quatro e Bastos não constava, mas sim no número de estrangeiros que foram 13,

vindos da Polónia, da Alemanha, de França e de Espanha.
De tal modo foi falado que a LIPA pediu à FPAm para ficar com a prova,
continuar e dar-lhe o nome dum dos seus pioneiros do Voo Livre, o Senhor Von Hafe.
Assim de 1995 a 2006 fizeram-se em Beja, organizados pela LIPA e pela FPAm 12
grandes Opens Internacionais com o nome Taça Von Hafe a ficar conhecido na Europa
inteira, com muitos concorrentes e de muitas nacionalidades, nunca tendo aumentado
o número de nacionais a concorrerem, estranhamente ou não.
Com o êxito sucessivo das Von Hafe propus à FAI um europeu e consegui obter
a representação em Portugal do Campeonato Europeu de F1, nas classes F1A, F1B e
F1C, o qual se realizou em Beja, no mesmo local onde se realizavam as Von Hafe, de
2 a 10 de Julho de 1998, com 276 participantes de 30 países europeus, dos quais 6
portugueses onde Bastos não constava.
Ver (http://www.fai.org/aeromodelling/competitions/free_flight/ch98/ff98.htm).
A nossa equipa foi constituída por Baptista Pereira, Joaquim Guindaça, António
Mónica, Carlos Costa, Jorge Gustavo e Alberto Reis, comandados por António
Varzielas.
Sabe-se que o Voo Livre não é o mesmo que o RC pois nele é necessário saber
muito para que um modelo funcione correctamente e, talvez esta a razão de tão pouca
gente, pois é preciso grandes conhecimentos e muito trabalho.
Em 2007 e 2008 o Aero Clube de Portugal esqueceu-se de enviar a nossa
proposta da prova para o calendário da FAI ( o que esta documentado e consta de uma
reclamação ao Aero Clube e à FAI, a partir da qual passámos a correspondermo-nos
directamente com a FAI e não através do Aero Clube ) e, numa segunda edição do
calendário em Março, já não foi possível evitar que a prova não tivesse concorrentes.
Esta foi a razão de a Von Hafe acabar, depois de 13 anos de investimento em pessoas
e dinheiro para aumentar os concorrentes portugueses, o que não se conseguiu.
Outra “má vontade” minha para com o Voo Livre foi a de, numa visita à Grã-
Bretanha, em representação nacional de Voo Circular, ter obtido a licença para aplicar
em Portugal o Programa de Educação que ainda hoje funciona com êxito e do qual
constam dois planadores de voo livre e três modelos de motor elástico de voo livre.
Quanto à expressão do Voo Circular no panorama internacional o Bastos revela
mais uma vez desconhecimentos graves.
A equipa que acabou de ir ao Campeonato Mundial de F2 – Voo Circular, esteve
em Gyula – Hungria onde se registaram 52 concorrentes a F2A – Velocidade, de que
Bastos nem fala, mais 80 concorrentes em F2B – Acrobacia, mais 90 concorrentes
em F2C Corridas de Equipas e mais 77 concorrentes em F2D – Combate, totalizando
299 concorrentes sem contar com todos os outros possíveis membros de equipas,
curiosamente mais do que no Campeonato do Mundo de Voo Livre de 2009 na
Croácia, em que estiveram apenas 294 concorrentes e não 295 como Bastos afirma.
( Ver http://www.fai.org/aeromodelling/competitions/free_flight/ch09/ff09.htm )
Nota : o endereço dado pelo Bastos não funciona .
Em relação aos motores também Bastos se esqueceu que se não fosse o voo
circular e os aperfeiçoamentos do seu motor , que não serve para mais nada segundo
ele, também o voo livre, se calhar, nada fazia em F1C – Motomodelos, em que o motor
é um diesel ou um glow de 2,5 cm3 , ainda usado neste momento, em 2010.
Quanto ao resto da lenga lenga são balelas, mentiras, coisas sem o mais
pequeno fundamento ou o menor senso, algumas mentiras completas e mal artilhadas,
próprias de graves problemas.
Não quero de modo algum terminar sem dizer ao Bastos que a equipa de Voo
Circular, objecto desta má critica da parte dele, em que são poucos, são equipas
incompletas e fazem coisas em que o yaw, roll ou pitch estão enjaulados, trouxe para
Portugal a melhor classificação de sempre : Vice Campeões do Mundo ou segundo

( 2º ) lugar obtido com muita honra, muita sabedoria e muito mérito pela equipa
António Cardoso e José Goulão na classe F2C – Corridas de Equipas, ou para ser
mais erudito Team Race.
Se muito mais gente trabalhasse mais, aprendesse mais e fosse mais
humilde, colaborasse mais, se entre-ajudasse, tínhamos certamente muito melhores
resultados.

Lisboa 21 de Agosto de 2010

João Loureiro de Sousa
Presidente
Federação Portuguesa de Aeromodelismo
---

Nota: Em anexo encontram-se os textos originais que nos foram enviados.

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CARLOSDURAES

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SENIOR MASTER SGT
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PostPosted in this forum: Tue 24-08-2010, 11:24   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Olá!
O "site" da FPAm ainda não acordou até esta data, mas reitero que a noticia do 2º lugar no Mundial de VCC era, e apesar do atraso ainda é, merecedor de menção.
Congratulo-me com o facto do seu Presidente ter vindo dizer de sua justiça e com muita razão e propósito.
E mais não digo, que a época de fogos está a terminar.
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães

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Carlos Bastos

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PostPosted in this forum: Sat 28-08-2010, 18:28   Post subject:  Re: Voo Circular - Equipa portuguesa-World Cup 2010 Back to top 

Very Happy Very Happy Very Happy
Eu não devo maçar as pessoas com mais um “post” neste tópico, inoportuno num forum de RC, mas tenho que dizer alguma coisa sobre as palavras do Sr. Loureiro de Sousa (não o vou tratar por Loureiro, porque acho que a educação só fica bem). Começo por lamentar o tempo que lhe roubei, perante a referida falta de tempo, que o levou a escrever um texto que me classifica de mentiroso, incompetente, etc. etc., tempo esse que poderia ter dedicado à nobre causa do Aeromodelismo Nacional. Fico com remorsos...
Não me vou alongar. Mas olhe que o tal "delator" esqueceu-se de dizer que eu fiz comentários de regozijo e parabéns aos dois Aeromodelistas que ficaram em 2º. E sei que tal classificação, tal como em ténis, matraquilhos, F3B, Golfe, berlinde,F3F, caricas, etc., só se consegue com muita dedicação e trabalho. E quantas vezes essa dedicação e trabalho não permitem uma boa classificação, por motivos alheios.
Quero dizer que o "leit motiv" que me levou a escrever o “post” foi a mentira, quando é dito que o campeonato do mundo é com 300 e tal concorrentes. E o Sr. insiste nisso! Contabilizando júniores, chefes de equipa, ajudantes e, em corridas, os respectivos mecânicos. E acaba a dizer que eu me enganei porque no C. Mundo de VL foram 294 e não 295... Sugiro que, a quem possa interessar este tema, vasculhem bem o "site" do C. Mundo de VC e observem a composição incompleta da maioria das equipas o que confirma a falência do VC. Mas isso não incomoda. O que incomoda em especial o Sr. Sousa, é que eu digo que a sua, repito, sua fpam foi feita pelo VC e o controlo das Assembleias tem continuado nas mãos do VC. Foi por isto que o Sr. Sousa se sentiu ofendido e veio à liça. Mas olhe: não diga que não frequenta os Foruns de Aeromodelismo. Não somos assim tão ingénuos. Mas se persiste, digo-lho que este e outros Foruns permitem que aprendamos imenso sobre Aeromodelismo e possamos sentir o pulsar da modalidade. Há “posts” de toda a maneira e feitio. É pretexto para a divulgação de ideias as mais diversas, como compras, técnicas, e muitas sacanices e vinganças. Temos de ter algum “fairplay” e saber escolher o que abrir. Claro que não sabe mas olhe que foi graças a este Forum que consegui lançar, com sucesso, apesar da minha incompetência, os planadores eléctricos, em 200W/kg, que agora é continuado pelos 200m. Dezenas de participantes! Vá lá! Continue a ir aos Foruns!
Em relação a essa do "yaw, pitch & roll" e engaiolamento dos modelos de VL, e dos foguetes...Só lhe fica mal tais considerandos. Santa ignorância! Peça ao especialista de aeroqualquer coisa da fpam que lhe explique... No entanto estou disponível para uma aulinha de Dinâmica de Voo aí na fpam. E explicarei por que é que o VC é pobre, sob o ponto de vista de mecânica de voo. Não levo nada!
Quanto às suas organizações em prol do VL parece que não é bem assim. O tal GP de VL na Granja do Marquês foi feito pelo Baptista Pereira, não foi? E as restantes provas, em Beja, pela LIPA/Jorge Gustavo.
Lamentávelmente acabaram as provas de VL. Quando fui ao C. do Mundo de VL, o ano passado, na Croácia, vários concorrentes, que acharam estranho um Tuga ali metido, deram-me a entender, de maneira "soft", as razões por que deixaram de vir à prova em Portugal, que fazia parte de um "Tour" europeu, tal como existe em F3F. Não culpe o AeCP, Direcção actual. É feio. Mas culpe, isso com razão, o afastamento do centro da Europa, a ventosa, no Alentejo e no Verão, e outras, tais como a não vinda de Aeromodelistas estrangeiros.
E não insista em "o Bastos não foi". É pura agressividade. Como deve estar lembrado, em 1987, depois do C. do Mundo de VL em França, em que fui como concorrente e chefe de equipa, abandonei o Aeromodelismo. E abandonei, em parte, devido à enorme sacanagem que o Sr. fez, acarinhando o abandono a meio da prova pelo Sr. C. Costa, seu grande amigo, facto que constituiu uma grave atitude de desportivismo perante os restantes elementos da equipa, e cuja repercussão levou ao fim do VL apesar do balão de oxigénio das provas referidas. Perante o meu relatório, que deveria conduzir a um processo disciplinar, o Sr. reverteu o processo contra mim. E quando eu e os restantes elementos da equipa, fora o tal Sr. C. Costa, nos sentámos com os elementos de uma tal Comissão Técnica e Disciplinar para manifestar a nossa total discordância pelo relatório eles nem conheciam o teor do relatório...
De referir que o Elias Garcia obteve uma excelente classificação em “Wakefield”, só falhando, por pouco, o último máximo. E do Sr., digo, fpam, nem uma referência, nem um aperto de mão pelo bom resultado. Há filhos e enteados! Essa modalidade, de onde o Sr. C. Costa se pirou, decorreu no último dia do Campeonato. E a Comissão Disciplinar nem disso sabia...
Também a atitude da Direcção do AeCP dessa época, ao dar de mão beijada os poderes de representante da FAI a um tal Sr. Loureiro de Sousa para fazer uma federação, eu que conhecia o Sr. Sousa das assembleias da Comissão Nacional em que lá colocava um miúdo do Colégio Militar e outro do Xénon que olhavam para o Sr. professor para ver como votar...levou-me a abandonar definitivamente o Aeromodelismo.
Era definitivamente mas não foi e, por sorte ou azar, voltei em 2001 ou 2002.
E mais não digo. Mas há mais para dizer.
É a sua prepotência e arrogância, mantida à custa de alguns “yesmen” que o têm apoiado, sem sequer terem alguma vez feito Aeromodelismo, que lhe permite manobrar e mal dizer, a belo prazer, quem lhe faz frente. Eu e muitos e muitos e até destaco a CT de helicópteros.
Deixo aqui um desafio. Já que o Sr., que ainda é presidente da fpam, é tão “amigo” do VL, proporcione-me uma sessão pública de esclarecimento do VL. Fiz um pequeno filme sobre o C. do Mundo na Croácia que tenho todo o prazer em divulgar (esqueci-me de 1 concorrente!). E podemos acabar com um debate sobre o Aeromodelismo em Portugal. E sobre o VL e o VC. E o RC também.
Por que não?

Oremos, Irmãos, pela nova Direcção da fpam que há-de por aí aparecer!... Rolling Eyes Sad Very Happy Question

CB

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Cabo disso

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Sun 29-08-2010, 12:27   Post subject:   Back to top 

PARABÉNS aos aeromodelistas António Cardoso e José Goulão.
Bons voos de VL, VC, RC e outros, que nos dêem prazer e longas horas de convívio.

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