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Author |
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
O problema das vibrações acho que estará mais relacionado com calibragens de hélices e vibrações do motor do que com a fragilidade do suporte do motor.
Com o motor que tenho. 800Kv. e com o de 900Kv com 4S nunca notei nada e com o hélice que uso, 11X8, seria mais fácil ter vibrações pois ultrapassa as 9000Rpm.
Quanto a setup para iniciação, o 3548 1100Kv e 3S 3000mAh chega perfeitamente com um hélice 11X5.5. Para reboque haverá que aumentar o hélice para 12X6 ou mais mas o problema advirá mais do planador que influencia bastante o voo do rebocador. Para quem já tenha assistido a reboques à escala 1:1 deverá ter observado que o planador "puxa" o rebocador e por isso o reboque tem de ser muito bem coordenado.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
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pmorgado
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Quero um destes ))))
Vi um Mentor RTF por 250€. É muito?
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_________________ The sky is the limit
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
pmorgado wrote ( View Post): ›
Quero um destes ))))
Vi um Mentor RTF por 250€. É muito?
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250€? Se é muito, depende do material que traz.
O preço do Mentor, só o modelo, anda pelos 120€. Pelo conjunto RR acho que estaria justo o preço de 250€ se esse ARTF foi montado com o conjunto original recomendado pela MPX:
RR Mentor mit Himax C 3528-1000 #264228
RR Mentor Model supplied largely factory-assembled, with: 2 Tiny-S servos # 6 5121; 2 Mini-HD servos # 6 5123; MULTIcont BL-54 speed controller # 7 2277; Himax C 3528-1000 brushless motor, # 33 3028; driver and propeller
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Chispas
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pmorgado
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o material que vem é este:
Modelo
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_________________ The sky is the limit
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Assim sendo é caro.
- O motor é pequeno, só 112g enquanto o original pesa mais de 190g, com um Kv baixo para limitar o consumo mas vai também faltar força e nem pensar em reboques:
- O variador de 35A fica mesmo no limite, o meu é de 60A para um consumo medido de 36A.
- Os servos só servem para as asas. Para a fuselagem são precisos servos standard ou encher a cavidade com EPP ou esferovite para evitar movimentos do servo e evitar folgas nos lemes.
- A bateria é da HK ou similar.
Pelo preço do conjunto consegue-se comprar material chinês similar ou melhor, pelo menos o motor e variador.
Outra opção é este, talvez pagues mais de portes mas está equipado como manda a marca ficando a faltar a bateria:
http://www.lipoly.de/index.php?main_page=product_info&products_id=87699&language=en
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Chispas
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joma
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Boas,
Gostaria de saber se alguém já colocou uma câmara de video no Mentor. Já agora qual foi a câmara utilizada, respectivo suporte e local em que foi colocada no avião.
Obrigado.
Jorge Mota
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pmorgado
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Obrigado Chispas mais uma vez pelas tuas dicas.
Já vi o site que referes. Obrigado.
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_________________ The sky is the limit
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joma
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Boas,
Vi num forum estrangeiro a colocação do receptor sob as asas, em vez da colocação habitual dentro da fuselagem.
A vantagem mais evidente que me parece será para além do aumento do espaço interior, em caso de crash, será menos um componente sujeito a levar com a bateria em cima.
Acham que existirá algum inconveniente?
Será necessário alguma extensão para os cabos?
Obrigado,
Jorge Mota
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Brazao
MASTER SERGEANT
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os incovenientes sao muito superiores as vantagens... Está ao sol, sujeito à humidade e ao pó... Nao parece conveniente deixar o principal componente dos nossos modelos e um dos mais sensiveis assim, a merce dos elementos. Nao desfazendo mas parece me que isso ja é inventar....
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas,
Como já escrevi noutro local, o receptor do Mentor poderá ser colocado por baixo da asa, por cima da bateria. Não fica menos exposto em caso de crash, excepto se estivesse fora do local recomendado e à frente da bateria.
Quanto a extensões, duas de 10cm chegam. Convém manter os cabos o mais curtos possível pois num instante a zona da bateria fica toda desarrumada tornando complicada a sua substituição.
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Chispas
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joma
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Boas Chipas,
Então na sua opinião não vê qualquer vantagem, certo?
Já agora que tipo de extensões seriam essas? (desculpe a ignorância).
Até Mais,
Jorge Mota
PS: Para o amigo Brazão "a ideia será colocar o receptor por baixo das asas (sob)".
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Brazao
MASTER SERGEANT
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obrigado pela chamada de atençao.
Por acaso tb so reparei depois de ter escrito e acabei por nao editar.
De qualquer forma ha coisas que ainda se aplicam nomeadamente o po e a humidade. vou dar apenas um exemplo. passado 6 meses de utilizaçao tinha o trem de aterragem do acromaster cravado de ferrugem. Apesar de estar protegido pelo involucro, o receptor vai acabar sempre por apanhar poeira e humidade. quanto ao sol... bem a menos que ande constantemente invertido nao será grande problema.
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Só para desfazer possíveis confusões:
Brazao wrote ( View Post): ›
... Apesar de estar protegido pelo involucro, o receptor vai acabar sempre por apanhar poeira e humidade. quanto ao sol... bem a menos que ande constantemente invertido nao será grande problema.
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O modelo em questão tem cabine fechada e o receptor vai dentro dela:
No caso do meu aeromodelo, o receptor está colocado sob a asa, colado ao tecto da cabina com velcro para ser mais fácil de retirar. A MPX manda colocar o receptor mais atrás e numa zona recortada para o efeito ao lado da bateria onde eu não o alcanço. Há quem o coloque à frente da bateria mas fica mais exposto a danos em caso de queda do aeromodelo. Daí a pergunta do user joma que leu algures que a colocação que tenho era melhor. Na minha opinião a colocação que uso é boa para quem usa 2.4GHz, com 2 antenas no receptor ou satélite, ou para quem quer aceder-lhe rapidamente.
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Chispas
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Brazao
MASTER SERGEANT
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iiihh ca burro!!! (eu) lolol. Agora ja percebi.
Pronto ve se logo quem é que monta os meus modelos.
sim em principio nao havera grande inconveniente.
Oh Chispas ainda bem que fez o desenho e explicou como se eu fosse muito burro!
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joma
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Boas,
Gostava de saber que tipo de servos (marca, modelo e aplicação), é que utilizam no v/ Mentor.
Já agora aproveito para colocar uma questão sobre o set proposto pelo Bungimania (http://www.bungymania.com/mentor/index.html):
É proposto utilizar 3 HS81, dois para os ailerons e um para a deriva. Ora este último e de acordo com o definido pela Multiplex não devia ser um servo standard (?), equivalente ao usado na profundidade (no caso da Bungimania HX5010). Existirá alguma justificação para usar esta alternativa?
Obrigado.
Jorge Mota
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Eu tenho 2 servos mini similares aos HS81 nas asas e 2 S3001 da Futaba na fuselagem.
Os servos HS 81 servem perfeitamente nas asas do Mentor mas verificando as suas dimensões, para caberem nas cavidades próprias, conseguem-se comprar servos melhores/mais fortes por menos dinheiro.
Os servos da cauda, profundidade e direcção, terão de ser servos standard dado que as cavidades destinadas a estes têm essas dimensões. Caso se use um servo diferente terá de ser preenchido o espaço vago.
A única explicação que encontro para o uso de um HS81 na profundidade seria a poupança de peso mas este trainer não precisa disso. Pelo contrário, é preferível voá-lo mais pesado já que com o equipamento proposto fica muito leve e sensível ao vento.
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Chispas
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joma
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Boas Chipas,
Não sendo HS81, quais são esses servos que usa para os ailerons?
Obrigado.
Jorge Mota
PS: Mais uma vez obrigado por partilhar os seus conhecimentos.
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joma
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Boas,
Estou aqui a instalar um motor Turnigy SK3548-900, no BulkHead do Mentor, mas acontece que dos quatro parafusos que era suposto apertar, apenas consigo centrar a furação de dois. Será que é suficiente?
Em imagens que tive a ver de montagens do Kit, aparecem sempre os 4 parafusos apertados. Contudo o motor utilizado é também o himax que vem com o PowerSet.
Cumprimentos,
Jorge Mota
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Chispas
MAJOR GENERAL
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joma
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Obrigado pela sua resposta.
Sendo assim com este motor só se pode usar dois parafusos!
Pelo que tenho estado a pensar aqueles parafusos apenas servem para contrariar o movimento circular originado pelo movimento de rotação da hélice / motor, já que o que contraria a força que impele o avião em frente serão apenas os dois parafusos que ligam o BulkHead ao resto da fuselagem. Sendo assim e pela lógica se os segundos serão suficientes segundo a própria Multiplex os primeiros também deveriam ser.
Estará certo este raciocínio?
De qualquer forma este mesmo motor foi testado pela Bungimania. Partindo do pressuposto que terão utilizado as peças originais para montagem do motor, não poderão ter apertado mais que dois parafusos, e não apresentaram nenhuma nota sobre este problema.
Existirá alguma alternativa? Continuando a usar este motor é claro!
Será que não existe mais ninguém com este Setup para o Mentor?
Até mais,
Jorge Mota
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Eu li o teste feito pelo Bungymania e realmente não menciona isso mas sendo a bancada do Mentor o que é e os motores outrunners propensos a vibrações pode resolver-se a questão de outra forma: abrir mais dois buracos na bancada de motor, nem que seja só para colocar dois parafusos sextavados, sem cabeça portanto, para melhorar o suporte e contrariar o efeito de torque. No meu caso é que eu fazia pois ficava mais descansado.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
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joma
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Boas,
Vai ser complicado fazer isso por falta de espaço, dado que das furações originais apenas coincidem as duas que estão no sentido longitudinal da Bancada, sendo que nas outras as do motor são mais estreitas e portanto mais próximas do Shaft, o que faz com que essas furações do motor estejam parcialmente sob a abertura de passagem do referido Shaft.
Na Bancada:
Furações todas a 25mm
No Motor:
Furações a 20mm (2x)
Furações a 25mm (2X)
Julgo que a única alternativa será fazer uma Bancada nova, sendo que a actual tem 6mm, talvez em Balsa 3mm + 3mm.
Também tenho dúvidas se hei-de arriscar ou não!
Até,
Jorge Mota
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Chispas
MAJOR GENERAL
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joma
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Boas,
A muito custo lá consegui alargar a furação e colocar os dois parafusos em falta. Não muito direitos é certo, mas pelo menos sempre ajudam a contrariar o torque do motor.
Aproveito mais uma vez para agradecer as sugestões apresentadas.
Obrigado.
Jorge Mota
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