RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 36 users online ::
0 Registered,
36 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


3ª prova de APSIA em 200W/kg
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Sun 21-09-2008, 21:46   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Boas.

JCosta, obrigado pelas tuas palavras de elogio Embarassed
Quanto ao "resto" que não diz respeito à prova devemos guardar para o local próprio.
Em relação aos 200W/Kg, estou lá a pedido do Carlos Bastos e não seria ético substituí-lo, é ele o fomentador e suporte da modalidade e acho que assim deve continuar.

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
jmestre

Portugal
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Sun 21-09-2008, 22:15   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Ó João , tem lá calma.
Todos ouvimos o Bastos ao microfone dizer o que disse. Nenhum de nós respondeu ou criticou no local e olhos nos olhos, que é como se faz e como estes assuntos acabam mais depressa. Acho que não é agora no fórum que vamos falar nisso.
O Bastos tem direito a dar as bocas que quizer, tal como tu, tal como toda gente. E se se sai mal, ou bem, é no local e pessoalmente que recebe a resposta, de acordo ou desacordo. O fórum não serve para picardias, não concordas?
JM

Download Post   
jcosta

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sun 21-09-2008, 22:52   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Caros associados João e Paulo. Tem Vexas. toda a razão!

Acabo de editar o meu post para apenas repor a verdade em relação à falsidade dita durante a prova.
O resto será tratado no local apropriado.

_________________
blank
Download Post   
Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Sun 21-09-2008, 23:24   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Eu estive lá e GOSTEI!

Parabéns a Organização, director da prova e cronometristas. Todos fizeram um excelente trabalho.
Assim como a todos os outros participantes que deram ao evento um ambiente muito saudável e agradável.
Foi a primeira prova de aeromodelismo em que participei e fiquei com vontade de participar em mais.

E claro um especial agradecimento ao Moraes por me ter cedido o seu EasyGlider! Smile
Fiquei a gostar do modelo e agora vai ser difícil não arranjar um para mim.

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Download Post   
nelsongas

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Sun 21-09-2008, 23:34   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

A minha versão dos Factos:

O Rui Silva, ou melhor o "Tanguista Matatangos mas com o Organic está quieto oh meu!" lá teve de se render às evidências, o Tango é muito melhor que o Organic, e como ficou com "miaúfa" Laughing Laughing lá foi buscar o seu Super Ava com 3,2metros de envergadura.... Lá conseguiu ganhar duas mangas... e ficar em 1º lugar

Aqui está a foto antes da 1ª manga em que o "Tanguista Matatangos mas com o Organic está quieto oh meu!" se bateu com o Tango.. Onde está o Organic....toca de deixar o Organic não fossem as coisas correrem mal.... hihiihihih... Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing



O JCosta, não conseguiu provar porque é que é o 35º lugar do ranking mundial (em mais de 200) numa classe de planadores (!!!!) Laughing Laughing Laughing Jcosta continuamos a aguardar uma prova em que o Bot chegue ao fim... já nem peço em 1º (claro!!) numa prova de iniciação, como dizes... hihihihihh

Eu e o Tango... uma andorinha não digo mas uma cegonha com uns copos a mais talvez hic .. talvez fossem os vapores dos garrafões. Bem tenho ali algum trabalho de afinações etc... até conseguir chegar à precisão que tinha com o Easyglider.. fiquei em 7º Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Mas com a certeza que o modelo é PEFEITO.... E CALMA!!!!.... Este resultado é só para despistar...

Por falar em easyglider, foi o dia deles.. com grandes demonstrações das suas óptimas prestações... Modelos excelente, repito EXCELENTE para iniciar nesta modalidade. Parabéns ao Paulo Enes que ficou em 2º

Parabéns também a todos os participantes, especialmente ao Nando, Moraes e King_Ping, dinamizadores aqui do fórum e que concerteza vão repetir..

Mais uma vez parabéns à organização, Carlos Bastos e companhia, e também ao Chispas pela sua excelente prestação enquanto director de prova... nem o tintol faltou, com prometido.



E a seguir, lá fomos almoçar (grande serviço de mesa) , conviver.... enfim descontrair.



Chispas: mas o que é que te estava a passar pela cabeça? Ou seja, a pensar, claro!!!

Abraços e até breve... na próxima prova

PS1:Em breve colocarei as fotos no meu álbum da net

PS2: JCosta: A roupa suja lava-se em casa!! Já te disse uma vez e volto a repetir: não mistures sexo com politica. Ao colocares AQUI o teu comentário estás na realidade a dar a importância que esse assunto têm que é nenhum.... Se fosse assim tão importante, conserteza não era trazido para aqui. E não volto a este assunto, e espero que tu também não. Fala da prova e de como te divertistes-te.. antes do azar, claro.. ou então do Almoço, com correu bem.

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Sun 21-09-2008, 23:38   Post subject:   Back to top 

Quote: › vi Fiquei a gostar do modelo e agora vai ser difícil não arranjar um para mim.


E o meu está um lixo, se apanhas um easy novinho bem montadinho, casas com ele...

Não é por acaso que os Easys deram o show que deram lá hoje, é a máquina da MPX, digo já que é muito melhor que o Cularis.

Em relação aos últimos posts, calma malta, porra que tão fixe passamos o dia, e por um comentário que infundado ou não (abstenho-me de fazer juízo de valores, por ignorância e porque não tenho nada com isso), mas deve ter os seus motivos, mesmo que emocionais, nos desentendemos?? Tenham calma, a vida é dois dias, e não vale a pena.

Acho que as pessoas merecem sempre um desconto pelas suas virtudes, porque falhas temos todos. E esta serve para ambos os lados, se alguém errou, foi uma falha, mas temos que lembrar também das virtudes desta pessoa por traz deste erro. Se alguém atirou a primeira pedra de forma agressiva, também acho que errou, mas lá está, damos um desconto, lembremos também das virtudes.

E digo isto muito profundamente, porque a intolerância é que estraga tudo, se tomássemos um copo de água antes de nos expressarmos, se tolerássemos o próximo com as suas diferenças e defeitos, não criávamos problemas desnecessários.

Amigos, pelo ao bom senso, tenhamos calma com a vida.

Abraços e repito, que dia fantástico tivemos todos juntos.

Abcs,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
vsantos

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Sun 21-09-2008, 23:52   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Ola
Very Happy
Sim senhor,,,
Estão todos de parabéns Smile
TODOS
Pelos vistos um belo dia de provas...
E pelo que me apercebi o EG a dar cartas, sim senhor... Cool
Ainda bem que optei pelo EGpró. Wink
Há que dar continuidade a este tipo de evento/prova, e para isso o Carlos Bastos de certo que saberá o que fazer (maos á obra).
Os meus parabéns
Força com isso
Cumps
Vsantos

Download Post   
jcosta

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 1:37   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Nelson


Se queres falar de lavar roupa suja e politiquices em público, sugiro que te dirijas a quem o fez na entrega de prémios de uma prova/encontro, pela segunda vez.

_________________
blank
Download Post   
Rui Silva

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 4:34   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Caros amigos,

Tal como disse na prova, parabéns à organização, leia-se Carlos Bastos, Paulo Faustino e Nelson Gaspar e muito obrigado aos cronometristas.

O que correu menos bem (matriz de voo "assimétrica", não haver folhas de pista para cada concorrente, falha do sistema audio MP3 e a ausência de avisos dos 8 minutos e fim do tempo de trabalho) é fácil de corrigir para a próxima.

Caro Nelson, as provas são entre pilotos, nunca ninguém me disse em F3J "tens que voar este ou aquele modelo", seria completamente descabido, por isso irei voar o modelo que achar mais adequado para ganhar, pode ser-lhe doloroso mas parece-me racional, não acha?

Por fim e já que ninguém reparou, o Paulo Guimarães não voava há um ror de tempo (está deslocado na Madeira), veio de propósito para competir (!), fez UM voo com o novo modelo (Pulsar 3.2) no Sábado de manhã e depois fez os voos 2, 3, 4 e 5 do modelo e ganhou o 3º lugar. Parabéns ao piloto e à sua escolha de modelo.

Caro Moraes, palavras sábias, subscrevo a 100%.

Um abraço a todos e até ao próximo 200W/kg,

Rui Silva

Download Post   
nelsongas

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 9:03   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Tem toda a razão legal..... mas para quem andava a apregoar que o Organic era o melhor, não percebi porque é que na 1º manga voo o Organic, e na manga que foi comigo, largou e foi buscar o AVA.... Ou seja, tal como eu tinha dito é o "Tanguista Matatangos mas com o Organic está quieto oh meu!"...

Vou afinar o Tanguinho e vou transforma-lo em Tangão e depois falamos.. Laughing Laughing Laughing

NÃO DESISTO!!!


Abraço

PS: Também queria sublinhar o facto de o Rui Silva, mais uma vez, ter-se levantado às 5:00 para estar numa prova de 200w/kg, também é de louvar o que tem feito pela modalidade... Mas valeu/vale a pena... porque correu tudo bem....

Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 9:14   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Boas, Rui
Rui Silva wrote (View Post): › Caros amigos,

Tal como disse na prova, parabéns à organização, leia-se Carlos Bastos, Paulo Faustino e Nelson Gaspar e muito obrigado aos cronometristas.

O que correu menos bem (matriz de voo "assimétrica", não haver folhas de pista para cada concorrente, falha do sistema audio MP3 e a ausência de avisos dos 8 minutos e fim do tempo de trabalho) é fácil de corrigir para a próxima.

Caro Nelson, as provas são entre pilotos, nunca ninguém me disse em F3J "tens que voar este ou aquele modelo", seria completamente descabido, por isso irei voar o modelo que achar mais adequado para ganhar, pode ser-lhe doloroso mas parece-me racional, não acha?

Por fim e já que ninguém reparou, o Paulo Guimarães não voava há um ror de tempo (está deslocado na Madeira), veio de propósito para competir (!), fez UM voo com o novo modelo (Pulsar 3.2) no Sábado de manhã e depois fez os voos 2, 3, 4 e 5 do modelo e ganhou o 3º lugar. Parabéns ao piloto e à sua escolha de modelo.

Caro Moraes, palavras sábias, subscrevo a 100%.

Um abraço a todos e até ao próximo 200W/kg,

Rui Silva

Obrigado pela parte que me toca Very Happy
Para uma fórmula no seu primeiro ano a adesão dos pilotos é muito boa, talvez melhor do que seria de esperar? Very Happy
Temos de louvar o Carlos Bastos pela sua promoção, a APSIA pelo apoio prestado e o RCMPorto pela cedência do espaço e disponibilidade para a divulgação da mesma.
Obrigado a todos Very Happy

Acho que correu tudo muito bem excepto a parte das medições. Acho que os pilotos têm de pensar em fazer as medições mais cedo, antes das 10H como estava anunciado. Eu sei que nem sempre dá jeito mas se se fizer a medição e registro antes das 10H não perdemos tempo depois.

Acerca do que pode ser corrigido:
- As matrizes de voo falámos no local mas será de rever o programa usado.
- As folhas de pista para cada piloto... uma folha com os resultados? A publicação das mangas após o voo? Ou uma folha por piloto? Se for o último caso precisaremos de ampliar os serviços de secretaria pois torna-se confuso andar com 15 folhas, ou mais se forem mais pilotos, e no final das mangas andar a percorrê-las todas para registar o voo piloto a piloto e ainda publicar logo o resultado.
- O MP3 funciona mas precisa de um sistema de amplificação com menos ruído e distorção.
- Os cronometristas não estavam a avisar os pilotos dos tempos de voo, conforme eram lembrados às vezes mais do que uma vez em cada manga?
Claro que um sistema de som como o sistema do MP3 do Nelson facilita mas nem todos os pilotos vão aceitar bem, lembremo-nos que alguns têm os seus próprios sistemas, seja o cronómetro do rádio ou o time-speaker, e que podem sentir-se incomodados por um sistema áudio durante o voo.

Quanto aos pilotos, voaram todos muito bem mas quem me surpreendeu mesmo foram os rookies nisto da competição de planadores Very Happy
Vê-los a trabalhar a térmica num dia em que elas tanto eram fracas/difíceis de detectar como a seguir se transformavam em "aspira-planadores" foi um regalo Very Happy
Espero que para o ano haja mais Very Happy

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 9:19   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Boas.
nelsongas wrote (View Post): › PS: Também queria sublinhar o facto de o Rui Silva, mais uma vez, ter-se levantado às 5:00 para estar numa prova de 200w/kg, também é de louvar o que tem feito pela modalidade... Mas valeu/vale a pena... porque correu tudo bem....

Atão e o Moraes?
Ás 3 da manhã espiava o tempo e postava sobre o assunto e ainda carregava packs? Razz
O Paulo Guimarães teve um azar numa manga mas além do 3º lugar fez o melhor voo em 60 Very Happy
Todos deram o seu melhor Very Happy

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
pguim

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 10:05   Post subject:   Back to top 

Bom Dia,

Quanto ao encontro/prova/demonstração nada a acrescentar ao que o Rui Silva e outros já acrescentaram (aspectos positivos e não polémicos). Apenas reforçar os parabens à organização e em especial aos cronometristas, que no meio disto tudo passam muitas vezes despercebidos.

Nos pormenores de organização houve algumas falhas, mas isto é mesmo assim. De prova em prova vamos melhorando. Já me faz lembrar o F3J...e que saudades das poucas provas em que estive como ajudante e piloto.

Quanto à minha participação, fiz o melhor possivel, fosse para último ou para primeiro lugar. Tentei fazer sempre melhor em cada voo. Isto não é voar ao fim-de-semana, é competir. E se vamos lá, então vamos tentar voar e sempre um bocadinho melhor. E levar a nossa participação a sério, quanto mais não seja, por respeito ao trabalho que outros tiveram para nos podermos reunir todos no local.

Um ultimo parágrafo para agradecer, publicamente, ao Rui Silva pelo esforço que teve a preparar o meu modelo e a contribuir muito para a escolha do Pulsar. E sem este esforço, eu não conseguiria estar presente. Bem como a insitência dele para que eu participe em provas de planadores. É que eu ao fim do dia fui para a cama dormir, mas o RS teve de ir trabalhar após uma estafeira que já durava desde a 04.30 da manhã.

Um abraço,

Paulo Guimarães

_________________
Até ao último bocado de balsa
Download Post   
nelsongas

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 10:25   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Rui Silva wrote (View Post): › Por fim e já que ninguém reparou, o Paulo Guimarães não voava há um ror de tempo (está deslocado na Madeira), veio de propósito para competir (!), fez UM voo com o novo modelo (Pulsar 3.2) no Sábado de manhã e depois fez os voos 2, 3, 4 e 5 do modelo e ganhou o 3º lugar. Parabéns ao piloto e à sua escolha de modelo.


Tem toda a razão!

Parabéns Paulo Guimarães, excelente prova, não leve a mal o esquecimento, mas com todo este entusiasmo em torno dos rookies e dos easygliders, fiquei ofuscado Laughing Laughing Laughing Laughing

Quanto ao sistema de MP3 podemos falar no tópico apropriado, mas a minha opinião é que a aorganização deve de ter um sistema para todos saberem quando passa os 10min e os 10min e 30s. Por isso a ideia do MP3..

Abraço

Download Post   
pguim

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 10:42   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Caro Nelson

Pois, a guerra entre o Organic e o Tango ainda está quente. E ainda há muito caminho a correr.

A má performance do Tango pode estar mais no piloto que no modelo, mas pareceu-me um bom modelo. Há ali alguns pormenores de afinação que requerem um pouco mais de trabalho. E uma das formas de isso ser ultrapassado é ir ao campo com uma folha de papel e começar a testar configurações diferentes. Jogar com o centro de gravidade (deixe estar os servos onde estão, o fabricante deve ter queimado as pestanas a pensar nestes pormenores) e com os batimentos do estabilizador e afinações dos ailerons. Lembre-se que pode comprar envergadura (RS, Maia 2007, in Planar em Todo o Terreno), mas existe depois um trabalho importante de afinação e de prática que é tão importante quanto o material.

Um abraço,

Paulo Guimarães

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 11:17   Post subject:   Back to top 

Em relação a isto do MP3, na altura que li aqui da iniciativa achei interessante, mas após experimentar a prova, acho perfeitamente desnecessário e talvez menos eficaz do que o procedimento actual.

Eu até não percebo se a malta (cronometristas) foi mais porreira com os rookies e não será suposto, ou se é mesmo assim (pensei que fosse) mas a mim foram sempre impecáveis, a avisar o tempo de motor de uma forma muito clara, e o tempo de vôo idem idem, aspas aspas. Quem andava do meu lado foi me dizendo quanto tempo eu estava em vôo, e no único vôo que fiquei lá em cima até ao fim, foi capaz de me responder talvez de 30 em 30 segundos (na ansiedade natural de um gajo que está a tentar perceber se é hora de descer ou não...)

Portanto acho que é dispensável, se calhar o ruído pode ser mais prejudicial do que o cronometrista companheiro, alí ao lado a dar o toque ao piloto...

Em relação a outras melhorias no sentido de resultados imediatos após as mangas e mariquisses deste tipo, é possível, já vi acontecer em outras competições com auxílio de softwares específicos e um Nº de pessoas envolvidas no secretariado muito maior.

Claro fique que pra acontecer é preciso pessoas pra trabalhar, muitas mais pessoas, e talvez mais difícil seja mobilizar mais gente. Eu cá pra mim acho que, se calhar, quem se mete nisso por gosto já faz muito, e quanto mais complicarmos a coisa, maior a chance de a malta desanimar de organizar eventos desses, só de pensar na trabalheira, e no facto de depender de montes de gente... Não sei, mas se calhar o melhor é melhorar sim, mas não complicar muito...

Abcs,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 11:22   Post subject:   Back to top 

ahhh

E uma coisa que eu pensava que vinha, se calhar vem a caminho ou se calhar não estão a pensar nisso mas fica aqui o pedido.

Que tal um resumo por parte do pessoal da organização, com os dados que foram apontados dos pilotos (modelo, peso potência, helice, etc...) os resultados por manga e a classificação geral?

Isso é que era fixe, que tal?

Abcs,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
nelsongas

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 11:29   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Moraes, a questão do MP3 é o seguinte:

Existem dois tempos, o tempo de trabalho, 10min e 30s e o tempo de voo do piloto. Estes dois tempos não são iguais.

Desta vez obrigou-se os pilotos a lançar até 15 segundo depois do Sinal, mas já houve provas em que isso não aconteceu... e ai o piloto pode lançar o modelo 1 minuto depois e ficar só com 9minuto e 30 s para voar... mas de qualquer forma tem de saber quando acaba o tempo de trabalho senão fica com zero na pontuação final.

Download Post   
Rui Silva

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 11:52   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Caros planadoristas,

Em relação à organização, acho um desperdício que não aproveitem a experiência de quem já realizou provas nacionais e internacionais de F3B/F/J e teimem em "redescobrir a pólvora"...

Em qualquer prova de planadores é normal cada piloto receber uma cópia da matriz de voo para saber quando voa e contra quem é que voa, duas folhas com números afixadas num automóvel não é muito eficiente. Podia servir se ao menos alguém da organização sistematicamente avisasse que voam os fulanos x no grupo y e preparam os fulanos z para voar a seguir. Isto é básico...

A matriz de voo estava tudo menos correcta e o que se pede a alguém que faz uma matriz é minimamente verificar que todos voam contra todos e com o mínimo de repetições. Obviamente não foi feito. Não tenham a mínima dúvida que se fosse uma prova oficial F3B/J aquela matriz não era aceitável. Não estou a dizer que houvesse qualquer intenção de beneficiar/prejudicar alguém, simplesmente estava mal feita e espero que não se repita porque é um erro (muito grave) básico.

Os cronometristas (excelentes pessoas e mais prestáveis não podiam ser!) davam aquilo que sabiam e que era o tempo de voo. Claro que não chega e preciso de saber o tempo de trabalho. Quando é que avisaram dos oitos minutos (sei que não está no regulamento) ou do fim do tempo de trabalho?

Lembro que esta foi a terceira prova desta fórmula promovida pela APSIA e que há coisas que já deviam estar afinadas...

Quanto ao meu caro amigo Nelson Gaspar, perceba em definitivo uma coisa, nas provas existem pilotos. Os modelos são ferramentas. O Organic provavelmente não vai voar mais em provas. Quem você deve querer ganhar é ao Rui Silva e aos outros todos. Na próxima sou capaz de voar com o Pulsar 3.2 ou com o Supra ou com aquilo que me apetecer para ganhar e repito, nunca recebi comentários sobre modelos que voava nas provas de F3J em que participei, quer voasse um Xantia no meio de modelos moldados de topo ou o inverso. Também nunca comentei acerca de modelos milionários ou não, sinceramente acho todo este tipo de comentários tão parolo como discutir o carro que cada um conduz, etc.

Para mim o melhor piloto em prova foi aquele jovem com muitos cabelos brancos que punha o seu EasyGlider direitinho no sítio certo e isto é o que importa verdadeiramente, o piloto que melhor aproveita o seu potencial e da sua máquina. Este jovem tem todo o meu respeito como piloto de planadores, coisa que prezo muito.

Como esclarecimento, só voei o Organic na 1ª manga porque o spoiler do Super Ava "desarmou" e tive à última da hora que voltar para o "back-up" Organic (spoiler aliás que só me deu problemas na prova toda).
Por isso não se iluda que andava a mudar de modelo por medo ao Tango... entre 2,5m e 3,7m de envergadura naquelas condições qual era a dúvida? Anda por aí um início de neurose... que depois só lhe estraga a sua performance como piloto e o potencial, elevado, das suas mãozinhas futuras.

Enfim, tivemos uma sorte com a meteo!

Um abraço e bons voos,

Rui Silva

Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 12:12   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Boas.

Não se pode estar distraído, olha o que aqui vai de posts Laughing

Acerca dos avisos durante as mangas e do tempo de trabalho aqui vai a minha opinião.
Não acho que se devam fazer anúncios durante as mangas pois corre-se o risco de distrair e prejudicar os pilotos que estão a voar.
Acontece que cabe aos pilotos verem quando é o seu slot/manga de voo e aprontarem-se em devido tempo não impedindo isso que eu os chamasse para a manga indicando-lhes o spot respectivo e esperanbdo algum tempo no caso de não estarem prontos.

Acerca do tempo de trabalho, sendo esta uma classe de iniciação e tendo como base um tempo de trabalho de 10 minutos compreendo que alguns pilotos queiram que seja anunciado o fim desse tempo de trabalho de modo a gerirem o seu voo. Correcto.

Acontece que acho que não se deve fazê-lo, anunciar o fim do tempo de trabalho pode ser prejudicial para alguns pilotos numa fase tão crucial do voo como é a aterragem e mais ainda sendo esta de precisão, valendo a sua pontuação máxima tanto como 50 segundos de tempo de voo desde que aconteça dentro de até 30 segundos após o fim do tempo de trabalho.

Para evitar que alguns pilotos aterrassem precipitadamente de modo a ficarem dentro do tempo de trabalho, podendo causar danos a si, a quem os rodeava ou ao seu equipamento, decidi não fazer o anúncio do fim do tempo de trabalho dado a minha voz no megafone ainda ficar pior e poder desconcentrar os pilotos Laughing
Dei no entanto instruções aos cronometristas para que fossem indicando aos pilotos o tempo de voo, ou o tempo que faltava para acabar o tempo de trabalho, e verifiquei o cumprimento dessas instruções no decorrer das mangas.

A provar o que digo acerca do tempo de trabalho poder ser excedido para se conseguir uma melhor precisão na aterragem está o melhor voo, do Paulo Guimarães, com 10'11", perdendo 11 pontos, mas compensados pela bonificação da aterragem.

Esta pareceu-me a melhor solução para todos que no entanto pode ser discutida e alterada para uma próxima prova.
Que dizem?

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
Rui Silva

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 14:28   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Caros planadoristas,

A prova não decorreu bem, ou aprendem e corrigem ou estão condenados a repetir os mesmos erros. A desculpa que é uma fórmula de iniciação é para os pilotos não para uma má organização...!

Para quem é iniciado parece tudo bem porque não sabe, para quem já fez (e no meu caso foi Director de Prova) F3B ou F3J a nível internacional existem aspectos que não são aceitáveis.

É a mesma coisa que afirmar que o melhor voo da prova foi um em que se ultrapassou o tempo de trabalho... Sinceramente é não perceber que a tarefa é voar o máximo DENTRO dos 10 minutos e aterrar o mais perto do alvo, falhando o tempo de trabalho qual é o mérito de aterrar com precisão no espaço mas não no tempo?!

Quanto ao meu post anterior tenho que pedir desculpa ao Nelson Gaspar, o comentário dos modelos milionários não é do Nelson mas pode parecer pelo meu texto. Como qualquer um poderá perceber, não é agradável para quem ganha que o comentário seja apenas pelos modelos milionários, banheiras ou termos semelhantes.

Vamos é voar e treinar que bem precisamos deste "tónico" para a vida diária,

Um abraço para todos,

Rui Silva

Download Post   
Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 14:48   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Já agora uma duvida, o inicio do tempo de trabalho conta apartir da altura em que o director dá o inicio?
Penso que e isso que acontece certo?

Ou seja se o inicio e dado e eu demorar 15 segundos ate lançar o modelo perdi logo a partida 15s de motor?

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 15:07   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Boas.
Rui Silva wrote (View Post): › Caros planadoristas,

A prova não decorreu bem, ou aprendem e corrigem ou estão condenados a repetir os mesmos erros. A desculpa que é uma fórmula de iniciação é para os pilotos não para uma má organização...!

Para quem é iniciado parece tudo bem porque não sabe, para quem já fez (e no meu caso foi Director de Prova) F3B ou F3J a nível internacional existem aspectos que não são aceitáveis.

É a mesma coisa que afirmar que o melhor voo da prova foi um em que se ultrapassou o tempo de trabalho... Sinceramente é não perceber que a tarefa é voar o máximo DENTRO dos 10 minutos e aterrar o mais perto do alvo, falhando o tempo de trabalho qual é o mérito de aterrar com precisão no espaço mas não no tempo?!

Quanto ao meu post anterior tenho que pedir desculpa ao Nelson Gaspar, o comentário dos modelos milionários não é do Nelson mas pode parecer pelo meu texto. Como qualquer um poderá perceber, não é agradável para quem ganha que o comentário seja apenas pelos modelos milionários, banheiras ou termos semelhantes.

Vamos é voar e treinar que bem precisamos deste "tónico" para a vida diária,

Um abraço para todos,

Rui Silva

Não correu bem? Shocked
Má organização? Shocked

Quanto à aterragem após o tempo de trabalho o Rui Silva teve oportunidade de verificar no campo que está conforme com os regulamentos da fórmula 200W/Kg.
E perde tanto por aterrar antes como depois desde que não ultrapasse os 30 segundos após o tempo de trabalho.

Por mim, que também já participei como juíz ou júri em provas internacionais nestes últimos 8 anos com a APSIA, a prova esteve dentro do normal e melhor que algumas com mais publicidade ou de categorias oficiais.

Se cometer erros é permitir que os pilotos se inscrevam na prova após a hora prevista de início desta, sempre são mais pilotos a competir, ou deixar que os pilotos atrasem a prova porque não procederam às verificações dentro do horário previsto quando isso estava explícito na página do clube onde se inscreveram cá fica a lição.

Não perceber que é nas fórmulas de iniciação que se preparam os pilotos das modalidades mais avançadas e querer que tudo se passe como numa prova mundial, como se estas fossem perfeitas, é descabido e até pode afastar futuros pilotos.
Há que dar tempo aos pilotos para aprenderem e automatizarem as regras e às organizações para que tenham experiência e tudo a funcionar dentro do razoável.
Mas parece que não tem de ser assim.

Cá estaremos para assistir a provas em que tudo seja perfeito, da organização aos pilotos.

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 15:13   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Boas
Nando wrote (View Post): › Já agora uma duvida, o inicio do tempo de trabalho conta apartir da altura em que o director dá o inicio?
Penso que e isso que acontece certo?

Ou seja se o inicio e dado e eu demorar 15 segundos ate lançar o modelo perdi logo a partida 15s de motor?

Certo, Nando, a prova e o tempo de trabalho de 10 minutos começam quando se dá a aprtida.

Acerca de partires nos 15 segundos de tempo permitido e saíres mesmo no limite:
Não Nando, perdeste foi 15s de tempo de voo que podes recuperar.
Basta que todos façam menos 15 segundos de voo do que tu, ou aterrem aos 10'15" Razz e tenham uma aterragem pior que a tua Very Happy


Last edited by Chispas on Mon 22-09-2008, 16:20; edited 1 time in total

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
nelsongas

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 22-09-2008, 15:57   Post subject:  Re: 3ª prova de APSIA em 200W/kg Back to top 

Rui Silva wrote (View Post): › A prova não decorreu bem, ou aprendem e corrigem ou estão condenados a repetir os mesmos erros.

Rui, ainda bem que ganhou a prova!! No dia que perder, não quero estar presente.. porraaaaa!!!

Quem chegar aqui, vai ler e vai pensar:
Estes gajos, não têm família, não têm amigos, não trabalham, não bebem, não fuma, não nada, portanto não têm problemas e então vêm para aqui para descarregar a testosterona. Aqui é que eu não me meto!!

Quando o que se pretende (pelo menos eu, desde o início) é o contrário..... Porque é que se complica uma coisa tão simples. Será que esteve lá alguém que não se tenha divertido??

Olhem... eu diverti-me e espero vir a divertir-me muito mais com os 200w/kg.

Rui Silva wrote (View Post): › Como qualquer um poderá perceber, não é agradável para quem ganha que o comentário seja apenas pelos modelos milionários, banheiras ou termos semelhantes.


Rui, desculpe mas não se percebo. Não se percebo mesmo NADA! Porque, para quem ganhou todas as provas até agora (e muito bem), começou por dizer que ia trazer a equipa "Matatangos", que vinha e "queria sangue", etc., desculpe, mas foi muito bem recebido, como seria de esperar, e com certeza não se queixa do ambiente que estava durante a prova.
Agora, depois de tudo o que escreveu e disse, estava à espera do quê? Que eu viesse para aqui dizer:
O Rui é o maior do mundo...
O Rui tem uma mãos fantásticas....
Os outros concorrentes, e eu próprio, eram uns aselhas, uns nabos....
O Rui tem melhor kit de unhas....
O Rui tem uma mão de ouro, o modelo é que era fraquiiiiinho, era um Avazinho com 3 metros e tal....


Oh Rui... Descanse... que depois de 650km e uma noite de trabalho...

E por mim, a bem dos 200 w/kg, "3ª prova de APSIA em 200W/kg" assunto encerrado.

VENHA A PRÓXIMA!!

Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.4416s (PHP: 60% | SQL: 40%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]