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sgomes
AIRMAN FIRST CLASS
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viva
A prova de 200W/Kg no CVL é no dia 14 de Junho, certo?
Cumprimentos,
Sérgio Gomes
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ztxnew
TECHNICAL SERGEANT
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Como já tanto se falou em configurações, aqui deixo a minha, testada no campo no passado final de semana.
Modelo - Easy Glider Pro
Motor - KD A22-20L
ESC - 25 Amp
Bateria - HXT D9 G2 1700mA 3S 20-30C (150g)
Helice - Graupner 10 x 6
Peso - Cerca de 900g
Lanço o modelo com cerca de 40% de trotlle na horizontal. Avanço com potência até aos 100% e o "bicho" sobe na vertical a uma velociidade que ao final de 20s deixo práticamente de o ver.
Mandei esta semana vir um wattmeter para ver como está o consumo, mas duvido que ande nos 200/1. Talvés 300/1 seja mais real.
Impressionante o facto de que fiz 7 subidas e mais algumas acelarações para verificar comportamentos em torque, sempre com o mesmo pack que ainda estava cheio de genica quando voltei para casa.
Vou testar esta e outras configurações de pack com o wattimetro e depois posto os resultados.
Não que vá enverdar pela competição, mas porque é engraçado ter a maquina numa configuração +/- universal.
Abraço,
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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Quando, em finais de 2007, procurei dinamizar a prática dos planadores eléctricos através da fórmula 200W/kg e troquei algumas impressões com o Jorge Gustavo, da LIPA, foi com profunda satisfação que recebi a notícia, dada por aquele Aeromodelista, que a LIPA iria organizar uma prova nesta fórmula no dia 14 de Junho de 2008.
E assim foi! Com uma excelente organização, apesar da falta de experiência pois é o segundo evento de 200W/kg no país, a prova decorreu num notável ambiente desportivo, e já teve 11 participantes. O CVL (Campo de Voo da LIPA) é excelente e, note-se, é um terreno conseguido à custa de um grande esforço financeiro dos sócios da LIPA. O tempo ajudou (clima formidável, o do Norte) e lá se realizaram 6 mangas cada uma com 2 slots.
Grande vencedor, o Aníbal Paiva, e de salientar a excelente prestação do Nelson Gaspar, novo nestas coisas, e que obteve um 3º lugar.
Está de parabéns a Direcção da LIPA e o Director da prova, o Jorge Gustavo.
E as febras, digo fevras, estavam de morrer, bem como aquelas bjecas geladinhas!
Que pena só terem participado dois Aeromodelistas do Sul. É caso para concluir que, nos planadores, o Norte é que dá cartas!
È de continuar! Lá estaremos, no ano que vem!
Ponham as classificações, manga a manga, aqui no forum!
Até Novembro, na prova do CAL.
C. Bastos
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Carlos Bastos
Além dos meus parabéns ao LIPA por mais uma bela organização, permito-me discordar no que toca aos aeromodelistas do Sul:
1 - A prova foi marcada para um fim de semana "comprido" para os lisboetas, ainda por cima em coincidencia com uma prova de planadores do calendário oficial. Outra data teria talvez mais participantes do Sul.
2 - Os custos de combustível e das portagens tornam um pouco difícil aos aeromodelistas do Norte comparecer nas provas do Sul, e vice-versa, como se comprovou no Encontro de Escalas da APSIA que teve uma participação bem numerosa...
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pguim
MASTER SERGEANT
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Olá,
A prova efectivamente correu bem e contou com um número apreciável de concorrentes, que esperemos venha a crescer e a afimar a modalidade.
Deixo aqui uma foto do primeiro grupo 1 da primeira manga.
Um abraço,
Paulo Guimarães
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caros motoplanadoristas,
As verificações técnicas da "Carlos Oliveira" correram mal, duraram duas horas e meia e perdemos um tempo precioso a trocar de hélices, etc.
Da minha parte fui totalmente surpreendido pela potência do meu modelo, estava exactamente igual a como voei no Pinhal Novo (em que tive que acrescentar 20 grama de lastro) e em que tinha 240 e picos Watt (o modelo pesa 1238 grama) e quando o Organic foi verificado no CVL estava a "dar" 307,3W!!!
Estou convicto que o factor foi a temperatura ambiente elevada, se não fosse o Nelson Gaspar emprestar-me um hélice mais pequeno não podia entrar em prova, o meu Super-Ava também estava c/ "excesso de potência" na mesma ordem dos 25%. Com este hélice reduzido (passei do 13x7 da Aeronaut p/ um 11 x 6 da Graupner) desci p/ os 246W "legais".
Ontem carreguei o pack e fui verificar novamente a potência no fresco da garagem... o wattímetro registava agora (c/ o mesmo hélice 11 x 6 da prova) apenas 182W! Comprova-se que o factor temperatura afecta e muito a performance das baterias.
Outra causa de demora inaceitável das verif. é trazer o modelo p/ pesagem "às peças", obriga a pesagens múltiplas e a fazer contas e continhas. Depois existe o problema das fichas e da jiga-joga c/ adaptadores mas isso não tem solução fácil.
Fico c/ algumas questões quanto ao limitador de potência anteriormente referido neste tópico. É montado em série entre o receptor e o variador e serve p/ qualquer tipo de receptor/marca/emissão (PPM,PCM, 2.4GHz)? Há algum problema se, por exemplo, tiver o meu grupo motopropulsor a gastar 550W e quiser reduzir com o tal limitador p/ 400W, não corro o risco do limitador derreter e o modelo ficar s/ alimentação p/ o r\c?
Se o limitador é um circuito simples e barato, se for fiável e bastar rodar o potenciómetro p/ regular a potência máxima então será uma boa solução p/ este problema da potência variável c/ a temperatura p/ quem quer competir nos limites dos 200W por kg. Esclareçam-me pleeeease!
Bons voos,
Rui Silva
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Mon 23-03-2009, 16:39; edited 1 time in total |
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
As baterias e a sua temperatura limitar ou aumentar a corrente de descarga não é de agora. Nota-se mais porque agora estamos a medir
Mesmo com NiMHs o pessoal dos carros sabia que tinha de as aquecer numa carga final mais violenta para elas debitarem o máximo.
Ainda tenho umas desse género, só depois de uns 15 segundos é que dão o máximo se não forem usadas ainda quentes da carga
Acerca do limitador de potência, ele só só deixa chegar ao controlador electrónico o sinal de período mais curto dos dois disponíveis, o que regulámos como máximo e o do receptor.
Não está ligado à bateria e por isso a sua eventual avaria só poderá levar a que o controlador deixe de funcionar mas não acredito que isso provoque problemas com o BEC.
No entanto o limitador de potência não vai resolver o problema da temperatura das baterias, ele entende o sinal de controlo como o regulado e as baterias é que estavam a passar ao controlador electrónico mais corrente que o habitual.
O ideal seria usar um limitador similar aos usados no F5B mas na minha opinião isso faria aumentar os custos de quem participa e poderia afastar potenciais competidores.
Just my cent
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Mon 23-03-2009, 16:39; edited 1 time in total |
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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Chispas
MAJOR GENERAL
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Mon 23-03-2009, 16:39; edited 1 time in total |
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Olá a todos
Relativamente ao Troféu "Carlos Oliveira" já fiz o meu comentário aqui:
http://forum.rcmpt.com/viewtopic.php?p=42966#42966
CORREU MUITO BEM!!!
Mais uma vez, sublinho, que a minha classificação têm de ser interpretada como um argumento de peso para que os elapores e os aeromodelistas iniciados (ou não) não se acanhem. O importante é ter o modelo afinado e não ficar em casa.
Relativamente ao limitador de potência.
Rui:
Já fiz um tópico para este tema
http://forum.rcmpt.com/viewtopic.php?t=3619
Baseado em:
http://www.esoaring.net/index.php?page=trevor-wain-article
Não deu resultado. Porque? Não sei bem..... Mas vou explicar o pouco que sei desta matéria.
Relativamente à questão "não corro o risco do limitador derreter?".
Resposta: Não.
Pois o que estamos a limitar é o sinal que sai do receptor para o variador. Esse sinal varia de 1 a 2m/s (penso eu de que). O limitador altera esse sinal, ou seja o máximo. É como colocar um "calço" no pedal do acelerador do nosso carro.
O problema é que, os variadores (alguns deles) quando se desliga a bateria e volta a ligar ele detecta automaticamente o máximo. Ou seja, ligamos o Wattmeter e afinamos o limitador, e está tudo bem (afinamos o "calço"). Desligamos o Wattmeter ( ou seja cortamos a corrente ao variador etc) e quando voltamos a ligar a bateria foi tudo "ao ar". O "calço" desaparece.
Julgo que existem variadores em que isso não acontece. Mas ainda não tive tempo de investigar isso.
No forum do www.esoaring.net falam sobre isso:
http://www.esoaring.net/forum/viewtopic.php?f=3&t=28
Se quiser, posso-lhe enviar o meu limitador, e avançar como o meu projecto..... mas sinceramente julgo que a solução dos 200w/Kg não passará por ai. Já sabe qual a minha opinião para contornar esta situação. Mas isso falaremos mais tarde....
NG
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Muito Bem!!! Mais uma prova!!
Agora sem bifanas e as belas “jolas”... isso é que não “abia nexexidade”!!
Lá vou eu por o meu Easyglider voar!!!! Preparem-se
Também estou à espera de uma arma secreta...... Só para aguçar o apetite..:
Wingspan - 2500mm
wings area - 49,8dm2
Peso com equipamento - +-1250g
Com ailerons e flaps
Agora é que é.... Preparem-se Rui Silva e Aníbal Paiva, qual Organic qual quê!!
Já estou a angariar mais dois concorrentes. Não sei é se vão ter modelo para dia 20, mas nas próximas... Duas promissoras participações!!
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Nelson
Dizes isso porque não conheces o restaurante das febras na Atalaia....
Desta vez espero lá estar sem percalços, já estou inscrito...
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pguim
MASTER SERGEANT
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Caro Nelson,
Espero que a arma secreta seja algo similar ao Organic.
De todo em todo a prestação com o Easy foi excepcional e o resultado esteve à vista, está visivelmente sentado numa cadeira de boa qualidade.
Gostava só de saber se vão alterar as regras de forma a contemplar os eventuais excesso de potência, de forma a evitar a situação vivida no encontro da Lipa.
Um abraço,
Paulo Guimarães
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_________________ Até ao último bocado de balsa
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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Caros Aeromodelistas de planadores electricamente motorizados,
Ainda bem que o Pguim refere as dificuldades na medição de potência na prova da LIPA. Foram, tanto quanto me lembro, duas horas e meia!
Por isso gostava que os frequentadores deste tópico ajudassem a Organização a tomar algumas decisões relativas à medição de potência.
A 1ª hipótese é a usual, aplicada pelos ingleses e por nós, até agora. Todos os modelos são sujeitos à medição antes do início dos voos. A Org. assume que os modelos estão a cumprir o regulamento. Para isso é preciso que o processo decorra rápidamente e não apareçam concorrentes com os tais 199,999999999W/kg, porque para eles ganhar é muito mais importante que todos os aspectos de voo em grupo, convívio, etc.
Além disso, tem-se verificado que, à boa maneira dos costumes lusitanos, quase ninguém faz a medição antecipadamente e, no caso da Org. Apsia, na véspera e no fim de semana anterior, é montado, no local de voo, um stand para as medições necessárias.
Aproveito para referir que os modelos devem ir à medição e à pesagem desmontados, asa por um lado e fuselagem completa com estabilizadores, por outro. Isto simplifica a pesagem, porque reduz a acção negativa do vento e é uma muito maior segurança para a medição dos Watt, sendo o concorrente a agarrar na fuselagem, na zona da asa que não está montada, e, simultaneamente, a agarrar o Wattímetro. O elemento do júri toma o emissor e produz a aceleração. É assim que se faz lá fora, como pode ser comprovado com uma foto aparecida na Q&EF.
A 2ª hipótese é começar os voos e medir aleatóriamente algumas potências ou medir aos vencedores das mangas. Pelo andamento das coisas, alguns concorrentes irão ser desclassificados, o que é extremamente negativo para o concorrente e para a Organização. Cada caso desses seria uma machadada na promoção da modalidade.
A 1ª hipótese parece-me favorável. Que tal começar as medições às 9 horas ou às 9H30 para que a prova acabe antes do almoço? Claro que o número de concorrentes também é muito importante. Se aparecerem dois, aplica-se a 1ª Hip. Se aparecerem 50, como se espera claro que tem de se ir para a 2ª Hip.
Digam qualquer coisa.
C. Bastos
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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E que tal uma terceira hipotse:
Antes da prova perguntar se alguém precisa de ser medido, (se houver alguém com duvidas quanto ao seu modelo) caso não haja ninguém, mede-se os vencedores de cada manga, caso excedam os limites perdem a manga em causa.
Nas primeiras provas vais haver muitos que querem medir por uma questão de certesas, mas na segunda prova já tem as medidas da primeira (caso não altere o modelo) e assim poupa-se N tempo em medições.
Isto é só uma ideia que me veio à cabeça neste momento (ao ler o post), lógico que será preciso ver os prós e contras, mas penso que será uma questão de se verificar mais a fundo se resulta.
Espero ter ajudado.
Abraço
Oliveira
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_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Já fiz a minha inscrição!!
Relativamente às medições, tenho uma série de opiniões que poderá reduzir a dificuldade de não ultrapassar os 200w/kg... mas isso fica para outra altura, julgo que poderá ficar para o próximo ano/regulamento.
Para já uma medida de simplificação nas medições seria a uniformização das fichas da bateria (ou a preparação de adaptadores) para os participantes. Contra mim falo (pois uso fichas multiplex de 6 pinos), mas julgo que deveria de passar por fichas gold 4mm com pólo positivo macho de saída na bateria e fêmea no negativo.
Isto já poupa uma série de tempo. Eu Também tenho um wattmeter que posso ajudar.
Bons treinos
NG
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Olá a todos
Tenho andado a pensar numa maneira de não repetirmos o que aconteceu na LIPA nas medições.
Uma forma de simplificar as medições (além da anterior) seria através deste procedimento muito simples:
1º- Medição da Potência em W (esta potência só é medida uma única vez no início, NÃO HÁ REPETIÇÕES)
2º- Através da potência determinada anteriormente, calcular o peso mínimo do modelo.
3º - Pesagem do modelo.
4º - Se o modelo estiver abaixo do peso determinado o concorrente têm de colocar lastro no modelo (com ele ainda na balança) até atingir o peso mínimo.
5º - Fixação, pela organização, do lastro à bateria ou a outro elemento do modelo de forma a que não seja facilmente retirado.
E pronto, julgo que desta forma evita as repetições e etc.
Agradeço que comentem
Cumprimentos a todos
NG
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caro Nelson,
A sua solução não é possível p/ todos os modelos, não se esqueça que o lastro tem que ficar preso no ou próximo do c.g. e isto não é possível p/ alguns modelos. No meu Organic é possível agora porque coloquei um pack LiPo mais pequeno e tive que o avançar p/ manter o c.g., "libertando" espaço p/ algum lastro "significativo", agora no Supra ou modelos em que a asa não é fixa por cima "de um buraco" esqueça!
Claro que o lastro tem que ser colocado internamente por razões de segurança e mesmo como regra FAI.
Vamos ver como irá correr a prova no Domingo, lá vou fazer os 600 e picos kms da praxe...
Um abraço,
Rui Silva
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Olá Rui, e restantes 200 wattistas
Concordo e percebo com o que o Rui diz, mas.... essa batata têm de ser passada para o concorrente, para benefício de todos os outros. Ele têm de arranjar maneira de:
1- O modelo vir abaixo da potência, ou;
2- Colocar lastro.
Senão lá estamos nós uma manhã inteira a fazer medições.
Relativamente a domingo, se continuar este calor, como tudo indica, lá vai haver potências a "disparar".
Até lá
NG
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pguim
MASTER SERGEANT
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Caros,
O regulamento deveria simplificar as coisas. Suponho que a opção do lastro não é a melhor. Os problemas vividos na prova da Lipa, embora atenuados, poderiam voltar a repetir-se. Um planador com 1.800gr, se apresentar mais de 400w, não adianta de nada colocar lastro.
A bitola deveria passar por uma ideia que já foi apresentada. Mede-se a potencia do modelo, pesa-se o animal e se exceder a potencia permitida aplica-se um factor de correcção à pontuação obtida. Se o modelo exceder em 30% a relação 200W/KG, fica afastado da prova até ficar dentro desse limite.
Para já este parece-me ser um compromisso equilibrado.
Paulo
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_________________ Até ao último bocado de balsa
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ztxnew
TECHNICAL SERGEANT
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nelsongas wrote ( View Post): ›
Relativamente a domingo, se continuar este calor, como tudo indica, lá vai haver potências a "disparar".
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Nelson,
A menos que os Li-Po's vão com as "jecas"
Ficam mais frescos pela manhã!!!
Abraços e até lá
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