Este Texto tem como finalidade tentar ajudar e fazer compreender a todos aqueles que se pertendem iniciar no Aeromodelismo Classe de voo Eléctrico F5
Radio Transmissor – Com um Mínimo de 4 Canais para voo eléctrico é em principio suficiente a menos que o seu aeromodelo use mais o que não é comum no entanto convém que o radio seja capaz de fazer misturas já que alguns modelos necessitam desta opção exemplo Elevons ou V-tail.
Receptor – Quanto mais leve melhor no entanto não esquecer a sua sensibilidade que convém ser de no mínimo 4uV/m e com entre 3 ou 4 canais a excepção de aeromodelos que usem mais canais.
Servos – Quanto aos servos pergunte na loja onde adquiriu o seu aeromodelo a propósito dos que lhe são mais aconselhados certamente que ira ficar esclarecido.
Speed Controller (Variador Electrónico) – Este Circuito electrónico tem pelo menos duas finalidades: regular a velocidade do motor eléctrico e fornecer alimentação ao receptor e aos servos. Dependendo do Motor em uso assim temos que ter um variador electrónico especifico que possa fornecer corrente suficiente sem se danificar; correntes na ordem dos 20 amperes ou mais são normalmente usadas. Existe ainda a possibilidade de alguns variadores possuírem características extra como Brake e circuito de corte, na primeira o variador trava o motor quando este não esta em uso ajudando a travar a helice recolhendo-a se for caso de folding usado em planadores, o segundo circuito corta a alimentação ao Motor quando o pack de baterias baixa a sua Tensão a partir de um valor especifico deixando alimentados somente o receptor e servos.
Motor Eléctrico – Normalmente todos os Aeromodelos trazem o respectivo Motor mas ainda que não o tragam pelo menos aconselham um. Os Motores classe 400 brushed são os mais usados e mais baratos estes podem ser usados em ligação directa a Hélice ou com ajuda de um redutor de rotações. Existem porem milhentos Motores eléctricos disponíveis para uso em aeromodelismo motores do tipo Brushed ou Brushless; uma espectacular pagina sobre este assunto pode ser observada em http://www.flyingmodels.org/motortest
Hélice – Tal como no caso do motor a Hélice normalmente acompanha o aeromodelo no acto da compra, se assim não for tenha a cuidado de saber qual a melhor opção em termos de dimensões e material de que e feita para o motor em uso.
Bateria(s) – O Pack de baterias usadas no voo do aeromodelo e de importância vital pois ele é o responsável por fornecer toda a energia ao aparelho quer seja motor, servos, receptor, etc., tenha por isso cuidado ao escolher e comprar o pack de baterias. As de NiCd tem altos débitos instantâneos de corrente eléctrica mas mais baixas capacidades de armazenamento de energia que as NiMh que permitem voos de maior duração embora liberando menores quantidades de corrente instantânea.
Voltímetro – Um voltímetro e essencial no voo eléctrico pois com ele podemos saber se o nosso pack de baterias que vamos usar no nosso aeromodelo esta perfeitamente carregado e em condições de ser usado. Poder-se-a usar um voltímetro quer seja analógico, digital ou com leitura por LED´s, o principal é medir o pack em vazio e em carga usando-se por exemplo uma lâmpada de stop 12v de um automóvel servindo de lastro ao pack de baterias.
Carregador de Baterias – Outra ferramenta fundamental nesta classe é o carregador de baterias, este pode ser de carga lenta e neste caso usam-se correntes na ordem dos 200mhA ou menos e que por esse motivo demoram muito tempo a carregar o pack (10 horas para um pack de 2000 mA/h), ou de carga rápida e neste caso a ordem de grandeza das cargas já variam desde um a vários Amperes instantâneo, é fundamental que o carregador tenha detecção automática de fim de carga para que não se sobrecarregue o pack em demasia inutilizando-o . Um Bom carregador é aquele que pode carregar entre 1 e 12 células com detecção de fim de carga Delta V e monicao e controle de temperatura do pack com taxas de carga que possa variar entre 1 e 3 amperes.
Bateria SLA Acida 12V – Bom e sempre útil levar para o campo uma bateria de 12Volts pois servira para recarregar os nossos packs, a menos que tenhamos o automóvel a mão e os possamos recarregar ligando o nosso carregador de baterias aos 12 Volts do automóvel.
Aeromodelo – Aqui nada há a comentar :-), cada um compra, fabrica e voa o aeromodelo eléctrico que mais lhe convém.
Cabos com Crocodilos – Bem são sempre úteis estes pequenos cabos eléctricos com crocodilos nas pontas para alguma eventualidade.
Chaves de Parafusos, Halen, Alicate – Um pequeno kit de ferramentas formadas por este trio e sempre indispensável.
Elásticos, Fita Cola, Cola Epoxica e Cyano – A par com as ferramentas estes 4 itens são de particular importância quer sejam para emprestar aos colegas quer sejam úteis para si aquando dos voos menos prudentes.
Mala – Uma Mala é de extrema importância já que não irá querer transportar todo este material nas mãos.
Anemómetro, Manga de Vento – Bom para finalizar e para todos aqueles profissionais mais exigentes nada melhor que um medidor da velocidade do vento e uma Manga para se certificar da direcção dele.
UltraOhm Corporation Industries 2003/05
AreiaBrancaModelismo
homepage.oninet.pt/805maq
ultraohm_AT_oninet.pt
in: http://ultraohm.blogs.sapo.pt/3185.html
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Subject: Material para iniciação ao Aeromodelismo Eléctrico
Last edited by UltraOhm on Wed 16-05-2007, 23:06; edited 1 time in total
Subject: Re: Material para iniciação ao Aeromodelismo Eléctrico
Excelente ajuda até para iniciantes.Parabens 5 *****
Pedro Matos
Subject:
Pedro!
Muito obrigado pelo comentario, apesar de infelizmente o artigo ja ter sido feito em 2005 e ja se encontrar um pouco deslocado..;-)
Subject: Re: Material para iniciação ao Aeromodelismo Eléctrico
Muito bom. Parabéns!!
Já agora que equalizador de baterias de Lipo recomendarias ?
Subject: Re: Material para iniciação ao Aeromodelismo Eléctrico
Existem no mercado bons equalizadores na maioria para lipos ate 3s e so poucos vao alem dessa fasquia embora a graupner salvo erro tenha um ate 5s, no entanto e em minha opiniao se eventualmente souberes um pouco de electronica e soldaduras a estanho entao recomendo-te a fazeres este:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=270580&highlight=balancer É fiavel e trabalha muito bem eu tenho 3 destes feitos e funcionam como um relogio suiço. E ja agora muito obrigado.. Page 1 of 1
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