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Subject: motorização electrica de um epsilon
Oi amigos pretendia saber informações de motorizações electricas, baterias e variador para este modelo http://www.acromodel.com/aviones/epsilon90arfspecial/epsilon90arfspecial.php de modo a entrar com ele em competição nacional bancada, e se possivel preços..... e diversas marcas.
Subject:
Na propria pagina a que se refere existe uma possibilidade de motorizaçao electrica sendo que o recomendado pelo fabricante é:
Motor Hacker C50 10XL ou 13XL ou 14 XL qualquer um na casa dos 400 Euros Redutora 6.7/1 Preco ? Speed Controller Master 90-O-Acro 300 Euros Versao economica inrunner: Motor Feigao 540 XL 1390rpm/v 56 USD Redutora 5.2/1 35 USD Speed Controller OEMRC S100A-HV 90 USD tudo da loja do chines United Hobbies Versao Outrunner ou seja sem redutoras: Motor AXI 5320/28 Kv 249rpm/V com helice 21x14 para bateria 8s ou 18x12 e 10s, 220 Eur Speed controller Jeti SPIN Opto 99A 6-14 Cell Lipoly 240 USD Versao Economica outrunner: Motor Towerpro TP5330-10T 679g/215kv/80A Brushless Motor 48 USD ou Motor HXT 63-74 200kv Brushless Outrunner (Eq:5240) 66 USD Speed Controller OEMRC S100A-HV 90 USD Quanto a Baterias o leque de escolhas é variado mas em minha opiniao as HXT do chines united hobbies sao preço/qualidade as melhores!
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
Boas.
Tá dito. :D E muito bem. E pelos exemplos apresentados nada como a UH para preços bons. Mesmo que as taxas façam com que o preço duplique ainda vale a pena. :D
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João,
Se quizeres ajuda para adquirir um conjunto económico como o último que o Ultr citou por exemplo, sou cliente desta loja e posso comprar para ti. Acho que nos dias de hoje é mesmo xino pra frente se for pra voar. Se fosse para mostrar aos amigos podias para os hacker ou AXI, mas como sei que tu és homem para voar, e muito, recomendo que pense nas opções económicas, pois não ficam a dever aos de marca... Ultra, e packs para alimentar o último conjunto, temos algum feito na united que seja adequado? É que eu também tenho packs HXT, e são melhores que uns Thunder power que também tenho... ABcs
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Moraes existem os packs necessario e montados na UH para qualquer aplicaçao, senao repara se quisermos packs de 2,3,4,5S esses ja se encontram assemblados no entanto se quiseres um pack de 6s nada como juntar numa ficha adaptadora em serie duas de 3S, se quiseres 8S que tal 2 em serie de 4S? e por ai fora etc e tal..
Subject:
Quer dizer que eu conseguia fazer 10S2P com 4 packs destes?
https://www.unitedhobbies.com/UNITEDHOBBIES/store/comersus_viewItem.asp?idProduct=4130 e fica com os mesmos resultados que se fosse um pack comprado "inteiro"? não leve a mau, parece-me que não haverá problemas, mas como sou leigo nisso prefiro perguntar. Embora fique MUITO mais barato que as baterias de marca, ainda é uma pipa de massa, não é? 399.80 USD. Ainda mais se eu pensar que um gajo tem que ter uns quantos conjuntos destes, pois só com um destes não se safa... Neste caso nem o xino perdoa :-( É por estas e outras que continuo a pensar em eléctricos só para pequeninos, pois como se ouve na TV e no rádio, não tenho pais ricos, nem ganhei na lotaria... Abcs e obg.
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
Obrigado amigos estou a estudar essas hipoteses todas não esquecendo que a motorização é para um modelo de cerca de 3,300 a 3,700Kg max peso
á descolagem, vou continuando a receber sugestões, :D
Subject:
Então vamos ver umas coisas, atenção que é sem segundas intenções, quero é comparar e concluir qualquer coisa... Não me crucifiquem se as coisas forem favoráveis aos combustão neste caso específico.
Falemos de motorizar com xino, só xino, que fala mandarim e custa mesmo barato, e mesmo dos xinos optemos pelo mais barato (tp5330 a 48 USD). Custo da motorização (motor e variador) 138USD Custo de tres packs xino 1127USD Peso da motorização 679 GR Peso de um pack 2180 GR Portanto estamos a falar de retirar o motor à combustão que deve pesar algo como 700GR (o meu 120 pesa isto) e mais um servo, vá lá 750GR falamos de acrescentar 2.859GR no modelo em vôo, o que deve levar o modelo do João dos 3.700 - 750 + 2859= 5.809 GR O que o colocava automáticamente desclassificado para participar das provas (limíte 5 KG) Então em peso deve haver alguma coisa aqui que não "bate certo", ou os packs xinos são muito pesados ou os de marca são muito leves, porque sei que existem aviões a voar com menos de 5KG com packs 10s2P 4A (se calhar os 2P até são 2P2000mAh, e se for iso baixamos logo o custo e peso dos meus packs simulados pela metade, percebam que não estou a ser tendencioso) Fora esta questão de peso, para que o homem faça 20 min de vôo (mais coisa, menos coisa) e enquanto põe um pack a carregar tem mais dois para voar (penso que dá algum conforto similar ao meter combustível e voar), precisa investir alguns 1200USD em packs. Sem falar no carregador (que não faço a menor idéia se custa caro) Não acham um bocado exagerado, contas feitas: Custo de mais de 1265USD Peso acrescentado de 2109GR (descontados 750GR que se retira da motorização à combustão) Sem falar que ao tirarmos 750GR do nariz e meter 2100 dentro da fuselagem deve ser bonito para conseguir acertar o CG, a menos em modelos mesmo preparados para estas motorizações. Se eu estiver errado sobre os packs e for preciso só 10S1P4100, mudava um pouco, um poucão: Custo de mais de 701.5USD entre motorização e packs Peso acrescentado de 340GR Se assim for, a coisa não é tão irreal (recorrendo ao amigo Mijakí), mas mesmo assim ainda é de se ponderar... E não esqueçer que em qualquer um dos cenários, estaríamos sujeitos a levar com um agravamento brutal se caisse nas mãos dos nossos meganhas da alfândega, o que era quase certo com valores, pesos e volumes tão elevados... É lixado... Abraços,
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
Boas.
Moraes, os pilotos de F3A "patrocinados"(?) pela Hacker, Quique Somenzini e Jason Schulman, www.hackerbrushless.com , usam os C50-14XL 6.7:1, http://www.hackerbrushless.com/motors_c50.shtml e TP 10S 5300 e 6000mAh. E conseguem ficar dentro do peso. :P O motor mais redutora pesa 529g. Mesmo uma Thunder Power 5s 4p(Reference #997) TP 8000-5s4p Thunder Power Li-poly battery, 8000 mAh, 18.5 volt, 50mm X 320mm X 30mm, 772 grams, em http://www.revolutionmodels.co.uk/acatalog/Thunder_Power_Lithium_Polymer.html Logo cada célula pesa 38,6g o que a 10S3P sera 1158 gramas para um pack de 6000mAh. Se for um 4000mAh o pack pesa 772gramas. Assim temos 3700-750(a pipe está incluída?) + 1158+529 = 4637g Ou 4201g se for 4000mAh. Ainda bem dentro do limite. Pode aproveitar para aumentar a capacidade do pack. :D Como escrevi no tópico EléctricosVsCombustão não falemos em acessórios como o(s) carregador(es) pois também teríamos de adicionar cachimbo de vela, bomba de combustível e por aí fora. Quanto a custos as contas feitas na altura davam uma margem a favor do combustão de mais de 1000 Euros mas a este nível os melhores pilotos querem o melhor material e se esse é mais caro... :wink: O material da UH parece-me bom e barato mas com esses pesos e com o risco de acabar por pagar o mesmo que na UE... :shock: Já aconteceu a um amigo. :( Acho que temos por aí fornecedores capazes de não se importarem de vender o material ao VInvertido e se calhar de lhe fazer um desconto em troca de uns autocolantes no avião. :D
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
Engano o pack de 10S que seria 2 packs 5s em serie daria 545gramas+545gramas= 1090 gramas total
Subject:
Ok, se vires eu considerei estar enganado no post, até simulei com o 10s1P. A minha conta inicial era para 10S2P com 4000mAh, se calhar os amigos da FAI usam 10S2P mas de alguns 2500 ou coisa assim, pra fazer 5A no total.
então as últimas simulações no meu post é que fazem sentido, mas mesmo assim é um abuso de caro...
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
Amigo! Ganda confusao! Os packs a te referiste sao de 5S 4100 mAh https://www.unitedhobbies.com/UNITEDHOBBIES/store/comersus_viewItem.asp?idProduct=4130 ou seja 2 packs destes em serie perfazem 10S 4100mAh
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
Exactamente, por isso eu na altura logo disse que para fazer 10S2P precisava de 4 packs destes, mas agora é que percebi que ficaria com 8200mAh Sendo assim, posso usar dois destes e fazer 10S1P 4200 Ou imagine, 4 packs de 5S2500 e fazer um pack 10S2P que no fim ficava com 5A... estou bem? Abcs
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
Sim Moraes é como fizeste, packs de 10S 4100mAh (E sim, 10S 2P de 2500mAh dá os 10S de 5A, o problema com esta nomenclatura´é que uns dizem o tamanho de cada pack e outros dizem logo o resultado do 2P, ficando a duvida que tiveste :wink: ). 3 Packs destes (ou seja 6 packs 5S para fazer 3 Packs 10S) fica ~600$ o que te vai dar mais ou menos o mesmo em euros depois da passagem pela alfandega a não ser que eles inventem muitos impostos muito caros...
E ao comprares estes packs não acho correcto comparares com o custo do avião a combustão pronto a voar... 3 10S vão durar anos, e ainda por cima sendo 6 packs 5S dão para multiplos aviões um pouco mais pequenos (do tamanho de aviões normais a combustão .46 penso eu) dá para outros aviões... Uma das melhores coisas que vi para comparar as baterias com combustivel, é sabendo o nº de ciclos que elas vão durar, dividir o custo das baterias pelo nº de ciclos. Isso dá-te o custo por voo com descarga completa do pack... Comparas isso com o mesmo nº de depósitos completos de combustivel equivalente e fazes as contas qual fica mais caro. Baterias são combustivel, devem-se comparar, quanto a mim, com combustivel...
Subject:
Tá bem, mas não me apetece comprar 5000 litros de glow de uma só vez...:-)
É um grande investimento ainda, mas os xinos já começam a comer os próprios xinos e qualquer dia ainda deve ficar mais acessível. Não podemos esqueçer que já foi muito pior, mesmo à pouco tempo era muuuuuito pior. Abcs
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
Sinceramente a minha ultima sugestao vai para o seguinte: Pensando que o aeromodelo ira ficar com um peso total "tudo onboard" de 5 quilos (peso maximo permitido) teremos que obter uma potencia aplicada ao helice de mais de 200 watt * 5 kilos ou seja mais de 1000 Watts (sem espinhas) isto para se obter um voo acrobatico 3d ou super sport uma vez que o rendimento do motor nao devera ser superior a 80% entao a potencia total da motorizaçao (potencia de entrada com perdas) devera ser de 1000*1,3 ou seja 1300 Watt. Para se obter 1,3 Kw (~1.74 Cavalos Vapor) e se usarmos um pack de 10S Lipos (cerca de 37 Volt) iremos ter um consumo de 35 Amperes se que o pack tiver uma capacidade de 4100 mAh como anunciado iremos ter uma autonomia de voo de ~7 minutos (se voarmos o modelo sempre a "prego"). Resumindo, uma vez que o rendimento podera descer abaixo 80% e nao subir acima deste valor e uma vez que se trata de um aeromodelo para competiçao entao iremos redundar por cima ou seja 1500 Watt de potencia de entrada usada e assim para o mesmo pack iremos ter um consumo de 40 Amperes maximo ou seja 6 minutos de voo (se for sempre a prego) e ~2 cavalos vapor. Para se ter um motor capaz de dar esta potencia a regra para outrunners é simples procure um motor com mais de 1500/3= 500 gramas de peso se for inrunners 1500/4= 375 gramas. Alem do mais é preferivel para uma mesma potencia baixar o consumo em corrente e subir a diferenca de potencial em volts, por isso tenha o cuidado de escolher um motor com baixo RPM/V.. Por fim se deseja competir e ganhar entao nao olhe a despesas pois a competiçoes esvaziam os bolsos e o material tem que ser de primeira agua....
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
Boas.
Moraes, onde se compra CoolPower 30 a esses preços? :lol: 5000 litro por 600 euros? 0,12 Euros por Litro? :lol: Mando vir uma remessa e tenho clientes a dar com um pau. :lol: E ainda posso ganhar mais de 100 vezes em cada litro.
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
já pensas-te na série Acn 22 da Mega? Muito fixes e aguentam uma data de volts e consumos inacreditáveis.
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
Mas pronto, já tinha pedido pra não me crucificarem... é bom, sim, é mesmo barato... saí mais em conta que glow :-) Se não for assim não há hipótese pois não? é que es estou a tentar perceber e ajudar a perceber, sem forçar tendencias, como seria electriciar, na prática, não em contos de fadas, um modelo como o que o Vinvertido pediu... E mesmo com preços de xinos já se notou que fica muito caro, tu mesmo disseste que se calhar com maios a alfandega já era melhor material de marca, agora já são só 600€... Ó chispas :roll: Abcs
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
5kg para um noventa penso que ficaria demasiado pesado o modelo pesa 3,300kg com motor tirando este fica com cerca de 2,7kg. Agora o tempo de voo no F3A-N pode ir até aos 6minutos mas nao se anda sempre a fundo meio gas nas horizontais, a fundo nas subidas e em idle nas descidas, baterias no minimo tres vou colecionar todas as propostas e ver a melhor porque a fiabilidade e potencia sao mt importantes
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
Moraes, dás e levas, fazemos a festa e algém há-de apanhar as canas dos foguetes. :lol:
Logo no príncipio do tópico dos FaíscasVsFumarentos eu fiz as contas e dava uma diferença de 1500 Euros :shock: na ZNLine, fui ver outra vez :D . Com o material da UH deve ficar mais perto mas aqui conta mais o que se pretende do material, até que ponto se puxa e se cuida dele. Também já se viu o material a combustão a preços mais caros que agora. :D
Subject:
epá, 1500€ já dava para alguns 60 galões de Cool Power... na sei se eu gastava isso até o resto dos meus dias...
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
2592 dépositos de 300ML= 777.6L/3.6L=216Galõesx25€=1500€
Quantos ciclos dá uma lipo? 2592 depósitos :shock: ... epá... desculpem lá, podem bater, eu aguento... mas que os eletrões vão para o raio que os parta... eu ainda não tou doido de todo. Abcs
Subject: Re: motorização electrica de um epsilon
Só agora respondo porque estive sem Net. :(
Boas. 8) Moraes, bater, levar, dar, opinar, argumentar e contrapôr... fazer a festa... tudo isto é o RCMPorto e é essa a sua maior qualidade. :D :lol: Eu nunca tive nada a combustão e tenho a minha opinião fundamentada por voar há alguns anos com aviões a pilhas. Se teria gasto menos a combustão? Talvez sim e talvez não. Pelas minhas contas as minhas pilhas NiCad e NiMH pagaram-se com os mais de 4 anos de uso que permitiu cada pack. E alguns com mais de 8 anos ainda permitem fazer bons voos, basta ciclá-los 3 veses e lá vão eles. Já não têm 15% de Nitro :lol: mas ainda lá vão. Os "reformados" servem para contra-pesos. :shock: A minha opinião sobre se um aeromodelista deve optar por combustão ou pelo eléctrico? Depende do que pretende e do que está disposto a investir para o conseguir. Com diferença de preços, ou não, não deve ser esse o motivo que leva muitos dos nossos concorrentes no F3A-FAI a optar pelo eléctrico. Se o VInvertido chegou à conclusão de que para ser competitivo tem de partir para o eléctrico só tenho um conselho: Compre o melhor material possível ao melhor preço que encontrar. Aí, como escreveste mais atrás, poderás ser uma boa ajuda com a UH. De resto, cá estaremos para o ajudar. :D Last edited by Chispas on Fri 20-04-2007, 20:49; edited 1 time in total
Subject:
Bom, tudo muito bonito, mas só de lembrar o que aconteceu ao vinvertido em Tancos, ai.....
Um avião com tudo do melhor se cair ai... É para quem pode! Eu com um desses, acho que só voava se tivesse um paraquedas a toda a prova. LOL Page 1 of 2
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