Depois de já por varias vezes ter ouvido dizer que alguns aeromodelistas utilizavam a zona da Povoa de Sta. Iria para voar, soube que no passado final de semana foi por ali inaugurado um espaço para a modalidade e... Perguntei, procurei e encontrei!

Lá está, junto ao rio e num terreno privado, cedido por uma grande Empresa Portuguesa, um espaço para a prática do modelismo.
Um grupo de pouco mais de meia dúzia de modelistas juntaram dinheiro e deitaram mãos á obra, com a ajuda de alguns amigos e alguns equipamentos emprestados, construíram as infra-estruturas existentes no local.

Confesso que fiquei espantado. O espaço tem cerca de trezentos metros de comprimento por cerca de duzentos. Há edifícios a Norte e a Sul, mas não demasiado altos. A Este o Rio Tejo e a Oeste uma faixa baldia que conduz á estrada.
O terreno, já totalmente vedado e com portão comporta duas pistas para aeromodelos, com cerca de noventa e setenta metros de comprimento por oito de largura, executadas em cimento afagado. Uma com alinhamento NE/SW e outra a NW/SE, respectivamente.
O acesso ás pistas é efectuado por um verdadeiro TaxiWay, que conduz os modelos desde um telheiro com bancada de apoio até ao local de voo. Tudo isto com marcações pintadas no solo. Cada pista tem um local próprio para os pilotos.
No telheiro estão (por via das duvidas), "escarrapachadas" as regras do local assim como um painel de frequências. Uma bela bancada de trabalho fixa dá o apio ás reparações necessárias.
Há uma zona para o treino de voo em Heli, onde se podem treinar estacionárias sem interferir com o funcionamento das pistas.

Há também uma pista para carros RC de todo o terreno, sendo que alguns modelistas praticam esta modalidade. Usando o mesmo painel de frequências e respeitando as regras em vigor em relação a estas emissões, não haverá qualquer problema.

A Norte e respectivamente na cabeceira da pista NE/SW, existem uns pavilhões "abandonados" que não deverão ter mais que 10 metros de altura e que ainda distam mais de 50 metros do limite da pista e a Sul duas ou três casas ainda habitadas mas bastante baixas. Este e Oeste não tem impedimentos, a não ser uma ou outra árvore.
Estes factores deverão impor cuidados especiais no voo, principalmente pela instabilidade que o ar pode trazer das redutoras formadas pelos edifícios, nas descolagens e aterragens, mas depois de se conhecer, é como tudo...
O local está agradável e simpático, com possibilidade de utilização sete dias por semana, contrariando o problema da Base de Alverca onde as restrições Militares em termos de horários juntamente com as necessidades das OGMA em termos de dias de utilização, restringem muito a versatilidade da utilização.

Fui muito bem recebido pelos "carolas" que construíram na integra aquele local, e de quem recebi as explicações relativas ao funcionamento.

Espantosa e louvavelmente, não há qualquer objectivo de lucro nesta organização. Todos os que quiserem por lá andar (voar), apenas deverão pagar um valor simbólico, que simbolizará uma parte do que os que iniciaram a construção gastaram, e já está!!! Não há mais nada a pagar. Nem quotas nem jóia.
No futuro e sempre que seja necessário fazer melhoramentos, são todos os "sócios" chamados a comparticipar com mais uns trocos e os braços para a tarefa.
Aparentemente o exemplo não poderia ser melhor. Um principio de abertura a todos, sem custos superiores aos da manutenção do local.

Quero dar os parabéns aquela rapaziada porque de facto com os párocos apoios existentes, conseguiram fazer muito. Se tivessem condições não sei o que fariam.

Espero que este local perdure e melhore dentro das possibilidades do grupo. Bem haja para todos eles.

Nota: Para que não hajam dúvidas. A distancia do local á Base de Alverca, mais propriamente ao extremos da pista é superior a 2 Km (conferido no Google). Teoricamente não podem haver problemas de interferência.

Coordenadas: -9º 3’ 30’’ W
38º 51’ 37’’ N
Abraços,