Pois ... a pergunta pode ser um bocado estupida, mas eu tenho um trainer e queria por a avião a fazer umas acrobacias, uma das questões era que quando inverto o avião ele perde muita altitude. não havera nada para contrariar isso?
+blop+
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Subject: Como por um trainer + acrobatico?
Last edited by +blop+ on Wed 13-08-2008, 0:08; edited 2 times in total
Subject:
Retira o diedro à asa de forma que fique direita, já ganhas alguma capacidade acrobática
Subject:
se retirar o diedro depois como é que faço para por as asas direitas? é que não vou ter nada para as apoiar, ou para as por na posição correcta.
+blop+
Subject: Re: Como por um trainer + acrobatico?
É ai que entra a arte do aeromodelista, antes de executares a tarefa observas, em papel idealizas um esquema, para saberes que procedimentos tens que executar. Resumidamente apenas tens que encher a zona com algo resistente, um bloco de balsa, ou uma serie de palcas de contraplacado coladas entre si, etc, etc...é por o "disco rigido" a trabalhar :D :D :D :D
Subject: Re: Como por um trainer + acrobatico?
boas, outra questão que qeria por era esta:
comprei um avião solo sport e o motor indicado é um 46 a duvida que eu tenho é se este avião aguenta com um motor 61, e quais poderiam ser as consequencias pro avião? pois ... é que o avião é novo :oops:
Subject:
O Modelo aguenta perfeitamente a motorização, apenas tens que acelarar menos já que a potencia disponivel é mais do que a necessária e não esquecer de equilibrar o modelo já que o motor é mais pesado que um .46
Subject:
Tás lá!! :lol::lol::lol:
Subject: Re: Como por um trainer + acrobatico?
mmm,
sendo assim ja fico + tranquilo, atau se uma vez por outra andar com a velocidade ao maximo não a perigo de se desintegrar? :oops: tipo fikar kom as asas pa tras ou uma cena assim a dar pro esquesito. (ok talvez seja um bocado de paranoia a +) :lol: +blop+
Subject:
Se uma vez por outra pegares num Ferrari e acelarares a fundo, pode ser que não faças a primeira curva! :lol:
Subject:
Se puderes faz umas asas novas com menos diedro ou mesmo nenhum e usa varão de carbono ou alu. a servir de alma assim não partem.
Quanto ao .61 num avião de .46 dar da se as reforçares senão é bem capaz de bater palmas " tipo fikar kom as asas pa tras ".
Subject:
Pois, ... mas reforçar como? por mais elasticos? +blop+
Subject:
Reforçar no meio com varao e claro por mais uns elasticos não va o diabo .............
Subject: Re: Como por um trainer + acrobatico?
+blop+, quando se diz bater as palmas é as asas partirem a meio, onde teoricamente há a junção das duas asas. Aí deve-se reforçar com aluminio grosso forrado a contraplacado.
DD
Subject:
COmpra mas é um avião adequado pá... os trainers são para motores pequenos e pra andar pastelão... se quer andar de outra forma (e não partir tudo) o que deve fazer é comprar outro modelo, adequado ao tipo de voo que pretende.
Até porque um trainer nunca vai voar nada de jeito alterado... ao preço que andam os modelos é até difícil perceber. Abcs, JM
Subject:
Ó pá ó Morais, não vez que o moço quer é construir, para pré-fabricados já basta os muitos que para aqui andam, o aeromodelismo também é construir não é só comprar feito para depois partir ainda mais rápido, deixa estar que assim também se aprende e muito, plo menos ganha-lhes gosto.
Não leves a mal Morais, sabes, é que me dá um goso especial apanhar alguem com interesse na construção, por isso............................. :oops:
Subject:
Ele não quer construir, não percebeste, quer é alterar um trainer... e com idéias muito "exóticas" diria eu (um motor 60 pra que??? pra arrancar a firewall?).
Mais vale sim, construir um modelo acrobático, aqui a questão não é o não contruir, mas sim estragar o que é bom, mas não serve para o fim que ele pretende. Abcs, JM
Subject: Re: Como por um trainer + acrobatico?
boas para reforçar a asa ´nao e necesario por vareta de carbono basta colocares manta de fibra nas unioes da asa, uma tira de 5cm em cima e em baixo ai podes crer que as asas nao fecham, para o tornares acrobático ela nãopode ser plano convexa ou seja plana em baixo deve ter tambem perfil ai podes andar em voo invertido à vontade se não para ele voar invertido tens de lhe levantar o nariz para lhe provocares um determinado angulo de ataque permitindo a sustentação necessária. O diedro nao deves tirar na totalidade pois ele ajuda-te nas aterragens, permitindo varios erros
Subject: Re: Como por um trainer + acrobatico?
por fim acho que ja encontrei a solução, relativamemte a motorização vou por um motor os 46 AX, pa fazer + umas coisitas durante o vôo aumentei apenas o curso das asas, pois como o Moraes disse e bem o Avião é um trainer, e "estragar o qué bom" não é uma ideia muito convidativa.
pa abusar + um bocado e ainda que não seja o melhor avião ( tambem ja é mania) :oops: vo arranjar um cessna 182 usado. Obrigado pelas dicas +blop+ PS: Para tambem dar resposta a ajuda que o PAULO me deu, e ate porque andava com vontade de fazer uma aviãozito, vo ver umas tecnicas de construção de aviões e fazer um pa exprimentar.( note-se que disse exprimentar porke o + provavel é sair uma valente m****a
Subject:
Não interessa que saia m***a, faz e depois logo se vai ver onde estão as asneiras, só assim é que se aprende, ninguem nasce ensinado.
Subject: Re: Como por um trainer + acrobatico?
concordo ..., aprende-se com os erros, logo ja devo ter aprendido bastantes :lol:
+blop+
Subject:
da-lhe +blop+ força com isso
Subject: Re: Como por um trainer + acrobatico?
Não desistas +blop+!!!
Mas se tiveres tempo explica-me lá essa de aumentar o curso das asas :roll: Confesso que ainda estou abananado com a ideia :shock: Não seria melhor aumentar o curso dos ailerons (era o que querias dizer!!!). Mas não te esqueças de que o deves fazer de forma diferencial ou seja, o que sobe tem que fazer um ângulo maior do que o que desce. Isso vai ajudar-te a que os tonouts saíam mais direitos (menos embarrilados). Se apenas tiveres um servo para ambos os ailerons, então coloca ambos os links dos ailerons a fazer um ângulo agudo com o plano inferior da asa, se este (servo) estiver ali montado, como penso deverá estar. Assim, e se imaginares o que é empurrado faz um (per)curso maior e confere um maior ângulo de deflexão da superfície aerodinâmica, certo? O outro ao fazer um curso menor vai fazer menor ângulo. As proporções variam um pouco de modelo para modelo, mas quanto mais diedro, maior deverá ser a diferença, pois o modelo tem maior tendência a "embarrilar"! Abraço e bons voos!!! Com cuidado :wink:
Subject: Re: Como por um trainer + acrobatico?
ola pessoal...
vim ca por breves instantes para rever um comment de um amigo que me alertou para a minha ausencia (obrigado oliveira) e logo me deparei com este topico que me despertou interesse... Tive o mesmo problema do blop+.... construi um trainer desenhado por mim ha algum tempo...uma borrada so, mas voava muito bem...com motor tambem 46 e cerca de 1,8 metros de asa...corda constante 250mm e diedro cerca de 5 graus se nao estou em erro... enchime dakilo e decidi fazer uma asa nova (diminui a env. para quase 1,6 metros, corda aumentou para 300mm constante e diedro zero) aumentei a area de aileron para o dobro e o curso com dual-rates para ajudar nos snaps e outras brincadeiras...resultado final: ficou um gozo só!!!!!!! e poder ter a pica de dizer k akele monte de esterco era meu e voava assim...bem....a vontade....a saudade...lol entretanto fikei farto do bixo com asa alta e passei a asa baixa (inventei um adaptador para a asa apertar na barriga do bixo, meti uns parafusos à profissional e siga la pa cima...ficou ainda mais brincalhao....ainda maior gozo ver **** cada vez mais feio e cada vez melhor para voar...eheheh Resultado para mim: blop+, mesmo k saia o maior monte de esterco do mundo, feio como tudo, é teu, feito por ti! se voar bem...maravilha....se voar mal....aprendes-te qq coisa... uma pequena observação - tambem sou da opiniao que se precisar de levar motor maior ja nao vale o esforço...mas se der pa brincar com o motor que tem....entao uma asa nova vale a pena:) Um abraço e força nisso!!!
Subject:
Mai nada
Subject: Re: Como por um trainer + acrobatico?
boas malta
1º quero agradecer ao ztxnew pelas dicas, ja Tomei nota :lol: 2º queria saber a opinião da malta em fazer as asas dos avião em roofmate forrado com balsa de 1.5mm, sera que aguenta o esforço?, ou aguenta e é muito pesado? é que fazer a asa~com nervuras em balsa fico um bocado desorientado. aguardando mais umas sugestões :lol: +blop Page 1 of 2
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