Comprei na altura no Cavadas. Era material da Simprop (helice é aeronaut em Carbono). Mas como o cavadas fechou... Em Pombal eles tambem tinham helices retráteis. Mas Cuidado com as combinações com o mega 16-15-4. Spinners de plastico são um perigo.
Medi agora e é de 34mm o spinner.
E eu preciso é de um destes para helice fixo... só cá tenho 38mm... já começa a tapar um bocado o helice...
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Subject: Re: Avião de pilon homemade
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Eu comprei o meu spinner para folding prop na Dez RC. Deverá ter uma data deles. Tem também hélices folding pequenas, tipo 4/3 e 4/4, ideais para o 15/03. Se quiseres compro-te um. Do que preciso agora, é de um Spinner para hélice fixa .
O STINGER está a caminho!!!!!
Subject: Re: Avião de pilon homemade
se me comprasse o spenner e a uma helice para o /3 agradecia-te, entregavas-me no dia 18 :lol:
Se ouver encontro, estou a ver muito poucos pilotos interessados :( COntinuo sem saber que vai, parece-me que somos só 4.
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Ora bem... Balanço e ideias :lol:
Motor queimado outra vez... culpa minha que lhe tirei o arrefecimento que ele precisava e mais umas questões de pormenor (não foi por CC's que eu verifiquei no final...) Fazendo um testamento em estória curta... O avião é rápido, faz curvas com um raio minusculo que se vê as asas a vergarem bem (asas com duas barras de carbono+fibra de vidro etc e tal) e deixa muita gente surpreendida... MAS! não me dá pica nenhuma... é demasiado grande e demasiado lento para o tamanho e faz demasiado barulho de turbulencia para o meu gosto... aqueles braços de servos de fora, corpo XXL que cabe ali uma Lipo enorme etc e tal... Portanto Estive a olhar no campo de destroços e foi então que vi o meu adorado Trainer! O Solo Star :lol: melhor falando, a fuselagem do dito... a asa já foi para o forno a lenha e já deu para ajudar a fazer um bom assado... Olho para o plano de cauda e o que vejo (imagino)??? Uma ASA para um piquenote!! Portanto, novo projecto... Resumindo os pontos chave deste: -Asa com área mínima para voar e aterrar; -fuselagem com tamanho minimo para caber electrónica; -motor externo á frente da fuselagem e spinner 30mm. Este vai ser o ponto que mais vai prejudicar a aerodinâmica... -Rebobinar o motor com menos uma volta (6voltas) com fio 0.65 ou duplo de outra espessura que tenha aqui... e meter um helice 4.5/4.5 ou mais pequeno se necessário. Motor vai ser externo por os pontos de apoio dele serem muito largo e com balsa ser dificil fazer um nariz fino o suficiente (30mm de diametro) e ter ainda bom arrefecimento com isto... Portanto, motor externo vai ter todo o ar que quiser... Concluindo: A ver se fico com um avião mais rápido por ser mais pequeno e tambem por ser mais pequeno a ver se fica com a mistura velocidade e dificuldade de pilotar/ver suficiente para me dar uma injecção de adrenalida a sério que já sinto saudades. Mãos à obra Bons voos para hoje!
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Já tenho o Stinger ihihihihih :twisted: :twisted:
Logo posto umas fotos!!! A primeira configuração será com o 2815-2000, e 3S. Só depois é que vai ser a real thing, com o 16/15/03 e 4S..... Deve ficar cá um canhão!!!!:....
Subject: Re: Avião de pilon homemade
HUmmm...!!! vamos lá ver se isso chega para o meu "flying shark", estive a voar hoje com um modelo todo desenvolvido por mim, uma mistura de funjet, stryker e microjet!! :lol:
Grande surpresa a minha quando mandei o modelo ao ar com 15/3 e 3s e percebi que ainda não tinha voado nenhum modelo tão rápido como este :twisted: com este setup! Nem quero imageinar com 4s, o problema é que ele com 3s a 280kh começa a abanar muito!!! :wink: hehehe "flying shark" foi o nome que lhe dei porque o modelo tem a silhueta de um tubarão! é feito em depron e sem setup pesa apenas 140g :lol: Vou enviar umas fotos.
Subject: Re: Avião de pilon homemade
O meu tem menos potencia :- (tenho de arranjar já desculpas)
O novo motor bobinado parece muito forte...mas está péssimo a arrancar... e não posso mudar timmings no variador... é a lacuna... :roll: Depois de arrancar já funciona bem... aguentou 10segundos a fundo no chão quase a queimar :lol: Tá no limite do que posso explorar deste pequeno motor... e só o vou voar a prego poucos segundos... Nem a bateria nem ele aguenta que puxe a prego (é uma 3S 1200mAh 20C) Vou mandar vir em principio um motor com 2900kv ou 3400kv relativamente leve (59gramas)... Acaba-se um pouco os problemas de bobinar, arrancar, etc, o motor... (motor dos chinocas :lol: quero manter absolutamente os custos em baixo no aeromodelismo durante um bom tempo... para mais tarde fazer um investimento em algo "em grande" para a minha bolsa :lol: )
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Nem quero imageinar com 4s, o problema é que ele com 3s a 280kh começa a abanar muito!!! hehehe
VOÇES NAO ESTAO A POR UMS KILOMETROZITOS A MAIS :?: :?: :?:
Subject: Re: Avião de pilon homemade
sim ele está a meter uns kilómetros a mais e não é pouco. :wink:
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Boas.
King_Pin: http://www.overlander.co.uk/products/default.asp?cid=51&scid=82&pid=996 Motor que fala mandarim, barato e com 2900Kv 8)
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Oh lá. Boa! e tambem tem os Typhoon EDF que tambem são muito bons e relativamente baratos. Tá nos favoritos :wink:
mas... tive a ver e preciso de um motor de 20mm... 28 é já demasiado largo. o spinner tem 30mm e ainda tenho de fazer o desconto da fuselagem ser em balsa sendo espessa... em fibra de vidro já dava :roll:
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Boas.
Eu gostei especialmente do facto do veio ser de 3,17 mas rebaixado, o que quer dizer que tem mais, 4 ou 5mm nos rolamentos, não medi, o que lhe dá maior robustez. Acerca da fuselagem: Boa altura para começares a pôr umas mantinhas de fibra e além de ficar mais robusta e fina podes começar a tirar peso de algumas zonas. Também podias pôr um spinner de 32mm mas há tempos que não procuro material desse. 8)
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Falas bem... ao tempo que me quero meter em compósitos... tenho de meter isso como próxima prioridade...
1º fazer o raio da maquineta de corte a fio quente 2º tratar de aprender a fazer fuselagens em fibra e boas asas com nucleos cortados com a dita maquina O primeiro coincide com o objecto de fazer um jart (planador) para o qual preciso da maquina para cortar a fuselagem e as asas... Definitivamente esse é o meu caminho a seguir... deixar a balsa como elemento principal para trás
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Boas.
Para não ser um "choque muito violento" porque não fazes como alguns fabricantes de modelos "compósitos"? Fazes a fuselagem em balsa de 1mm e depois dás-lhe duas camadas de fibra de 40g/dm2 e reforças nas zonas habituais. Podes empregar a mesma técnica na asa e assim vais apurando a técnica ao mesmo tempo que vês onde podes poupar mais peso sem teres de fazer moldes e contra-moldes.
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Isso já foi +/- o que fiz no digamos que XL. Este ainda não levou nada a nivel da fuselagem de fibra de vidro, assim como ainda vai ser mais lixado para ficar menos quadrado do que aparece nas fotos. E só aí vou meter a dita fibra.
O próximo salto não muito violento acho que vai ser mesmo o corte a fio quente. Para obter asas com perfis mais correctos tanto para estes aviões como para outros futuros. Só depois me meto nas fuselagens (moldes...) e bombas de vacuo nas asas. Ora bem... Um post com as fotos da consrução do novo. Vou meter alguns pormenores na construção dele e assim. Embora seja "mais do mesmo", este tem vários pequenos pormenores que acho que fazem a diferença. Para começar vai já a foto dele tal e qual está Estão a ver essas 3 linhas?? Muito importantes! são elas que me guiam de como lixar a asa. Primeiro do bordo de fuga para a linha mais próxima dele. Lixar a direito de modo a obter +/- uma rampa. Depois lixar do bordo de ataque para a linha mais próxima deste de modo a obter uma curva suave (lixar tambem um pouco na zona inferior da asa) semelhante a um bordo de ataque normal de um perfil. Por fim, lixar a zonas das linhas externas um bocado, deixado a linha central intocada. 20min a lixar com lixa grossa consegue-se fazer isto. Depois é só dar uns retoques. Pormenor das "guias" para a asa encaixar perfeitamente direita Encaixe da asa no avião. No final vai ficar fixada atrás com fita cola. É um metodo muito leve e eficaz. usado tambem em aviões de top (por poupar algumas gramas). confiu mais na fita cola que em parafusos :lol: Comparação entre fuselagem do "XL" com o novo. Nesta foto parece ser só mais curta, mais é um pouco mais estreita em largura e muito mais estreita em altura. Feita á medida destas baterias... Embora tenha espaço para meter por exemplo 2x 1200mAh ao comprido :wink: Outro pormenor da fuselagem é o fim dela (cauda) acaba num triangulo aberto, que vai permitir uma boa saída de ar (ventilação) não precisando assim de furos "forçados" noutros locais. Comparação entra asa do XL e do novo. Não tem muita diferença em envergadura... é mais na corda. Fica uma relação entre corda e espessura que penso/espero que favoreça o desempenho por ficar com uma geometria mais com aspecto de "verdadeiro perfil" O formato da asa devesse a ela ser uma reciclagem da profundidade de um solo. E por coincidencia, um igual despenhou-se este fim de semana e para variar sobrou a cauda! :lol: Assim dá para comparar o antes e o depois desse pedaço de balsa. A que está por desforrar tambem vai ser reciclada :lol: numa versão ainda mais pequena. Pormenores do sistema dos ailerons e de como desta vez o servo não fica saído da fuselagem como no primeiro pilon que fiz por a asa estar montada numa zona mais central na fuselagem Local onde fica o motor (sim o que está farto de queima e sofrer nas minhas mãos :lol: ) Externo para já... daí eu querer meter um novo com um helice mais pequeno que vai acentar que nem uma luva :D Comparação entre asa do primeiro e do novo. Areas próximas mas geometrias muito diferentes. Para terminar, a cortar com o resto. Foto da zagi (3C penso eu... pela idade dela). Foram-me oferecidos os "nucleos" da zagi com os 3 tubos de carbono. 8) Foi só montar/forrar. Obrigado Nuno pela zagi! Zagi junto á micro speed wing. Tamanhos parecidos não? Mais uma vez, volto a repetir o propósito destes aviões para além de serem rápidos. Serem relativamente baratos e darem o maximo de diversão possivel! Se cairem por alguma razão, são muito faceis de reparar. Se não forem reparáveis, a despesa tambem não é muita em principio. As asas são de uma resistencia impressionante. Alguma duvida sobre a construção ou assim é perguntar. Um f5d puro sangue dá como é obvio mais velocidade em numero puro que estes. Mas estes podem chegar a um ponto que são tão pequenos comparados á sua dimensão, que ao longe parecem tão rápidos como os grandes! :wink: A uma fracção do preço... vida de estudante é assim, e á que aproveitar da melhor forma os recursos. (E porque não sou filho de papás ricos, nem ganhei a lotaria! :lol: ) PS: Espero que estas fotos agradem mais na qualidade que as dos outros... as antigas eram do telemóvel... as novas são do motivo do corte orçamental dos ultimos meses :lol: EOS 400D 8) Fiquem bem e bons voos!
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Boas.
E como dizia o anúncio: Palavras para quê? É um artista português. :D Parabéns, está com muito bom aspecto, e barato ainda por cima. :D Continua. 8)
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Ora.
Para dizer que o novo pilon foi já inaugurado :D Anda bem! É muito silencioso (por enquanto com o motor outrunner) e com motor a 3/4 anda muito depressa sem sobreaquecer motor nem nada e com consumos de bateria razoáveis (mas ainda só experimentei voos de +/- 3min30s de motor) Só tenho fotos tiradas dele em cima da balança... depois meto aqui... quando as reduzir dos 10mega pixeis :roll: 410gramas! É um calhau voador! :lol: Mas tive a fazer umas contitas... para aprox 8dm^2 de área = 51.25g/dm^2. Pesadote para o tamanho mas nada de dramático. Só a fuselagem + asa pesam 166g... bahh Agora vamos aos problemas! 8) 1º Praticamente não vejo o raio do avião no ar... Branco+verde fluorescente em fundo azul na resulta. E infelizmente na tenho mais vermelho em casa e na quero gastar nem mais um centimo este mês... Vai com fita cola colorida laranja e mai nada 8) Não fica bonito, mas ao menos não vai cair por eu o deixar de ver. 2º Cauda curta + deriva pequena = "torque roll" :lol: Mas não o torque roll de acrobacia... Este é mais, nariz para a esquerda e asa esquerda para baixo! Arrepiante a levantar voo! Só levantou bem da primeira vez que voei com ele em S. Martinho porque estava vento... Depois meto foto... já é tarde hoje... :- Ah e quanto ao objectivo de ter um avião pequeno e nervoso... Cumprido!! Os tas 3'30'' são mais que suficientes para deixar as minhas mãos transpiradas e a tremer... já a algum tempo que não sentia isto! É giro!
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Coitadinho do king pin,…… temos de fazer um peditório…….. :D :D :D Eu quando andava na faculdade tinha para o básico……e,..e :( :(
Subject: Re: Avião de pilon homemade
:D Venha o dinheiro, sou um mãos largas para receber, na se acanhem :lol:
Ora aqui está 3 fotos da versão Beta :D O corpo tá forrado com uma fita laranja não muito leve mas bastante fexivel e facil de depois remover. Assim, quando vier o novo motori é voltar a lixar tudo para a fuselagem deixar de ter este aspecto tão quadrado. e deixa de haver esta solução não muito aerodinamica de motor cá fora. O pior é mesmo as asas... vêem-se mesmo mal... a ver se tiro as pontas verdes e meto faixas de um cor melhor... o verde só se vê bem (muito bem aliás) ao anoitecer :? Humm... e já agora... tenho de ponderar meter mais area de cauda... para ver se ele levanta melhor voo :roll:
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Onde é que arranjas-te o spinner?
Subject: Re: Avião de pilon homemade
somodelismo. Porquê?
aviso-te já que o helice da graupner só serve com uma anilha entre o helice e "a chapa de trás" do spinner... o helice da graupner é muito bonito mas nada funcional para spinner's normais...
Subject: Re: Avião de pilon homemade
Epah, hoje foi a "re-enauguração" deste avião, remodelado, fibrado em pontos chave e com o novo motor de 3600kv.
Está com 450g (ganhou 40 pelo novo motor mais a cola/fibra) e pelo pouco que vi, está bom em termos de peso, ou seja, sem maus hábitos a baixa velocidade. Pouco que vi porquê? quando fui a ver a velocidade máxima em descida, ouvi um estoiro (não ouvi mais nada antes porque o raio dos fumarentos não deixam ouvir nada...), o avião deu um "pinote" e começou a rodopiar... felizmente ainda tinha controle da profundidade e miracolosamente, o avião caiu nuns arbustos sem muito aparato. Está quase intacto. Vistoria revelou que tinha acontecido o que eu mais temia nele... Vibração nos ailerons que rebentou com os carretos do servo... Para alem disso, o travessão que aguentava com a asa na frente desapareceu... a madeira desfez-se á volta da muita cola que eu tinha lá metido... grande sorte a asa ainda se ter aguentado agarrada ao resto. A ver se meto fotos dele tal e qual está. Page 2 of 2
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