Navegação
Forum
Noticias e Eventos
Provas

Calendario
Regras

FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 42 users online ::
0 Registered,
42 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23




ruben
Subject:  Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá pessoal,

Depois de construir o Spitfire em depron, decidi iniciar outro projecto de construção de um avião que fosse simples de construir, simples de voar e com muito charme. Com estas características, só tinha uma escolha: Uma Piper Cub J3 !

Para por em prática este projecto, dedidi mais uma vez usar uma técnica que mistura os materiais de construção tradicionais, com os modernos. Foi assim que a Piper se transformou num projecto de construção misto balsa / depron.

Procurei um plano que me pudesse definir as formas básicas da Piper e defini os ajustamentos necessários para poupar peso e usar depron de 6mm e balsa.

A construção foi iniciada em Março de 2006 e encontra-se já concluída.

Uma vez que detalhei com muitas fotos o processo de construção e seria bastante penoso estar a criar aqui no forum todas as fase do projecto, compilei tudo num único documento pdf que pode ser obtido no seguinte link:
Piper Cub J3 Build (2Mb).pdf

Espero que com este artigo, motive outros aeromodelistas a iniciar projectos semelhantes. Há um lugar para os ARTF's que provavelmente sairão mais baratos e com um voo melhor que um modelo construído por nós de raiz, mas não há nada que se compare a vermos o NOSSO avião a voar !

Estou disponível para responder a qualquer questão que queiram colocar sobre a construção.

Um abraço,
Ruben



Last edited by ruben on Sun 24-06-2007, 23:16; edited 4 times in total
Download Post
fredlopes
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
"Espero que com este artigo, motive outros aeromodelistas a iniciar projectos semelhantes. Há um lugar para os ARTF's que provavelmente sairão mais baratos e com um voo melhor que um modelo construído por nós de raiz, mas não há nada que se compare a vermos o NOSSO avião a voar !"

Tambem gosto de misturar materiais tradicionais com materiais modernos, vê o tiger moth que eu postei nos indoor.

Concordo completamente, não há nada como construir de plano e fazer todas as peças, só mesmo, talvez, desenhar de raiz, mas aí há sempre o risco de a coisa não sair como se pretendia :) vê o meu site www.aerofred.com tens lá os modelos que eu construo e vendo.

cumps,

fred

Download Post
ruben
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Fred,

Eu já conhecia os teus modelos.
São bastante interessantes para indoor. Meus parabéns !
Eu gosto mais de modelos à escala. E grandes !!! :lol:

Ruben

Download Post
Kraliv
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Ruben,


:shock:


Parabéns pelo magnífico trabalho.

Está muito bonita.








Obs:Pena o *pdf não ter as imagens com mais resolução, como acontece no RCGroups.


É que isto

não deixa ver o pormenor...




como isto


Download Post
ruben
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Kraliv,

Obrigada pelo elogio. Acho q valeu a pena o trabalho.

Quanto à resolução no pdf nada a fazer :(
Eu para criar o documento, fiz copy das páginas dos posts que já tinha colocado nos Rcgroups e estar a criar um documento com as imagens originais, seria muito muito muito trabalhoso. Assim só foi trabalhoso... :lol:
No entanto, incluí o link para os rcgroups onde as fotos podem ser vistas com mais detalhe.

Abraço

Download Post
ruben
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Pessoal,

A Piper Cub voou finalmente este fim-de-semana. :lol:
A diferença que uma Lipo e uma hélice diferente faz !
Voou com um motor à moda antiga: Permax 680G de escovas. Para já o brushless vai parar a um projecto antigo... Toca a tirar o pó ao Spitfire...

Aqui fica o video de muito má qualidade :
PiperCub Video

Ruben

Download Post
fredlopes
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Excelente!

Muito gira mesmo :)

Parabens !!


cumps,

Fred

Download Post
Sa
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Boa noite caros colegas aeromodelistas,
Li que o colega ruben tem construido aviões em Depron?
Poderá informar-me onde poderei comprar este produto cá em Portugal?
Depois de construir alguns modelos ( construção tradicional, balsa) estou à procura deste material para a construção de um eléctrico "Inquebrável"??? e tenho tido dificuldade em encontrar um fornecedor.
Abraço

Download Post
Moraes
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Sá,


Deprom encontra em qualquer casa de aeromodelismo, hoje é super comum, mas de inquebrável não tem nada, aliás o costume é cada vôo cada quebra... pelo menos em indoor, o deprom é mais o conceito do avião descartável, fazemos, não preocupamos de o partir, colamos e colamos, quando já está muito pesado, com mais cola que deprom, vai para o caixotinho e outra folha nova de deprom (que custa coisa de 5€) resolve o problema...

Por isso, inquebrável?!?, deves estar a confundir, existe um material que por vezes chamam de inquebrável (e nao é, é mais resistente sim, mas inquebrável... é só me darem um pras mãos que mostro como se faz pra quebrar), esse material é o EPP, e não houve ainda ninguém que encontrasse o danado do EPP para vender.

ABraços

Download Post
Sa
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Obrigado Moraes,
De facto o "inquebrável" só se fôr para o ter na parteleira e mesmo assim ......
Quanto ao depron não tinha conhecimento que haveria nessas lojas.Quanto ao EPP deverá de facto ser melhor mas dificil ??? de arranjar cá para as nossas bandas.
De qualquer maneira gracias pela tua dica.
Gostei imenso de ver a construção do Ruben... um bom exemplo de um puro aeromodelista,

Abraço

Download Post
ruben
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Sá,

O depron é um material de construção como qualquer outro. Tem várias vantagens sobre a balsa tais como o facto de ser mais leve e mais fácil de trabalhar. Tem como principal desvantagem o facto de ser menos resistente do que a balsa.

Pela experiência que tenho e se quiseres construir um avião de forma semelhante às construções que já fizeste em balsa, aconselho a utilização mista de balsa e depron (e também carbono), tal como já constataste no documento que explica a construção da Piper. Já agora, obrigado pelas tuas palavras... :oops:

Ao nível dos acabamentos, o depron também pode ser coberto por algo do tipo "Oracover" ou pintado. Tudo depois de devidamente lixado e preenchido (tal como na balsa). Nota: Eu até agora só usei depron de 6mm.

Quanto ao que o colega Moraes diz, é verdade que o EPP é muito mais resistente que o depron mas eu ainda não consegui arranjá-lo cá. E provavelmente terás que fazer uma máquina de corte de fio quente para conseguires formas aceitáveis. É verdade que muita gente usa o depron para fazer rapidamente aviões descartáveis mas como viste, a minha Piper é tudo menos descartável. É um avião de 1.80m de envergadura e 2kg de peso.

No entanto, a liberdade que dá o depron, permite fazer algumas "loucuras". Há uns dias atrás, sem ter nada para fazer à noite, desenhei um "shock-flyer" de 1.20m de envergadura e construi-o na mesma noite... Falta motorizar e electrónica. Mas promete com um airframe de apenas 320 gramas !!! :wink:

Quanto à compra do depron, eu mandei vir uma caixa da Alemanha. Dadas as novas regras do forum, se estiveres interessado em saber onde, envia-me uma PM.

Abraço,
Ruben

PS: Reparei que és de Aveiro. Eu costumo voar na Pista das Maçaricas em Salgueiro - Vagos.

Download Post
Blueangel
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Boas,
Uma vez que tb estamos a falar de materias como a balsa e o depron
o que me dizem em relação ao tão utilizado nos isolamentos que tem como nomes wallmate, floormate ou roofmate (Styrofoam) normalmente conhecida tb como esferovite azul...

não é indicada para o efeito? é pesada?

obs. já vi uma vez uma asa voadora feita deste material e não voava mal...

Cumps

Download Post
Moraes
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Oi Pessoal,


Ruben, eu nem em sonho estava a sugerir que o seu avião é descartável :oops: :oops: , longe disso, estava mesmo a tentar dar a entender ao Sá que o deprom é tudo de bom, muito versátil e excelente para construir (eu tornei-me fã ardoroso de shockflyer que faço com as mãos e vôo mais em outdoor do que em indoor, paredes malditas) mas que de inquebrável não tem nada, aliás parte-se que é obra...


Olha que agora o Blueangel falou em roofmate e agora me lembrei de outro material, este sim, podia chamar com a consciencia mais tranquila de inquebrável, ou quase inquebrável... vejam nos tópicos que falam das piper cub que estão a construir no CAS, aquilo é um material que realmente "é difícil de partir" não é adequado para parkfliers ou indoors porque é muito pesado pra isto, mas em modelos médios e grandes é imbatível, barato, dizém que é fácil de trabalhar, e muito resistente.

O Domingos Flores domina aquilo e tem diversos modelos contruidos naquele material, alguns deste modelos tamanho monstro.

Em relação ao Roofmate, dá pra usar, dependendo do que for, é mais pesadinho, mas mais uma vez dependendo da aplicação, pode se justificar, pois é um pouquinho mais resistente sim.

Ps. Sou fã do Ruben, vejam outros projectos dele aí pelo forum, o homem é um caprichoso!!! anda desaparecido, mas é um talentoso.

ABraços,

JM

Download Post
ruben
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Pessoal,

Ó colega Moraes, eu percebi a sua intenção :lol: !
É exactamente como diz: O depron permite uma liberdade enorme para realizar os projectos que se quiser: desde o mais simples até ao mais complicado !
Veja as fotos do tal shock-flyer XXXXL que construí numa noite...
Realmente tenho andado desaparecido. Trabalhar, estudar e voar ! Construir só na altura dos exames. Para descontrair ! :wink:

Eu o roofmate uso-o para realizar partes que são maciças tipo o "queixo" do Spitfire. Sei que há muitas pessoas que o utilizam para servir de molde para canopy's ou capot do motor. Cobrem-no de fibra de vidro e depois desta secar, desfazem o molde.

O material das Piper's do CAS parece muito interessante. É muito resistente também. Parece-me mais indicado para construir aviões de motor de explosão. Para os eléctricos, acho-o pesado. Pelo que vi no tópico das Piper's do CAS, parece ser de fácil utilização o que permite uma construção rápida.

Abraços,
Ruben

Download Post
Moraes
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Hãaa :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Estou parvo... Não tinha sequer imaginado que era assim tão xxxxl quando falou no tamanho antes...

Isso deve ser um espetáculo com um motor forte, deve ser lindo fazer troll com isso, quero uma ... :? buaaaaa :cry:


QUe eletrónica pretende usar no bichão? Isso deve ser um gozo tão grande em outdoor que um gajo até larga dos nitrosos...


Não é por acaso que sou seu fã, estão a ver?

Abcs,

Moraes

Download Post
ruben
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
:lol: :lol: :lol:
Foi um devaneio que me deu !

Devo meter-lhe um brushless barato mas muito bom que anda aí à venda: O BM 2915-5 .Pesa cerca de 123g com hélice APC-E 12x8 montada. Usando uma Lipo 3s consigo cerca de 1.2Kg de impulso.

Partindo do princípio que o airframe pesa cerca de 320g e que gasto mais umas 400g em electrónica ainda fico com uma relação peso/potência muito muito muito apetecível para um avião deste tipo. 8)

NOTA: Este brushless com esta hélice, consegue voar a Piper (2kg) embora muito penduradinha... Alterando a hélice para uma 14x7, a Piper voa que é uma maravilha.

Para o colocar a voar, falta-me apenas a Lipo que deverei comprar no final deste mês. Qualquer coisa 3s entre 1800mHa e 2200mHa 20C...
Depois de o experimentar, eu dou notícias num novo tópico.

Abraço,
Ruben

Download Post
Sa
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Boa noite companheiros,
Acabei de ver este lindo pássaro.....se estava a pensar iniciar-me neste tipo de construção agora estou mais adepto.
Ruben, eu já estive ligado às Maçaricas só que devido a problemas de saúde e saídas em trabalho( fora do país) deixei de lá ir durante muito tempo ( 1 ano).Entretanto apareceu mais uma malta( colegas) a iniciaren-sa na modalidade mais para helis e como os instrutores são ao pé de casa deles Mira tenho ido para lá ultimamente.
Quanto ao roofmate, tenho-o utilizado para nervuras das asas, cortado na minha CNC (com fresa) , conforme vi numas revistas .É prático, leve barato, e de uma resistência a toda a prova.
Moraes, obrigado pelas dicas.
Abraço

Download Post
major alvega
Subject:  
Nada como o belo nitroso a sujar a cara, as mãos, o carro, a arrecadação.
Abaixo os pilhinhas :D :D :D :D
Agora a sério, realmente esta um trabalho habilidoso

Download Post
ruben
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
:lol: :lol: :lol:
Obrigado Major !

Os nitrosos continuam a ter o seu lugar no aeromodelismo !
Ainda não foram destronados pelos eléctricos, mas não falta muito... :wink:
Estou a brincar claro, mas é curioso ver a tendência nas revistas de aeromodelismo que cada vez dão mais destaque aos pilhinhas !

Também tenho a teoria de que a maior parte do pessoal que se dedica ao voo eléctrico, vive em apartamento ! Assim, sempre podemos construir e testar os motores dos nossos modelos na sala de jantar (quando a mulher não está...) algo que seria caso para divórcio no caso dum motor glow... :lol:

PS: Apesar de gostar muito do voo eléctrico, este fim-de-semana, se o S. Pedro ajudar, vou fazer o voo inaugural do meu novo nitroso. Um Dolphin da Phoenix Models com um OS 46AX...

Abraço,

Download Post
UltraOhm
Subject:  
Grande Ruben, e noticias da Piper ja tem um brushless em lugar do permax 680 reduzido?

Download Post
ruben
Subject:  
Ora viva meu caro UltraOhm !

Já tem um brushless sim senhor ! O BM2915-5 com 3s e hélice 14x7.
A hélice 14x7 parece um exagero mas o que é certo é que sairam duas versões deste motor com o mesmo nome mas Kv's diferentes. Um com cerca de 700Kv e outro com cerca de 900Kv.
O meu penso ser o de 700 Kv pq aguenta bem a 14x7. No fim do voo chega apenas morno.

Tenho q tirar umas fotos em voo um dia destes.
Não tenho dado horas de voo à Piper. Se tem duas horas em cima, é muito...

Agora estou a construir um Miles Magister com 1,40m.
A vida não me tem permitido dedicar grande tempo ao aeromodelismo mas estou a documentar a construção e abro um tópico em breve.

Abraço,
Ruben

Download Post
UltraOhm
Subject:  Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Quote: › vi Tenho q tirar umas fotos em voo um dia destes.
Não tenho dado horas de voo à Piper. Se tem duas horas em cima, é muito...


Ora um Video seria excelente, calculo que a helice nao toque por centimetros no chao quando aterra!!?

Quote: › vi Agora estou a construir um Miles Magister com 1,40m.
A vida não me tem permitido dedicar grande tempo ao aeromodelismo mas estou a documentar a construção e abro um tópico em breve.


Isso sao excelentes noticias o modelo faz lembrar o pt-19, aguardemos entao por esse documentario que julgo fique electrico..
Um Abraço

Download Post

Page 1 of 1


 Jump to:   
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Full Version
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]
[Page generation time: 0.7957s (PHP: 29% | SQL: 71%) | SQL queries: 154 | GZIP enabled | Debug off]