Olá pessoal,
Depois de construir o Spitfire em depron, decidi iniciar outro projecto de construção de um avião que fosse simples de construir, simples de voar e com muito charme. Com estas características, só tinha uma escolha: Uma Piper Cub J3 !
Para por em prática este projecto, dedidi mais uma vez usar uma técnica que mistura os materiais de construção tradicionais, com os modernos. Foi assim que a Piper se transformou num projecto de construção misto balsa / depron.
Procurei um plano que me pudesse definir as formas básicas da Piper e defini os ajustamentos necessários para poupar peso e usar depron de 6mm e balsa.
A construção foi iniciada em Março de 2006 e encontra-se já concluída.
Uma vez que detalhei com muitas fotos o processo de construção e seria bastante penoso estar a criar aqui no forum todas as fase do projecto, compilei tudo num único documento pdf que pode ser obtido no seguinte link:
Piper Cub J3 Build (2Mb).pdf
Espero que com este artigo, motive outros aeromodelistas a iniciar projectos semelhantes. Há um lugar para os ARTF's que provavelmente sairão mais baratos e com um voo melhor que um modelo construído por nós de raiz, mas não há nada que se compare a vermos o NOSSO avião a voar !
Estou disponível para responder a qualquer questão que queiram colocar sobre a construção.
Um abraço,
Ruben
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Subject: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Last edited by ruben on Sun 24-06-2007, 23:16; edited 4 times in total
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
"Espero que com este artigo, motive outros aeromodelistas a iniciar projectos semelhantes. Há um lugar para os ARTF's que provavelmente sairão mais baratos e com um voo melhor que um modelo construído por nós de raiz, mas não há nada que se compare a vermos o NOSSO avião a voar !"
Tambem gosto de misturar materiais tradicionais com materiais modernos, vê o tiger moth que eu postei nos indoor. Concordo completamente, não há nada como construir de plano e fazer todas as peças, só mesmo, talvez, desenhar de raiz, mas aí há sempre o risco de a coisa não sair como se pretendia :) vê o meu site www.aerofred.com tens lá os modelos que eu construo e vendo. cumps, fred
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Fred,
Eu já conhecia os teus modelos. São bastante interessantes para indoor. Meus parabéns ! Eu gosto mais de modelos à escala. E grandes !!! :lol: Ruben
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Ruben,
:shock: Parabéns pelo magnífico trabalho. Está muito bonita. Obs:Pena o *pdf não ter as imagens com mais resolução, como acontece no RCGroups. É que isto não deixa ver o pormenor... como isto
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Kraliv,
Obrigada pelo elogio. Acho q valeu a pena o trabalho. Quanto à resolução no pdf nada a fazer :( Eu para criar o documento, fiz copy das páginas dos posts que já tinha colocado nos Rcgroups e estar a criar um documento com as imagens originais, seria muito muito muito trabalhoso. Assim só foi trabalhoso... :lol: No entanto, incluí o link para os rcgroups onde as fotos podem ser vistas com mais detalhe. Abraço
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Pessoal,
A Piper Cub voou finalmente este fim-de-semana. :lol: A diferença que uma Lipo e uma hélice diferente faz ! Voou com um motor à moda antiga: Permax 680G de escovas. Para já o brushless vai parar a um projecto antigo... Toca a tirar o pó ao Spitfire... Aqui fica o video de muito má qualidade : PiperCub Video Ruben
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Excelente!
Muito gira mesmo :) Parabens !! cumps, Fred
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Boa noite caros colegas aeromodelistas,
Li que o colega ruben tem construido aviões em Depron? Poderá informar-me onde poderei comprar este produto cá em Portugal? Depois de construir alguns modelos ( construção tradicional, balsa) estou à procura deste material para a construção de um eléctrico "Inquebrável"??? e tenho tido dificuldade em encontrar um fornecedor. Abraço Sá
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Sá,
Deprom encontra em qualquer casa de aeromodelismo, hoje é super comum, mas de inquebrável não tem nada, aliás o costume é cada vôo cada quebra... pelo menos em indoor, o deprom é mais o conceito do avião descartável, fazemos, não preocupamos de o partir, colamos e colamos, quando já está muito pesado, com mais cola que deprom, vai para o caixotinho e outra folha nova de deprom (que custa coisa de 5€) resolve o problema... Por isso, inquebrável?!?, deves estar a confundir, existe um material que por vezes chamam de inquebrável (e nao é, é mais resistente sim, mas inquebrável... é só me darem um pras mãos que mostro como se faz pra quebrar), esse material é o EPP, e não houve ainda ninguém que encontrasse o danado do EPP para vender. ABraços
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Obrigado Moraes,
De facto o "inquebrável" só se fôr para o ter na parteleira e mesmo assim ...... Quanto ao depron não tinha conhecimento que haveria nessas lojas.Quanto ao EPP deverá de facto ser melhor mas dificil ??? de arranjar cá para as nossas bandas. De qualquer maneira gracias pela tua dica. Gostei imenso de ver a construção do Ruben... um bom exemplo de um puro aeromodelista, Abraço Sá
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Sá,
O depron é um material de construção como qualquer outro. Tem várias vantagens sobre a balsa tais como o facto de ser mais leve e mais fácil de trabalhar. Tem como principal desvantagem o facto de ser menos resistente do que a balsa. Pela experiência que tenho e se quiseres construir um avião de forma semelhante às construções que já fizeste em balsa, aconselho a utilização mista de balsa e depron (e também carbono), tal como já constataste no documento que explica a construção da Piper. Já agora, obrigado pelas tuas palavras... :oops: Ao nível dos acabamentos, o depron também pode ser coberto por algo do tipo "Oracover" ou pintado. Tudo depois de devidamente lixado e preenchido (tal como na balsa). Nota: Eu até agora só usei depron de 6mm. Quanto ao que o colega Moraes diz, é verdade que o EPP é muito mais resistente que o depron mas eu ainda não consegui arranjá-lo cá. E provavelmente terás que fazer uma máquina de corte de fio quente para conseguires formas aceitáveis. É verdade que muita gente usa o depron para fazer rapidamente aviões descartáveis mas como viste, a minha Piper é tudo menos descartável. É um avião de 1.80m de envergadura e 2kg de peso. No entanto, a liberdade que dá o depron, permite fazer algumas "loucuras". Há uns dias atrás, sem ter nada para fazer à noite, desenhei um "shock-flyer" de 1.20m de envergadura e construi-o na mesma noite... Falta motorizar e electrónica. Mas promete com um airframe de apenas 320 gramas !!! :wink: Quanto à compra do depron, eu mandei vir uma caixa da Alemanha. Dadas as novas regras do forum, se estiveres interessado em saber onde, envia-me uma PM. Abraço, Ruben PS: Reparei que és de Aveiro. Eu costumo voar na Pista das Maçaricas em Salgueiro - Vagos.
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Boas,
Uma vez que tb estamos a falar de materias como a balsa e o depron o que me dizem em relação ao tão utilizado nos isolamentos que tem como nomes wallmate, floormate ou roofmate (Styrofoam) normalmente conhecida tb como esferovite azul... não é indicada para o efeito? é pesada? obs. já vi uma vez uma asa voadora feita deste material e não voava mal... Cumps
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Oi Pessoal,
Ruben, eu nem em sonho estava a sugerir que o seu avião é descartável :oops: :oops: , longe disso, estava mesmo a tentar dar a entender ao Sá que o deprom é tudo de bom, muito versátil e excelente para construir (eu tornei-me fã ardoroso de shockflyer que faço com as mãos e vôo mais em outdoor do que em indoor, paredes malditas) mas que de inquebrável não tem nada, aliás parte-se que é obra... Olha que agora o Blueangel falou em roofmate e agora me lembrei de outro material, este sim, podia chamar com a consciencia mais tranquila de inquebrável, ou quase inquebrável... vejam nos tópicos que falam das piper cub que estão a construir no CAS, aquilo é um material que realmente "é difícil de partir" não é adequado para parkfliers ou indoors porque é muito pesado pra isto, mas em modelos médios e grandes é imbatível, barato, dizém que é fácil de trabalhar, e muito resistente. O Domingos Flores domina aquilo e tem diversos modelos contruidos naquele material, alguns deste modelos tamanho monstro. Em relação ao Roofmate, dá pra usar, dependendo do que for, é mais pesadinho, mas mais uma vez dependendo da aplicação, pode se justificar, pois é um pouquinho mais resistente sim. Ps. Sou fã do Ruben, vejam outros projectos dele aí pelo forum, o homem é um caprichoso!!! anda desaparecido, mas é um talentoso. ABraços, JM
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Olá Pessoal,
Ó colega Moraes, eu percebi a sua intenção :lol: ! É exactamente como diz: O depron permite uma liberdade enorme para realizar os projectos que se quiser: desde o mais simples até ao mais complicado ! Veja as fotos do tal shock-flyer XXXXL que construí numa noite... Realmente tenho andado desaparecido. Trabalhar, estudar e voar ! Construir só na altura dos exames. Para descontrair ! :wink: Eu o roofmate uso-o para realizar partes que são maciças tipo o "queixo" do Spitfire. Sei que há muitas pessoas que o utilizam para servir de molde para canopy's ou capot do motor. Cobrem-no de fibra de vidro e depois desta secar, desfazem o molde. O material das Piper's do CAS parece muito interessante. É muito resistente também. Parece-me mais indicado para construir aviões de motor de explosão. Para os eléctricos, acho-o pesado. Pelo que vi no tópico das Piper's do CAS, parece ser de fácil utilização o que permite uma construção rápida. Abraços, Ruben
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Hãaa :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Estou parvo... Não tinha sequer imaginado que era assim tão xxxxl quando falou no tamanho antes... Isso deve ser um espetáculo com um motor forte, deve ser lindo fazer troll com isso, quero uma ... :? buaaaaa :cry: QUe eletrónica pretende usar no bichão? Isso deve ser um gozo tão grande em outdoor que um gajo até larga dos nitrosos... Não é por acaso que sou seu fã, estão a ver? Abcs, Moraes
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
:lol: :lol: :lol:
Foi um devaneio que me deu ! Devo meter-lhe um brushless barato mas muito bom que anda aí à venda: O BM 2915-5 .Pesa cerca de 123g com hélice APC-E 12x8 montada. Usando uma Lipo 3s consigo cerca de 1.2Kg de impulso. Partindo do princípio que o airframe pesa cerca de 320g e que gasto mais umas 400g em electrónica ainda fico com uma relação peso/potência muito muito muito apetecível para um avião deste tipo. 8) NOTA: Este brushless com esta hélice, consegue voar a Piper (2kg) embora muito penduradinha... Alterando a hélice para uma 14x7, a Piper voa que é uma maravilha. Para o colocar a voar, falta-me apenas a Lipo que deverei comprar no final deste mês. Qualquer coisa 3s entre 1800mHa e 2200mHa 20C... Depois de o experimentar, eu dou notícias num novo tópico. Abraço, Ruben
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Boa noite companheiros,
Acabei de ver este lindo pássaro.....se estava a pensar iniciar-me neste tipo de construção agora estou mais adepto. Ruben, eu já estive ligado às Maçaricas só que devido a problemas de saúde e saídas em trabalho( fora do país) deixei de lá ir durante muito tempo ( 1 ano).Entretanto apareceu mais uma malta( colegas) a iniciaren-sa na modalidade mais para helis e como os instrutores são ao pé de casa deles Mira tenho ido para lá ultimamente. Quanto ao roofmate, tenho-o utilizado para nervuras das asas, cortado na minha CNC (com fresa) , conforme vi numas revistas .É prático, leve barato, e de uma resistência a toda a prova. Moraes, obrigado pelas dicas. Abraço Sá
Subject:
Nada como o belo nitroso a sujar a cara, as mãos, o carro, a arrecadação.
Abaixo os pilhinhas :D :D :D :D Agora a sério, realmente esta um trabalho habilidoso
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
:lol: :lol: :lol:
Obrigado Major ! Os nitrosos continuam a ter o seu lugar no aeromodelismo ! Ainda não foram destronados pelos eléctricos, mas não falta muito... :wink: Estou a brincar claro, mas é curioso ver a tendência nas revistas de aeromodelismo que cada vez dão mais destaque aos pilhinhas ! Também tenho a teoria de que a maior parte do pessoal que se dedica ao voo eléctrico, vive em apartamento ! Assim, sempre podemos construir e testar os motores dos nossos modelos na sala de jantar (quando a mulher não está...) algo que seria caso para divórcio no caso dum motor glow... :lol: PS: Apesar de gostar muito do voo eléctrico, este fim-de-semana, se o S. Pedro ajudar, vou fazer o voo inaugural do meu novo nitroso. Um Dolphin da Phoenix Models com um OS 46AX... Abraço,
Subject:
Grande Ruben, e noticias da Piper ja tem um brushless em lugar do permax 680 reduzido?
Subject:
Ora viva meu caro UltraOhm !
Já tem um brushless sim senhor ! O BM2915-5 com 3s e hélice 14x7. A hélice 14x7 parece um exagero mas o que é certo é que sairam duas versões deste motor com o mesmo nome mas Kv's diferentes. Um com cerca de 700Kv e outro com cerca de 900Kv. O meu penso ser o de 700 Kv pq aguenta bem a 14x7. No fim do voo chega apenas morno. Tenho q tirar umas fotos em voo um dia destes. Não tenho dado horas de voo à Piper. Se tem duas horas em cima, é muito... Agora estou a construir um Miles Magister com 1,40m. A vida não me tem permitido dedicar grande tempo ao aeromodelismo mas estou a documentar a construção e abro um tópico em breve. Abraço, Ruben
Subject: Re: Construindo uma Piper Cub J3 de 1.80m em depron e balsa
Ora um Video seria excelente, calculo que a helice nao toque por centimetros no chao quando aterra!!?
Isso sao excelentes noticias o modelo faz lembrar o pt-19, aguardemos entao por esse documentario que julgo fique electrico.. Um Abraço Page 1 of 1
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