Navegação
Forum
Noticias e Eventos
Provas

Calendario
Regras

FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 33 users online ::
0 Registered,
33 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23




Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next

khalu
Subject:  
LUISX wrote (View Post): ›
Classifiquei este tópico como sticky peço que não se dispersem do contexto do mesmo



Parabéns ao Miguel Ângelo pela excelente contribuição para o Forum


bem visto luisx ;)

Download Post
manu
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Então? O topico parou? Vá la animar isto ó skyfalcon e rgon.
Ninguem tem nada a dizer ou a perguntar?

Download Post
rgon
Subject:  
Manu, ainda não percebi o teu objectivo. Sentes-te muito em casa para um "novo utilizador" do forum..

Se queres animação podes abrir um novo tópico na secção da conversa da treta, em caminho também não te ficaria mal fazer a tua apresentação na respectiva secção.

Download Post
khalu
Subject:  
;)

rgon wrote (View Post): ›
Manu, ainda não percebi o teu objectivo. Sentes-te muito em casa para um "novo utilizador" do forum..

Se queres animação podes abrir um novo tópico na secção da conversa da treta, em caminho também não te ficaria mal fazer a tua apresentação na respectiva secção.

Download Post
manu
Subject:  
khalu wrote (View Post): › ;)

rgon wrote (View Post): ›
Manu, ainda não percebi o teu objectivo. Sentes-te muito em casa para um "novo utilizador" do forum..

Se queres animação podes abrir um novo tópico na secção da conversa da treta, em caminho também não te ficaria mal fazer a tua apresentação na respectiva secção.


Com as apresentações feitas, desculpem lá o meu feitio. Mas cada um é como cada qual. E ó rgon, gosto de ler mas não era gajo de me meter a escrever no fórum. Só me inscrevi pq foi num dia tramado e fiquei lixado com o sky de escrever sobre a segurança disto tudo e depois andar junto à ribeira por cima das pessoas.
Mas se incomodo tb fico por aqui.

Download Post
SkyFalcon
Subject:  
LUISX wrote (View Post): › Classifiquei este tópico como sticky peço que não se dispersem do contexto do mesmo


Parabéns ao Miguel Ângelo pela excelente contribuição para o Forum


Obrigado LUISX por reconhecer a importância do tópico

Download Post
SkyFalcon
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
manu wrote (View Post): › Ó skyfalcon, eu ainda sou maçarico mas vais me dizer que o material da dji não é certificado? Então pq é o que mais se vê?
E depois conta lá que ninguem nos ouve. Tens mesmo os 25mw no TX? E não vais a mais de 200 metros? Como é que sabes que estàs essa distancia? Andas com uma fita? :-)


Como o rgon já escreveu, a limitação pode ser realizada de várias maneiras. No nosso caso, embora possa ser limitada pela controladora ou por “waypoints”, esse limite é indicado através do monitor (osd) que a estação base tem.
Por uma questão se segurança é melhor ter a indicação da distância a que voamos, mas que não seja limitativa caso algum imprevisto aconteça. (exemplo: uma das SLZ identificadas estar mais próximo de um ponto depois dos 200 metros do piloto)

Já em relação à potencia a resposta é sim. Utilizamos a potencia que indicamos no equipamento. Não temos problema algum se for feito algum teste a medir os valores.

O que quis dizer em relação ao material da DJI, e atenção que estou a “falar” não como utilizador mas pelo que tenho visto em vários sites e em conversas com colegas, o equipamento não apresenta indicações necessárias para a correcta homologação. Por exemplo pode não indicar as variações que a precisão do equipamento têm a alturas diferentes, a temperaturas diferentes, pode por exemplo não indicar o desfazamento máximo do gps, entre outros.
Não quer isto dizer que não tenham qualidade. Apenas que não apresentam as indicações necessárias.

Mas são tambem conhecidos muitos casos de “fly away” e outros problemas de repentina perda de controlo que equipamentos com peças da DJI têm tido. Inclusivamente aqui no forum foi aberto um tópico para esse problema.
Curiosamente, embora tenha conhecimento de pelo menos 3 casos e um deles de uma empresa que trabalha na área, não tem tido respostas esse tópico.

Mas não estou a dizer com isto que o equipamento com peças da DJI seja mau. Poderá é por vezes uma determinada combinação de “peças”, soldaduras deficientes ou outros problemas que não são detetados por um normal utilizador, que poderá fazer algum tipo de incompatibilidade. Um pouco daquilo que acontece com assemblagens de computadores.

De qualquer modo já existem muitos fabricantes destes materiais com elevada qualidade, mas a maior parte desses fabricantes são selectivos e não vendem ao conumidor final. E como o rgon referiu, a DJI tem das melhores relações preço/qualidade e é barata.

Download Post
SkyFalcon
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
manu wrote (View Post): › E tb não estou para ser o único a seguir as regras que o skyfalcon fala se nem sequer há legislação cá em portugal.


Sr. Manu, como tudo na vida, se não for você a criar determinadas regras, alguém fará essas regras para si.
Caso tenha filhos saberá do que estou a dizer. Como pai dá aos seus filhos uma margem para eles “operarem em segurança” caso eles sistematicamente começarem a ir além dos limites que você acha razoaveis, naturalmente que alem de lhe aplicar um castigo, vai impor-lhe regras mais apertadas para que eles não saiam da linha nas próximas vezes.

Especificamente para o caso que estamos a discutir, os multirotores, acontecerá a mesma coisa. Se não houver uma auto regulamentação por parte dos utilizadores, pode querer que alguém irá regular por todos nós... e depois podemos não gostar do resultado.

Mesmo depois da regulação que inevitavelmente virá, as atitudes que os utilizadores possam ter vão depois também fazer com que as autoridades sejam mais ou menos tolerantes em relação a determinados comportamentos.

Foi exactamente por isso que iniciei este tópico, para tentar criar nos utilizadores “profissionais” atitudes responsáveis de auto regulação e de segurança para que não se corra o risco de eliminar este tipo de negócio ou até do hobby em si.

Não entenda o que coloco aqui como algo que lhe estou a obrigar fazer, mas apenas algo que o faça pensar e na sua consciência agir do melhor modo.

Além do mais, para os utilizadores mais experientes estes conselhos não são novidade.

Estes concelhos são para a cada vez maior comunidade de aficionados que entram neste mundo devido à redução de valor e facilidade de utilização dos equipamentos, e que por vezes não têm conhecimentos que podem demorar anos a apurar.

Download Post
manu
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Ó Sky estou ainda só a dar os primeiros passos. De qualquer modo obrigado pelas respostas e informação e continua. Mas já agora para nós meros mortais... o que é SLZ?

Download Post
rgon
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
manu wrote (View Post): › Ó Sky estou ainda só a dar os primeiros passos. De qualquer modo obrigado pelas respostas e informação e continua. Mas já agora para nós meros mortais... o que é SLZ?


Também não conhecia o termo mas o google diz que é "Safe Landing Zone".

Download Post
SkyFalcon
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
manu wrote (View Post): › Mas já agora para nós meros mortais... o que é SLZ?


Como o rgon referiu, SLZ (Safety Landing Zone) Zona segura de Aterragem ou ainda as ELZ (Emergency Landing Zone) Zona de Aterragem de Emergência.

Antes de iniciar qualquer trabalho, deve fazer uma primeira análise ao espaço onde vai operar. Deverá ver os perigos que o voo pode ter, estruturas, fios, comportamento de ventos, se têm animais, aves, crianças, pessoas.

Deve ainda identificar postos de transmissão de telemóveis ou outras antenas assim como locais onde tenha transformadores de energia.
Deve ter em atenção outros perigos que possam de qualquer maneira interferir com o bom sucesso da missão.

Durante essa inspeção deverá identificar zonas de aterragem seguras (Safety Landing Zone)

Essas zonas deverão ter espaço suficiente para a aeronave aterrar em segurança. Podem ser utilizadas para mudar baterias, servir de áreas de descanço ou para uma aterragem de emergência, e devem estar relativamente acessíveis.

Normalmente para uma missão, uma é pouco, duas é bom e três ainda não é demais...
Caso o equipamento o permita, deve programar esses pontos de segurança para retorno do equipamento.

Ter em atenção que em caso de locais onde circulem pessoas os pontos selecionados podem ficar comprometidos. Assim sendo, multiplique os pontos de SLZ.

Deverá ainda identificar Zonas de aterragem de emergência (ELZ) estas zonas, ao contrário das SLZ, não tem que estar acessíveis para si. São apenas pontos estratégicas para se algo correr mal, ter um ponto de eventual queda.
Pode ser um terraço, uma piscina (sim é mesmo para destruir o equipamento) um telhado... estes pontos são ainda mais importantes quando a missão implica voar perto de pessoas.

Estar preparado para se algo correr mal com o voo, a solução mais eficaz pode ser destruir o equipamento contra uma qualquer estrutura. Não tente controlar o equipamento se ver que não tem pelo menos um grande grau de certeza de conseguir aterrar em segurança.

Em qualquer missão deve ter sempre como prioridade;
Pessoas no solo
Animais
Bens
Por último, no final mesmo de tudo, a sua aeronave. É a única coisa que pode ser destruída sem problemas...

Download Post
SkyFalcon
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Gostaria de abordar um tema que embora tenha sido abordado noutro tópico, a sua relevância para este tópico específico e por uma questão de juntar as coisas vou aborda-lo aqui.

Foi levantada a questão de se ser profissional ou não imagens tiradas com recurso aos multirotores.
O interesse para este tópico refere-se a questões legais e não de mais ou menos habilidade que se possa ter a pilotar o equipamento e a tirar as respectivas imagens.

“O adjectivo profissional também se aplica-se a qualquer actividade que seja levada a cabo como profissão (no sentido em que implica uma retribuição económica, isto é, uma remuneração), e não por amadorismo ou lazer. Esta diferença verifica-se nitidamente no caso dos desportos. Um homem que joga futebol todas as semanas não é considerado um futebolista nem um jogador profissional, uma vez que só o faz de forma recreativa. No entanto, aquele que joga todas as semanas em troca de dinheiro é um profissional deste desporto.”
In http://conceito.de/profissional

Desta forma este mesmo conceito, aplica-se à fotografia ou videografia. E assim pode estar com um multirrotor de 70.000 euros, com uma camera RED Epic e estar a tirar imagens por lazer... e é um amador
Se estiver com um clone tbs com uma key camera e cobrar 1 euro por uma imagem... pode ser considerado profissional.

Neste caso o membro Manu tem razão quando diz:" E como tu bem sabes a partir do momento que recebes dinheiro pelas fotos passas a profissional. Agora tu fazes trabalhos fotográficos com o drone, publicitaste na tua página que fazes isso comos valores e tudo, e até deixaste aqui a tua pagina publicitada. A meu ver isso faz de ti profissional. Podes pensar que até foi um filme que nao correu bem, mas foi feito por um profissional venha lá quem vier. "

Já o membro MisticRaider quando diz: "Só podermos considerar alguém profissional quando o mesmo tem uma actividade individual ou colectiva e passa a pagar os respectivos impostos e contribuiu para o PIB desta miséria de país, ou então trabalha por conta de outrem, tirando desse trabalho um vencimento e é devidamente certificado...

Quem se encontra a margem de tudo que disse... Poderemos considerar que faz uns "biscates".... "

Já não concordo, visto que alguém que faça um trabalho remunerado e não declare ao fisco (biscates) o que está a fazer é fugir ao fisco, e não que essa pessoa não sabe o que faz e que não recebe dinheiro por isso. E isto é um tema completamente diferente.

Os chamados "biscates" entram no que se chama economia paralela.

Um exemplo prático; Tem um amigo que é mecânico, trabalha numa empresa de marca, recebe como mecânico, mas aos fins de semana e à noite, na garagem dele muda o óleo aos carros dos amigos em troca de uma retribuição monetária e não passa factura.
Caso por exemplo seja identificado pelas finanças, tem que pagar uma multa, não porque fez um determinado trabalho, mas porque recebeu dinheiro e não o declarou.
Da mesma forma, a nível legal, é diferente se o carro se avariar devido ao óleo não ser o correto e a pessoa que o mudou ter recebido por esse facto, de uma pessoa que apenas mudou o óleo como um favor ao amigo.

A importância deste alertar para este tema dos profissionais ou amadores, não tem a ver se foge ao fisco ou não. Tem a ver com o direito à imagem e com as consequencia que pode ter.

Como já referi, é completamente diferente um amador ou um profissional tirar uma fotografia.
Portugal têm das leis mais passivas em relação a imagens captadas por amadores e das mais restritivas nas captadas por profissionais.

E se nos fotografos "normais" as coisas estão mais ou menos estabilizadas, a nível de captura de imagens por drones pode provocar um reacender de direitos que as pessoas têm. E para quem não sabe, é fácil ultrapassar certos limites.

Download Post
manu
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Ó Sky, descobri que aqui no Porto há uma empresa a Sky Eye que tambem é toda xpto. Tambem tem alguma coisa a ver contigo?E porque é que numa imagem imagem que la está (atenção que tá fixe, não estou a criticar) a Rotunda do Marquês lá para a terra dos Mouros me parece que aquilo está a muito mais dos 200 metros de altura que tu dizes que é o limite? Não me digas que é faz o que eu digo e não faças o que faço heheheheheh.
Desculpa lá a pergunta, mas ainda  não entendo bem porque é que voces com esses equipamentos de topo só vão a 200 metros e pelo que tenho visto até o Phanton vai a mais que isso.

Download Post
SkyFalcon
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
manu wrote (View Post): › Ó Sky, descobri que aqui no Porto há uma empresa a Sky Eye que tambem é toda xpto. Tambem tem alguma coisa a ver contigo?


Não tem nada a ver comigo. São empresas distintas.

manu wrote (View Post): › E porque é que numa imagem imagem que la está (atenção que tá fixe, não estou a criticar) a Rotunda do Marquês lá para a terra dos Mouros me parece que aquilo está a muito mais dos 200 metros de altura que tu dizes que é o limite? Não me digas que é faz o que eu digo e não faças o que faço heheheheheh.


Em relação à imagem, nos post anteriores já disse o que penso, e não me compete estar aqui a policiar o que os outros colegas fazem. Apenas utilizei este meio para ajudar pessoas que não estão dentro do que se passa a nível nacional e internacional e que podem ver neste novo negócio algo tão simples como um comando de uma playstation.
Cada um deverá ter em sua análise os propósitos do seu negócio e as suas vantagens ou consequências.
Mas no caso específico posso ainda acrescentar algo que não tinha referido em posts anteriores e que se verifica nessa imagem. Está-se a menos de 5km de um aeroporto internacional e acho que se está dentro dos limites do que se custuma designar de cone de aproximação.

manu wrote (View Post): › Desculpa lá a pergunta, mas ainda não entendo bem porque é que voces com esses equipamentos de topo só vão a 200 metros e pelo que tenho visto até o Phanton vai a mais que isso.


Penso que também já respondi também em post anteriores. Mas volto a dar-lhe uma comparação. Se você tiver um ferrari e andar no Autodromo do Estoril a 300km/h, ninguém lhe diz nada. Se sair do autodromo e for pela A1 a 150km/h, leva uma multa como toda a gente.
Quando se anda num local público, você tem que andar dentro do que foi estabelecido como regras. Por cá ainda não há regras definidas para este tipo de equipamento. Mas como também já disse, não é isso que vai evitar problemas.

Download Post
SkyFalcon
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Mais uma vez e por uma questão de manter no mesmo tópico questões relacionadas com Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s coloco aqui um tema abordado num outro tópico pelo membro helderafonso

helderafonso wrote (View Post): ›
Nando wrote (View Post): › Nos detalhes do material eles falam de um alcance do radio de 300mts. :)


Nando eu utilizo vários multirotores nos meus filmes, o Phantom incluido, já tive um Failsafe com o Phantom a 150m de distância na cidade e no campo em terreno aberto já voei a mais de 1km sem qualquer problema, acho que depende da sobrecarga do espectro de 2.4Ghz na Cidade com as redes wireless é muito mais complicado!!
Abraço


Isto não é novidade para os mais experientes, mas como o helderafonso referiu a carga do espectro de 2.4ghz afecta a capacidade do transmissor/receptor.
Ao realizar trabalhos junto a antenas ou a aglomerações de pessoas, que normalmente tem nos seus bolsos telemóveis, a capacidade de voar às distâncias que pensa ser possíveis ficam comprometidas.
Dependendo dos transmissores esses valores podem ser até só de algumas dezenas de metros. Daí os cuidados redobrados ao voar junto a pessoas, e tenha sempre em atenção às características do seu equipamento.

Download Post
rpinto
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
manu wrote (View Post): › Ó Sky, descobri que aqui no Porto há uma empresa a Sky Eye que tambem é toda xpto. Tambem tem alguma coisa a ver contigo?E porque é que numa imagem imagem que la está (atenção que tá fixe, não estou a criticar) a Rotunda do Marquês lá para a terra dos Mouros me parece que aquilo está a muito mais dos 200 metros de altura que tu dizes que é o limite? Não me digas que é faz o que eu digo e não faças o que faço heheheheheh.
Desculpa lá a pergunta, mas ainda  não entendo bem porque é que voces com esses equipamentos de topo só vão a 200 metros e pelo que tenho visto até o Phanton vai a mais que isso.



Que raio de linguagem é esta?!

Download Post
khalu
Subject:  
rpinto wrote (View Post): ›
manu wrote (View Post): › Ó Sky, descobri que aqui no Porto há uma empresa a Sky Eye que tambem é toda xpto. Tambem tem alguma coisa a ver contigo?E porque é que numa imagem imagem que la está (atenção que tá fixe, não estou a criticar) a Rotunda do Marquês lá para a terra dos Mouros me parece que aquilo está a muito mais dos 200 metros de altura que tu dizes que é o limite? Não me digas que é faz o que eu digo e não faças o que faço heheheheheh.
Desculpa lá a pergunta, mas ainda  não entendo bem porque é que voces com esses equipamentos de topo só vão a 200 metros e pelo que tenho visto até o Phanton vai a mais que isso.



Que raio de linguagem é esta?!


oooopssss!!! :roll:

Download Post
BIRDMEN
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Inteiramente de acordo com o RPINTO

O user MANU, deverá moderar a linguagem bem como o uso de expressões que em nada o dignificam enquanto nosso companheiro nestas lides

Download Post
LUISX
Subject:  
Não acho que a intenção do user MANU fosse de provocar alguém ou pelo menos com essa intenção afinal Mouros e Galegos sempre ouve aqui no forum :)

Vá lá pessoal apelo mais uma vez que não se dispersem do contexto do tópico este assunto é de extrema importância para todos nós e ao meu ver esta a ser bem debatido :wink:

Download Post
SkyFalcon
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Atenção a equipamentos com A2 da DJI

Como é equipamento que começa a circular muito em Portugal, parece-me pertinente partilhar a seguinte informação.

Foi recentemente iniciada uma investigação pela CAA (autoridade inglesa) para falhas graves em um equipamento controlado pela A2 da DJI
Em principio isto significa que este equipamento será retirado da lista Inglesa de permissões para trabalhos aereos, ou seja... não é seguro.

Embora em Portugal não haja essas limitações, serve de aviso para as potenciais falhas deste equipamento para voo profissional.

Download Post
jotaluz
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
SkyFalcon tem por ai o tal listado?

Download Post
SkyFalcon
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
jotaluz wrote (View Post): ›
SkyFalcon tem por ai o tal listado?


Não, mas é um anexo ao CAP 722 (editado e corrigido tinha o CAP 658 que é para não comercial) da CAA inglesa.

Penso que a questão ainda está no início e poderá resultar numa investigação oficial ou ir para outras situações. A questão foi comentada a semana passada num workshop na "Aeronautical Society"

Atenção, não estou a dizer para não comprarem este material. Para hobby é certamente uma boa solução.
Mas acho apenas no interesse de todos os que se interessam pela parte comercial, a referência a equipamento que não apresenta um registo de segurança para trabalhos comerciais.
A DJI tem coisas boas, mas a meu ver, os A2 ainda não provaram essa segurança, basta ir dar uma vista de olhos na net...

Download Post
SkyFalcon
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Chegou ao meu conhecimento que um colega, a semana passada num evento no norte do país andava a voar com um equipamento num local onde andava também um helicóptero.

A pessoa dizia-me que o drone andava muito alto e o helicóptero baixo, e que aparecia rapidamente, fazendo com que o drone tivesse que descer apressadamente. A pessoa em questão disse inclusive que quase o helicóptero levava o UAV.

Descontando o possível exagero da pessoa, princípio é o mesmo...

!!! QUALQUER AVIÃO OU HELICÓPTERO TEM PRIORIDADE NO ESPAÇO AÉREO SOBRE OS UAV !!!!

Devemos ter em atenção que quando houver trafego aéreo no local, redobrar os procedimentos de segurança e de emergência.

Não sei se a pessoa em questão estava a fazer um trabalho remunerado ou se era apenas um hobbysta... mas os princípios aplicam-se a todos. Não vale a pena colocar outras aeronaves em perigo.

Os pilotos das aeronaves se veem algo no ar que não devia lá estar... por exemplo pássaros tomam medidas de emergência e evasão. Estes procedimentos podem colocar em perigo a própria aeronave ou pessoas. Da mesma forma, o mesmo principio se aplica aos drones no ar.

Já voei com helicópteros por perto, e também já tive vezes em que não foi possível fazer o trabalho por não conseguir prever rotas do helicóptero.

Em casos de trabalhos remunerados em que haja mais elementos no espaço aéreo, façam um briefing com os restantes intervenientes e estabeleçam limites.

Ao deparar situações em que tem mais elementos no espaço aéreo próximo, passe um tempo a analisar os padrões de voo das outras aeronaves, e veja então se poderá ser seguro fazer o seu voo.

Ter ainda atenção, que mesmo que esteja a voar muito por baixo do helicóptero, as pás dos rotores produzem um efeito chamado de "downwash". Não querendo estar a ser muito técnico, o que interessa reter é que pode ficar de um momento para o outro sem sustentação no drone... e ele cair.

Embora seja uma noticia não confirmada, junto um link do que alegadamente aconteceu na Austrália há umas semanas e que se pode assemelhar ao que poderia acontecer.

http://www.breitbart.com/Big-Government/2014/03/26/Drone-and-Rescue-Chopper-Almost-Collide-As-Drone-Crashes-Mount

Voem em segurança, e respeitem os outros intervenientes.

Download Post
SkyFalcon
Subject:  Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Atleta de Triatlo sofre ferimentos na cabeça devido à queda de um drone.

http://everythinggeraldton.com.au/2014/04/06/unfortunate-event-triathlete-sustains-head-injuries-drone/

Download Post
giantpt
Subject:  
Olá a todos...

Eu também sou utilizador de drones para fins profissionais e custa-me ver as formas completamente inconscientes que alguns utilizadores têm de operar estas aeronaves... inclusivamente dentro de discotecas cheias de gente, em plena pista de dança a menos de 1 metro de altura... na minha opinião, isto ja não é inconsciencia, já é crime.

Download Post
Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next

Page 3 of 4


 Jump to:   
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Full Version
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]
[Page generation time: 0.5151s (PHP: 49% | SQL: 51%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]