Navegação
Forum
Noticias e Eventos
Provas

Calendario
Regras

FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 29 users online ::
0 Registered,
29 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23




Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Next

sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Já instalei o Bluetooth Serial Adapter ligada à controladora Crius e funcionou impecavelmente ligado ao PC. Consegui inclusive ver em vôo o estado dos sensores e fiquei supreendido pois acho que tenho muito pouca vibração parasita.

Podem ver nas fotos os gráficos da vibração sem nenhuma ampliação ou redução da escala do gráfico. O que acham? Deixo aqui também um pequeno voo nocturno: http://www.youtube.com/watch?v=_v9_a7awlfQ

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Como é mais facil ver a vibração em video, deixo aqui um link para o YouTube onde se pode ver a vibração num curto voo. Foi curto porque a bateria acabou como se pode ver pela necessidade de aumentar mais a aceleracao dos motores.


Ver no Youtube

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Depois do fim-de-semana de vôos não tornei a voar fora de casa. Tive um problema com a fonte de alimentação usada no carregador das LiPos e já tenho um novo para estar sempre preparado para voar. :)

Não tenho feito grandes alterações, a última coisa que fiz foi instalar o MultiWii_dev_20120522 compilado com o novo IDE Arduino 1.0.1. Fiz um vôo experimental por casa sem problemas.

Felizmente o fim-de-semana está a chegar para ir curtir mais um bocado. Ando é à procura de bons spots aqui pela zona de Lisboa para realizar os vôos.

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
[ tirado da pagina do Blog]

Hoje foi dia de fazer mais uns vôos. Começo já a pensar em comprar outras baterias e provalvelmente de 4000 mAh no mínimo já que o Xcopter aguenta com o peso e posso voar mais tempo seguido e não os 20 minutos mais ou menos que as duas baterias actuais permitem.

Desta vez experimentei um pouco mais o modo HeadFree mas acabei por não o usar muito, tenho receio de me viciar neste modo e de nunca aprender a pilotar como deve de ser. Hoje também fiz algumas manobras mais agressivas em modo ACRO a avançar rápido para a frente.

Uma coisa que continuo a notar é que o vento influência muito o vôo (audível nos videos). Noto tanto ao nível da pilotagem como do comportamento do Xcopter pois mexe-se muito mais com o vento. Não sei se a configuração dos PID influência de alguma forma mas é capaz principalmente no modo ACRO em que a controladora só responde quando há movimentos nos giroscópios.

Contudo, em alguns momentos consegui manter o Xcopter estável no ar e sem os dedos nos sticks mas só foi possível porque nesses momentos os vento estava a soprar estável. A maior parte do tempo com as rabanadas de vento eu estava a lutar para manter o Xcopter o mais estável possível e a ir para onde eu queria.

Com o BT Serial Adapter e o modo LCD do MultiWii hoje configurei os parâmetros P do Pitch e Roll no local de vôo. Tinha os colocado altos para voar em modo ACRO em casa mas com espaço e relva não há problema de movimentos amplos e que possam dar em queda.

Podem ver nas fotos os aspecto com que ficam os parâmetros e a telemetria na aplicação Blueterm no Android. O engraçado é que este modo usa a norma vt100 para ligar, aceder e alterar a configuração.

Como usual, mais videos no canal do YouTube e fotos no Picasa.

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Viva,

Já faz algum tempo que não actualizo o tópico. Tenho querido voar, tem estado vento mas hoje teve que ser.

Tenho duas novas baterias de 2700mAh para usar e já as consegui descarregar até ao fim a voar. Uma coisa que notei foi que estavam bastante quentes no fim mas as mais antigas também ficaram. Hoje os dias estão mais quentes e no sitio onde estão em vôo não apanham vento.

Também subi o parâmetro P para o Pitch e Roll para ver se ajudava a dar mais estabilidade ao vento mas não notei diferença, continua a agitar-se em vôo pelo que não deve ser defeito mas sim feitio. Talvez com mais tempo de volta da afinação dos parâmetros PID se consiga estabilizar mais.

Em relação ao firmware continuo a usar o MultiWii_dev_20120522 em vez da última versão dev pois a telemetria e LCD não está a funcionar. Já reportei no forum MultiWii e estou à espera que seja corrigido numa próxima versão.

Deixo aqui um video feito hoje só para a malta ver já que não há nenhuma mudança significativa: http://www.youtube.com/watch?v=A8fZRG7dhvI

Tchau,
Luis Sismeiro

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Faz algum tempo que não actualizo este tópico. Quanto a novidades, comprei um Turnigy 9X que como descrevi noutro tópico, procovou umas quedas do Xcopter por falha de contacto da bateria. Isso deu como resultado um motor ou um ESC queimado, ainda não fiz a prova dos nove para saber, troquei os dois.

Hoje fui voar um bocado pois estava pouco vento e deixo aqui dois videos das minhas "acrobacias". Já começo a abusar um bocado e por vezes ando aos papeis a tentar controlar o Xcopter mas nada de grave aconteceu. Deve dar para a malta mais experiente dar uma risadas com as nabices aqui do novato. :)

Preciso de aprender a fazer aqueles vôos fluidos e controlados que vejo em videos pela Internet, principalmente saber controlar com o Xcopter virado em qualquer direcção. Se tiverem dicas façam favor de as dizer. :)


Ver no Youtube


Ver no Youtube


Mais videos no sitio do costume.

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Fiz por não deixar de efectuar uns vôos de fim de ano no Domingo e tenho dois videos do acontecimento:


Ver no Youtube



Ver no Youtube


Andei a brincar a levantar folhas e tive uns espectadores juniors que observaram durante uns minutos. Talvez venham a ser futuros aeromodelistas. Qual o nome de pilotos de multicopters? :)

Mais informações no meu blog em http://sismeiro.wordpress.com

Hoje quero ver se faço uns vôos de início de ano. :)



Last edited by sismeiro on Sun 27-10-2013, 17:42; edited 1 time in total
Download Post
rui3ms
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Boas....
Sismeiro, antes de mais os meus parabéns pelo topico, e pelo que consegues fazer com a multiwii.
Tenho uma placa multiwii se, e estou a desanimar... uns dias lá resolve voar, mas volta e meia la se passa e fica instavel e vira ao contrário.
Desconfio que seja da calibração dos giros, porque com o mesmo setup uns dias até consigo, e outro nem descolar posso.

Desculpa, mas tens alguma dica que me possas dar para tentar novamente dar vida ao meu quade?


Abraço,
Rui Magalhães

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
rui3ms wrote (View Post): › Tenho uma placa multiwii se, e estou a desanimar... uns dias lá resolve voar, mas volta e meia la se passa e fica instavel e vira ao contrário.
Desconfio que seja da calibração dos giros, porque com o mesmo setup uns dias até consigo, e outro nem descolar posso. Desculpa, mas tens alguma dica que me possas dar para tentar novamente dar vida ao meu quade?

Olá, não tenho assim grandes dicas para esse problema. Também já me aconteceu virar o xcopter, por alguma razão ficou descalibrado. Acho que foi por o Xcopter estar dentro do carro quente e cá fora estar frio. Calibrei e voei sem problemas, até ficou em video o capotanço:


Ver no Youtube

Também já me aconteceu perder a clibração do magnetometro e tambem não percebi o que aconteceu, so quando foi parar ao chao em modo headfree resolvi verificar o que se passava. Houve uma altura em que cada vez que trocava as baterias tambem perdia a calibracao dos acelerometros.

O que passei a fazer é quando dá problemas calibro os giros e os acelerometros antes de lavantar voo. Nem sempre faço isso e ultimamente nao tem sido necessario.

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Nas últimas semanas tenho tentado resolver o problema do efeito gelatina nos videos feitos a bordo do Xcopter (fotos da construção). A minha solução depois de várias tentativas de isolamento foi colocar uma placa adicional presa por esponja mole para a bateria e a camera.



Ver no Youtube


O melhor video que consegui foi o indicado em baixo usando uma lente escura e num dia nublado. A conclusão para já é que não valeu o esforço. Como neste último voo parti duas helices, vou encomendar umas em carbono que espero sejam melhores e façam menos vibração.



Ver no Youtube


Está visto que isto de conseguir boas imagens em videos a bordo de quadcopters é uma "dark science" que não é acessível a todos. :)

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Olá,

Como tenho feito updates no blog, aqui fica um post a chamar a atenção para quem quiser ler:

http://sismeiro.wordpress.com/2013/02/25/xcopter-voos-no-quintal/ - Tentativas de diminuir o efeito gelatina

http://sismeiro.wordpress.com/2013/04/09/xcopter-voo-de-domingo/ - Placa adicional para suporte da câmera

Cumprimentos,
Luis Sismeiro

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Viva,

Para quem quiser ver as experiências com as hélices de carbono podem dar uma olhada no eu último post no blog: http://sismeiro.wordpress.com/2013/05/01/xcopter-novas-helices-de-carbono/ Tem coisas para todos os gostos e algum drama. :)

Cumprimentos,
Luis Sismeiro

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Olá,

Hoje apesar do vento fui voar no local do costume. Hoje partiu-se uma hélice no ar e ficou em vídeo e tudo:


Ver no Youtube


Mais sobre novidades e os últimos vôos no meu blog: http://sismeiro.wordpress.com/

Cumprimentos,
Luis Sismeiro

Download Post
Tommy
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Que galo! Foram as tais hélices em carbono?

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Tommy wrote (View Post): › Que galo! Foram as tais hélices em carbono?

Não, foi uma hélice de plástico já com muitas horas de vôo. Já me tinha acontecido o mesmo também numa situação em que tinha de lutar contra o vento, parece que isso exige muito às hélices e elas partem junto ao centro.

Download Post
Nando
Subject:  
Isso e costume quando elas levam um toque e nao notamos. A parte que sobre mais e junto ao centro.
Ainda ontem quando o meu micro caiu uma das helices parecia ok, mas ao ver mais a perto por baixo junto ao hub tinha rachado mesmo e senao tivesse notado ia ter ma surpresa no proximo voo.

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Olá,

Tive oportunidade de voar com um estreante com um tricopter no meu spot do costume. Isto de voar com pessoal menos experiente ainda a afinar o aparelho quase deu origem a um acidente aéreo:


Ver no Youtube

As últimas actualizações do projecto estão no blog em http://sismeiro.wordpress.com.

Tchau,
Luis Sismeiro



Last edited by sismeiro on Sat 26-04-2014, 19:18; edited 1 time in total
Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Olá, a novidade é que agora tenho um micro quadcopter Hubsan X4 H107L. Voa muito bem aqui por casa. Com ele percebi que o meu Xcopter "feito-em-casa" até está a voar como devia. Espero com este micro aprender a pilotar melhor para depois aplicar no grande. Mais info no blog.

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Olá,

Faz algum tempo que não coloco aqui nenhuma informação sobre o projecto mas tenho feito actualizações no meu blog com o que tem acontecido com o Xcopter. Os últimos videos não são nada de especial mas desde que utilizo estas últimas hélices de carbono as vibrações diminuiram muito e quase não se nota o efeito gelatina.


Ver no Youtube

Agora que está quase a sair a versão 2.3 do MultiWii, tenho estado a testar com versões pré e com o código do repositório. Até agora estou a gostar, nada a assinalar em relação à versão 2.1 que ainda usava. Espero que o MultiWii EZ-GUI também seja actualizado em breve para poder fazer mais facilmente as configurações em pista. Para já uso o interface vt100 com a app Blueterm num Android.


Ver no Youtube

Para quem estiver interessado em mais informação e videos é ir à página http://sismeiro.wordpress.com/

Cumprimentos,
Luis Sismeiro



Last edited by sismeiro on Sat 26-04-2014, 19:19; edited 1 time in total
Download Post
NunoFlyer
Subject:  Re: Projecto Xcopter
sismeiro wrote (View Post): ›
Agora que está quase a sair a versão 2.3 do MultiWii, tenho estado a testar com versões pré e com o código do repositório. Até agora estou a gostar, nada a assinalar em relação à versão 2.1 que ainda usava. Espero que o MultiWii EZ-GUI também seja actualizado em breve para poder fazer mais facilmente as configurações em pista. Para já uso o interface vt100 com a app Blueterm num Android.


Boas,
O que viste assim a primeira vista melhorias na versão 2.3?
Aquilo do botao de 3 posições no 9X funciona bem?
Quando falas em deixar compilado no firmware, como te explicas em relação a isso?

Bons voos.

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
NunoFlyer wrote (View Post): › Boas,
O que viste assim a primeira vista melhorias na versão 2.3?
Aquilo do botao de 3 posições no 9X funciona bem?
Quando falas em deixar compilado no firmware, como te explicas em relação a isso?

Bons voos.

Olá, para o equipamento que tenho não vejo grandes diferenças na 2.3 mas também ainda não tenho muitas horas de voo com esta versao. Nao costumo perder muito tempo a afinar PIDs, apenas altero a curva do acelerador para ser mais plana no centro e aumento o P do roll e pitch. Com apenas estas alterações na afinação do 2.3 diria que voa bem, talvez um pouco mais fluído que com 2.1.

O botão de 3 posições para mim funciona sem problemas e faz o esperado, só preciso de usar o perfil de heli no 9X e afinar a curva de acordo com um video que vi no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=DikLpzlIqHA

Não estou a perceber bem a terceira pergunta mas aqui vai. O que digo no blog é que alterando o config.h estamos a escolher qual o código que é compilado antes de ser enviado para a controladora. Não vai ter "drivers" para sensores que não temos ou funcionalidades como gps se não estiver configurado para isso.



Last edited by sismeiro on Sat 26-04-2014, 19:21; edited 1 time in total
Download Post
NunoFlyer
Subject:  Re: Projecto Xcopter
sismeiro wrote (View Post): ›
Olá, para o equipamento que tenho não vejo grandes diferenças na 2.3 mas também ainda não tenho muitas horas de voo com esta versao. Nao costumo perder muito tempo a afinar PIDs, apenas altero a curva do acelerador para ser mais plana no centro e aumento o P do roll e pitch. Com apenas estas alterações na afinação do 2.3 diria que voa bem, talvez um pouco mais fluído que com 2.1.

O botão de 3 posições para mim funciona sem problemas e faz o esperado, só precido de usar o perfil de heli no 9X e afinar a curva de acordo com um video que vi no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=DikLpzlIqHA

Não estou a perceber bem a terceira pergunta mas aqui vai. O que digo no blog é que alterando o config.h estamos a escolher qual o código que é compilado antes de ser enviado para a controladora. Não vai ter "drivers" para sensores que não temos ou funcionalidades como gps se não estiver configurado para isso.


Obrigado pelas dicas, vou testar a trocar para modo heli, tenho receio é de as configurações que tenho com os trimns afinados na multiwii, se alterem.

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
NunoFlyer wrote (View Post): › Obrigado pelas dicas, vou testar a trocar para modo heli, tenho receio é de as configurações que tenho com os trimns afinados na multiwii, se alterem.

O melhor a fazer se passar para heli é configurar tudo como se fosse a primeira vez e numa nova memória. Quando o fiz foi mesmo necessário rever e modificar todos os settings do centro e limites. Para nao perder a configuracao actual é criar o modo heli numa outra memória.

Download Post
NunoFlyer
Subject:  Re: Projecto Xcopter
sismeiro wrote (View Post): ›
O melhor a fazer se passar para heli é configurar tudo como se fosse a primeira vez e numa nova memória. Quando o fiz foi mesmo necessário rever e modificar todos os settings do centro e limites. Para nao perder a configuracao actual é criar o modo heli numa outra memória.


Thanks, pois é bem pensado não guardar por cima da configuração actual :)

Download Post
sismeiro
Subject:  Re: Projecto Xcopter
Viva,

No último fim-de-semana decidi pela primeira vez desde que voo o Xcopter ligar o barómetro para manter a altitude. Com as configurações “default” do MultiWii 2.3 fiquei muito surpreendido pela positiva, o Xcopter manteve a altitude com algumas pequenas subidas e descidas e sem nenhuma acção do acelerador. Apenas usei o roll e pitch para o manter no mesmo sítio e não ser levado pelo vento. Aqui fica o video a demonstrar:


Ver no Youtube


Cumprimentos,
Luis Sismeiro

Download Post
Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Next

Page 4 of 8


 Jump to:   
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Full Version
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]
[Page generation time: 0.4483s (PHP: 58% | SQL: 42%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]