LUISX wrote (View Post): ›
Classifiquei este tópico como sticky peço que não se dispersem do contexto do mesmo Parabéns ao Miguel Ângelo pela excelente contribuição para o Forum |
bem visto luisx ;)
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Subject:
bem visto luisx ;)
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Então? O topico parou? Vá la animar isto ó skyfalcon e rgon.
Ninguem tem nada a dizer ou a perguntar?
Subject:
Manu, ainda não percebi o teu objectivo. Sentes-te muito em casa para um "novo utilizador" do forum..
Se queres animação podes abrir um novo tópico na secção da conversa da treta, em caminho também não te ficaria mal fazer a tua apresentação na respectiva secção.
Subject:
;)
Subject:
Com as apresentações feitas, desculpem lá o meu feitio. Mas cada um é como cada qual. E ó rgon, gosto de ler mas não era gajo de me meter a escrever no fórum. Só me inscrevi pq foi num dia tramado e fiquei lixado com o sky de escrever sobre a segurança disto tudo e depois andar junto à ribeira por cima das pessoas. Mas se incomodo tb fico por aqui.
Subject:
Obrigado LUISX por reconhecer a importância do tópico
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Como o rgon já escreveu, a limitação pode ser realizada de várias maneiras. No nosso caso, embora possa ser limitada pela controladora ou por “waypoints”, esse limite é indicado através do monitor (osd) que a estação base tem. Por uma questão se segurança é melhor ter a indicação da distância a que voamos, mas que não seja limitativa caso algum imprevisto aconteça. (exemplo: uma das SLZ identificadas estar mais próximo de um ponto depois dos 200 metros do piloto) Já em relação à potencia a resposta é sim. Utilizamos a potencia que indicamos no equipamento. Não temos problema algum se for feito algum teste a medir os valores. O que quis dizer em relação ao material da DJI, e atenção que estou a “falar” não como utilizador mas pelo que tenho visto em vários sites e em conversas com colegas, o equipamento não apresenta indicações necessárias para a correcta homologação. Por exemplo pode não indicar as variações que a precisão do equipamento têm a alturas diferentes, a temperaturas diferentes, pode por exemplo não indicar o desfazamento máximo do gps, entre outros. Não quer isto dizer que não tenham qualidade. Apenas que não apresentam as indicações necessárias. Mas são tambem conhecidos muitos casos de “fly away” e outros problemas de repentina perda de controlo que equipamentos com peças da DJI têm tido. Inclusivamente aqui no forum foi aberto um tópico para esse problema. Curiosamente, embora tenha conhecimento de pelo menos 3 casos e um deles de uma empresa que trabalha na área, não tem tido respostas esse tópico. Mas não estou a dizer com isto que o equipamento com peças da DJI seja mau. Poderá é por vezes uma determinada combinação de “peças”, soldaduras deficientes ou outros problemas que não são detetados por um normal utilizador, que poderá fazer algum tipo de incompatibilidade. Um pouco daquilo que acontece com assemblagens de computadores. De qualquer modo já existem muitos fabricantes destes materiais com elevada qualidade, mas a maior parte desses fabricantes são selectivos e não vendem ao conumidor final. E como o rgon referiu, a DJI tem das melhores relações preço/qualidade e é barata.
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Sr. Manu, como tudo na vida, se não for você a criar determinadas regras, alguém fará essas regras para si. Caso tenha filhos saberá do que estou a dizer. Como pai dá aos seus filhos uma margem para eles “operarem em segurança” caso eles sistematicamente começarem a ir além dos limites que você acha razoaveis, naturalmente que alem de lhe aplicar um castigo, vai impor-lhe regras mais apertadas para que eles não saiam da linha nas próximas vezes. Especificamente para o caso que estamos a discutir, os multirotores, acontecerá a mesma coisa. Se não houver uma auto regulamentação por parte dos utilizadores, pode querer que alguém irá regular por todos nós... e depois podemos não gostar do resultado. Mesmo depois da regulação que inevitavelmente virá, as atitudes que os utilizadores possam ter vão depois também fazer com que as autoridades sejam mais ou menos tolerantes em relação a determinados comportamentos. Foi exactamente por isso que iniciei este tópico, para tentar criar nos utilizadores “profissionais” atitudes responsáveis de auto regulação e de segurança para que não se corra o risco de eliminar este tipo de negócio ou até do hobby em si. Não entenda o que coloco aqui como algo que lhe estou a obrigar fazer, mas apenas algo que o faça pensar e na sua consciência agir do melhor modo. Além do mais, para os utilizadores mais experientes estes conselhos não são novidade. Estes concelhos são para a cada vez maior comunidade de aficionados que entram neste mundo devido à redução de valor e facilidade de utilização dos equipamentos, e que por vezes não têm conhecimentos que podem demorar anos a apurar.
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Ó Sky estou ainda só a dar os primeiros passos. De qualquer modo obrigado pelas respostas e informação e continua. Mas já agora para nós meros mortais... o que é SLZ?
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Também não conhecia o termo mas o google diz que é "Safe Landing Zone".
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Como o rgon referiu, SLZ (Safety Landing Zone) Zona segura de Aterragem ou ainda as ELZ (Emergency Landing Zone) Zona de Aterragem de Emergência. Antes de iniciar qualquer trabalho, deve fazer uma primeira análise ao espaço onde vai operar. Deverá ver os perigos que o voo pode ter, estruturas, fios, comportamento de ventos, se têm animais, aves, crianças, pessoas. Deve ainda identificar postos de transmissão de telemóveis ou outras antenas assim como locais onde tenha transformadores de energia. Deve ter em atenção outros perigos que possam de qualquer maneira interferir com o bom sucesso da missão. Durante essa inspeção deverá identificar zonas de aterragem seguras (Safety Landing Zone) Essas zonas deverão ter espaço suficiente para a aeronave aterrar em segurança. Podem ser utilizadas para mudar baterias, servir de áreas de descanço ou para uma aterragem de emergência, e devem estar relativamente acessíveis. Normalmente para uma missão, uma é pouco, duas é bom e três ainda não é demais... Caso o equipamento o permita, deve programar esses pontos de segurança para retorno do equipamento. Ter em atenção que em caso de locais onde circulem pessoas os pontos selecionados podem ficar comprometidos. Assim sendo, multiplique os pontos de SLZ. Deverá ainda identificar Zonas de aterragem de emergência (ELZ) estas zonas, ao contrário das SLZ, não tem que estar acessíveis para si. São apenas pontos estratégicas para se algo correr mal, ter um ponto de eventual queda. Pode ser um terraço, uma piscina (sim é mesmo para destruir o equipamento) um telhado... estes pontos são ainda mais importantes quando a missão implica voar perto de pessoas. Estar preparado para se algo correr mal com o voo, a solução mais eficaz pode ser destruir o equipamento contra uma qualquer estrutura. Não tente controlar o equipamento se ver que não tem pelo menos um grande grau de certeza de conseguir aterrar em segurança. Em qualquer missão deve ter sempre como prioridade; Pessoas no solo Animais Bens Por último, no final mesmo de tudo, a sua aeronave. É a única coisa que pode ser destruída sem problemas...
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Gostaria de abordar um tema que embora tenha sido abordado noutro tópico, a sua relevância para este tópico específico e por uma questão de juntar as coisas vou aborda-lo aqui.
Foi levantada a questão de se ser profissional ou não imagens tiradas com recurso aos multirotores. O interesse para este tópico refere-se a questões legais e não de mais ou menos habilidade que se possa ter a pilotar o equipamento e a tirar as respectivas imagens. “O adjectivo profissional também se aplica-se a qualquer actividade que seja levada a cabo como profissão (no sentido em que implica uma retribuição económica, isto é, uma remuneração), e não por amadorismo ou lazer. Esta diferença verifica-se nitidamente no caso dos desportos. Um homem que joga futebol todas as semanas não é considerado um futebolista nem um jogador profissional, uma vez que só o faz de forma recreativa. No entanto, aquele que joga todas as semanas em troca de dinheiro é um profissional deste desporto.” In http://conceito.de/profissional Desta forma este mesmo conceito, aplica-se à fotografia ou videografia. E assim pode estar com um multirrotor de 70.000 euros, com uma camera RED Epic e estar a tirar imagens por lazer... e é um amador Se estiver com um clone tbs com uma key camera e cobrar 1 euro por uma imagem... pode ser considerado profissional. Neste caso o membro Manu tem razão quando diz:" E como tu bem sabes a partir do momento que recebes dinheiro pelas fotos passas a profissional. Agora tu fazes trabalhos fotográficos com o drone, publicitaste na tua página que fazes isso comos valores e tudo, e até deixaste aqui a tua pagina publicitada. A meu ver isso faz de ti profissional. Podes pensar que até foi um filme que nao correu bem, mas foi feito por um profissional venha lá quem vier. " Já o membro MisticRaider quando diz: "Só podermos considerar alguém profissional quando o mesmo tem uma actividade individual ou colectiva e passa a pagar os respectivos impostos e contribuiu para o PIB desta miséria de país, ou então trabalha por conta de outrem, tirando desse trabalho um vencimento e é devidamente certificado... Quem se encontra a margem de tudo que disse... Poderemos considerar que faz uns "biscates".... " Já não concordo, visto que alguém que faça um trabalho remunerado e não declare ao fisco (biscates) o que está a fazer é fugir ao fisco, e não que essa pessoa não sabe o que faz e que não recebe dinheiro por isso. E isto é um tema completamente diferente. Os chamados "biscates" entram no que se chama economia paralela. Um exemplo prático; Tem um amigo que é mecânico, trabalha numa empresa de marca, recebe como mecânico, mas aos fins de semana e à noite, na garagem dele muda o óleo aos carros dos amigos em troca de uma retribuição monetária e não passa factura. Caso por exemplo seja identificado pelas finanças, tem que pagar uma multa, não porque fez um determinado trabalho, mas porque recebeu dinheiro e não o declarou. Da mesma forma, a nível legal, é diferente se o carro se avariar devido ao óleo não ser o correto e a pessoa que o mudou ter recebido por esse facto, de uma pessoa que apenas mudou o óleo como um favor ao amigo. A importância deste alertar para este tema dos profissionais ou amadores, não tem a ver se foge ao fisco ou não. Tem a ver com o direito à imagem e com as consequencia que pode ter. Como já referi, é completamente diferente um amador ou um profissional tirar uma fotografia. Portugal têm das leis mais passivas em relação a imagens captadas por amadores e das mais restritivas nas captadas por profissionais. E se nos fotografos "normais" as coisas estão mais ou menos estabilizadas, a nível de captura de imagens por drones pode provocar um reacender de direitos que as pessoas têm. E para quem não sabe, é fácil ultrapassar certos limites.
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Ó Sky, descobri que aqui no Porto há uma empresa a Sky Eye que tambem é toda xpto. Tambem tem alguma coisa a ver contigo?E porque é que numa imagem imagem que la está (atenção que tá fixe, não estou a criticar) a Rotunda do Marquês lá para a terra dos Mouros me parece que aquilo está a muito mais dos 200 metros de altura que tu dizes que é o limite? Não me digas que é faz o que eu digo e não faças o que faço heheheheheh.
Desculpa lá a pergunta, mas ainda não entendo bem porque é que voces com esses equipamentos de topo só vão a 200 metros e pelo que tenho visto até o Phanton vai a mais que isso.
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Não tem nada a ver comigo. São empresas distintas.
Em relação à imagem, nos post anteriores já disse o que penso, e não me compete estar aqui a policiar o que os outros colegas fazem. Apenas utilizei este meio para ajudar pessoas que não estão dentro do que se passa a nível nacional e internacional e que podem ver neste novo negócio algo tão simples como um comando de uma playstation. Cada um deverá ter em sua análise os propósitos do seu negócio e as suas vantagens ou consequências. Mas no caso específico posso ainda acrescentar algo que não tinha referido em posts anteriores e que se verifica nessa imagem. Está-se a menos de 5km de um aeroporto internacional e acho que se está dentro dos limites do que se custuma designar de cone de aproximação.
Penso que também já respondi também em post anteriores. Mas volto a dar-lhe uma comparação. Se você tiver um ferrari e andar no Autodromo do Estoril a 300km/h, ninguém lhe diz nada. Se sair do autodromo e for pela A1 a 150km/h, leva uma multa como toda a gente. Quando se anda num local público, você tem que andar dentro do que foi estabelecido como regras. Por cá ainda não há regras definidas para este tipo de equipamento. Mas como também já disse, não é isso que vai evitar problemas.
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Mais uma vez e por uma questão de manter no mesmo tópico questões relacionadas com Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s coloco aqui um tema abordado num outro tópico pelo membro helderafonso
Isto não é novidade para os mais experientes, mas como o helderafonso referiu a carga do espectro de 2.4ghz afecta a capacidade do transmissor/receptor. Ao realizar trabalhos junto a antenas ou a aglomerações de pessoas, que normalmente tem nos seus bolsos telemóveis, a capacidade de voar às distâncias que pensa ser possíveis ficam comprometidas. Dependendo dos transmissores esses valores podem ser até só de algumas dezenas de metros. Daí os cuidados redobrados ao voar junto a pessoas, e tenha sempre em atenção às características do seu equipamento.
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Que raio de linguagem é esta?!
Subject:
oooopssss!!! :roll:
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Inteiramente de acordo com o RPINTO
O user MANU, deverá moderar a linguagem bem como o uso de expressões que em nada o dignificam enquanto nosso companheiro nestas lides
Subject:
Não acho que a intenção do user MANU fosse de provocar alguém ou pelo menos com essa intenção afinal Mouros e Galegos sempre ouve aqui no forum :)
Vá lá pessoal apelo mais uma vez que não se dispersem do contexto do tópico este assunto é de extrema importância para todos nós e ao meu ver esta a ser bem debatido :wink:
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Atenção a equipamentos com A2 da DJI
Como é equipamento que começa a circular muito em Portugal, parece-me pertinente partilhar a seguinte informação. Foi recentemente iniciada uma investigação pela CAA (autoridade inglesa) para falhas graves em um equipamento controlado pela A2 da DJI Em principio isto significa que este equipamento será retirado da lista Inglesa de permissões para trabalhos aereos, ou seja... não é seguro. Embora em Portugal não haja essas limitações, serve de aviso para as potenciais falhas deste equipamento para voo profissional.
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
SkyFalcon tem por ai o tal listado?
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Não, mas é um anexo ao CAP 722 (editado e corrigido tinha o CAP 658 que é para não comercial) da CAA inglesa. Penso que a questão ainda está no início e poderá resultar numa investigação oficial ou ir para outras situações. A questão foi comentada a semana passada num workshop na "Aeronautical Society" Atenção, não estou a dizer para não comprarem este material. Para hobby é certamente uma boa solução. Mas acho apenas no interesse de todos os que se interessam pela parte comercial, a referência a equipamento que não apresenta um registo de segurança para trabalhos comerciais. A DJI tem coisas boas, mas a meu ver, os A2 ainda não provaram essa segurança, basta ir dar uma vista de olhos na net...
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Chegou ao meu conhecimento que um colega, a semana passada num evento no norte do país andava a voar com um equipamento num local onde andava também um helicóptero.
A pessoa dizia-me que o drone andava muito alto e o helicóptero baixo, e que aparecia rapidamente, fazendo com que o drone tivesse que descer apressadamente. A pessoa em questão disse inclusive que quase o helicóptero levava o UAV. Descontando o possível exagero da pessoa, princípio é o mesmo... !!! QUALQUER AVIÃO OU HELICÓPTERO TEM PRIORIDADE NO ESPAÇO AÉREO SOBRE OS UAV !!!! Devemos ter em atenção que quando houver trafego aéreo no local, redobrar os procedimentos de segurança e de emergência. Não sei se a pessoa em questão estava a fazer um trabalho remunerado ou se era apenas um hobbysta... mas os princípios aplicam-se a todos. Não vale a pena colocar outras aeronaves em perigo. Os pilotos das aeronaves se veem algo no ar que não devia lá estar... por exemplo pássaros tomam medidas de emergência e evasão. Estes procedimentos podem colocar em perigo a própria aeronave ou pessoas. Da mesma forma, o mesmo principio se aplica aos drones no ar. Já voei com helicópteros por perto, e também já tive vezes em que não foi possível fazer o trabalho por não conseguir prever rotas do helicóptero. Em casos de trabalhos remunerados em que haja mais elementos no espaço aéreo, façam um briefing com os restantes intervenientes e estabeleçam limites. Ao deparar situações em que tem mais elementos no espaço aéreo próximo, passe um tempo a analisar os padrões de voo das outras aeronaves, e veja então se poderá ser seguro fazer o seu voo. Ter ainda atenção, que mesmo que esteja a voar muito por baixo do helicóptero, as pás dos rotores produzem um efeito chamado de "downwash". Não querendo estar a ser muito técnico, o que interessa reter é que pode ficar de um momento para o outro sem sustentação no drone... e ele cair. Embora seja uma noticia não confirmada, junto um link do que alegadamente aconteceu na Austrália há umas semanas e que se pode assemelhar ao que poderia acontecer. http://www.breitbart.com/Big-Government/2014/03/26/Drone-and-Rescue-Chopper-Almost-Collide-As-Drone-Crashes-Mount Voem em segurança, e respeitem os outros intervenientes.
Subject: Re: Segurança em trabalhos comerciais com UAV´s
Atleta de Triatlo sofre ferimentos na cabeça devido à queda de um drone.
http://everythinggeraldton.com.au/2014/04/06/unfortunate-event-triathlete-sustains-head-injuries-drone/
Subject:
Olá a todos...
Eu também sou utilizador de drones para fins profissionais e custa-me ver as formas completamente inconscientes que alguns utilizadores têm de operar estas aeronaves... inclusivamente dentro de discotecas cheias de gente, em plena pista de dança a menos de 1 metro de altura... na minha opinião, isto ja não é inconsciencia, já é crime. Page 3 of 4
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