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voador
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Boas caros amigos,
venho cá escrever porque como sou iniciante estou sempre a ser alvo de questões das mais variadas áreas do aeromodelismo
Ora bem, após algum tempo lá consegui ter todo o material necessário ao tão esperado voo.
Portanto hoje à tarde montei tudo, liguei os servos ao receptor, pousei o gajo na relva, liguei a bateria, iluminou-se o ESC e o Receiver, liguei o Rádio, desliguei o Thr-Cut, dei-lhe gás e ele rodar pás é que nada...
Suponho que o que me falta é a programação correcta do rádio...
Escolhi para o Trex-450 a configuração assim:
Swash Type SR-3
Thr-Curve para 0/30/65/85/100
Pit-Curve para 50/69/83/93/100
Revo. Mix -20/-10/0/10/20
e Thr-Cut para o Switch G
Imaginei que isto fosse suficiente para o levantar do solo, mas não rodou as pás...
Há um servo que não mexe quando mexo os joysticks que é o da cauda não sei se é normal.
Portanto peço por favor uma ajuda a este nível.
Indiquem-me um sítio onde possa ver como configurar o Futaba FF9 Super ou se alguém puder perder uns minutos eu sou da zona de Aveiro e não me importava de encontrar com um colega que me pudesse explicar o funcionamento disto.
Aguardo resposta.
Cumprimentos.
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LUISX
Administrador
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Voador, primeiro liga o radio depois e que liga a bateria ao heli.......
O esc esta ligado ao canal 3 do receptor?
O servo de cauda esta ligado ao giroscopio e este esta ligado ao rx no canal 4 e 5?
Nota: nao use os end-point nestes canais 4 e 5 no radio no menu GYro deve ter activado AVCS
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_________________ Enjoy RCMpt
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voador
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LUISX wrote ( View Post): ›
Voador, primeiro liga o radio depois e que liga a bateria ao heli.......
O esc esta ligado ao canal 3 do receptor?
O servo de cauda esta ligado ao giroscopio e este esta ligado ao rx no canal 4 e 5?
Nota: nao use os end-point nestes canais 4 e 5 no radio no menu GYro deve ter activado AVCS
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Por acaso fazia ao contrário, pensei que evitava mais o risco das pás começarem a girar sem contar...
Sim, o ESC está no canal 3
Porém o gyro estava ligado ao canal 5 e 6
Vou já trocá-los e ver se já mexe.
Não percebi a parte do AVCS ??
Cumps.
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voador
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Certo, a cauda já mexe!
E apanhei agora o primeiro susto..!
As pás começaram a rodar e eu com o susto e como não estavam a rodar com força segurei as pás com a mão e desliguei logo a bateria.
Ao mesmo tempo que segurei as pás, não tenho a certeza mas pareceu do motor um ligeiro fumo
Espero não ter queimado nada...
Pelo que me apercebi as pás só não rodaram logo porque o pinhão está desencostado daquela roldana grande e patinou.
E sim, foi o motor que largou fumo.
Acho que o melhor é eu aguardar por alguém que perceba da coisa =(
Edit: Acabei de lhe desmontar as pás não vá ele lembrar-se de me rodar isto de força =/
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LUISX
Administrador
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o que deitou fumo foi o variador
e que tal ir ao site da Align e fazer o download do manual ?
lá explica a ligação dos servos e quase todas connfigurações
cumps,
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_________________ Enjoy RCMpt
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E325
SENIOR MASTER SGT
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boas se tem um f9 (t9cp super) , aqui fica configuração dos reverses para o align t 450 ( series - se/ v2/ pro/ spor / todos os com servos directos a swashplate) ( atenção material align) consultar o manual da align para verificar se a posição dos cervos da cabeça esta correcta, nao me lembro de cabeça vo lhe dar o que tenho no meu .
Swash Type SR-3 esta certo
Thr-Curve para 0/40/65/85/100
Pit-Curve depende da afinação é mais fácil se indicar os graus tipo -12/ -6/ 0 /+ 6 /+ 12
Revo. Mix esqueça isto a não ser que o gyro não tenha avcs ou se for mesmo muito antigo meta inibido nao use
e Thr-Cut para o Switch G ok também tenho assim
menu reverse
1 ail - nor
2 elev - rev
3 thr - rev vareador
4 rud - nor ( ficha que tem 3 fios do gyro)
5 gyr - nor ( ficha que tem 1 fio do gyro)
6 pit - rev
menu swash afr ( vai depender da afinação)
ail + 60 comesse com estes valores e depois suba se quiser o baixo mais rápido
ele + 60 não desça abaixo dos 55% pode ficar lento demais vai depender dos
pit + 60 servos
Nota , exemplo caso a cabeça em vez de subir esteja a descer nao inverta os canais do servos troque aqui de + para - 60 mantendo sempre o mesmo valor
o PIT quando sobe ou desce o valor vai fazer com que o curço da cabeça aumente ou diminua , e é sempre de 50% a 100% seja + ou - ( ha quer ter atenção aos topos mecânicos na cabeça as peças que sobem e descem no main shaft, nao podem ficar a bater seja em cima seja em baixo deixe sempre pelo menos 1mm de folga
menu gyro sens
mode - gy
mix- act
rate-up avc comece com 40% e depois vai baixando ate ficar bom
rate- down - nor
no meu caso - sw- F
para os testes tire as pas , fique so com o flybar
se o motor ou o vareador deitou fumo , aconselho a trocar mesmo que trabalhe quando menos esperar vai dar molho
se precisar de mais alguma dica diga
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Last edited by E325 on Tue 30-08-2011, 23:52; edited 2 times in total |
_________________ Comps
E325
O que interessa é voar
(Mini titan E325se desintegrou -se) foi subsistido por T-res 450 Pro,HS65, SAX201 SAVOX SH-1357 + Futaba GY401 / Trex 500CF FbL, HS-5245 MG , Futaba 9257, XP-Lessbar Fbl System , Trex 250 SE SAVOX SH-0257, FF9. T-Rex 100s Super Combo- Y-UFO em construção
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E325
SENIOR MASTER SGT
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AVCS - o gyro vai manter sempre a cauda fixa mesmo com a a influencia do vento ( teoricamente ) se o gyro for bom e estiver bem afinado
antes demais que gyro tem?
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_________________ Comps
E325
O que interessa é voar
(Mini titan E325se desintegrou -se) foi subsistido por T-res 450 Pro,HS65, SAX201 SAVOX SH-1357 + Futaba GY401 / Trex 500CF FbL, HS-5245 MG , Futaba 9257, XP-Lessbar Fbl System , Trex 250 SE SAVOX SH-0257, FF9. T-Rex 100s Super Combo- Y-UFO em construção
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HMT
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Antes de ligares o radio sequer , precisas ler... ler.. e ler... ate perceberes minimamente a "mecânica" do bicho... é como tirar a carta, primeiro tira-se a teoria e só depois se passa a pratica... se não... em cada cruzamento vais ter problemas... tas a ver o que quero dizer??
Os erros que estas a cometer são de quem não vai as aulas teóricas, assim não da...
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_________________ sbach 342 Brushless; HK450; T-rex 600 12s; Spektrum DX7; DX3R; e outras coisas com rodas...
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voador
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Obrigado pelos valores.
O Gyro é um Align GP780
O Variador é(ra?) um CastleCreations Phoenix 60A
O rádio um Super T9CP
Talvez hoje me encontre com um senhor que se ofereceu para em ajudar em Aveiro.
De qualquer das maneiras vou transportar esses valores no rádio.
Obrigado e entretanto já dou mais novidades.
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