RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Helicópteros - Dúvidas e QuestõesTrex-450 Não levanta Razz

#1:  Trex-450 Não levanta Razz Author: voador Post Posted in this forum: Mon 29-08-2011, 22:26

Boas caros amigos,

venho cá escrever porque como sou iniciante estou sempre a ser alvo de questões das mais variadas áreas do aeromodelismo :D

Ora bem, após algum tempo lá consegui ter todo o material necessário ao tão esperado voo.
Portanto hoje à tarde montei tudo, liguei os servos ao receptor, pousei o gajo na relva, liguei a bateria, iluminou-se o ESC e o Receiver, liguei o Rádio, desliguei o Thr-Cut, dei-lhe gás e ele rodar pás é que nada...

Suponho que o que me falta é a programação correcta do rádio...
Escolhi para o Trex-450 a configuração assim:
Swash Type SR-3
Thr-Curve para 0/30/65/85/100
Pit-Curve para 50/69/83/93/100
Revo. Mix -20/-10/0/10/20
e Thr-Cut para o Switch G

Imaginei que isto fosse suficiente para o levantar do solo, mas não rodou as pás...
Há um servo que não mexe quando mexo os joysticks que é o da cauda não sei se é normal.

Portanto peço por favor uma ajuda a este nível.
Indiquem-me um sítio onde possa ver como configurar o Futaba FF9 Super ou se alguém puder perder uns minutos eu sou da zona de Aveiro e não me importava de encontrar com um colega que me pudesse explicar o funcionamento disto.

Aguardo resposta.
Cumprimentos.

#2:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Mon 29-08-2011, 22:59

Voador, primeiro liga o radio depois e que liga a bateria ao heli.......

O esc esta ligado ao canal 3 do receptor?


O servo de cauda esta ligado ao giroscopio e este esta ligado ao rx no canal 4 e 5?


Nota: nao use os end-point nestes canais 4 e 5 no radio no menu GYro deve ter activado AVCS

#3:   Author: voador Post Posted in this forum: Mon 29-08-2011, 23:51

LUISX wrote (View Post): › Voador, primeiro liga o radio depois e que liga a bateria ao heli.......

O esc esta ligado ao canal 3 do receptor?


O servo de cauda esta ligado ao giroscopio e este esta ligado ao rx no canal 4 e 5?


Nota: nao use os end-point nestes canais 4 e 5 no radio no menu GYro deve ter activado AVCS


Por acaso fazia ao contrário, pensei que evitava mais o risco das pás começarem a girar sem contar...

Sim, o ESC está no canal 3
Porém o gyro estava ligado ao canal 5 e 6

Vou já trocá-los e ver se já mexe.

Não percebi a parte do AVCS ??

Cumps.

#4:  Re: Trex-450 Não levanta Razz Author: voador Post Posted in this forum: Tue 30-08-2011, 0:04

Certo, a cauda já mexe!

E apanhei agora o primeiro susto..!
As pás começaram a rodar e eu com o susto e como não estavam a rodar com força segurei as pás com a mão e desliguei logo a bateria.
Ao mesmo tempo que segurei as pás, não tenho a certeza mas pareceu do motor um ligeiro fumo :(
Espero não ter queimado nada...

Pelo que me apercebi as pás só não rodaram logo porque o pinhão está desencostado daquela roldana grande e patinou.
E sim, foi o motor que largou fumo.
Acho que o melhor é eu aguardar por alguém que perceba da coisa =(


Edit: Acabei de lhe desmontar as pás não vá ele lembrar-se de me rodar isto de força =/

#5:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Tue 30-08-2011, 0:54

o que deitou fumo foi o variador :(


e que tal ir ao site da Align e fazer o download do manual ?

lá explica a ligação dos servos e quase todas connfigurações :wink:

cumps,

#6:   Author: E325 Post Posted in this forum: Tue 30-08-2011, 23:29

boas se tem um f9 (t9cp super) , aqui fica configuração dos reverses para o align t 450 ( series - se/ v2/ pro/ spor / todos os com servos directos a swashplate) ( atenção material align) consultar o manual da align para verificar se a posição dos cervos da cabeça esta correcta, nao me lembro de cabeça vo lhe dar o que tenho no meu .

Swash Type SR-3 esta certo
Thr-Curve para 0/40/65/85/100
Pit-Curve depende da afinação é mais fácil se indicar os graus tipo -12/ -6/ 0 /+ 6 /+ 12
Revo. Mix esqueça isto a não ser que o gyro não tenha avcs ou se for mesmo muito antigo meta inibido nao use
e Thr-Cut para o Switch G ok também tenho assim

menu reverse
1 ail - nor
2 elev - rev
3 thr - rev vareador
4 rud - nor ( ficha que tem 3 fios do gyro)
5 gyr - nor ( ficha que tem 1 fio do gyro)
6 pit - rev

menu swash afr ( vai depender da afinação)
ail + 60 comesse com estes valores e depois suba se quiser o baixo mais rápido
ele + 60 não desça abaixo dos 55% pode ficar lento demais vai depender dos
pit + 60 servos
Nota , exemplo caso a cabeça em vez de subir esteja a descer nao inverta os canais do servos troque aqui de + para - 60 mantendo sempre o mesmo valor
o PIT quando sobe ou desce o valor vai fazer com que o curço da cabeça aumente ou diminua , e é sempre de 50% a 100% seja + ou - ( ha quer ter atenção aos topos mecânicos na cabeça as peças que sobem e descem no main shaft, nao podem ficar a bater seja em cima seja em baixo deixe sempre pelo menos 1mm de folga


menu gyro sens
mode - gy
mix- act
rate-up avc comece com 40% e depois vai baixando ate ficar bom
rate- down - nor
no meu caso - sw- F

para os testes tire as pas , fique so com o flybar

se o motor ou o vareador deitou fumo , aconselho a trocar mesmo que trabalhe quando menos esperar vai dar molho

se precisar de mais alguma dica diga


Last edited by E325 on Tue 30-08-2011, 23:52; edited 2 times in total

#7:   Author: E325 Post Posted in this forum: Tue 30-08-2011, 23:30

AVCS - o gyro vai manter sempre a cauda fixa mesmo com a a influencia do vento ( teoricamente ) se o gyro for bom e estiver bem afinado

antes demais que gyro tem?

#8:  Re: Trex-450 Não levanta Razz Author: HMT Post Posted in this forum: Wed 31-08-2011, 0:44

Antes de ligares o radio sequer , precisas ler... ler.. e ler... ate perceberes minimamente a "mecânica" do bicho... é como tirar a carta, primeiro tira-se a teoria e só depois se passa a pratica... se não... em cada cruzamento vais ter problemas... tas a ver o que quero dizer??




Os erros que estas a cometer são de quem não vai as aulas teóricas, assim não da...

#9:  Re: Trex-450 Não levanta Razz Author: voador Post Posted in this forum: Wed 31-08-2011, 11:27

Obrigado pelos valores.

O Gyro é um Align GP780
O Variador é(ra?) um CastleCreations Phoenix 60A
O rádio um Super T9CP

Talvez hoje me encontre com um senhor que se ofereceu para em ajudar em Aveiro.
De qualquer das maneiras vou transportar esses valores no rádio.

Obrigado e entretanto já dou mais novidades.
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Helicópteros - Dúvidas e QuestõesTrex-450 Não levanta Razz


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1286s (PHP: 29% | SQL: 71%) | SQL queries: 76 | GZIP enabled | Debug off]