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jim
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bem olá a todos , eu já não sou bem um iniciado mas de entendido também não tenho nada , possuo até á data um easystar , um cessna 400 e recentemente um Mx2 da ST models , agora pretendo dar continuidade e estou virado para um jacto este de que vos falo ( Funjet Ultra ) parece-me ser a melhor opção mas , há umas coisas que não entendo ,como por exemplo se só tem dois servos como faz elevator e ailerons ao mesmo tempo ?! é preciso mixar no comando ?? é que disso eu não percebo nada ... já procurei videos no youtube que me esclareçam mas sem sorte .
e já agora que motor e variador me podem recomendar da hk ? este servirá ?
Motor - http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=6261
Variador - http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=7339
desde já deixo o meu obrigado .
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LUISX
Administrador
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Boas jim
os Radios já têm essa mixagem para os funjet´s que rádio tens?
quanto ao motor esse que deixas-te o link é rotativo de mais, bom mas primeiro precisamos de saber que lipos queres usar? de quantas celulas 3,4,5 ou 6
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_________________ Enjoy RCMpt
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Gomes
AIRMAN FIRST CLASS
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O motor até é recomendado para heli.
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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Boas
Se puderes compra um variador da turnigy 60A é mais fiavel e dá menos problemas, esse dá mas aconselho a cortar um pouco a manga para arrefecer melhor.
Esse motor tinhas de usar uma helice muito mais baixa e para o lançar ia ser mais complicado por ter pouca força para o lançar.
Se puderes comprar o kit de motorização original compra porque é ALTAMENTE e muito bom.
Quando fores escolher o motor tens que te basear no que queres fazer com o funjet, se queres um funjet leve para voar perto, aterrar facilmente num espaço pequeno é comprar um motor para 3s ou 4s, se queres mais velocidade do que manobralidade e tens espaço para aterrar então podes ir para 5s ou 6s mas é mesmo necessario muito mais espaço aterrar com 6s é necessario muito espaço então se não estiver vento nenhum é um berbicacho para o aterrar em segurança.
Não tenho a certeza mas acho que uso este motor com uma APC 4.1x4.1
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8616
Para 3s e 4s uso o motor do HK 450 e para a 5s e 6s uso o do HK 500
Eu adoro o funjet por isso tenho 3 yaaaa 3 é muito fixe porque aguenta pancadas fortes e é facil de reparar.
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_________________ GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
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jim
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O meu rádio luis é um futaba 6exa , já lá essas opções não nunca fiz caso pois nunca precisei ...
Quanto a bateria , eu queria usar 3s pois já as tenho e epá menos despesa , aquele que mencionei eu sei que tá referênciado para helis mas li nos comentários que alguém já montou num funjet e ficou uma bala , embora eu não procure nenhum foguetão . queria um motor que desse potência suficiente para se ver que é um jacto e não um avião rápido , de preferência da HK por causa do preço ... Com metade do valor do kit original fico com o avião a voar , digo eu :s .
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8137
Este ou o que dei anteriormente me parecem melhores para 3s.
Atenção que o fujet ultra com 3s é um pouco falso por ficar muito leve vais notar alguma dificuldade de o controlar com vento, nas curvas vais apanhar alguns sustos se não acelerares o suficiente.
Quanto a helice com este motor 3s encontrei este comentario.
3s 2200 running APCE 4.1x4.1 pulls 44A at 489W
até 4.75x4.75 me parece as melhores helices para este motor
Testa se puderes com um Wattmeter cada helice para ver se não estas a abusar do motor ou do variador ou pede emprestado para testar.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10080
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_________________ GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
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jim
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e esse motor com a helice 4.1x4.1 já se lança melhor manualmente ? e ainda por cima esse tal como muitos outros motores que já estive a ver não estão disponíveis pra entrega e suspeito que tão depressa não vão estar , eu queria um set bom que desse pra voar lento e que tivesse aquele espírito agressivo para fazer umas subidas verticais loucas , que set me recomendas papar isto ser possível ? Se tiver que ser 4s que seja ...
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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_________________ GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
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LUISX
Administrador
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O peso do motor tambem é importante e não só na lipo ser de 5s ou 6s tudo conta para o peso total, mas é mesmo como Pedro diz é uma porra para aterrar aquilo com 5 ou 6s derivado ao peso total do modelo
tambem acho que o ideal é mesmo o kit de motorização da multiplex embora seja caro perto dos 160€ mas há uma alternativa que é um motor espanhol que é o que de momento estou a usar que se vende na loja entretem na portela mas penso que há mais lojas a vender este serve para carros barcos e avioes rapidos até 2kg mais logo já te deixo o nome do bicho este vai até 4s e aguenta com uma helice até 6x4 eu uso uma 5x5,5 com 4s e parece um tiro a sobir na vertical custa 120€ ainda com a vantagem de ser inruner e já vem com variador com 3s funciona muito bem tambem
os motores da turnigy são bons apenas com um senão é que duram pouco tempo, assim como qualquer motor de helicoptero nos funjet´s andam bem até um dia depois queimam
podes comprar esse tipo de motores de helis 450 na tugamodelismo ou em outro lugar mas não nunca superior a 3600 kv é que caso contario não há variador que aguente 80 amp e por aí fora e que nunca lhe falte um bec ou uma lipo de 6v que é o que se esta a usar agora para se ligar directamente ao RX para que nunca falte comandos em caso do variador cortar ou até mesmo o motor queimar
quanto á mixagem na futaba é elevons mais logo já te passo todos os passos para programação do radio para funjet
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_________________ Enjoy RCMpt
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LUISX
Administrador
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Quanto ao motor este é o que eu uso
http://www.siagel.net/b2c/index.php?page=pp_producto.php&md=0&ref=P540
El motor Yellow Power 540 es un motor sin escobillas de 16T con imanes de neodimio y doble rodamiento de bolas. Por sus dimensiones permite la sustitución rápida de los clásicos motores tipo 540 de escobillas que equipan a muchos coches, aviones y barcos eléctricos de radiocontrol. Equipado de imanes de neodimio y doble rodamiento de bolas. Eje de acero carbono endurecido. Carcasa de aluminio. Más de 1000w de potencia total. Con el Power
540 conseguirá multiplicar por 5 la potencia de su modelo. Tornillos de fijación de métrica 3.
Eje de 3,2 - 5mm. Doble rodamiento.
Carcasa aluminio.
Uso en automodelismo:
Coches 1/10 - Batería lipo 2 - 3S - Variador de velocidad Yellow Car 70A
Coches 1/10 Alta velocidad - Lipo 3S - Variador de velocidad Yellow Car 70A
Coches 1/8 - Lipo 4S - Variador de velocidad Yellow Car 70A
Uso en Aeromodelismo:
Veleros 2-3m - Batería lipo 2S - Hélice 9x6 - 40A
Veleros 3-4m - Batería lipo 3S - Hélice 8x4 o 9x4 - 50A
Entrenadores 1800mm - Lipo 3S - Helice 8x4 - 50A
Aviones de velocidad 3kg - Lipo 4S - helice 6x6 o 5x5 - Variador 70ABarcos hasta 1m - Lipo 2S - Variador Yellow Car 70A
Relativamente á programação do Rádio Futaba 6 é simples
primeiro acedes á programação do modelo e no tipo de cauda metes ELvN e activas para ON (atenção que todos os outros modos devem estar Inibidos caso contrario este ELVN (elevon aparece ------ a tracejado e não permite activar ou por em ON) os canais é o canal 1 e 2, depois de teres já o elevon activo e o s servos ligados ao rx nos canais 1 e 2, voltas tudo atraz e vais ter acesso a uns valores de + e - e canal 1 e 2 isso é o diferencial para justares os batimentos dos alerons e da profundidade
alguma duvida apita
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_________________ Enjoy RCMpt
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jim
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Bem ... 6s isso dá cá uma bisga , eu nunca mais o ia conseguir acompanhar com os olhos ... se calhar vou optar por esse de 2900kv deve ser mais que suficiente , já agora o variador pode ser semelhante ao que mostrei antes ou tem que ser outro melhorzito ? em relação aos servos vale mais optar pelos da hitec que a multiplex recomenda ou posso optar por uns da hk? isto a helice e as extensões de 30cm e tenho tudo o que preciso certo ? ...
Luis esse motor também me parece a ser uma opçao a considerar mas como queria mandar vir mais umas coisas da hk se calhar vou optar pela sugestão do Pedro mas obrigado, em relação ao comando já estive aqui a ver e seguindo as tuas instruções acho que chego lá mas só quando tiver o avião montado é que sei , Obrigadão !
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Shark
FIRST SERGEANT
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Porque não usar um motor com KV mais baixo e uma hélice maior, estilo uma 7x9 ou uma 7x10?
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jim
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bem ... depois de quase um mes com o aviao todo pronto só á espera do motor variador e helice , tava a verque nunca mais !! o motor que o predro matos recomendou , um variador de 45amp turnigy trust a helice 6x5.5 e uma bateria de 2450 3s 30c uma pontinha de vento que fez hoje aqui pareceu-me ser a altura ideal para o testar , a primeira tentativa foi logo ás ervas ( tava com medo do bicho e só dei 1/3 de acelerador ) mas á segunda tentativa equilibrou-se bem mas aos 50m de mim comecou a ter interferências e chão com ele , felizmente foi só a ponta do bico que se arrancou e cola-se bem! julgo que foi de não ter o receptor no sitio correto , eu coloquei-o ao lado dos conectores de bateria mais ou menos no centro do avião mas agora troquei para a frente do avião e já não me pareceu haver interferências ,
-será que fica resolvido ?
-onde é que costuma ser posto ?
(estou a usar um futaba 6exa 35Mhz e um receptor futaba R137 )
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jim
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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Já exprimentastes outro receptor? essas interferencias são muito estranhas, faz uns testes de alcançe, pede a alguem para se afastar com o funjet e ver se faz interferencias.
O timming do variador esta correcto? ve a programação do variador se está tudo bem.
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rgon
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Esta não é a minha praia mas como diz o Luis, recomendo a utilização de um BEC. O pessoal dos funjets gosta de andar a espremer o material
Com essa 6x5.5 nesse combo tenho ideia que alguma coisa vai queimar.
Podes fazer um teste simples, segura no modelo, acelera a fundo durante uns 10segundos e vai verificando o sinal de radio, cá para mim isso é falta de corrente no Rx.
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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Em 3s custa-me a acreditar nessa hipótese mas não custa tentar, quando isso acontece já experimentas-tes tirar motor? se ao fazer isto e voltares a ter controlo do modelo então é mesmo falta de um BEC. O variador está ao pé do receptor?
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rgon
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Acredita, há por ai simuladores...
Posso estar enganado, a informação do motor também não é muita mas estive a ver por alto e já nem arriscava fazer o tal teste dos 10segundos a fundo com essa hélice
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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O melhor é exprimentar com um Watt meter que anda ai gato miauuuu
O motor ficou quente no fim desses voos? e o variador?
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_________________ GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
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jim
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não o o motor nem fica muito quente , já mudei o recptor para a frente do modelo para ficar longe do variador e da bateria , já pus a atena completamente por fora do modelo e continua fazer o mesmo , já mudei o receptor e fica igual .... tou mesmo a ficar quadrado com isto , e sim já pensei em por um bec mas não tenho nenhum disponível agora para testar , além disso basta 3s para perder o sinal ou começar a fazer interferências mal apanho o equilibro ai vai ele em parafuso pro chão o que vale é que o trigo tem ajudado á queda ... tenho duvidas em relação se comprar um bec vai resultar . amanha vou testar com um variador de 25 que tenho aqui só pelo solo para ver se é do variador . eu até já fiz o teste no chão com o motor a 30% e tipo pra i aos 100m começam os servos e o motor a quebrar e ter vida propria . já me deu vontade de mandá-lo pra fogueira !!!! mas é preciso é calma.
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Chispas
MAJOR GENERAL
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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Bom se a menos de 100m está tudo bem mas se te afastas mais começam os problemas isto só pode ser radio, receptores ou estas com interferências. Não estas a voar perto de postes electricos pois não? esses receptores nunca tiveram quedas? o radio com outros modelos funciona bem? experimenta esses receptores em outro modelo.
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jim
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por acaso estou , é mesmo em frente a casa , com o mx2 aterro na estrada e etudo á tarde tem pouco movimento mas do outro lado da rua tem uma area relativamente grande e ampla , mas já fui testar para um descampado e fica igual aos 100m começa e euforia , ainda não tuve tempo de fazer esses testes todos mas vou faze-los , obrigado pelos conselhos Pedro.. também já pensei que fosse dos leds que instalei nas assas mas eles até estiveram sempre desligados ... até postava uma foto mas não consigo, no fim de carregar a foto diz erro o ficheiro tá vazio ...
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mustang-pt
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jim
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obrigado mustang , bem hoje até consegui voar qualquer coisa com menos interferência mas mesmo assim não tá a 100% tive que para isso descolar o fio da antena e p-la á solta por fora da asa só colada na ponta com um pouco de fita cola , falta.me o tempo para fazer os tais testes pedro ... mas testei com o motor desconectado e fui a mais de 150m e nada . poderá ser o motor o causador do problema ?
aqui fica a foto dele já com o "focinho" colado . e pra darem ideia sobre se as luzes também poderão causar interferecia , a antena está posta de maneira diferente pra testar mas sem resultado.
Uploaded with ImageShack.us
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