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TOPCAT
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Boas tardes....
eu sou iniciante na modalidade e tenho voado com o cessna 206 da BMI.
Recentemente surgiu-me uma oportnidade de adquirir um WOT 4 ( Avião apenas), mas gostaria de o converter para electrico.
A questão é que não tenho pratica suficiente para saber o que adquirir. Alguem me pode explicar ou me mostrar onde posso ver equivalencias entre os motores a combustão e os electricos?? Ou que variador usar consoante o motor?? etc
qualquer input que ajude é BemVindo
Obrigado
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Vitor Pereira
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Boa tarde TopCat,
Tenho um wot 4 com a seguinte combo:
http://www.bmi-models.com/#en/85580_-_85587_COMBO_SPITZ/6/1410
No caso da BMI o Spitz 40, o 40 quer dizer que é equivalente a um glow .4
Do pouco que já voei com o modelo parece um pouco apertado mas dá para fazer algumas brincadeiras (quedas de asa, loopings, oitos cubanos, etc).
Cumprimentos,
Vitor
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Vitor Pereira
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Boas,
Tens no site o Chris Foss a explicar como fazer a conversão para eléctrico em:
Conversão para eléctrico - Site do Chris Foss
Deixo aqui mais alguns promenores do meu wot 4. Espero ajudar.
Vista da fuselagem:
Para intalar o motor coloquei um bloco de pinho para o motor ficar mais à frente e furei o bloco a meio para o ar que sai do motor circular (não se vê o furo no bloco):
Vista da parte de cima da fuselagem. Pode ver-se uma "cinta" em velcro que utilizo para prender a bateria que posto mais abaixo:
Para prender a bateria, comecei por utilizar abraçadeiras de plástico, mas como sugeriu o Manuel Cunha do Portugal Cultura e Recreio, existe o perigo das abraçadeiras danificarem os elementos da bateria.
Assim, optei por comprar fita de velcro a metro, colar as costas da parte "macia" contra as costa da parte com "picos" e assim criar uma espécie de cinta que dá para apertar consoante necessário e sem arestas a incidir nos elementos da bateria.
Alojamento da bateria da forma como é indicada no site do Chris Foss (com umas pequenas alterações...):
Promenor do alojamento da bateria:
Cumprimentos,
Vitor
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vinvertido
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Como é feita a refrigeração das baterias não vejo a saida do ar de arrefecimento
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_________________ Joao Silva
socio Aeromania
socio PCR
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Vitor Pereira
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Bom dia,
A saida de ar é toda a área que se vê aberta na foto (tal como é referido nas instruções de conversão do Chriss Foss):
Promenor do documento do Chris Foss:
Vista em perspectiva:
Cumprimentos,
Vitor
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vsantos
SECOND LIEUTENANT
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Boas Victor
Como foi resolvido o CG !
Cumps
Vsantos
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Vitor Pereira
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Olá vsantos,
Não posso dizer que tenha resolvido o problema do CG por vários motivos:
1 - Foi o primeiro avião que construí, era eu ainda mais maçarico do que sou agora.
2 - Construí logo o avião como eléctrico pelo que não pude comparar o CG relativamente ao CG com um motor a combustão.
3 - Pelos desenhos do Chris Foss, penso que o facto do motor eléctrico ser mais leve que um motor a combustão (alterando o CG), seja compensado pela localização da bateria (o mais à frente possível).
No entanto, pela experiência de voo comporta-se muito bem (mantém-se horizontal em termos de "pitch": alguém me ajude a traduzir "pitch" de fan de simuladores de voo para fan de aeromodelismo? ...).
Mais ninguém tem wot 4 eléctricos?
Cumprimentos,
Vitor
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Vitor Pereira wrote ( View Post): ›
... No entanto, pela experiência de voo comporta-se muito bem (mantém-se horizontal em termos de "pitch": alguém me ajude a traduzir "pitch" de fan de simuladores de voo para fan de aeromodelismo? ...).
Mais ninguém tem wot 4 eléctricos?
Cumprimentos,
Vitor
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Pitch é a inclinação do eixo longitudinal, em termos de afinação em voo de uma aeronave e poder-se-á traduzir por afinação do eixo longitudinal da mesma.
Existem por aí mais Wot 4 eléctricos, é questão de procurar.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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Vitor Pereira
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Boas Chispas,
Obrigado pela resposta.
Durante a minha caminhada depois do almoço lembrei-me do termo "ângulo de ataque".
Será um abuso de linguagem corresponder "pitch" a "ângulo de ataque"?
(é que, a dizer "inclinação do eixo longitudinal" nunca mais acabo as frases )
Cumprimentos,
Vitor
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Vitor Pereira
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Boas,
Obrigado pela explicação Chispas.
Parece que o pessoal dos wot eléctricos é só voar. Teclar, nada
Vitor
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TOPCAT
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
TOPCAT wrote ( View Post): ›
... o pitch, é a acção dos elevadores em torno do eixo lateral do avião permitindo o nariz em "cima" ou em "baixo".... chega de seca...
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Não sendo eu um perito em aerodinâmica aconselho a leitura do "Livro do Aeromodelismo" de José Carlos Rodrigues no site do CAL: http://clubeaerolisboa.no.sapo.pt/livro.htm
Nomeadamente a parte que à aerodinâmica base diz respeito:
http://livroaeromodelismo.no.sapo.pt/livro/Capitulo_I_Teoria_do_voo_Fundamentos.zip
Muitos de nós confundimos o eixo transversal com o longitudinal, talvez por questões de linguística: "Ao eixo transversal corresponde a estabilidade longitudinal e os movimentos que se lhe referem são os de picar e cabrar."
In página 96 do Capítulo 1 do dito livro.
TOPCAT wrote ( View Post): ›
... 3º
ja tenho em minha posse o WOT 4 MK2 da Ripmax que originou inicialmente este post.
Agradeço largamente as fotos e o link disponibilizado, certamente serão muito uteis. se existirem mais fotos de outras soluções serão sempre Bemvindas
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Ficou desfeita a minha dúvida acerca do modelo, se era o antigo para acabar de montar se o ARTF. Esse é o ARTF mais pequeno que o original e mais leve.
http://www.westwalesmodels.co.uk/epages/es114103.sf/en_GB/?ObjectPath=/Shops/es114103_es121994722150/Products/%22Chris%20Foss%20Wot%204%20Mark%203%20GRP%20Version%22
Versus este que deverá ser o teu: http://www.stevewebb.co.uk/index.php?pid=RIPACF002SS40&area=Aircraft
Conforme se pode ver numa imagem acima a conversão proposta usava o motor AXI 4120/14:
http://www.modelmotors.cz/index.php?page=61&product=4120&serie=14&line=GOLD
Esse motor tem mais 50% de Kv que o que indicas. Eu usaria um motor mais leve e que usasse Lipo 4S, tipo este:
http://www.giantcod.co.uk/epower-2826-950kv-brushless-outrunner-motor-p-402705.html
Só no motor poupas mais de 100g e como poderás usar Lipo 4S poupas mais de 100g no pack.
Esse variador tem UBEC de 3A, não é preciso o UBEC de 7.5A que pretendes comprar. Se usares o UBEC externo, o do variador terá de ser desligado pois poderão entrar em conflito. Podes optar por um variador sem BEC, opto-isolado ou com melhor isolamento às interferências embora não seja necessidade absoluta.
Já o cartão de programação parece-me uma boa compra:
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2169
O hélice deverá estar de acordo com o motor e pack usados além de que acho esse hélice um pouco "comprido" para o modelo em questão. Com o motor e pack que mencionei, um hélice 11X7 dá cerca de 10000Rpm e não fica perto do chão.
Quanto à Lipo, e com o motor mais pequeno, uma Lipo 4S chega.
Fica o modelo mais leve, cerca de 10%, não precisando de tanta potência e até poderá aumentar a autonomia.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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TOPCAT
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Boas
Chispas Obrigado pela resposta
obrigado pelos links. Quanto ao eixo não foi confusão, apenas pretendi simplificar para que fosse fácil de entender. Falei em eixo lateral referindo-me ao eixo que passa lateralmente ao avião, portanto o eixo transversal.
O meu modelo é efectivamente o wot 4 mk2 da ripmax:
http://www2.ripmax.net/item.asp?itemid=A-CF002&Category=010
o variador é mesmo para desligar o ubec interno. de qualquer forma vou tentar informar-me melhor do motor e das diferenças da solução que apresentas, desde já agradeço o input.
@ Vitor Pereira
Boas Vitor Obrigado pelo link... mas parece que aqui não está a funcionar, será do meu pc??
Obrigado pelo input também
Obrigado e ate breve
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Vitor Pereira
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Boas TopCat,
Realmente também não estou a conseguir abrir o site do Chris Foss.
Segue por MP o pdf que ele tinha disponível quando montei o meu wot 4.
Cumprimentos,
Vitor
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TOPCAT
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Boas Vitor Pereira
obrigado pelo ficheiro
cumprimentos e Obrigado de novo
Topcat
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Vitor Pereira
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Boa noite,
Cá vão mais umas fotos.
Espero que ajudem.
Entrada de ar
Eu sei que a entrada de ar na última foto tem muito mau aspecto, e que devia ter umas abas laterais a prendê-la.
No entanto, necessito que a entrada de ar abra mais (bem como a "porta" lateral que se vê na foto), a fim de conseguir segurar o motor para apertar convenientemente a porca que fixa a hélice.
Se alguém tiver uma ideia melhor para resolver esta situação abradeço.
Cumprimentos,
Vitor
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