RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
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WOT 4 Electrico
 
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TOPCAT

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 20-09-2010, 18:43   Post subject:  WOT 4 Electrico Back to top 

Boas tardes....

eu sou iniciante na modalidade e tenho voado com o cessna 206 da BMI.

Recentemente surgiu-me uma oportnidade de adquirir um WOT 4 ( Avião apenas), mas gostaria de o converter para electrico.

A questão é que não tenho pratica suficiente para saber o que adquirir. Alguem me pode explicar ou me mostrar onde posso ver equivalencias entre os motores a combustão e os electricos?? Ou que variador usar consoante o motor?? etc

qualquer input que ajude é BemVindo

Obrigado

_________________
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Vitor Pereira

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Mon 20-09-2010, 19:07   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Boa tarde TopCat,

Tenho um wot 4 com a seguinte combo:

http://www.bmi-models.com/#en/85580_-_85587_COMBO_SPITZ/6/1410

No caso da BMI o Spitz 40, o 40 quer dizer que é equivalente a um glow .4
Do pouco que já voei com o modelo parece um pouco apertado mas dá para fazer algumas brincadeiras (quedas de asa, loopings, oitos cubanos, etc).

Cumprimentos,

Vitor

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Vitor Pereira

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Mon 20-09-2010, 23:26   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Boas,

Tens no site o Chris Foss a explicar como fazer a conversão para eléctrico em:
Conversão para eléctrico - Site do Chris Foss

Deixo aqui mais alguns promenores do meu wot 4. Espero ajudar.

Vista da fuselagem:



Para intalar o motor coloquei um bloco de pinho para o motor ficar mais à frente e furei o bloco a meio para o ar que sai do motor circular (não se vê o furo no bloco):




Vista da parte de cima da fuselagem. Pode ver-se uma "cinta" em velcro que utilizo para prender a bateria que posto mais abaixo:



Para prender a bateria, comecei por utilizar abraçadeiras de plástico, mas como sugeriu o Manuel Cunha do Portugal Cultura e Recreio, existe o perigo das abraçadeiras danificarem os elementos da bateria.

Assim, optei por comprar fita de velcro a metro, colar as costas da parte "macia" contra as costa da parte com "picos" e assim criar uma espécie de cinta que dá para apertar consoante necessário e sem arestas a incidir nos elementos da bateria.

Alojamento da bateria da forma como é indicada no site do Chris Foss (com umas pequenas alterações...):



Promenor do alojamento da bateria:



Cumprimentos,

Vitor

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vinvertido

Portugal European Union
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Thu 23-09-2010, 9:42   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Como é feita a refrigeração das baterias não vejo a saida do ar de arrefecimento

_________________
Joao Silva
socio Aeromania
socio PCR
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Vitor Pereira

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Thu 23-09-2010, 11:51   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Bom dia,

A saida de ar é toda a área que se vê aberta na foto (tal como é referido nas instruções de conversão do Chriss Foss):



Promenor do documento do Chris Foss:



Vista em perspectiva:



Cumprimentos,

Vitor

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vsantos

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Thu 23-09-2010, 12:23   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Boas Victor
Cool
Como foi resolvido o CG !
Cumps
Vsantos

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Vitor Pereira

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Thu 23-09-2010, 12:49   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Olá vsantos,

Não posso dizer que tenha resolvido o problema do CG por vários motivos:

1 - Foi o primeiro avião que construí, era eu ainda mais maçarico do que sou agora.

2 - Construí logo o avião como eléctrico pelo que não pude comparar o CG relativamente ao CG com um motor a combustão.

3 - Pelos desenhos do Chris Foss, penso que o facto do motor eléctrico ser mais leve que um motor a combustão (alterando o CG), seja compensado pela localização da bateria (o mais à frente possível).

No entanto, pela experiência de voo comporta-se muito bem (mantém-se horizontal em termos de "pitch": alguém me ajude a traduzir "pitch" de fan de simuladores de voo para fan de aeromodelismo? ...).

Mais ninguém tem wot 4 eléctricos?

Cumprimentos,

Vitor

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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Thu 23-09-2010, 17:27   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Boas.
Vitor Pereira wrote (View Post): › ... No entanto, pela experiência de voo comporta-se muito bem (mantém-se horizontal em termos de "pitch": alguém me ajude a traduzir "pitch" de fan de simuladores de voo para fan de aeromodelismo? ...).

Mais ninguém tem wot 4 eléctricos?

Cumprimentos,

Vitor
Pitch é a inclinação do eixo longitudinal, em termos de afinação em voo de uma aeronave e poder-se-á traduzir por afinação do eixo longitudinal da mesma.
Existem por aí mais Wot 4 eléctricos, é questão de procurar.

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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Vitor Pereira

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
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PostPosted in this forum: Thu 23-09-2010, 17:49   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Boas Chispas,

Obrigado pela resposta.

Durante a minha caminhada depois do almoço lembrei-me do termo "ângulo de ataque".

Será um abuso de linguagem corresponder "pitch" a "ângulo de ataque"?
(é que, a dizer "inclinação do eixo longitudinal" nunca mais acabo as frases Razz)

Cumprimentos,

Vitor

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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Thu 23-09-2010, 22:18   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Boas.

Ângulo de atque também não está mal Very Happy Embora normalmente se refira a grandes diferenças de ângulos no plano longitudinal enquanto o pitch ou até trim são mais usados para definir pequenas alterações/afinações desse mesmo ângulo.
Enquanto no aeromodelismo se usa mover parcialmente o leme pretendido para trimar o aeromodelo, normalmente o de profundidade, num avião usa-se o trim tab:

http://www.fs-force.com/help2/trim_system.htm

_________________
Fiquem bem.
Chispas
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Vitor Pereira

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
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PostPosted in this forum: Sun 03-10-2010, 3:12   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Boas,

Obrigado pela explicação Chispas.

Parece que o pessoal dos wot eléctricos é só voar. Teclar, nada Razz

Vitor

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TOPCAT

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 06-10-2010, 14:44   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Boas


Obrigado a TODOS pelas respostas.


Não sendo um perito em Aerodinamica ( e sim sou um dos maluquinhos dos simuladores) pitch é a acção do "Profundor" ou "elevador" (à falta de melhor tradução) tipicamente situadas na parte traseira da aeronave (execpção feita a aeronaves com canards) os elevadores provocam o pitch, é a acção dos elevadores em torno do eixo lateral do avião permitindo o nariz em "cima" ou em "baixo".... chega de seca... Very Happy


ja tenho em minha posse o WOT 4 MK2 da Ripmax que originou inicialmente este post.
Agradeço largamente as fotos e o link disponibilizado, certamente serão muito uteis. se existirem mais fotos de outras soluções serão sempre Bemvindas Very Happy



voltando à vaca fria.... tendo muito pouca experiencia ( ou quase nenhuma Very Happy ) volto ao que inicialmente originou o post, ou seja soluções, como ainda não sei escolher o setup mais "certo" tenho lido pesquizado e perguntado a pessoal mais experiente.
Assim sendo uma possivel solução que me foi apresentada foi a seguinte:

Motor:
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=2102
variador:
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=2166
UBEC:
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=6320
Helice:
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=5442
Lipo:
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=7654

Agradecia Opiniões/ sugestoes

Obigado de novo
Abraço

_________________
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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Wed 06-10-2010, 16:32   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Boas.
TOPCAT wrote (View Post): › ... o pitch, é a acção dos elevadores em torno do eixo lateral do avião permitindo o nariz em "cima" ou em "baixo".... chega de seca... Very Happy
Não sendo eu um perito em aerodinâmica aconselho a leitura do "Livro do Aeromodelismo" de José Carlos Rodrigues no site do CAL: http://clubeaerolisboa.no.sapo.pt/livro.htm
Nomeadamente a parte que à aerodinâmica base diz respeito:
http://livroaeromodelismo.no.sapo.pt/livro/Capitulo_I_Teoria_do_voo_Fundamentos.zip
Muitos de nós confundimos o eixo transversal com o longitudinal, talvez por questões de linguística: "Ao eixo transversal corresponde a estabilidade longitudinal e os movimentos que se lhe referem são os de picar e cabrar."
In página 96 do Capítulo 1 do dito livro.
TOPCAT wrote (View Post): › ... 3º
ja tenho em minha posse o WOT 4 MK2 da Ripmax que originou inicialmente este post.
Agradeço largamente as fotos e o link disponibilizado, certamente serão muito uteis. se existirem mais fotos de outras soluções serão sempre Bemvindas Very Happy
Ficou desfeita a minha dúvida acerca do modelo, se era o antigo para acabar de montar se o ARTF. Esse é o ARTF mais pequeno que o original e mais leve.
http://www.westwalesmodels.co.uk/epages/es114103.sf/en_GB/?ObjectPath=/Shops/es114103_es121994722150/Products/%22Chris%20Foss%20Wot%204%20Mark%203%20GRP%20Version%22
Versus este que deverá ser o teu: http://www.stevewebb.co.uk/index.php?pid=RIPACF002SS40&area=Aircraft
TOPCAT wrote (View Post): › ... 4º ...
Motor:
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=2102
Conforme se pode ver numa imagem acima a conversão proposta usava o motor AXI 4120/14:
http://www.modelmotors.cz/index.php?page=61&product=4120&serie=14&line=GOLD
Esse motor tem mais 50% de Kv que o que indicas. Eu usaria um motor mais leve e que usasse Lipo 4S, tipo este:
http://www.giantcod.co.uk/epower-2826-950kv-brushless-outrunner-motor-p-402705.html
Só no motor poupas mais de 100g e como poderás usar Lipo 4S poupas mais de 100g no pack.
Esse variador tem UBEC de 3A, não é preciso o UBEC de 7.5A que pretendes comprar. Se usares o UBEC externo, o do variador terá de ser desligado pois poderão entrar em conflito. Podes optar por um variador sem BEC, opto-isolado ou com melhor isolamento às interferências embora não seja necessidade absoluta.
Já o cartão de programação parece-me uma boa compra:
http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2169
O hélice deverá estar de acordo com o motor e pack usados além de que acho esse hélice um pouco "comprido" para o modelo em questão. Com o motor e pack que mencionei, um hélice 11X7 dá cerca de 10000Rpm e não fica perto do chão.
Quanto à Lipo, e com o motor mais pequeno, uma Lipo 4S chega.
Fica o modelo mais leve, cerca de 10%, não precisando de tanta potência e até poderá aumentar a autonomia.

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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TOPCAT

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AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Thu 07-10-2010, 9:56   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Boas

Chispas Obrigado pela resposta

obrigado pelos links. Quanto ao eixo não foi confusão, apenas pretendi simplificar para que fosse fácil de entender. Falei em eixo lateral referindo-me ao eixo que passa lateralmente ao avião, portanto o eixo transversal.

O meu modelo é efectivamente o wot 4 mk2 da ripmax:
http://www2.ripmax.net/item.asp?itemid=A-CF002&Category=010

o variador é mesmo para desligar o ubec interno. de qualquer forma vou tentar informar-me melhor do motor e das diferenças da solução que apresentas, desde já agradeço o input.

@ Vitor Pereira

Boas Vitor Obrigado pelo link... mas parece que aqui não está a funcionar, será do meu pc??

Obrigado pelo input também

Obrigado e ate breve

_________________
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Vitor Pereira

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
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PostPosted in this forum: Thu 07-10-2010, 19:57   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Boas TopCat,

Realmente também não estou a conseguir abrir o site do Chris Foss.
Segue por MP o pdf que ele tinha disponível quando montei o meu wot 4.

Cumprimentos,

Vitor

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TOPCAT

Portugal
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PostPosted in this forum: Thu 07-10-2010, 21:12   Post subject:   Back to top 

Boas Vitor Pereira

obrigado pelo ficheiro

cumprimentos e Obrigado de novo

Topcat

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Vitor Pereira

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PostPosted in this forum: Tue 12-10-2010, 0:05   Post subject:  Re: WOT 4 Electrico Back to top 

Boa noite,

Cá vão mais umas fotos.
Espero que ajudem.









Entrada de ar



Eu sei que a entrada de ar na última foto tem muito mau aspecto, e que devia ter umas abas laterais a prendê-la.

No entanto, necessito que a entrada de ar abra mais (bem como a "porta" lateral que se vê na foto), a fim de conseguir segurar o motor para apertar convenientemente a porca que fixa a hélice.

Se alguém tiver uma ideia melhor para resolver esta situação abradeço.

Cumprimentos,

Vitor

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