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Author |
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Gil
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Olá a questão é mesmo essa, sabem aquelas "tabuas, bandeiras, ciclistas, e outras coisas mais" como posso calcular o CG de uma dessas aeronaves?
Desde já os meus muito obrigado.
Abraço
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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De uma tampa de sanita é facil!
Sentas-te na tampa e verificas se estás bem sentado, depois levantas os pés e vês se cais para trás ou para a frente. Se caíres para a frente deves meter o CaGador mais atrás e vice versa.
Para os outros (bicicleta e assim), é a mesma coisa, exepto a bandeira que neste caso é ela que se mexe em relação ao CaGador.
Espero ter ajudado.
Abraço e bons C...G...
Oliveira
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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DeltaDirac
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Comes algo que te faça endurecer o "cocó" e dps metes o gajo em pé no chao do WC. Metes a tampa de sanita em cima dele e vais movimentando-a em cima do "cocó" até ela ficar em equilibrio! Aí tens o CG da tampa de sanita...
Desculpa a piada Gil, mas não resisti...
(Haja boa disposição após um dia fo*dido de trabalho!!! )
DD
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Nando
Administrador
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Atiras ao ar e:
1. Se cair com a frente, moves o CG para a frente.
2. Se cair para tras, moves o CG para tras.
Mas ja vi outras boas respostas.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Caga (Não literalmente) no CG Gil. Mete mas é um motor à frente, flaperons, e equilibra a bixa + - com 1/3, depois logo se vê se ficou muito maluca ou se voa...
Esta malta é lixada... Mas eu também ainda hei de fazer uma cagadeira voadora... Já penso nisto não é de hoje...
E digo já que já vi umas asas motorizadas que não estão muito distantes de uma tampa de sanita motorizada...
Força a abcs,
JM
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_________________ Bons Vôos
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Gil
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Morais, 5 estrelas. Aos outros caramelhos!!!! Duas coisas:
1º sou eu quem vai estar no control da frequencia em valongo...ora olivas, DD e nando, deixa apontar
2ª Laxante, meus amigos. Aos litros! esta malta são uns invejosos
Na boa, gente, se funcionar talvez depois faça um cagalhã* voador, quem faz o tóclismo?
Abraços (com força e apertadinhos em volta do pescoço)
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_________________ See ya!
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DeltaDirac
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Boa resposta Gil! Pimba!!!
é caso para dizer "toma e.... embrulha"
ehehhe
DD
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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DeltaDirac wrote ( View Post): ›
Boa resposta Gil! Pimba!!!
é caso para dizer "toma e.... embrulha"
ehehhe
DD
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Escusas de estar a pedir perdão, já tás na lista!!
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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DeltaDirac
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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Á mais marés que marinheiros!
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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vsantos
SECOND LIEUTENANT
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paulonbaptista
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Para calculares o CG de tábuas, tampas e tudo o mais:
1º- seleciona o Datum (ponto de onde vão ser efectuadas todas as medições, geralmente no trem principal)
2º- Calcula os momentos positivos e negativos de tudo o que tens instalado no A/C (motor, helice servos, baterias, depósito,receptor etc...) (momento = distância x peso ; do Datum para a frente do avião serão momentos negativos, para trás positivos)
3º- A soma dos momentos vai-te dar a distância do CG ao Datum
4º- Quando achares o CG, vais conseguir determinar o MAC (Mean aerodynamic Chord)
Bons vôos
Paulo
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_________________ Ripmax Bossanova - Multiplex Cularis - Topmodel Thermik Dream // Align TREX 600 NSP - E-Smart 600 - TT Raptor 50 V2 - HK450 v2
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LordBrutus
AIRMAN FIRST CLASS
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Boas Gil,
Numa das minhas (agora) raras aparições por estas andanças vi este tópico...
Uma optima forma de encontrar o CG de formas menos "standard" seria passar isso para 3D em qualquer programa de desenho...Solid Works, Inventor ou Catia...pesar a peça em questão e colocar essa mesma massa no 3D. Em 5 minutos encontras o CG e ainda sobra tempo para estudar a distribuição dos restantes componentes no aviao (se for o caso...)
A forma artesanal é agarrar a dita num ponto da periferia e deixar que rode apenas pelo seu peso, usando um fio de prumo traça-se uma linha vertical na superficie e repete-se o processo umas 5 ou 6 vezes, mudando o ponto de rotação/suporte...com 5 ou 6 linhas já deve ser suficiente para ter uma boa ideia de onde fica o CG...
Um abraço e boa sorte
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