RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e QuestõesComo calcular o CG dos "tampos de sanita"??

#1:  Como calcular o CG dos "tampos de sanita"?? Author: Gil Post Posted in this forum: Tue 22-07-2008, 16:18

Olá a questão é mesmo essa, sabem aquelas "tabuas, bandeiras, ciclistas, e outras coisas mais" como posso calcular o CG de uma dessas aeronaves?

Desde já os meus muito obrigado.

Abraço

#2:   Author: oliveira Post Posted in this forum: Tue 22-07-2008, 17:23

De uma tampa de sanita é facil!

Sentas-te na tampa e verificas se estás bem sentado, depois levantas os pés e vês se cais para trás ou para a frente. Se caíres para a frente deves meter o CaGador mais atrás e vice versa.
Para os outros (bicicleta e assim), é a mesma coisa, exepto a bandeira que neste caso é ela que se mexe em relação ao CaGador.

Espero ter ajudado. Laughing

Abraço e bons C...G...
Oliveira

#3:  Re: Como calcular o CG dos "tampos de sanita"?? Author: DeltaDirac Post Posted in this forum: Tue 22-07-2008, 17:33

Comes algo que te faça endurecer o "cocó" e dps metes o gajo em pé no chao do WC. Metes a tampa de sanita em cima dele e vais movimentando-a em cima do "cocó" até ela ficar em equilibrio! Aí tens o CG da tampa de sanita... Very Happy

Desculpa a piada Gil, mas não resisti... Smile

(Haja boa disposição após um dia fo*dido de trabalho!!! Evil or Very Mad )

DD

#4:  Re: Como calcular o CG dos "tampos de sanita"?? Author: Nando Post Posted in this forum: Tue 22-07-2008, 18:04

Atiras ao ar e:

1. Se cair com a frente, moves o CG para a frente.
2. Se cair para tras, moves o CG para tras.

Mas ja vi outras boas respostas. Smile

#5:   Author: Moraes Post Posted in this forum: Tue 22-07-2008, 18:14

Caga (Não literalmente) no CG Gil. Mete mas é um motor à frente, flaperons, e equilibra a bixa + - com 1/3, depois logo se vê se ficou muito maluca ou se voa...

Esta malta é lixada... Mas eu também ainda hei de fazer uma cagadeira voadora... Já penso nisto não é de hoje...

E digo já que já vi umas asas motorizadas que não estão muito distantes de uma tampa de sanita motorizada...

Força a abcs,

JM

#6:   Author: Gil Post Posted in this forum: Tue 22-07-2008, 21:13

Morais, 5 estrelas. Aos outros caramelhos!!!! Duas coisas:
1º sou eu quem vai estar no control da frequencia em valongo...ora olivas, DD e nando, deixa apontar
2ª Laxante, meus amigos. Aos litros! esta malta são uns invejosos Razz

Na boa, gente, se funcionar talvez depois faça um cagalhã* voador, quem faz o tóclismo?

Abraços (com força e apertadinhos em volta do pescoço)

#7:  Re: Como calcular o CG dos "tampos de sanita"?? Author: DeltaDirac Post Posted in this forum: Tue 22-07-2008, 21:21

Boa resposta Gil! Pimba!!! Smile

é caso para dizer "toma e.... embrulha" Very HappyVery Happy

ehehhe

DD

#8:  Re: Como calcular o CG dos "tampos de sanita"?? Author: oliveira Post Posted in this forum: Tue 22-07-2008, 21:33

DeltaDirac wrote (View Post): › Boa resposta Gil! Pimba!!! Smile

é caso para dizer "toma e.... embrulha" Very HappyVery Happy

ehehhe

DD


Escusas de estar a pedir perdão, já tás na lista!! Laughing

#9:  Re: Como calcular o CG dos "tampos de sanita"?? Author: DeltaDirac Post Posted in this forum: Tue 22-07-2008, 21:35

Não faz mal, eu nao posso ir a Valongo RazzRazzRazz

Very Happy

DD

#10:   Author: oliveira Post Posted in this forum: Tue 22-07-2008, 22:17

Á mais marés que marinheiros! Laughing

#11:  Re: Como calcular o CG dos "tampos de sanita"?? Author: PAULO Post Posted in this forum: Tue 22-07-2008, 22:38

Tomas uma colher de cha de oleo de ricino e nem vais ter tempo de verificar o CG Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

#12:  Re: Como calcular o CG dos "tampos de sanita"?? Author: vsantos Post Posted in this forum: Tue 22-07-2008, 23:53

Caro amigo GIL
Razz Razz Razz Razz Razz Razz
Um abraço e as melhoras ...
Laughing Laughing Laughing
cumps
vsantos

#13:  Re: Como calcular o CG dos "tampos de sanita"?? Author: paulonbaptista Post Posted in this forum: Tue 12-05-2009, 23:37

Para calculares o CG de tábuas, tampas e tudo o mais:
1º- seleciona o Datum (ponto de onde vão ser efectuadas todas as medições, geralmente no trem principal)
2º- Calcula os momentos positivos e negativos de tudo o que tens instalado no A/C (motor, helice servos, baterias, depósito,receptor etc...) (momento = distância x peso ; do Datum para a frente do avião serão momentos negativos, para trás positivos)
3º- A soma dos momentos vai-te dar a distância do CG ao Datum
4º- Quando achares o CG, vais conseguir determinar o MAC (Mean aerodynamic Chord)

Bons vôos
Paulo

#14:  Re: Como calcular o CG dos "tampos de sanita"?? Author: LordBrutus Post Posted in this forum: Wed 13-05-2009, 8:54

Boas Gil,

Numa das minhas (agora) raras aparições por estas andanças vi este tópico...

Uma optima forma de encontrar o CG de formas menos "standard" seria passar isso para 3D em qualquer programa de desenho...Solid Works, Inventor ou Catia...pesar a peça em questão e colocar essa mesma massa no 3D. Em 5 minutos encontras o CG e ainda sobra tempo para estudar a distribuição dos restantes componentes no aviao (se for o caso...)

A forma artesanal é agarrar a dita num ponto da periferia e deixar que rode apenas pelo seu peso, usando um fio de prumo traça-se uma linha vertical na superficie e repete-se o processo umas 5 ou 6 vezes, mudando o ponto de rotação/suporte...com 5 ou 6 linhas já deve ser suficiente para ter uma boa ideia de onde fica o CG...



Um abraço e boa sorte
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e QuestõesComo calcular o CG dos "tampos de sanita"??


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.2031s (PHP: 31% | SQL: 69%) | SQL queries: 105 | GZIP enabled | Debug off]