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stheo
MASTER SERGEANT
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Olá Pessoal,
Criei este post pq achei interessante falar de uma "configuração" dos motores Brushless, que aparentemente resolveu o problema de corte de alimentação do meu T-Rex. (corte com cerca de 1 segundo durante o voo).
Ontem tive uma espécie de "aula" sobre motores e baterias, do pouco que consegui assimilar, vou tentar passar...
Falamos sobre o Timing dos motores Brushless, matéria da qual eu desconhecia. Isto seria uma "configuração" de como o variador controla os motores com diferentes números de polos. Esta configuração pode alterar o rendimento do motor também.
Alguns variadores fazem esta configuração automaticamente, ou seja, "adaptam-se" a cada tipo de motor, não é o caso do variador que vem com o T-REx.
Iniciei por verificar o meu tipo de motor, é um Brushless outrunner com 8 polos. Depois verifiquei as configurações disponíveis no variador:
1: Low Timing (motores com 2 polos);
2: Mid Timing (motores com 6 ou mais polos);
3: High Timing (maior potência).
O variador estava configurado em modo 3, ou seja, maior potência. Pelo que percebi, isto explicaria o problema do corte, ou seja, maior potência, mais corrente, maior aquecimento, e por consequencia corte do variador. Isto pq o meu variador é de 25A, enquanto os packs podem disparar 36A continuos. O motor estava a trabalhar com o máximo torque, e baixa rotação, o que explica o alto consumo, para o caso do Heli, seria baixo rendimento.
Alterei a configuração para o modo 2 (6 ou mais polos), percebi um aumento de rotação e menor aquecimento do variador.
Realizei 4 voos com cerca de 10 minutos, não ocorreu nenhum corte...
(não tenho a certeza se resolveu por completo o problema, terei que realizar mais testes).
Estas informações são interessantes para aqueles que utilizam o mesmo variador (Align RCE-BL25T), e mesmo não tendo problemas de corte, devido a diferentes capacidades dos packs, poderá entretanto melhorar o rendimento do motor.
Acredito que a melhor maneira de confirmar isto tudo, seria fazer mais testes, medições de correntes e alguns cálculos... mas pra já é o que temos.
Não sei se estou correcto em tudo, espero que aqueles com maior conhecimento possam ajudar!
Alguém pode explicar mais precisamento o Timing?
Um abraço,
Stheo.
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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stheo
MASTER SERGEANT
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Olá UltraOhm,
Primeiro quero agradecer todas aquelas informações, que foi mesmo uma aula!! Aprendi muito...pelo menos um pouco sobre cada tema.
Claro que é muito difícil assimilar tudo numa única tarde...
Mas isto que escrevi sobre o Timing está mais ou menos correcto?
De facto "acho" que resolveu o problema... até agora não tive mais cortes de corrente durante o voo.
Tentei buscar mais informações naquele fórum que comentamos, vi muita coisa sobre motores e baterias, mas nada sobre Timing propriamente dito... e a "lentidão" irrita! hehehe...
Bem, em relação ao Rádio, o ampop não havia em stock, tive que pedir um equivalente da National (LM324D) que é mais "famoso", os componentes chegaram hoje, e logo a noite devo substituí-los. Por isso ainda não tinha dito nada, queria primeiro testar...
Mais uma vez obrigado e um abraço!
Stheo.
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