RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalElectrónica & SoftwareTiming Motores Brushless.

#1:  Timing Motores Brushless. Author: stheo Post Posted in this forum: Wed 13-09-2006, 20:51

Olá Pessoal,

Criei este post pq achei interessante falar de uma "configuração" dos motores Brushless, que aparentemente resolveu o problema de corte de alimentação do meu T-Rex. (corte com cerca de 1 segundo durante o voo).
Ontem tive uma espécie de "aula" sobre motores e baterias, do pouco que consegui assimilar, vou tentar passar...
Falamos sobre o Timing dos motores Brushless, matéria da qual eu desconhecia. Isto seria uma "configuração" de como o variador controla os motores com diferentes números de polos. Esta configuração pode alterar o rendimento do motor também.
Alguns variadores fazem esta configuração automaticamente, ou seja, "adaptam-se" a cada tipo de motor, não é o caso do variador que vem com o T-REx.

Iniciei por verificar o meu tipo de motor, é um Brushless outrunner com 8 polos. Depois verifiquei as configurações disponíveis no variador:
1: Low Timing (motores com 2 polos);
2: Mid Timing (motores com 6 ou mais polos);
3: High Timing (maior potência).

O variador estava configurado em modo 3, ou seja, maior potência. Pelo que percebi, isto explicaria o problema do corte, ou seja, maior potência, mais corrente, maior aquecimento, e por consequencia corte do variador. Isto pq o meu variador é de 25A, enquanto os packs podem disparar 36A continuos. O motor estava a trabalhar com o máximo torque, e baixa rotação, o que explica o alto consumo, para o caso do Heli, seria baixo rendimento.
Alterei a configuração para o modo 2 (6 ou mais polos), percebi um aumento de rotação e menor aquecimento do variador.
Realizei 4 voos com cerca de 10 minutos, não ocorreu nenhum corte...
(não tenho a certeza se resolveu por completo o problema, terei que realizar mais testes).

Estas informações são interessantes para aqueles que utilizam o mesmo variador (Align RCE-BL25T), e mesmo não tendo problemas de corte, devido a diferentes capacidades dos packs, poderá entretanto melhorar o rendimento do motor.

Acredito que a melhor maneira de confirmar isto tudo, seria fazer mais testes, medições de correntes e alguns cálculos... mas pra já é o que temos.

Não sei se estou correcto em tudo, espero que aqueles com maior conhecimento possam ajudar!

Alguém pode explicar mais precisamento o Timing?


Um abraço,

Stheo.

#2:   Author: UltraOhm Post Posted in this forum: Fri 15-09-2006, 14:47

:-)
Fiquei contente por teres resolvido aparentemente o teu problema...O Radio ja mexe?

#3:  Re: Timing Motores Brushless. Author: stheo Post Posted in this forum: Fri 15-09-2006, 15:24

Olá UltraOhm,

Primeiro quero agradecer todas aquelas informações, que foi mesmo uma aula!! Aprendi muito...pelo menos um pouco sobre cada tema.
Claro que é muito difícil assimilar tudo numa única tarde...
Mas isto que escrevi sobre o Timing está mais ou menos correcto?
De facto "acho" que resolveu o problema... até agora não tive mais cortes de corrente durante o voo.
Tentei buscar mais informações naquele fórum que comentamos, vi muita coisa sobre motores e baterias, mas nada sobre Timing propriamente dito... e a "lentidão" irrita! hehehe...
Bem, em relação ao Rádio, o ampop não havia em stock, tive que pedir um equivalente da National (LM324D) que é mais "famoso", os componentes chegaram hoje, e logo a noite devo substituí-los. Por isso ainda não tinha dito nada, queria primeiro testar...

Mais uma vez obrigado e um abraço!

Stheo.
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalElectrónica & SoftwareTiming Motores Brushless.


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 3.2772s (PHP: 1% | SQL: 99%) | SQL queries: 46 | GZIP enabled | Debug off]