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Wingnut
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Boa noite,
Como utilizador e iniciante constato que este fórum é uma enorme mais valia para qualquer pessoa que se queira iniciar no Aeromodelismo, no entanto é comum a repetição de certas questões.
É neste contexto que sugiro a elaboração de uma FAQ que qualquer novo utilizador poderá consultar antes de criar um tópico que já foi respondido "n" vezes.
Questões do estilo:
- Qual o modelo de heli inicial para me iniciar..
- Qual o modelo de avião para me iniciar..
- Qual o orçamento..
- Onde comprar.. lojas mais comuns
- Material necessário..
- Radio para começar..
- Enquadramento legal da modalidade em Portugal..
- A federação e clubes, licença e seguros
- Conhecimentos básicos sobre funcionamento dos componentes..
Em suma, o básico que qualquer pessoa deve saber para começar de forma minimamente informada. Não sugiro que se criem respostas novas mas apenas que se compile as diversas respostas já dadas num único Post ou documento e que o mesmo vá sendo complementado com as sugestões de todos.
É claro que podem sempre argumentar que "quem estiver interessado que pesquise" e aí dou-vos razão mas quanto mais user friendly for o forúm melhor para todos.
Mas fica a sugestão!
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LUISX
Administrador
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Wingnut realmente pouca gente usa a função de pesquisa do forum a repetição dos temas por parte dos iniciados é algo que nos preocupa sim, chega a ser uma constancia, o pior é que isso provoca uma falta de interesse à resposta
Obrigado pela sugestão
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_________________ Enjoy RCMpt
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Wingnut
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De nada Luisx,
A mim também me facilitaria muito a vida porque tenho passado horas em pesquisas, comecei nisto sozinho e tudo o já sei foi pela net que aprendi.. quanto mais centralizada estiver a informação melhor.
Por exemplo, sem querer achei este documento que acho que resume muito bem os principais aspetos do aeromodelismo elétrico. Acho que não fala muito de helis por acaso..
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualevoo.pdf
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Luis
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Wingnut wrote ( View Post): ›
De nada Luisx,
A mim também me facilitaria muito a vida porque tenho passado horas em pesquisas, comecei nisto sozinho e tudo o já sei foi pela net que aprendi.. quanto mais centralizada estiver a informação melhor.
Por exemplo, sem querer achei este documento que acho que resume muito bem os principais aspetos do aeromodelismo elétrico. Acho que não fala muito de helis por acaso..
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualevoo.pdf
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pessoalmente acho este documento pessimo...
queres aprender alguma coisa, VAI AO CAMPO E OUVE!
2ª regra é saber o que se gosta mais e começar por aí na base
e 3ª regra arranja uma amigo que te oriente e te faça poupar centenas e centenas de euros!!
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Wingnut
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desculpa lá a franqueza mas se os meus conhecimentos estiverem dependentes de idas ao campo e do que oiço, estou bem tramado.
Digo isto porque já fui a um clube e ouvi isto da boca do presidente "a mim o aeromodelismo elétrico não me diz nada".. e tudo bem, não há qualquer problema, opiniões não se discutem mas o que que quero é precisamente aviões elétricos e depois helis, pelo que qual a motivação para ir a um clube e ouvir? Para além de que não tenho nenhum clube perto nem conheço pessoal com este interesse aqui na zona.
Resta-me ser auto-didacta e como eu haverá muita gente garantidamente, pelo que do meu ponto de vista este tipo de fontes de informação (onde se inclui este fórum) são um óptimo ponto de partida.
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voo_cessna
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concordo plenamente com o Wingnut, ha pessoal que nao tem onde se agarrar... se as respostas apenas se encontrassem no campo para que serviria o forum? eu também tenho sido autodidacta, aprendi muito em navegação pela net e também neste forum, acho essencial este tipo de informação e discordo totalmente de respostas do tipo: vai ao campo e pergunta.. não ajudam minimamente os iniciados e desmotivam ate aqueles que nao tem possibilidades de se deslocarem a um clube ou que nao tenham ninguem que os ajude... para um iniciado as questoes mais basicas tornam-se num enorme problema que pode ser facilmente resolvido com respostas simples e correctas por parte dos mais experientes. agora tambem tenho de concordar os dedos são impossiveis de treinar por aqui claro. hehe
cumps
Voo_cessna
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_________________ visitem o blog: http://morcegos-rc.blogs.sapo.pt/
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Luis
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Wingnut wrote ( View Post): ›
desculpa lá a franqueza mas se os meus conhecimentos estiverem dependentes de idas ao campo e do que oiço, estou bem tramado.
Digo isto porque já fui a um clube e ouvi isto da boca do presidente "a mim o aeromodelismo elétrico não me diz nada".. e tudo bem, não há qualquer problema, opiniões não se discutem mas o que que quero é precisamente aviões elétricos e depois helis, pelo que qual a motivação para ir a um clube e ouvir? Para além de que não tenho nenhum clube perto nem conheço pessoal com este interesse aqui na zona.
Resta-me ser auto-didacta e como eu haverá muita gente garantidamente, pelo que do meu ponto de vista este tipo de fontes de informação (onde se inclui este fórum) são um óptimo ponto de partida.
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por isso é que disse com cuidado que é de ir ao local com um amigo aos sitios onde se voa e ESCOLHER o que interessa!!
eu por exemplo gosto de aviões a motor e não tenho UM ! há uma grande diferença entre aquilo que uma pessoa qualquer dum clube gosta e apregoa e aquilo que gostamos!
se o teu interesse é planadores (por exemplo), das duas três: ou não se vai para o campo voar a não ser electrico, vai-se para um monte ou lança-se com guincho do chão!
atenção: se esse senhor do clube é assim, o da loja ainda é pior
mas ainda não percebi: qual o tipo de voo pretendes? (é de começar por aqui...)
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Luis
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esqueci-me dum pormenor:
o campeonatio de acrobacia já passou a eletrico há uns anos dado que os motores de explosão não .... servem...
mas isso são gostos (por um lado) e se alguém quiser ganhar alguma coisa nesse campeonato só ganha eletricamente...
agora um escala em condições logicamente tem de ter um motor a 4 tempos..
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rgon
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voo_cessna wrote ( View Post): ›
concordo plenamente com o Wingnut, ha pessoal que nao tem onde se agarrar... se as respostas apenas se encontrassem no campo para que serviria o forum? eu também tenho sido autodidacta, aprendi muito em navegação pela net e também neste forum, acho essencial este tipo de informação e discordo totalmente de respostas do tipo: vai ao campo e pergunta.. não ajudam minimamente os iniciados e desmotivam ate aqueles que nao tem possibilidades de se deslocarem a um clube ou que nao tenham ninguem que os ajude... para um iniciado as questoes mais basicas tornam-se num enorme problema que pode ser facilmente resolvido com respostas simples e correctas por parte dos mais experientes. agora tambem tenho de concordar os dedos são impossiveis de treinar por aqui claro. hehe
cumps
Voo_cessna
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Os iniciados devem ler todos os manuais do equipamento que têm para evitar perguntas tão básicas que desmotivam respostas.
Há muita informação no forum e há a função de "Pesquisa", isto não é um blog com a papinha feita, é um forum onde os utilizadores trocam ideias e opiniões e nem todas estão correctas. A minha recomendação é que leia e oiçam várias opiniões e que tirem as suas conclusões.
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Brazao
MASTER SERGEANT
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Luis peço desculpa mas...
O campeonato de acrobacia passou a eléctrico? Qual campeonato? Certamente não está a falar da Acrobacia Rádio controlada porque se está, essa informação é errada uma vez que ainda o ano passado consegui um segundo Lugar no Open Internacional De Leiria com um Yamada Ys 170! Além disso, em competição a escolha por uma ou outra motorização não é nem de perto nem de longe uma questão de gosto. É acima de tudo uma questão de eficiencia e de economia. Mas enfim isto é claro para quem compete em F3-A FAI Nacional ou Iniciados coisa que o Luis não faz.
Quanto ao tópico propriamente dito todos os meios de obtenção de informação são uteis. Claro que questão diferente será a qualidade dessa informação e aquilo que se faz com ela. Da mesma forma que existem manuais pessimos, existe pessima informação no campo. Desde logo porque pelo simples facto de vir de alguem que está na pista não é razão suficiente para ser uma boa informação. No campo aparece desde o piloto mais experiente, cumpridor e conhecedor das normas e regras de segurança ao burgesso que nem educado é.
Portanto aquilo que é necessário ter é algum cuidado com a informação que se obtem independentemente da sua fonte sendo certo que sendo a fonte boa, toda a informação será útil.
Cumprimentos
Filipe Brazão
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Luis
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o F3A é eletrico na GRANDE maioria sim senhora e sei bem o que digo!
por alguma razão há meninos a gastar só em pilhas o preço de alguns modelos
e se alguém gosta de andar a motor, ande! não foi isso que eu disse!!
o que eu disse é que para ganhar F3A é com eletrico! agora se é por economia, eficiencia, não quero saber...
e não faço F3A e ainda bem que não faço, porque simplesmente não gosto!
agora impingir a um novato coisas do género "não faças eletrico, porque a motor é que é bom", não estou de acordo; impinge-se sim a um novato "vê o que mais gostas, faz e pede ajuda!"
o resto é discussão ....
daqui a um bocado começas os tipos da Futaba a dizer que é melhor que a Multiplex e aí a história nunca mais acaba..
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Brazao
MASTER SERGEANT
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Só mais uma pequena nota...
O campeão do mundo em pombal, campeao da Europa na Austria e campeao do mundo de Novo nos Estados Unidos no ultimo ano voa com motores a combustão...
Se ha pessoa que costuma ganhar é ele... a combustão.
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Luis
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não faz mal....
durante 2 anos começa tudo a voar outra vez a motor e depois os patrocinadores voltam a patrocinar os motores elétricos;
é uma questão de dinheiro, não de ser melhor!
mas continuo a dizer o mesmo ao tipo que começa.... vá ver como é e leve um amigo para não gastar balurdios de dinheiro e se ele não gostar de barrotes a motor, compre outra coisa..
e principalmente não ligue ao que mais se ouve no campo: "eu é que sei e sou o maior..."
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Wingnut
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Boa tarde,
De competição percebo muito pouco mas compreendo perfeitamente que quem anda nisto há muito tempo e começou com combustão prefira manter-se fiel. Imagino que seja um feeling diferente.. o peso do modelo, o barulho, as afinações, a própria mecânica etc.. tem muito pouco a ver com a vertente eléctrica. E o que e foi transmitido foi precisamente essa visão pessoal de alguém que começou na combustão.
Quanto ao tema do tópico propriamente dito o objectivo não seria fazer a papinha a ninguém mas apenas arrumar a casa, ou seja, as tais perguntas básicas serem agrupadas numa FAQ e disponibilizadas no fórum de iniciação à modalidade. Acho que muitas das perguntas mais comuns deixariam de ser colocadas.
Concordo que os manuais do equipamento são uma fonte de informação excelente mas se efectivamente se se tratar de alguém iniciado, o mais provável é não ter qualquer manual porque procura precisamente comprar o 1º rádio, o 1º modelo etc..
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Luis
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Wingnut wrote ( View Post): ›
Boa tarde,
De competição percebo muito pouco mas compreendo perfeitamente que quem anda nisto há muito tempo e começou com combustão prefira manter-se fiel. Imagino que seja um feeling diferente.. o peso do modelo, o barulho, as afinações, a própria mecânica etc.. tem muito pouco a ver com a vertente eléctrica. E o que e foi transmitido foi precisamente essa visão pessoal de alguém que começou na combustão.
Quanto ao tema do tópico propriamente dito o objectivo não seria fazer a papinha a ninguém mas apenas arrumar a casa, ou seja, as tais perguntas básicas serem agrupadas numa FAQ e disponibilizadas no fórum de iniciação à modalidade. Acho que muitas das perguntas mais comuns deixariam de ser colocadas.
Concordo que os manuais do equipamento são uma fonte de informação excelente mas se efectivamente se se tratar de alguém iniciado, o mais provável é não ter qualquer manual porque procura precisamente comprar o 1º rádio, o 1º modelo etc..
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Opá... diz-me o queres voar e eu digo-te o que comprar! e depois perguntas a outra pessoa se o setup é bom ou não!
mais simples que isto????
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Wingnut
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Viva Luís,
Sou completamente a favor da simplicidade mas a ideia era mesmo passar conhecimentos de forma global a quem tenha interesse nos mesmos, sem perguntar constantemente as mesmas questões.
É claro que o que comprar e qual o setup indicado são logo das primeiras questões mas na minha opinião quem queira começar de forma informada antes de decidir que modelo comprar, deverá informar-se sobre "n" temas:
exemplos - enquadramento legal da modalidade, clubes e necessidade de licença ou não, know how técnico de aerodinâmica, o funcionamento dos motores elétricos e de combustão, das baterias (lipos, segurança a ter com as mesmas), rádios, servos, etc.. enfim tudo o que quem já sabe considera básico mas quem começa do zero acha complexo.
Mas tal como disse, foi apenas uma sugestão, a informação anda por aí, quem precisar que pesquise!
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Luis
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isso é informação que dá para entupir 10 ou 12 foruns como este!
e este fórum é relativamente elitista dado que os tópicos principais são de pessoal que já sabe fazer algumas coisas;
por isso é que me ofereci para ajudar numa modalidade ou num tipo de voo que queiras!
mais do que isso é apenas no campo a ouvir e ver como todos nós fizemos!
só para mero exemplo, comecei aos 6 anos na antiga pista de voo circular no aeroporto com o meu pai e a ver e garanto que não fiz nem 1/10 do que gostava de fazer e ainda não consegui partir tudo o que queria!
agora o que te garanto é que no campo é que se aprende!
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Wingnut
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Viva Luís,
talvez não me tenha explicado bem mas a ideia era apenas fazer uma lista com as principais questões como existe em muitos outros foruns (FAQ) com as respostas que já foram dadas. No fundo a informação já cá está toda, apenas está dispersa e o pessoal que chega a primeira coisa que faz é criar um tópico novo a perguntar "que modelo compro?" aliás, há muitas pessoas que se registam apenas para fazer duas ou 3 questões e depois abandonam o fórum, o que também é natural quando o entusiasmo inicial passa
Luis wrote ( View Post): ›
por isso é que me ofereci para ajudar numa modalidade ou num tipo de voo que queiras!
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e os "nabos" na matéria como eu agradecem!
Abr
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vinvertido
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Boas, a brochura apresentada em cima tem uma certa qualidade para um iniciado que queira começar com um modelo eléctrico e não só as dicas complentares dão uma grande ajuda na formação de Base.
Quanto ao F3A, motores eléctricos, combustão uma das principais razões dos electricos é a limpeza do material e a sua durabilidade devido à quase ausência de vibrações se tivermos sempre o hélice equilibrado. Os motores eléctricos à 4, 5 anos superaram os a combustão, mas com o investimento da yamada nos novos 170 equilibram a situação comportando-se inclusivamente melhor em dias de muito vento, que o diga o Brazão no Open de leiria onde estava um vendaval incrível. O senão é também o elevado preço do combustível que estes motores gastam, só rendem com 30% de nitro e gastam 600ml por cada voo de 10 12m, o que dá uma média de 7 a 9 euros por voo só em combustível. Havia os motores webra 160 que com 10% de nitro já se safavam muito bem e baixava bastante o preço do voo, mas a webra foi descontinuada.
As baterias, o preço elevado tem muito a ver com o seu peso, como os modelos não podem ter mais de 5kg em prova e as ditas chinesas que servem bem e até são utilizadas em treino pesam muito mais e elevam o peso para acima do regulamentado , mas vai diluindo-se ao longo do tempo, baterias bem mantidas e bem rodadas pagam-se a elas mesmo em relação a um a combustão, mas quem nos tira aquele ruido de um F3a a 4T tira-nos tudo.
Quanto a aprender no campo ou em casa, no campo não há duvida que se aprende muito da pratica, experiencia na compra, não cometendo erros ja cometidos por outros aeromodelistas no inicio da modalidade, mas a teoria deverá ser cimentada na literatura mais que não seja para terem duvidas
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_________________ Joao Silva
socio Aeromania
socio PCR
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rgon
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vinvertido wrote ( View Post): ›
... só rendem com 30% de nitro e gastam 600ml por cada voo de 10 12m, o que dá uma média de 7 a 9 euros por voo só em combustível....
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Não sei que baterias são utilizadas em equivalentes eléctricos mas por as contas, uma bateria de 100€ fica paga ao fim de +-13voos.
Estou correcto?
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Luis
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até poderia ficar, mas a quantidade pilhas que se torna necessário levar todos os dias para o campo, treinar e voar, é um empate de capital enormissimo;
diga-se que um tipo a motor leva 2 litros de combustivel, anda mais ou menos uma hora por dia e fazer a equivalência a um eletrico são uma catrefada de pilhas bem caras para esta modalidade;
eu tenho 2 pilhas de 6 S de 2200 para o meu 500 e faço apenas 6 minutos com ele acima do meio de stick; a fundo era 5 minutos;
portanto é uma questão de fazer contas, não pela equivalencia, que aí sim sai mais barato, mas pelo quantidade de dinheiro gasto inicialmente; ao fim de um ano está tudo pago, mas nessa altura há muitos packs que já deram a alminha....
atenção que os F3A de ultima geração são compósitos de PVC com fibra a vácuo e motores no spinner (alguns claro); isso baixou-lhes o peso descoumunalmente avançando o CG; eles sem motor a planarem são autenticos planadores..
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rgon
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Luis,
Independentemente da sua ordem de ideias cada bateria continua a ficar paga ao fim do mesmo numero de voos. Ao fim de 13 ciclos já se acabou o combustível e estão as baterias rodadas e em pleno rendimento. Penso que 100€ por pack já dá para comprar umas boas baterias e as minhas baterias chinesas já rodaram bem mais do que 13 ciclos.
Há outros custos a acrescentar, a electricidade custa dinheiro mas as deslocações para ir comprar o combustível provavelmente ficam ainda muito mais caras.
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Wingnut
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acho que a única menos valia dos eletricos é mesmo o realismo e o barulho.. O resto acho que compensa, especialmente para os indecisos que compram um modelo só para experimentar. É mais prático e limpo..
Andar com combustível de um lado para o outro, no carro, em casa, etc.. algo me diz que acabaria por destruir alguns casamentos!
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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E a roupa? quantas e quantas vezes vou sair com a maria depois dos voos com a roupa manchada
Bem pensada esta sugestão assim temos como sugerir um bom tópico para os novos aeromodelistas aprenderem.
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_________________ GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
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Cardoso
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>Como é bom haver Eléctricos e Combustível.
Como é bom chegar ao campo ouvir o barulho dos motores e o cheiro a combustível.
Como é bom chegar ao campo com duas ou três baterias e voar sem barulho.
COMO BOM É VOAR
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