RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 42 users online ::
0 Registered,
42 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Aeromodelismo VS Helimodelismo
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
Wingnut

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 13:44   Post subject:  Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

Boa tarde a todos,

Entre aeromodelo e helimodelo o que consideram mais válido para aprender a pilotar? Pretendo experimentar os dois mundos, em termos de objectivos heli será para evoluir até ao voo 3d e avião para fazer filme/fotografia aérea, mas devo começar por onde?

Desde já agradeço o v/ ponto de vista.

Download Post   
rgon

Portugal
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 15:07   Post subject:   Back to top 

..por o simulador... Very Happy

Download Post   
SPJM

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 16:28   Post subject:   Back to top 

rgon wrote (View Post): › ..por o simulador... Very Happy


+1 Laughing

Num avião tens muito menos movimentos com que te preocupar uma vez que só anda para a frente (há modelos 3D que também andam para tráz mas isso já são outras histórias). Logo são menos complicados. Atenção que eu só voei aviões no simulador, mas juntando isso às opiniões que se ouvem chega-se a esta conclusão.

Apesar disto eu acho que se deve começar pelo que se gosta mais. Qualquer pessoa pode voar aviões ou helis desde que se empenhe na tarefa e seja persistente. É tudo uma questão de treino.

_________________
Download Post   
Wingnut

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 16:40   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

Pois, o Phoenix já vem a caminho mas queria ir pensando onde invisto primeiro e analisar orçamentos Twisted Evil , mas antes de escolher vou experimentar pilotar uns e outros no simulador para depois decidir melhor..

Nos helis agrada-me a versatilidade, com cuidado podem voar em qualquer lado, quero dizer que não exigem uma pista propriamente dita, já os aviões julgo que exigem.. por outro lado um dos argumentos que está a pesar muito é a autonomia de voo, e já percebi que os helis eletricos fazem +/- 10 minutos de voo com cada bateria e receio que saiba a pouco, já um avião também eletrico fará um bocadinho mais não?

Download Post   
SPJM

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 16:43   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

E olha que um heli a voar 3D nao está no ar mais de 4 ou 5min Laughing

_________________
Download Post   
lipus

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 16:58   Post subject:   Back to top 

rgon wrote (View Post): › ..por o simulador... Very Happy

+10

<off_topic>
SPJM wrote (View Post): › E olha que um heli a voar 3D nao está no ar mais de 4 ou 5min Laughing


e depende do piloto, eu em 3d consigo tempos negativos
</off_topic>

escolhe o que te dá mais pica, conheço aeromodelistas que dizem dar mais pica 7 mins de heli que 30 de avião, mas como é lógico isso depende da pessoa, de certeza que haverá muitos que nem acham piada aos helis (lembro-me agora de um que não gosta nada de yo-yos)

_________________
NÃO SABE ESCREVER
Download Post   
Wingnut

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 17:37   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

Sim, não há como experimentar e ver o que dá mais gozo para começar. Em termos de orçamento julgo que andará ela por ela de início, é que € 400 já voaram no rádio e no simulador, conto gastar no máximo dos máximo mais € 200 em algo minimamente decente já pronto para ir para o ar!

yoyos.. haha muito bom, já estou a ver que há alguma rivalidade salutar entre o pessoal das asas e o dos helis!

Download Post   
rgon

Portugal
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 20:45   Post subject:   Back to top 

Infelizmente há alguma rivalidade mas na minha opinião o tipo de modelo é uma desculpa para esconder um mau carácter.

Twisted Evil

Download Post   
LUISX

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 21:20   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

A rivalidade que tenho visto foi sempre de salutar aqui no forum e no campo Wink

_________________
Enjoy RCMpt
Download Post   
lipus

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 22:36   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

só para baralhar ideias ...

Wingnut, pesquisa e lê umas coisas sobre multi copters .... eheheh

(olha o bichinho)

_________________
NÃO SABE ESCREVER
Download Post   
rgon

Portugal
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 22:53   Post subject:   Back to top 

Olha se ele pega.. Very Happy

Download Post   
Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 23:31   Post subject:   Back to top 

Existe sim rivalidade... eu nao posso nem ver o pessoal dos helis! Smile

(e porque tenho 4 em casa e nao voo com eles e depois lembra-me disso)

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Download Post   
oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Wed 18-01-2012, 2:04   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

Estão a falar de mim?! Twisted Evil

Desde já aviso que tenho um yo-yo em casa, mas posso dizer que o melhor para começar será sempre o mais facil e o que menos tempo levar a tirar algum prazer e atingir a finalidade sem gastar muito dinheiro (sem falar no simulador).
Na minha opinião é sempre melhor começar pelos aviões, visto o aeromodelo não ser tão complicado em termos de montagem, afinação, pilotagem e reparação. Os helis para quem começa é uma tremenda dor de cabeça na montagem, já para não falar nas afinações de giros, pitch, etc. e etc., porque muito dificilmente, alguém iniciado consegue fazer essas afinações sem pedir ajuda a quem sabe, embora nos aviões também se precise de ajuda, a coisa é bem mais facil.
Começar pelos aviões é começar da forma correcta, já que o heli em termos de pilotagem pode-se considerar uma evolução derivado à dificuldade de manusiamento em todas as areas.

Esta é a minha opinião e nada tem haver com as picardias dos roscas e yo-yos. Twisted Evil Laughing

_________________

CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
Download Post   
jotaluz

Portugal
FIRST LIEUTENANT
FIRST LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Wed 18-01-2012, 2:57   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

Eu comecei assim:

mini heli 3ch
heli 4ch
heli 6ch
avião planador
avião 3d
multicoptero
multicoptero fpv (ainda não está fino) Very Happy
avião fpv (ainda não está fino) Very Happy

esta é a minha curva Very Happy

depende do dia(estado de animo) ou da companhia Very Happy ou voo uma coisa ou outra,

acho que não é uma questão de "rivalidade"

acho que isto é como as bikes se o que gosta e praticas é downhill, não convives tanto com a malta da estrada
no fundo tudo tem a ver com a personalidade de cada um

Very Happy

_________________
Os meus Vídeos
O Clube
Eurgle 9X + FrSky DJT
Download Post   
Brazao

Russia
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 18-01-2012, 3:00   Post subject:   Back to top 

Roscas e yo-yos...LOl

Cada um com as suas partivularidades, dificuldades e claro... Cada um com a sua beleza.

Na linha do quem tem sido dito no topico a analise que faço é esta...

O básico dos Helis é bem mais complicado que o básico dos aviões. Tão só por este motivo... é possivel manter um aviao a voar apenas utilizando o comando da mão direita. No heli tem que se recorrer necessariamente aos 4 eixos logo às duas mãos, mesmo para o mais básico dos básicos.

Claro que, chegando a um certo nivel, amabas sao igualmente complexas, cada um com a sua especificidade tanto mecanica como instrumental.

Mas de facto, talvez para quem ja esteja habituado a utilizar em simultaneo os 4 eixos seja mais fácil partir para um tipo de voo onde isso não é necessário. logo será mais facil para um piloto de helis pegar num aviao do que o contrario a não ser que o piloto de avioes, seja muito batido em 3d e ai sim, em virtude da utilização obrigatoria dos 4 eixos será relativamente facil partir para os Helis.

Acho que acima de tudo deve ponderar os pros e contras de cada area e começar por onde se sentir mais "atraido". E no simluador. Smile

Cumprimentos
Filipe

Download Post   
pedro matos

Portugal
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Wed 18-01-2012, 10:37   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

Simulador é obrigatório ao inicio para não estragar material e perceber os sticks, depois é decidir o tipo de modelo, primeiro vais voar aonde?espaço?jardim?campo? bases? depois começas a ver qual o modelo mais adequado para o local, por fim começas o projeto que decidistes.
Ao inicio queremos voar o mais possível, por isso queremos um espaço perto de casa, e os helis têm essa vantagem mas também há aeromodelos que são porreiros para voar em espaços pequenos. Isto tudo claro para modelos pequenos...
aaaa claro procura grupos de aeromodelistas para começares é muito importante conversar com outros aeromodelistas para tirar duvidas e para não fazeres asneira, normalmente e já aconteceu comigo ver problemas nos modelos que os iniciantes não topam, se eu não topa-se era PUM!!! Twisted Evil

_________________
GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
Download Post   
Wingnut

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Wed 18-01-2012, 13:37   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

Roscas e yoyos... muito bom! devia ter mudado o nome ao tópico lol

Ou seja, fico com a sensação que os Helis de início dão de fato mais trabalho, surgem dificuldades logo na escolha dos componentes, montagem e inúmeras afinações, mas quem quer aprender até será uma mais valia (haja tempo, dedicação e motivação). Helis parece-me mais prático, basta um descampado e consigo mete-lo no ar sem grandes infraestruturas, o problema é se a pessoa desmotiva na montagem e afinações.. Exclamation

O aviões ganham em facilidade de montagem, em orçamento inicial e muito possivelmente em autonomia de voo (quero fazer fotografia aérea), mas acho que perdem em flexibilidade pois já exigem um espaço mais amplo.

Vou acabar por entrar nos dois mundos (já comprei rádio a contar com isso) e não excluo vir-me a associar a um clube com pista etc.. mas para começar e como tenciono começar a voar em descampados acho que vou iniciar-me nos Helis só pela maior liberdade que permitem.

Multicopers?? quem sabe, quem sabe Razz também já me ocorreu hidroaviões... o pior é se aquilo avaria no meio de um lago a 100 ou 200 metros!

Download Post   
lipus

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 18-01-2012, 13:46   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

off_topic
Wingnut wrote (View Post): › (...)
Multicopers?? quem sabe, quem sabe Razz também já me ocorreu hidroaviões... o pior é se aquilo avaria no meio de um lago a 100 ou 200 metros!


o Wingnut não sabe nadar, yo (deve ser lido com ritmo)

on_topic

a questão de te associares a um clube é com a questão do simulador, não é opcional
(quanto mais não seja pela ajuda cedida pelos elementos mais experientes [essencial])

_________________
NÃO SABE ESCREVER
Download Post   
Luis

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 19-01-2012, 0:15   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

devo ser eu o o gajo do seculo passado!

1º quem voa aviões só com a mão direita é porque deve ser maneta ou não sabe voar
2º nos planadores voa-se sempre com a mão esquerda (também) e nos de acrobacia ai de quem não usar a mão esquerda
3º dantes havia helicópteros também
4º nem computadores havia, quanto mais simuladores..

agora que os simuladores dão jeito, DÃO!

Download Post   
RJSC

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 19-01-2012, 1:09   Post subject:   Back to top 

SPJM wrote (View Post): ›
rgon wrote (View Post): › ..por o simulador... Very Happy


+1 Laughing


-1 (menos um!)

Desde o princípio e ainda hoje que parto mais rapidamente um avião no simulador que na realidade, e não é por abusar no simulador. Fazendo a mesma coisa que cá fora, se não usar a câmara de perseguição e usar a câmara que vê a partir do chão (como na realidade) perco muitas vezes o avião de vista durante os zoom's e rodagem da câmara.

Para mim o simulador só é bom para aprender o que cada superfície de controlo faz ao avião, com a câmara de perseguição. Rolling Eyes

Download Post   
Brazao

Russia
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 19-01-2012, 1:29   Post subject:   Back to top 

Caro Luis...

Pelo seu comentário fico com a clara ideia de que ou não leu o meu tópico até ao fim ou não percebeu... Em todo o caso, e admitindo a possibilidade de eu não ter fundamentado correctamente a minha opinião aqui deixo uma nota interpretativa...

1º Desde 1998, data em que comecei a voar, é possivel "voar" no sentido estrito. (não incluindo a manobra de aterragem ou descolagem) apenas com os comandos controlados pela mão direita. Logo, como referi, para o básico dos básicos e passo a citar "manter um avião a voar" apenas basta a mão direita. Como o Luis certamente saberá, as primeiras liçoes de voo incidem precisamente apenas sobre o controlo dos comando com a mão direita introduzindo mais tarde os outros comando para no fim da primeira fase da isntrução o instruendo estar apto a coordenar os 4 eixos básicos controlados por ambas as mãos.

Disse o Luis também que o aeromodelista pode ser e passo a expressão "maneta". De facto assim o é. Conheço pelo menos um aeromodelista que faz mais com uma mão do que muitos com as duas. E não é por ter apenas uma mão que deixa de voar.

2ºEfectivamente nos planadores tal como na acrobacia é necessária a utilização e coordenação das duas mãos. Mas isso está fora do que eu referi ser o básico dos básicos!

um iniciante não tem que começar, nem pode, por tentar fazer acrobacia... se nem a mao direita sabe usr correctamente como é que vai coordenar as duas?

Eu diria até mais... Em qualque voo, seja de escala, jactos, acrobacia ou planadores, para se conseguir um voo perfeito é necessária a coordenação de todos os comandos do modelo.

4º O facto de algo não ter existido no passado não é argumento suficiente para que não se use no presente e não se tire proveito da sua existência evitando assim maiores despesas, prolongamento desnecessário da instrução e acima de tudo minorando os riscos de acidentes!

Portanto, parece me a mim que isto não é ser nem do seculo XIX XX ou XXI...
Wingnut...

A questão da filiação num clube, para além de ser relevante para efeitos de aprendizagem é ainda mais relevantes para efeitos de segurança e responsabilidade na prática da modalidade.
Acontece que que na verdade, não é pelos modelos serem mais pequenos ou maiores, sejam helis ou avioes que os acidentes deixam ou não de acontecer. Quando o acidente acontece, é conveniente que tenhamos tomado as devidas precauções. Tanto para nós como para aqueles que possamos vir a afectar com o acidente.
Assim, o meu conselho é este... Logo que inscreva-se num clube trate da licença da federação ou em alternativa faça um seguro especifico.

Subscrevo o dito pelo Lipus. Razz
São mesmo questões não opcionais

Quanto aos modelos propriamente ditos sao mesmo essas as vantagens e desvantagens dos helis e dos aviões no seguimento do que foi dito pelo Pedro.

De resto e acima de tudo divirta-se, aprenda e voe seja com o que for. Smile

Filipe

Download Post   
Wingnut

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Thu 19-01-2012, 12:23   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

Bom dia,

Subscrevo e agradeço todas as v/ opiniões.

Embora não saiba nadar Evil or Very Mad Evil or Very Mad e tendo em conta que trabalho na área do risco estou mais que sensibilizado para a mais valia de um seguro e se a coisa correr bem tratarei disso assim que possível. Quanto a clubes contatei já por email um clube na zona de sintra (acho que é o mais perto de oeiras, agora não me ocorre o nome mas é falado aqui no forum), mas ainda não tive qualquer resposta (Tá mal Exclamation ), mas devo passar por lá num fim de semana para ficar a conhecer.

Algum de vocês voa lá?

Download Post   
Vitor Pereira

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Thu 19-01-2012, 13:15   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

Bom dia Wingnut,

Umas dicas resultantes da minha experiência:

Simulador:

Muito bom para te ambientares com o comando e com a dinâmica geral de voo.
Pior sentido de orientação que na realidade porque estás sempre a olhar em frente. Por vezes perdes o horizonte de vista e isso também dificulta o sentido de orientação no simulador. Alguns simuladores têm a opção de manter o horizonte visivel (acaba-se o problema com o sentido de orientação).
Se fosse a ti perdia um pouco de tempo a configurar ventos e turbulências pois tipicamente os simuladores vem por pré-definição sem vento configurado. E acredita que faz toda a diferença (principalmente a descolar e na aterragem).

Aviões:

Independentemente do tipo de avião (claro que os trainers são os mais fáceis de começar), não aconselho começares com aviões muito leves (< 2Kg) porque são mais "nervosos"; qualquer brisa ou turbulência afeta bastante o voo.

Helis:

Só tenho experiência no simulador e concordo com o que tem sido dito: De início é mais difícil.

Multi-rotores:

Para mim é a melhor solução para video aéreo.

Boa iniciação,
Vitor

Download Post   
Wingnut

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Thu 19-01-2012, 13:52   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

Caro Vitor,

Tenho visto alguns aviões para iniciantes, refiro-me a modelos electricos e na sua grande maioria têm de fato menos que 2 kilos, para além de terem um aspeto muito fragil (tipo esferovite prensado), ando a ver os modelos errados? Qual seria o modelo elétrico com peso superior a 2kg já com alguma resistência que indicaria para começar? (sei que existe um tópico já aberto com esta questão mas já que está no contexto..) o orçamento ronda os 150 / 200 euros c/ eletronica.

Deve ser uma pergunta parva mas há algum miltirotor indicado para iniciados? mesmo com orçamento superior.. é que a investir preferia investir em algo que permitisse à partida alguma evolução e fácil upgrades de peças e acessórios.

O simulador deve chegar amanhã, este fim de semana já vou ver se aquilo merece os € 100!! Razz

Download Post   
Wingnut

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Thu 19-01-2012, 13:52   Post subject:  Re: Aeromodelismo VS Helimodelismo Back to top 

..

Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.4991s (PHP: 52% | SQL: 48%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]