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Compra & Venda |
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Author |
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Wingnut
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Boa tarde a todos,
Entre aeromodelo e helimodelo o que consideram mais válido para aprender a pilotar? Pretendo experimentar os dois mundos, em termos de objectivos heli será para evoluir até ao voo 3d e avião para fazer filme/fotografia aérea, mas devo começar por onde?
Desde já agradeço o v/ ponto de vista.
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rgon
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..por o simulador...
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SPJM
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rgon wrote ( View Post): ›
..por o simulador...
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+1
Num avião tens muito menos movimentos com que te preocupar uma vez que só anda para a frente (há modelos 3D que também andam para tráz mas isso já são outras histórias). Logo são menos complicados. Atenção que eu só voei aviões no simulador, mas juntando isso às opiniões que se ouvem chega-se a esta conclusão.
Apesar disto eu acho que se deve começar pelo que se gosta mais. Qualquer pessoa pode voar aviões ou helis desde que se empenhe na tarefa e seja persistente. É tudo uma questão de treino.
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Wingnut
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Pois, o Phoenix já vem a caminho mas queria ir pensando onde invisto primeiro e analisar orçamentos , mas antes de escolher vou experimentar pilotar uns e outros no simulador para depois decidir melhor..
Nos helis agrada-me a versatilidade, com cuidado podem voar em qualquer lado, quero dizer que não exigem uma pista propriamente dita, já os aviões julgo que exigem.. por outro lado um dos argumentos que está a pesar muito é a autonomia de voo, e já percebi que os helis eletricos fazem +/- 10 minutos de voo com cada bateria e receio que saiba a pouco, já um avião também eletrico fará um bocadinho mais não?
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SPJM
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E olha que um heli a voar 3D nao está no ar mais de 4 ou 5min
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lipus
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rgon wrote ( View Post): ›
..por o simulador...
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+10
<off_topic>
SPJM wrote ( View Post): ›
E olha que um heli a voar 3D nao está no ar mais de 4 ou 5min
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e depende do piloto, eu em 3d consigo tempos negativos
</off_topic>
escolhe o que te dá mais pica, conheço aeromodelistas que dizem dar mais pica 7 mins de heli que 30 de avião, mas como é lógico isso depende da pessoa, de certeza que haverá muitos que nem acham piada aos helis (lembro-me agora de um que não gosta nada de yo-yos)
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_________________ NÃO SABE ESCREVER
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Wingnut
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Sim, não há como experimentar e ver o que dá mais gozo para começar. Em termos de orçamento julgo que andará ela por ela de início, é que € 400 já voaram no rádio e no simulador, conto gastar no máximo dos máximo mais € 200 em algo minimamente decente já pronto para ir para o ar!
yoyos.. haha muito bom, já estou a ver que há alguma rivalidade salutar entre o pessoal das asas e o dos helis!
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rgon
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Infelizmente há alguma rivalidade mas na minha opinião o tipo de modelo é uma desculpa para esconder um mau carácter.
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LUISX
Administrador
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A rivalidade que tenho visto foi sempre de salutar aqui no forum e no campo
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_________________ Enjoy RCMpt
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lipus
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só para baralhar ideias ...
Wingnut, pesquisa e lê umas coisas sobre multi copters .... eheheh
(olha o bichinho)
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_________________ NÃO SABE ESCREVER
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rgon
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Olha se ele pega..
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Nando
Administrador
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Existe sim rivalidade... eu nao posso nem ver o pessoal dos helis!
(e porque tenho 4 em casa e nao voo com eles e depois lembra-me disso)
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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Estão a falar de mim?!
Desde já aviso que tenho um yo-yo em casa, mas posso dizer que o melhor para começar será sempre o mais facil e o que menos tempo levar a tirar algum prazer e atingir a finalidade sem gastar muito dinheiro (sem falar no simulador).
Na minha opinião é sempre melhor começar pelos aviões, visto o aeromodelo não ser tão complicado em termos de montagem, afinação, pilotagem e reparação. Os helis para quem começa é uma tremenda dor de cabeça na montagem, já para não falar nas afinações de giros, pitch, etc. e etc., porque muito dificilmente, alguém iniciado consegue fazer essas afinações sem pedir ajuda a quem sabe, embora nos aviões também se precise de ajuda, a coisa é bem mais facil.
Começar pelos aviões é começar da forma correcta, já que o heli em termos de pilotagem pode-se considerar uma evolução derivado à dificuldade de manusiamento em todas as areas.
Esta é a minha opinião e nada tem haver com as picardias dos roscas e yo-yos.
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_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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jotaluz
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Eu comecei assim:
mini heli 3ch
heli 4ch
heli 6ch
avião planador
avião 3d
multicoptero
multicoptero fpv (ainda não está fino)
avião fpv (ainda não está fino)
esta é a minha curva
depende do dia(estado de animo) ou da companhia ou voo uma coisa ou outra,
acho que não é uma questão de "rivalidade"
acho que isto é como as bikes se o que gosta e praticas é downhill, não convives tanto com a malta da estrada
no fundo tudo tem a ver com a personalidade de cada um
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_________________ Os meus Vídeos
O Clube
Eurgle 9X + FrSky DJT
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Brazao
MASTER SERGEANT
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Roscas e yo-yos...LOl
Cada um com as suas partivularidades, dificuldades e claro... Cada um com a sua beleza.
Na linha do quem tem sido dito no topico a analise que faço é esta...
O básico dos Helis é bem mais complicado que o básico dos aviões. Tão só por este motivo... é possivel manter um aviao a voar apenas utilizando o comando da mão direita. No heli tem que se recorrer necessariamente aos 4 eixos logo às duas mãos, mesmo para o mais básico dos básicos.
Claro que, chegando a um certo nivel, amabas sao igualmente complexas, cada um com a sua especificidade tanto mecanica como instrumental.
Mas de facto, talvez para quem ja esteja habituado a utilizar em simultaneo os 4 eixos seja mais fácil partir para um tipo de voo onde isso não é necessário. logo será mais facil para um piloto de helis pegar num aviao do que o contrario a não ser que o piloto de avioes, seja muito batido em 3d e ai sim, em virtude da utilização obrigatoria dos 4 eixos será relativamente facil partir para os Helis.
Acho que acima de tudo deve ponderar os pros e contras de cada area e começar por onde se sentir mais "atraido". E no simluador.
Cumprimentos
Filipe
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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Simulador é obrigatório ao inicio para não estragar material e perceber os sticks, depois é decidir o tipo de modelo, primeiro vais voar aonde?espaço?jardim?campo? bases? depois começas a ver qual o modelo mais adequado para o local, por fim começas o projeto que decidistes.
Ao inicio queremos voar o mais possível, por isso queremos um espaço perto de casa, e os helis têm essa vantagem mas também há aeromodelos que são porreiros para voar em espaços pequenos. Isto tudo claro para modelos pequenos...
aaaa claro procura grupos de aeromodelistas para começares é muito importante conversar com outros aeromodelistas para tirar duvidas e para não fazeres asneira, normalmente e já aconteceu comigo ver problemas nos modelos que os iniciantes não topam, se eu não topa-se era PUM!!!
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_________________ GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
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Wingnut
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Roscas e yoyos... muito bom! devia ter mudado o nome ao tópico lol
Ou seja, fico com a sensação que os Helis de início dão de fato mais trabalho, surgem dificuldades logo na escolha dos componentes, montagem e inúmeras afinações, mas quem quer aprender até será uma mais valia (haja tempo, dedicação e motivação). Helis parece-me mais prático, basta um descampado e consigo mete-lo no ar sem grandes infraestruturas, o problema é se a pessoa desmotiva na montagem e afinações..
O aviões ganham em facilidade de montagem, em orçamento inicial e muito possivelmente em autonomia de voo (quero fazer fotografia aérea), mas acho que perdem em flexibilidade pois já exigem um espaço mais amplo.
Vou acabar por entrar nos dois mundos (já comprei rádio a contar com isso) e não excluo vir-me a associar a um clube com pista etc.. mas para começar e como tenciono começar a voar em descampados acho que vou iniciar-me nos Helis só pela maior liberdade que permitem.
Multicopers?? quem sabe, quem sabe também já me ocorreu hidroaviões... o pior é se aquilo avaria no meio de um lago a 100 ou 200 metros!
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lipus
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off_topic
Wingnut wrote ( View Post): ›
(...)
Multicopers?? quem sabe, quem sabe também já me ocorreu hidroaviões... o pior é se aquilo avaria no meio de um lago a 100 ou 200 metros!
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o Wingnut não sabe nadar, yo (deve ser lido com ritmo)
on_topic
a questão de te associares a um clube é com a questão do simulador, não é opcional
(quanto mais não seja pela ajuda cedida pelos elementos mais experientes [essencial])
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_________________ NÃO SABE ESCREVER
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Luis
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devo ser eu o o gajo do seculo passado!
1º quem voa aviões só com a mão direita é porque deve ser maneta ou não sabe voar
2º nos planadores voa-se sempre com a mão esquerda (também) e nos de acrobacia ai de quem não usar a mão esquerda
3º dantes havia helicópteros também
4º nem computadores havia, quanto mais simuladores..
agora que os simuladores dão jeito, DÃO!
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RJSC
FIRST SERGEANT
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-1 (menos um!)
Desde o princípio e ainda hoje que parto mais rapidamente um avião no simulador que na realidade, e não é por abusar no simulador. Fazendo a mesma coisa que cá fora, se não usar a câmara de perseguição e usar a câmara que vê a partir do chão (como na realidade) perco muitas vezes o avião de vista durante os zoom's e rodagem da câmara.
Para mim o simulador só é bom para aprender o que cada superfície de controlo faz ao avião, com a câmara de perseguição.
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Brazao
MASTER SERGEANT
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Caro Luis...
Pelo seu comentário fico com a clara ideia de que ou não leu o meu tópico até ao fim ou não percebeu... Em todo o caso, e admitindo a possibilidade de eu não ter fundamentado correctamente a minha opinião aqui deixo uma nota interpretativa...
1º Desde 1998, data em que comecei a voar, é possivel "voar" no sentido estrito. (não incluindo a manobra de aterragem ou descolagem) apenas com os comandos controlados pela mão direita. Logo, como referi, para o básico dos básicos e passo a citar "manter um avião a voar" apenas basta a mão direita. Como o Luis certamente saberá, as primeiras liçoes de voo incidem precisamente apenas sobre o controlo dos comando com a mão direita introduzindo mais tarde os outros comando para no fim da primeira fase da isntrução o instruendo estar apto a coordenar os 4 eixos básicos controlados por ambas as mãos.
Disse o Luis também que o aeromodelista pode ser e passo a expressão "maneta". De facto assim o é. Conheço pelo menos um aeromodelista que faz mais com uma mão do que muitos com as duas. E não é por ter apenas uma mão que deixa de voar.
2ºEfectivamente nos planadores tal como na acrobacia é necessária a utilização e coordenação das duas mãos. Mas isso está fora do que eu referi ser o básico dos básicos!
um iniciante não tem que começar, nem pode, por tentar fazer acrobacia... se nem a mao direita sabe usr correctamente como é que vai coordenar as duas?
Eu diria até mais... Em qualque voo, seja de escala, jactos, acrobacia ou planadores, para se conseguir um voo perfeito é necessária a coordenação de todos os comandos do modelo.
4º O facto de algo não ter existido no passado não é argumento suficiente para que não se use no presente e não se tire proveito da sua existência evitando assim maiores despesas, prolongamento desnecessário da instrução e acima de tudo minorando os riscos de acidentes!
Portanto, parece me a mim que isto não é ser nem do seculo XIX XX ou XXI...
Wingnut...
A questão da filiação num clube, para além de ser relevante para efeitos de aprendizagem é ainda mais relevantes para efeitos de segurança e responsabilidade na prática da modalidade.
Acontece que que na verdade, não é pelos modelos serem mais pequenos ou maiores, sejam helis ou avioes que os acidentes deixam ou não de acontecer. Quando o acidente acontece, é conveniente que tenhamos tomado as devidas precauções. Tanto para nós como para aqueles que possamos vir a afectar com o acidente.
Assim, o meu conselho é este... Logo que inscreva-se num clube trate da licença da federação ou em alternativa faça um seguro especifico.
Subscrevo o dito pelo Lipus.
São mesmo questões não opcionais
Quanto aos modelos propriamente ditos sao mesmo essas as vantagens e desvantagens dos helis e dos aviões no seguimento do que foi dito pelo Pedro.
De resto e acima de tudo divirta-se, aprenda e voe seja com o que for.
Filipe
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Wingnut
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Bom dia,
Subscrevo e agradeço todas as v/ opiniões.
Embora não saiba nadar e tendo em conta que trabalho na área do risco estou mais que sensibilizado para a mais valia de um seguro e se a coisa correr bem tratarei disso assim que possível. Quanto a clubes contatei já por email um clube na zona de sintra (acho que é o mais perto de oeiras, agora não me ocorre o nome mas é falado aqui no forum), mas ainda não tive qualquer resposta (Tá mal ), mas devo passar por lá num fim de semana para ficar a conhecer.
Algum de vocês voa lá?
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Vitor Pereira
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Bom dia Wingnut,
Umas dicas resultantes da minha experiência:
Simulador:
Muito bom para te ambientares com o comando e com a dinâmica geral de voo.
Pior sentido de orientação que na realidade porque estás sempre a olhar em frente. Por vezes perdes o horizonte de vista e isso também dificulta o sentido de orientação no simulador. Alguns simuladores têm a opção de manter o horizonte visivel (acaba-se o problema com o sentido de orientação).
Se fosse a ti perdia um pouco de tempo a configurar ventos e turbulências pois tipicamente os simuladores vem por pré-definição sem vento configurado. E acredita que faz toda a diferença (principalmente a descolar e na aterragem).
Aviões:
Independentemente do tipo de avião (claro que os trainers são os mais fáceis de começar), não aconselho começares com aviões muito leves (< 2Kg) porque são mais "nervosos"; qualquer brisa ou turbulência afeta bastante o voo.
Helis:
Só tenho experiência no simulador e concordo com o que tem sido dito: De início é mais difícil.
Multi-rotores:
Para mim é a melhor solução para video aéreo.
Boa iniciação,
Vitor
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Wingnut
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Caro Vitor,
Tenho visto alguns aviões para iniciantes, refiro-me a modelos electricos e na sua grande maioria têm de fato menos que 2 kilos, para além de terem um aspeto muito fragil (tipo esferovite prensado), ando a ver os modelos errados? Qual seria o modelo elétrico com peso superior a 2kg já com alguma resistência que indicaria para começar? (sei que existe um tópico já aberto com esta questão mas já que está no contexto..) o orçamento ronda os 150 / 200 euros c/ eletronica.
Deve ser uma pergunta parva mas há algum miltirotor indicado para iniciados? mesmo com orçamento superior.. é que a investir preferia investir em algo que permitisse à partida alguma evolução e fácil upgrades de peças e acessórios.
O simulador deve chegar amanhã, este fim de semana já vou ver se aquilo merece os € 100!!
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Wingnut
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