RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 30 users online ::
0 Registered,
30 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Isto não voa por nada... Pico-cub / JÁ VOA!!!!!
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
erdnaxela1972

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 11-01-2012, 18:57   Post subject:  Isto não voa por nada... Pico-cub / JÁ VOA!!!!! Back to top 

Este é o menino... Embarassed

A precisar outra vez de colagem!


E esta é a hélice que estou a usar


O 1º aterranço... Não liguem aos galos... são cá da casa Very Happy

Ver no Youtube


O 2º aterranço e está pronto para ir para as boxes outra vez!

Ver no Youtube


Bom vamos lá fazer uma breve descrição do setup:

Motor: Permax 400 6V com gearbox 2.3:1
Hélice: 7x 6" (7 x 6.5” recomendada com esta gearbox)
Bateria: pack de 7 ni-mh 1500mah, marcava 9.24v antes de levantar voo
Peso total: 620g (590 - 675 no manual)

O Centro de Gravidade (CG) do avião estava verificado conforme a descrição do manual (Support the model under the wing spar on two fingertips. The model should now balance level, i.e. should not tip forward or back.).

Os lemes de profundidade e direcção estavam a trabalhar convenientemente.

A hélice que me venderam à uns anos atrás não me parece indicada para modelos eléctricos, pelo menos pelo que tenho observado para eléctricos parecem-me mais finas do que esta, logo esta será mais pesada e talvez mais difícil de o motor a colocar a rodar... será? Na minha opinião de principiante acho que aquilo não está a puxar com o impulso necessário...

Aceito opiniões para tentar resolver o problema e apostas acerca de quantos segundos vai voar da próxima vez! Laughing

Cumprimentos a todos!


Last edited by erdnaxela1972 on Tue 31-01-2012, 15:27; edited 1 time in total

Download Post   
Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Wed 11-01-2012, 23:38   Post subject:   Back to top 

Se isso tem gearbox deve aceitar uma helice maior.
Com um 400 estava a usar na minha asa uma 6x4 com lipo 3S.
Entao pack de nimh deve parecer que tem uma ancora. Smile

Nao aranja por ai um sitio plano para levantar do chao? Como a relacao peso-potencia desse modelo nao deve estar de momento a melhor e como a pratica e ainda pouca seria mais facil levantar do chao.
O modelo tem tempo de ganhar balanco que e algo que nao esta a acontecer de momento.
Pelo menos ate se habituar a como ele reage, depois de estar habituado possivelmente ja o consegue meter no ar atirando-o como esta a fazer.

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Wed 11-01-2012, 23:39   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Back to top 

Boas.

Venderam-se centenas, milhares?, desses modelos e eu próprio testei alguns.
Voa bem como vem de origem, lento, seguro e tão certo que se pode colocar o rádio no chão enquanto evolui.
Claro que para isso é preciso conhecimento ou ajuda de quem o tenha.
Antes de o modificares ou tentares de novo seria mais seguro se contactasses pessoal mais experiente perto de ti.

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
voo_cessna

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 12-01-2012, 0:00   Post subject:   Back to top 

desculpem la se vou dizer alguma asneira de novato mas a helice nao poderá estar ao contrario? é que as que eu tenho são concavas de um lado e convexas do outro e parece-me que é igual nessa, se assim for também perde potencia não?
(novato a tentar ajudar)
cumps
voo_cessna

_________________
visitem o blog: http://morcegos-rc.blogs.sapo.pt/ Cool
Download Post   
rookie

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Thu 12-01-2012, 8:48   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Back to top 

CLARO, que está ao contrário!!!!!!!!!

E também é preciso acelerar o motor,,,,,,

Download Post   
pedro matos

Portugal
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Thu 12-01-2012, 12:44   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Back to top 

Os numeros e letras da helice é sempre para a frente, mas não és o unico a fazer dessas Laughing Laughing Laughing Laughing Rolling Eyes Rolling Eyes

_________________
GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
Download Post   
Teixeira Lopes

Cuba
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Thu 12-01-2012, 12:54   Post subject:   Back to top 

Lol pelo video o que isso tem é falta de potencia, é meter o stick todo à frente do acelarador. Ai em Grandola ha um pequeno grupo de aeromodelista que te pode ajudar

_________________
Livro da Cara2
Download Post   
erdnaxela1972

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Thu 12-01-2012, 12:56   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Back to top 

Nando wrote (View Post): › Entao pack de nimh deve parecer que tem uma ancora. Smile

Nao aranja por ai um sitio plano para levantar do chao?


Este pack só tem mais 40g que o pack original de 600 mah, ou seja um total de 180g, e como peso total do modelo está num intermédio em referência com o recomendado pela Multiplex.
Arranjar sitio plano até arranjo, tenho é de pegar na enxada... Very Happy mesmo a estrada que dá acesso à casa é de terra batida, mas tem muita pedra por causa da lama quando chove.

Chispas wrote (View Post): › Boas.
Antes de o modificares ou tentares de novo seria mais seguro se contactasses pessoal mais experiente perto de ti.
Acho que só em Setúbal e sempre são 70km para cada lado... mas se da próxima não conseguir tenho mesmo de ponderar essa hipótese.

voo_cessna wrote (View Post): › desculpem la se vou dizer alguma asneira de novato mas a helice nao poderá estar ao contrario?
voo_cessna
Shame on me... Embarassed

rookie wrote (View Post): › CLARO, que está ao contrário!!!!!!!!!

E também é preciso acelerar o motor,,,,,,
O motor estava no máximo, mas se a hélice estava trocada... realmente ela puxa e até arrastava o avião no chão do alpendre, mas não o suficiente.

Teixeira Lopes wrote (View Post): › Lol pelo video o que isso tem é falta de potencia, é meter o stick todo à frente do acelarador. Ai em Grandola ha um pequeno grupo de aeromodelista que te pode ajudar
Desconheço totalmente, estou aqui a viver à um ano e nunca vi ninguém por aqui a voar, mas vou investigar.


Obrigado a todos, e assim que for oportuno experimento e dou novidades!

Alexandre

Download Post   
erdnaxela1972

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sat 14-01-2012, 17:32   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Back to top 

Chispas wrote (View Post): › Antes de o modificares ou tentares de novo seria mais seguro se contactasses pessoal mais experiente perto de ti.

Lá diz o velho ditado: "quem te avisa teu amigo é..." Segunda coloco o video e fotos do novo embate... desta vez contra a casa Very Happy é o que dá a teimosia.

Hoje de manhã em conversa com pessoal conhecido atá fiquei a saber que conheço aqui pessoal que voa! Tenho de requisitar ajuda Embarassed

Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Sat 14-01-2012, 21:25   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Back to top 

erdnaxela1972 wrote (View Post): › Lá diz o velho ditado: "quem te avisa teu amigo é..." Segunda coloco o video e fotos do novo embate... desta vez contra a casa Very Happy é o que dá a teimosia.

Hoje de manhã em conversa com pessoal conhecido atá fiquei a saber que conheço aqui pessoal que voa! Tenho de requisitar ajuda Embarassed

Very Happy

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Sat 14-01-2012, 23:56   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Back to top 

erdnaxela1972 wrote (View Post): › Hoje de manhã em conversa com pessoal conhecido atá fiquei a saber que conheço aqui pessoal que voa! Tenho de requisitar ajuda Embarassed


Até já deverias ter requisitado, evitavas uns encontros imediatos de 3º grau com a parede! Laughing

_________________

CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
Download Post   
erdnaxela1972

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 16-01-2012, 19:21   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Back to top 

Após ter colocado a hélice direitinha Embarassed , agora já conseguia sentir a "fera" a tentar sair da mão com o gás no máximo! Seguiu-se o teste... 15" de pura adrenalina! A pica era mais que muita para tentar colocar o avião no ar, com as brisas momentâneas que se faziam sentir, nem sequer devia ter tentado(pela falta de experiência). Mal saiu da mão e começou a virar à esquerda, ganhou um pouco de altitude e depois não sei se fui eu por inexperiência que o "mandei aterrar" se alguma rajada de vento... já observei o vídeo imensas vezes e sei que tentei corrigir com o leme de profundidade mas já não foi a tempo. Parece-me que deu uma primeira pancada no chão, encoberto pelos carros e foi depois embater na parede da casa.

Ver no Youtube


Quando lá cheguei já o meu filho estava a fazer a foto-reportagem do acidente aéreo, tipo é para te lembrares paizinho! Twisted Evil




Asa partida, leme de profundidade partido, gear-box desfeita, nariz do avião amassado, trem todo torto(o que não é difícil)hélice com duas mordidelas enormes... A asa, o leme de profundidade e o trem já estão arranjados, entreti-me no domingo à tarde. Um destes dias vou a Setúbal comprar um motor para colocar a hélice directa e mais tarde se me apetecer gastar mais dinheiro compro a gear-box.
Já estive a ver uns videos e curti bastante o EasyCub, mas antes tenho de partir este Laughing .

Alexandre

Download Post   
voo_cessna

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 16-01-2012, 22:42   Post subject:   Back to top 

Boas, vi e revi o teu video algumas vezes e na minha opiniao acho que trocaste a esquerda com a direita e em vez de endireitar o aviao, ele voltou ainda mais a esquerda, acho que se nota ao segundo 10 o leme de direcção voltado para a esquerda, pena os danos ja estava a começar um belo voo.
boa continuação de reparação e espero que em breve volte a voar.
cumps.
Voo_cessna

_________________
visitem o blog: http://morcegos-rc.blogs.sapo.pt/ Cool
Download Post   
LUISX

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 1:44   Post subject:   Back to top 

esse modelo é um tanque de guerra já tem alguns anos mas olha aqui 3 malucos a voar uma picocub à chuva Laughing (tal era o vicio)



Ver no Youtube


tens aqui um link com alguma info para um bom setup

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1077514

_________________
Enjoy RCMpt
Download Post   
CARLOSDURAES

Portugal
SENIOR MASTER SGT
SENIOR MASTER SGT
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 11:35   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Back to top 

Olá!
Penso que faltaram algumas verificações prévias a saber:
Alinhamento da asa, alinhamento do estabilizador horizontal, devem estar em planos paraleos e perpendiculares ao eixo do aeromodelo;
Alinhamento vertical do leme de direcção (neutro);
Verificação da localização do CG e eventual acerto com peso atrás e/ou á frente ou regulando a localização da bateria;
Verificação do alinhamento do motor com o eixo do modelo e respeitar as inclinações recomendadas.
Utilização dum hélice adquado ao modelo e ao motor em lugar de utilizar uma qualquer ventoinha;
Verificação dos neutros do emissor dos "trims" da profundidade e da direcção e ajustar se necessário;
Antes de iniciar o primeiro voo... tentar um lançamento á mão sem incidencia para cima ou para baixo na direcção do vento predominante que não convirá ser muito intenso e fazer os ajustamentos necessários (não deverão ser muitos) já que o aeromodelo está universalmete testado para de seguida voar sem problemas
Não voar proximo de linhas de condução de electricidade e verificar que não anda outro "artista" com emissor ligado nas proximidades.
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães

_________________
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
http://modelismoaero.blogspot.com
http://www.youtube.com/account?feature=mhum
Download Post   
Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 18:13   Post subject:   Back to top 

erdnaxela1972 wrote (View Post): ›
Após ter colocado a hélice direitinha Embarassed , agora já conseguia sentir a "fera" a tentar sair da mão com o gás no máximo! Seguiu-se o teste... 15" de pura adrenalina! A pica era mais que muita para tentar colocar o avião no ar, com as brisas momentâneas que se faziam sentir, nem sequer devia ter tentado(pela falta de experiência). Mal saiu da mão e começou a virar à esquerda, ganhou um pouco de altitude e depois não sei se fui eu por inexperiência que o "mandei aterrar" se alguma rajada de vento... já observei o vídeo imensas vezes e sei que tentei corrigir com o leme de profundidade mas já não foi a tempo. Parece-me que deu uma primeira pancada no chão, encoberto pelos carros e foi depois embater na parede da casa.

Ver no Youtube


Quando lá cheguei já o meu filho estava a fazer a foto-reportagem do acidente aéreo, tipo é para te lembrares paizinho! Twisted Evil




Asa partida, leme de profundidade partido, gear-box desfeita, nariz do avião amassado, trem todo torto(o que não é difícil)hélice com duas mordidelas enormes... A asa, o leme de profundidade e o trem já estão arranjados, entreti-me no domingo à tarde. Um destes dias vou a Setúbal comprar um motor para colocar a hélice directa e mais tarde se me apetecer gastar mais dinheiro compro a gear-box.
Já estive a ver uns videos e curti bastante o EasyCub, mas antes tenho de partir este Laughing .

Alexandre


Faz parte do processo de aprendizagem.
Essa asa cola-se e o resto tambem, o mais xato e a redutora que se ficou muito danificada vai ter de ser nova.
Mas de resta e lembrar que a cola e a melhor amiga do aeromodelista. Smile

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Download Post   
erdnaxela1972

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 19:41   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Back to top 

voo_cessna wrote (View Post): › Boas, vi e revi o teu video algumas vezes e na minha opiniao acho que trocaste a esquerda com a direita ...
Voo_cessna
Não me admiro nada e após ter revisto essa parte também fiquei com a mesma sensação... Embarassed

LUISX wrote (View Post): › esse modelo é um tanque de guerra já tem alguns anos mas olha aqui 3 malucos a voar uma picocub à chuva Laughing (tal era o vicio)
Conheço bem esse vale, morei na Póvoa Santo Adrião e depois na Ramada, desde 84. O ano passado é que mudei aqui para Grândola. E sim o vicio desde que saudável é tramado! Twisted Evil

CARLOSDURAES wrote (View Post): › Olá!
Penso que faltaram algumas verificações prévias a saber:
Alinhamento da asa, alinhamento do estabilizador horizontal, devem estar em planos paraleos e perpendiculares ao eixo do aeromodelo;
Alinhamento vertical do leme de direcção (neutro);
Verificação da localização do CG e eventual acerto com peso atrás e/ou á frente ou regulando a localização da bateria;
Verificação do alinhamento do motor com o eixo do modelo e respeitar as inclinações recomendadas.
Utilização dum hélice adquado ao modelo e ao motor em lugar de utilizar uma qualquer ventoinha;
Verificação dos neutros do emissor dos "trims" da profundidade e da direcção e ajustar se necessário;
Antes de iniciar o primeiro voo... tentar um lançamento á mão sem incidencia para cima ou para baixo na direcção do vento predominante que não convirá ser muito intenso e fazer os ajustamentos necessários (não deverão ser muitos) já que o aeromodelo está universalmete testado para de seguida voar sem problemas
Não voar proximo de linhas de condução de electricidade e verificar que não anda outro "artista" com emissor ligado nas proximidades.
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
Obrigado pelas dicas Carlos, a linha de electricidade que passa lá, é para alimentar o motor do poço lá do quintal, apesar de ser privada é um facto que é sempre um risco. Quanto ao resto... já fiz todas as afinações e verificações possiveis e imagináveis... isto é mesmo azelhice de principiante, como alguém já por aqui disse neste fórum: afinal sou um puto de 39 anos Razz

Nando wrote (View Post): › Faz parte do processo de aprendizagem.
Essa asa cola-se e o resto também, o mais xato e a redutora que se ficou muito danificada vai ter de ser nova.
Mas de resta e lembrar que a cola e a melhor amiga do aeromodelista. Smile
A redutora vai ter de ser nova sim e ainda bem! eu explico porquê: Como ficou partida, uma das rodas dentadas de plástico ou saltou ou desintegrou-se, e como sou mais teimoso que uma mula tentei e pus a família toda de dito cujo para o ar à procura da mesma... no sábado à tarde nada... no domingo de manhã voltei lá para trás e insisti, resultado encontrei num monte de entulho que foi lá colocado para tapar um buraco uma pulseira douradita... comentei com a minha mulher e mostrei-lha ao que ela disse que parecia latão e mais valia perder a esperança. Não desisti e hoje de manhã decidi trazê-la. Resultado já não tenho a pulseira comigo, mas tenho +130 euritos no Bolso Laughing Laughing Laughing , já vai dar de subsidio para um novo modelo!

E sim é verdade 2 tubitos para misturar epoxy é do best!

Amanhã à tarde já devo ir a Setúbal às compras!

Alexandre

Download Post   
LUISX

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Tue 17-01-2012, 21:24   Post subject:   Back to top 

Não sendo eu um especialista em asa fixas porque não esquecer esse setup e avançar para algo deste genero

http://www.tugamodelismo.com/index.php?idTM=2&part=TM-21-0012




a asa como foi dito é de facil recuperação, só mais uma dica porque não te deslocas até junto de alguem com mais experiencia

_________________
Enjoy RCMpt
Download Post   
erdnaxela1972

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 18-01-2012, 19:23   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Back to top 

Luís para já quero ver se não invisto muito neste modelo, e já decidi que por agora não vou comprar mais nenhum motor. Dei-me ao trabalho e inverti a polaridade do que tenho para trabalhar com hélice directa, uma vez que a gearbox "foi passear", vou montá-lo, ver se combino aqui com o pessoal da zona e me ajudam a colocá-lo no ar, ou no chão dependendo do número de "minis" carregadas na bateria... Very Happy

A asa já está reparada desde domingo, a seguir ao cão o exopxy é o melhor amigo do homem. Smile

Não tenho nada contra os brushless, nem contra as Lipo´s, mas quando comprei esta Pico isso era para carteiras muito abastadas! Mas claro que vou ter de seguir esse caminho.

Obrigado
Alexandre

Download Post   
Wingnut

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Wed 25-01-2012, 23:15   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Back to top 

Viva Caro erdnaxela1972, a primeira vez que tentei pilotar um avião aconteceu-me precisamente isso e creio que acontece a todos. A queda foi em grande parte devido a uma troca de direcção a meu ver.

Felizmente a mim aconteceu-me no simulador, tenho a certeza que grande parte do processo inicial de aprendizagem é treinar o cérebro para dar o comando correto no rádio, refiro-me objetivamente à esquerda e à direita quando o avião muda de direcção (já para não falar do voo invertido!!), pelo que a minha sugestão é que faça umas horinhas de simulador se possível. Se bem que treinar assim é mais radical Twisted Evil

abr e bons voos

Download Post   
erdnaxela1972

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Tue 31-01-2012, 15:53   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub / JÁ VOA!!!!! Back to top 

Pois é a minha pequena já voa!
No domingo levantou e pousou 2 vezes, num dos aterranços lá tive de recorrer ao meu amigo epoxy! Já dizia ao meu filho: Dany bora partir outra vez o avião! Razz
Mas foi mesmo Burrice da pura! Twisted Evil Aqui o chico esperto lembrou-se de trimar o gajo para ficar a subir um pouco e depois corrigir no ar depois de o ter lá em cima, foi uma festa de loopings e queda livre! Voltando a colocar tudo certinho e colado voltou a levantar voo de tarde sem incidentes!

Ontem à hora do almoço voltou a levantar e a pousar 2 vezes sem nenhum incidente de maior.
Noto que é muito sensível ao vento, e vai com uma brisa com facilidade a não ser que esteja com o motor sempre no máximo. Planeia que é um espectáculo! da segunda vez que o pus no ar, já com mais confiança levei-o bem alto e fruto da inexperiência, pensei que não conseguia descer o gajo! Embarassed

Noto que quando o acelero ao máximo tem tendência para levantar muito o nariz, sobe ligeiramente e depois estabiliza, será normal ou terei o CG muito chegado para trás?

Devido a ter apenas 2 eixos quando viro o leme de direcção começa logo a afundar e tenho de compensar sempre com a profundidade para não perder altitude.

Amanhã já peço ao meu cameramen para fazer um vídeo e depois coloco aqui!

Os aeromodelistas aqui por Grândola andam um bocado parados, pelo menos os que já conheci, aqui o meu amigo Marco tem um extra 300 com 3m de envergadura pendurado na garagem, e além desse mais umas belas máquinas da 2ª guerra. Todos nitrosos... Twisted Evil
Por isso acabei por colocar o meu no ar pela força de vontade em superar a inexperiência. Very Happy

Agradeço desde já a todo o pessoal a ajuda prestada, não vou desaparecer!

PS: tinha a deriva ao contrário... Embarassed virava à esquerda e avião ia para a direita e vice versa, é mesmo daquelas coisas básicas de principiante... buuuuurro! Laughing

Alexandre

Download Post   
voo_cessna

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 31-01-2012, 22:23   Post subject:   Back to top 

boas, estava a ver que tinha havido desistencia, felizmente não. pois, eu bem me parecia que o problema da queda tinha sido esse mesmo. em relaçao ao subir o nariz quando aceleras acho que é normal nestes tipos de modelo, penso que o CG esteja correcto quando o aviao voa numa velocidade media sem subir ou descer.
bem agora so resta por isso no ar mais vezes para os dedos começarem a amaciar.
toca a carregar as baterias e matar o vicio hehe.

_________________
visitem o blog: http://morcegos-rc.blogs.sapo.pt/ Cool
Download Post   
erdnaxela1972

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 01-02-2012, 18:15   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub / JÁ VOA!!!!! Back to top 

Então hoje que o meu filho não tem aulas de tarde, foi almoçar connosco a casa, vai daí pega lá na máquina e faz aqui um vídeo aqui do je a cair com estilo!
Vento em demasia para voar este modelo, mas como umas vezes acalmava a teimosia levou a melhor!

Ver no Youtube


Na segunda tentativa correu tudo bem, com excepção do cartão de memória que ficou cheio e interrompeu o vídeo do voo... nenhum incidente ao aterrar, mesmo com dificuldade por causa do vento o avião quase não evolui-a contra o vento e facilmente virava na direcção do gajo, tipo "maria vai com todos", mas foi engraçado para practicar!
Se no fim de semana estiver pouco vento coloco outro.

Ver no Youtube

Download Post   
Wingnut

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Wed 01-02-2012, 22:51   Post subject:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub / JÁ VOA!!!!! Back to top 

Nice, Parabéns!

Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.4759s (PHP: 57% | SQL: 43%) | SQL queries: 164 | GZIP enabled | Debug off]